Vous êtes sur la page 1sur 18

Correlaes de artigos de Psicopatologia

Rompimento amoroso, depresso e autoestima: estudo de caso X Quais so os recentes achados clnicos sobre a associao entre depresso e suicdio?

Disciplina: Psicopatologia Geral Alunos: Ana Ceclia e Bruno Lamaro Prof.: Viviane Vianna Curso: Psicologia UNIVS

Informaes

Teoria: terapia centrada na pessoa, dialogada com os princpios filosficos da fenomenolgia-existencial

Estudo: quanti-quali e bibliogrfico


Variveis: depresso e auto-estima depresso e suicdio

Informaes

Instrumentos: entrevista clinica, Inventario de auto-estima de Coopersmith (SEI), Inventrio de Depresso de Beck (IBD) e Questionrio de triagem de Depresso fundamentado no DSM IV (QTD) e reviso bibliogrfica.

Informaes

Objetivo: - investigar a eficcia do processo teraputico de base centrada na pessoa. - revisar as contribuies sobre depresso e a ligao com o aumento do suicdio.

Introduo

Psicoterapia centrada na pessoa: 1)Homem mundano, sujeito inserido num meio; dimenso mundo e homem mutuamente constitudas. 2)Homem autnomo, sujeito concreto, histrico e intersubjetivo; possibilidade de participao ativa na vida atravs de recursos prprios. 3)Homem responsvel, sujeito de decises; construo existencial pelas relaes intersubjetivas que vivencia.

Introduo
Ruptura da relao amorosa Manifestaes psquicas da depresso e da psicose: as experincias de relacionamento orientam-se para um sentimento de pertena, de interdependncia, de confiana mtua e de contnuo desejo de proximidade, tais comportamentos guiariam para a manuteno e satisfao da vida afetiva amorosa, alm do bem-estar individual.

Introduo

Assimilao de representaes negativas sobre si, decorrentes de experincias de amor condicional (ou at de ausncia desse amor) de suas pessoas-critrio (no caso pais ou cuidadores). A assimilao dessas representaes negativas podem acabar por gerar estados depressivos e por minar a auto-estima do sujeito, acionando mecanismo psicolgicos, que buscam compensar a idia de menos-

Introduo

A depresso tem como parmetros os seguintes fatores: humor deprimido, perda de interesse e prazer, evidncias de energia reduzida e fadigabilidade aumentada Seus principais sintomas so: ateno reduzida, diminuio da auto-estima e autoconfiana, ideias de culpa e inutilidade, vises desoladas e pessimistas do futuro, ideias ou atos auto lesivos ou de suicdio, sono

Introduo

A pertubao psictica breve caracterizada pela presena de ideias delirantes ou/e alucinaes, ou/e discurso desorganizado, tal pertubao pode estar ligada tambm fatores de estresse, que podem configurar-se como desencadeadores da crise psictica, podendo ser entendida como uma tentativa de auto-regular o estado disfuncional, defesa para lidar com o meio ambiente onde se encontra.

Introduo

Pessoas com depresso maior correm riscos maiores de suicdio ou de tentativa de suicdio, porm, esse risco aumenta quando a depresso vem associada com doenas patolgicas tais como boderline, bipolaridade, transtorno de humor, impulsividade, fatores genticos, suporte familiar tambm influenciam.

Introduo

Assim como abuso sexual, violncia, lcool outro fator bastante significativo diz respeito ao sexo do indivduo, sendo o sexo feminino mais vulnervel que o masculino,os homens procuram menos ajuda, o diagnstico e tratamento so mais difceis, pois aderem menos ao tratamento.

Perfil do caso
Levado pela me a clinica aparentando um surto psicotico e sinais de depresso grave, desencadeado pelo rompimento do namoro. O sujeito, Leonardo, (ficticio), morou com os pais no Sudeste, at que este se separaram e foi para o nordeste com a me e av. Sociavel, namorador e praticante de esportes, aos 18 anos trabalha como segurana de uma empresa, assumindo

Perfil do caso

Por intermdio de amigos em comum conhece Andria (24 anos) e se apaixonam fortemente, com o passar do tempo amigos acusam a moa de infidelidade. Leonardo rompe laos com esses amigos, mas comea a ficar desconfiado, passando a desabafar com uma amiga (Mara, 32 anos) do trabalho, com quem acaba se envolvendo amorosamente.

Perfil do caso
Andreia descobre termina o namoro. Leonardo, segundo a me, comea a no falar coisa com coisa e ficar agressivo, sendo eventualmente demitido. Passava grande parte do tempo isolado. Procuraram ajuda apos sair de casa dizendo que iria jogar basquete e sumiu por 24 horas, sendo encontrado sujo e perdido na rua, no reconhecendo as pessoas e chorando constantemente.

Sntese das sesses

Sntese

A depresso foi moderada pela autoestima, assim como pela evoluo de seu processo psicoterpico, podendo, Leonardo, se apropriar de suas condies de vida, responsabilizando-se pelas escolhas que, autonomamente, poderia realizar. Devido a repetio das aplicaes, mesmo com o distanciamento entre as aplicaes, acredita-se que o sujeito sofreu o efeito de contaminao, podendo ter memorizado itens e

Sntese

O artigo faz uma reviso bibliogrfica e uma correlao de dados de diferentes autores com a finalidade de comparar os casos de depresso com tentativas de suicdio e com o suicdio de fato.
de suma importncia identificar e tratar as pessoas que tenham transtornos metais e prevenir o reaparecimento ou o agravamento de tais transtornos a fim de diminuir o suicdio e a tentativa de suicdio.

Obrigado!

Vous aimerez peut-être aussi