Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

TUTORIA ON LINE

TICA GERAL A FILOSOFIA ANTIGA: PERODOS


Professora mestre Selma Ap. Cesarin 2013

TICA GERAL

Perodos da Filosofia Filosofia Antiga (do sculo VI a.C ao sculo VI d. C.); Filosofia Patrstica (do sculo VI ao sculo VII); Filosofia Medieval (do sculo VIII ao sculo XIV); Filosofia da Renascena (do sculo XIV ao sc. XVI); Filosofia Moderna (do sculo XVII ao sculo XVIII); Filosofia da Ilustrao ou Iluminismo (meados do sculo XVIII ao comeo do sculo XIX); Filosofia Contempornea (meados do sculo XIX at os dias de hoje). (CHAU, Marilena)

TICA GERAL

Perodos da Filosofia Antiga ou Clssica(do sc. VI a.C. ao sc. VI d. C.) So quatro os grandes perodos da Filosofia antiga: - Perodo pr-socrtico ou cosmolgico; - Perodo socrtico ou antropolgico; - Perodo sistemtico; - Perodo helenstico ou greco-romano.

TICA GERAL

1. Perodo pr-socrtico ou cosmolgico


Pr-socrtico o termo que designa, na histria da Filosofia, os primeiros filsofos gregos anteriores a Scrates (scs.VI-V a.C.), tambm denominados fisilogos por se ocuparem com o conhecimento do mundo natural (physis). So considerados os criadores da Filosofia ocidental. Essa fase se caracteriza pela preocupao com a natureza e com o cosmos e inaugura uma nova mentalidade, baseada na razo, e no mais no sobrenatural e na tradio mtica.

TICA GERAL

Na Escola Jnica (ou escola de Mileto), fundada por Tales de Mileto, a base filosfica consistia em explicar o universo a partir de um princpio primeiro ou fundamental, geralmente um dos quatro elementos: para Tales, a gua; para Anaximandro, o aperon; para Anaxmenes, o ar; e para Herclito, o fogo, Os fsicos da Escola Jnica, como Tales de Mileto (624 a.C.-545 a.C.), Anaximandro (610 a.C.-547 a.C.), Anaxmenes (585 a.C.-525 a.C.) e Herclito (540 a.C.-480 a.C.), procuram explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento.

TICA GERAL

2. Perodo socrtico ou antropolgico Com Scrates e os sofistas, a filosofia grega toma novo rumo, sendo que a preocupao cosmolgica deixa de ser predominante, dando lugar a uma preocupao maior com a experincia humana, o domnio dos valores e o problema do conhecimento.

TICA GERAL

3. Perodo sistemtico
Este perodo tem como principal nome o filsofo Aristteles de Estagira, discpulo de Plato. Ele apresenta uma verdadeira enciclopdia de todo o saber que foi produzido e acumulado pelos gregos, durante quatro sculos de Filosofia, em todos os ramos do pensamento e da prtica, considerando essa totalidade como sendo os saberes da Filosofia.

TICA GERAL

Segundo Aristteles, o estudo das formas gerais do pensamento sem preocupao inicial com seu contedo chama-se lgica, e ele considerado o pai da lgica como instrumento do conhecimento em qualquer campo do saber. Entretanto, a lgica no uma cincia, mas o instrumento para a cincia e por isso que quando Aristteles classifica as Cincias, a lgica no aparece, embora seja indispensvel para a Filosofia e mais tarde tenha se tornado um ramo especfico da prpria Filosofia.

TICA GERAL

4. Perodo helenstico ou greco-romano Trata-se do ltimo perodo da Filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro poltico, deixando de ser a referncia principal dos filsofos, j que agora a Grcia est sob domnio de Roma. A partir daqui, os filsofos comeam a dizer que so cidados do mundo. uma poca constituda por grandes sistemas ou doutrinas, com explicaes totalizantes sobre a natureza, o homem e a relao entre ambos. Predominam preocupaes com a tica, a fsica, a teologia e a religio. nesta poca que aparecem quatro grandes sistemas cuja influncia ser sentida pelo pensamento cristo: o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo.

TICA GERAL

REFERNCIAS
BITTAR, E. C. B.; ALMEIDA, G. A. Curso de Filosofia do Direito. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Traduo de Carmem C. Varriale et al. Dicionrio de poltica. Verso Eletrnica. 6.ed. Braslia: UNB, 1998. CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 13.ed. So Paulo: tica, 2005. DIMENSTEIN, G. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanh. 9.ed. So Paulo: Atlas, 2004. JAPIASS, Hilton; Marcondes, Danilo . Dicionrio Bsico de Filosofia. 3.ed. rev. ampl. Verso eletrnica digitalizado por TupyKurumi MARCONDES, D. Iniciao Filosofia. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. REALE, Giovani. Histria da Filosofia Antiga. So Paulo: Loyola, 1994. REALE, Miguel. Introduo Filosofia. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. S, Ana Cristina de. Morte do Mito. s.ed. Apresentao power point. s.d.

Vous aimerez peut-être aussi