Vous êtes sur la page 1sur 46

SEQUNCIA TEXTTUAL E TPICO DISCURSIVO

Tpico Tpico 01 01 SEQUNCIA SEQUNCIA TEXTTUAL TEXTTUAL E E TPICO TPICO DISCURSIVO DISCURSIVO

Definio de termos quanto sequncia

Bronckart (1999): sequncias textuais so unidades estruturais, relativamente autnomas, compostas por macroproposies, que, por sua vez, combinam diversas proposies. Macroproposio: proposies unidas em blocos para formar subunidades semnticas de uma organizao maior, que a sequncia textual. Proposio: o contedo de uma orao, sua unidade de sentido.

Numa sequncia narrativa, por exemplo, comum observarmos as seguintes macroproposies: situao inicial, complicao, aes, resoluo, situao final, avaliao e moral, cada uma constituda de proposies.

Enxurrada provoca morte e fecha quatro rodovias gachas


Um engenheiro de alimentos, de 28 anos, morreu arrastado pela enxurrada provocada pela chuva em Veranpolis (RS), na tarde deste sbado (26). Ele fazia trilha com jipeiros na regio, segundo o Corpo de Bombeiros. A forte chuva que atingiu boa parte do estado ainda provocou o fechamento de quatro rodovias estaduais desde domingo (27). De acordo com os bombeiros, o engenheiro teria descido do jipe para saber se havia como atravessar a estrada inundada, mas foi levado pela fora da gua.
Disponvel em: www.g1.com. Acesso em: maro de 2011.

Tpico Tpico 02 02 CLASSIFICAO CLASSIFICAO E E CARACTERIZAO CARACTERIZAO DAS DAS SEQUNCIAS SEQUNCIAS TEXTUAIS TEXTUAIS

O texto pode ser organizado em at seis sequncias: Narrativa; Argumentativa; Explicativa; Injuntiva; Descritiva; Dialogal.

1. A sequncia narrativa constitui-se das seguintes macroproposies ou fases: Situao inicial; Complicao; Aes; Resoluo; Situao final; Avaliao; Moral;

Tragdia brasileira
Misael, funcionrio da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa prostituda com sfilis, dermite nos dedos, uma aliana empenhada e os dentes em petio de misria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estcio, pagou mdico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael no queria escndalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. No fez nada disso: mudou de casa. Viveram trs anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estcio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marqus de Sapuca, Niteri, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estcio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Invlidos... Por fim na Rua da Constituio, onde Misael, privado de sentidos e inteligncia , matou-a com seis tiros, e a polcia foi encontra-la cada em decbito dorsal, vestida de organdi azul. Manuel Bandeira
http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao-com-exemplos.html

2. A sequncia argumentativa constitui-se das seguintes fases: Tese inicial; Argumentos; Contra-argumentos; Concluso.

O Papel da Televiso na Vida dos Jovens A televiso tem uma grande influncia na formao pessoal e social das crianas e dos jovens. Funciona como um estmulo que condiciona os comportamentos, positiva ou negativamente. A televiso difunde programas educativos edificantes, tais como o Zig Zag, os documentrios sobre Historia, Cincias, informao sobre a atualidade, divulgao de novos produtos Todavia, a televiso exerce tambm uma influncia negativa, ao exibir modelos, cujas caractersticas so inatingveis pelas crianas e jovens em geral. As suas qualidades fsicas so amplificadas, os defeitos esbatidos, criando-se a imagem do heri / herona perfeitos. Esta construo produz sentimentos de insatisfao do eu consigo mesmo e de menosprezo pelo outro. A violncia outro aspecto negativo da televiso, em geral. As crianas/jovens tendem a imitar os comportamentos violentos dos heris, o que pode colocar em risco a vida dos mesmos. O mesmo acontece com o visionamento de cenas de sexo. As crianas formam uma imagem destorcida da sua sexualidade, potenciando a pratica precoce de sexo e suscitando distrbios afetivos. Em jeito de concluso, legtimo que se imponha s estaes de televiso uma restrio de exibio de material violento ou desajustado faixa etria nas suas grelhas de programao, dado que a exposio a estes tipos de contedos extremamente prejudicial no desenvolvimento das crianas e dos jovens, pois, tal como diz o povo, violncia s gera violncia.
http://pt.scribd.com/doc/31355681/exemplo-texto-agumentativo

3. A sequncia explicativa possui as seguintes fases: Constatao inicial; Problematizao; Resoluo; Concluso/ avaliao

Para que Serve a Filosofia? A filosofia ajuda-nos a perceber o porqu das coisas se alterarem. No basta ter um conhecimento tcnico e especializado, pois necessrio ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia. A filosofia uma forma de educao que ultrapassa os conhecimentos adquiridos (saber transmitido pelos pais e pela sociedade), tendo como objetivo a educao do pensar que nos leva a refletir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o quotidiano e a adquirirmos o nosso prprio conhecimento.
http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/filosofia/10_para_que_serve_a_filosofia.htm

4. Sequncia Injuntiva Exemplo: ETAPAS PARA A COMPRA DE UMA ARMA DE FOGO Escolha o produto de calibre permitido desejado; Faa a documentao necessria; Entregue a documentao na Polcia Federal; Solicite uma Guia de Trafego para a Polcia Federal.

Receita de Mousse de limo Ingredientes 1 colher (sopa) de gelatina em p sem sabor 1/4 xcara (ch) de gua fria 2 limes 4 gemas 2/3 xcara (ch) de acar 4 claras Modo de preparo Numa panela pequena amolea a gelatina na gua fria e deixe descansar por 3 minutos. Leve ao fogo bem brando e mexa at dissolver. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Rale a casca dos limes, esprema o suco e reserve. Numa tigela, bata as gemas com o acar at ficar uma mistura cremosa. Junte a casca e o suco dos limes. Adicione tambm a gelatina fria e leve geladeira por alguns minutos, at que a mistura comee a engrossar. Bata as claras em neve firme e misture delicadamente ao creme de limo para no perder o volume. Coloque numa tigela de vidro espesso ou numa forma refratria com 1 litro de capacidade. Dica Para congelar: cubra com papel alumnio, feche hermeticamente (apertando bem) e leve ao congelador. Para servir: retire o papel alumnio, coloque na geladeira de um dia para o outro ou deixe por 4 horas em temperatura ambiente. Rendimento: 4 pores. http://www.culinaria-receitas.com.br/musses/mousse-de-limao.html

5. Sequncia Descritiva

Ancoragem Aspectualizao Relacionamento Reformulao

Exemplo: 1)

2) "Antes do nascer do Sol, eu j vi o leste todo rosado, enquanto o restante do cu se mostrava claro e sereno. O Sol, nascendo sob um vu nebuloso, permitia que se olhasse para ele por um tempo mais longo que o normal. Foi assim, semelhante ao amanhecer que, em meio a uma nuvem de flores que desciam das mos angelicais, sob um vu claro cingido de oliva, surgiu uma radiante dama num vestido da cor de chama viva, coberto por um verde manto. E o meu esprito, apesar dos muitos anos que se passaram desde a ltima vez que estive em sua presena, mesmo sem poder v-la j sentia o poder de seu amor eterno. Logo que ela se fez visvel tambm aos olhos, todo o meu sangue j tremia,(...)" A Divina Comdia - Dante alighieri

3)

6. Sequncia Dialogal Abertura Operaes interacionais Fechamento

Sequncia Narrativa

Representao dos efeitos pretendidos


Manter a ateno do leitor por meio da construo de suspense. Convencer o leitor da validade de posicionamento diante de fatores incontestveis.

Fases
Situao inicial; complicao; aes desencadeadas; resoluo; situao final. Estabelecimento de: premissas; argumentao; contra-argumentao; concluso

Argumentativa

Explicativa

Fazer com que o leitor Constatao inicial; compreenda a Problematizao; informao passada. Resoluo; Concluso/avaliao.

Injuntiva

Objetiva fazer o leitor agir de certo modo. Dando instrues para que ele chegue ao objetivo do texto. Fazer com que o leitor veja em detalhes o elemento do discurso, seguindo a orientao do autor. Manter a interao.

Enumerao de aes temporalmente subsequentes.

Descritiva

Ancoragem; Aspectualizao; Relacionamento; Reformulao. Abertura; Operaes intencionais; Fechamento.

Dialogal

Tpico Tpico 03 03 TPICO TPICO DISCURSIVO DISCURSIVO


Definio de tpico discursivo: O termo tpico usado na literatura lingstica para conceituar fenmenos relativos organizao da sentena ou organizao do discurso, mas em ambos os casos ele contextualizado lingstica e situacionalmente. (Clemilton Lopes Pinheiro) Para Fulgncio e Liberato (2004), o Tpico Discursivo o assunto principal do texto.

Tpico discursivo o assunto principal do texto, podendo ser escrito ou conversacional. O procedimento de identificar as seqncias discursivas que configuram um tpico discursivo e a sua organiza o hierrquica pode possibilitar o entendimento da estrutura do texto e a assimila o das informaes, tendo em vista a construo do sentido global do texto.
PINHEIRO, Clemilton Lopes. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 149-160, jan./jun. 2005

Mas por que trabalhar com Tpico Discursivo e no com Tpico sentencial? Essa compreenso individual de cada sentena indispensvel para compreenso total do texto, mas no suficiente. Fulgncio e Liberato(2004)

Exemplo: Um tal Andr passou pela praa General Tibrcio no dia 10/03/2011. Isso seria irrelevante se no fosse o rabisco deixado por ele em um dos lees smbolos do local. Pequenos gestos que demonstram o desinteresse pelos monumentos e que so difceis de punir.
(Retirado do jornal O POVO)

Comentrio: Ao analisar o texto por completo, percebe-se que o assunto principal- tpico discursivo- a dificuldade que se tem de punir os pichadores de monumentos da cidade de Fortaleza

O Mundo est, a cada dia, inclinado a no defender a vida, esse argumento tem como exemplo principal o aborto. Pensando em si prpria, e no no ser que ir gerar, h mulheres que apiam esta causa. A falta de emprego causa a falta de amor entre as pessoas, pois sem trabalho, sem dinheiro no h como sobreviver e quem dir viver dignamente. E dessa forma no dar para sentindo amor pelo prximo. Por isso muitos pais abandonam os filhos, quando no os matam (?). Para se ter um filho as pessoas deveriam pensar bem, e no apenas colocar no mundo e deixar pra l. Dessa forma as crianas no so educadas como deveriam e ficam a merc da sociedade. Depois viram marginais, e ningum sabe o motivo. Por esses motivos se deviria ter uma ateno maior a vida e no deixar crianas a merc da sociedade. (Redao de um aluno do 8 ano)

(...) alguns textos no tm ttulos e mesmo assim so compreensveis- e duvido que seja possvel compreender um texto sem tpico. E, por outro lado, textos longos tm no um nico tpico, mas todo um sistema de tpicos (...) e uma mudana de tpicos, ou uma introduo de um novo ttulo subordinado, no requer necessariamente um novo ttulo ou um subttulo. Perini (1982).

Uma pardia escrachada da banda adolescente provoca gargalhadas e atrai audincia na rede. (Ttulo) Uma das brincadeiras favoritas na internet brasileira sacanear a banda de rock teen Restart. Agora foi a vez do grupo de humoristas Galo Frito, de Santa Catarina, sucesso no You Tube. Os atores se fantasiaram com calas curtas e coloridas e cantaram a pardia de um dos maiores sucessos dos meninos, Recomear. Eu no sou gay, mas beijo rapaz/Porque assim vai vender mais/CD para o pblico teen, cantam os humoristas na cano Aviadar. A brincadeira rendeu 300 mil acessos.
(Reportagem retirada da revista poca)

O Partido lagartixa. (Ttulo) Gilberto Kassab abandona o DEM para fundar mais uma sigla sem nenhuma espinha dorsal ideolgica.(subttulo) Gilberto Kassab a favor de desenvolvimento econmico do pas. Gilberto Kassab a favor da liberdade de imprensa. Gilberto Kassab a favor da erradicao da pobreza (...). De longe, ningum entende. De perto, tambm no. Para escolher essa profuso quase incompreensvel de opinies incolores e apoios irrestritos, s restava ao prefeito de So Paulo fazer o fez na semana passada: deixar o DEM, sua atual morada, para criar seu prprio partido poltico. Deu-se o nome de PSD (Partido Social Democrata) agremiao, mas pode chamar apenas de partido do Kassab. Como seu dono, uma sigla que nasce a favor de tudo que seja unanimidade e no provoque polmica. Seu nico projeto criar as condies necessrias para que Kassab seja candidato ao governo de So Paulo em 2014.

Exemplo: Ouvi por a: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando ser que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?

Comentrio: Contextualizado situacionalmente, sabemos que Sarney no um jogador de futebol que porventura iria pendurar suas chuteiras (aposentar-se), mas uma comparao com o jogador Ronaldinho que anunciou sua aposentadoria, e uma crtica ao Presidente do Senado Federal que est no comando desde 1995.

Tpico Tpico 04 04 CARACTERSTICAS CARACTERSTICAS DO DO TPICO TPICO DISCURSIVO DISCURSIVO


sempre definido; Proposio complexa (Van Dijk, 1995); Sintetiza o contedo das demais proposies; Pode assumir categoria abstrata, que no precisa aparecer explcita no texto; Relaciona-se ao plano global de organizao do texto, ento possui carter dependente; No explicitamente codificado, precisa ser depreendido e nomeado.

O professor diz ao aluno: - Vou lhe fazer uma ltima pergunta. Se voc souber, eu lhe dou 10. Quantos pelos tem o rabo de um cavalo? - Trinta mil, quinhentos e oitenta e trs. - E como voc sabe? - Desculpe, professor, mas essa j outra pergunta...
Anbal Lvtin. Piadas de escola. Cotia: Vergara & Riba Editoras, 2007. p.37.

Legenda: O desmatamento na China ameaa os pandas-gigantes.

Legenda: O desmatamento na China ameaa os pandas-gigantes.

Caractersticas do tpico discursivo

Centrao

Inter-relacionamento entre as unidades de sentido do texto, que convergem para um eixo temtico (Tpico central).

Por que a gente pisca?


A A gente gente d d cerca cerca de de 25 25 mil mil piscadas piscadas por por dia, dia, e e todo todo esse esse esforo esforo serve serve para para espalhar espalhar lgrimas lgrimas pelos pelos olhos. olhos. Eles Eles precisam precisam ser ser mantidos mantidos midos midos e e lubrificados lubrificados o o tempo tempo todo todo para para se se protegerem protegerem de de corpos corpos estranhos, estranhos, como como poeira. poeira. As As lgrimas lgrimas so so produzidas produzidas por por glndulas glndulas e e se se espalham espalham pelos pelos olhos olhos por por meio meio de de dois dois pequenos pequenos canais, canais, os os dutos dutos lacrimais. lacrimais. Por Por dia, dia, uma uma pessoa pessoa adulta adulta produz produz de de 1 1a a2 2 litros litros de de lgrimas lgrimas sem sem contar contar as as derramadas derramadas no no choro. choro. Haja Haja piscada piscada para para dar dar vazo vazo a a esse esse aguaceiro! aguaceiro!
(Yuri (YuriVasconcelos. Vasconcelos.As Asmaiores maiorescuriosidades curiosidadesdo docorpo corpohumano. humano.Mundo Mundo Estranho , ,n Estranho n72, 72,Editora EditoraAbril.) Abril.)

Organicidade
Plano Vertical

Plano Horizontal

Subtpico

Segundo Gorski (1994, p. 34), os tpicos e subtpicos sintetizam fragmentos de discurso.

A ORGANIZAO TPICA EST INTIMAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO ARGUMENTATIVO.

Corre, cutia De noite e de dia Debaixo da cama Da dona Maria Corre, cip Atrs da av.

-Parlenda Popular-

REFERNCIA BIBLIOGRFICA PINHEIRO, Clemilton Lopes. Integrao de Fatos Formulados e Interacionais na Construo do Texto: Um Estudo a Partir da Topicalidade. Faculdade de Cincias e Letras de Assis/SP, 2003. FULGNCIO, Lcia; LIBERATO, Yara. Como Facilitar a Leitura. So Paulo: Contexto, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi