Vous êtes sur la page 1sur 25

RECURSOS DIDTICOS

Nathlia Gomes Erica Kauana Ta t i a n e L i m a

So componentes presentes no ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno e podem ser: objetos, mquinas, equipamentos, instrumentos,

ferramentas, materiais, livros, fitas, CDs e DVDs de msica e vdeo, recursos da natureza e que so empregados no ensino de algum contedo ou transmisso de informaes.

Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um timo

recurso didtico, desde que utilizado de forma adequada e correta.

No podemos nos esquecer que os recursos didticos so instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias em fatos e em realidade. Eles auxiliam na transferncia de situaes, experincias, demonstraes, sons, imagens e fatos para o campo da conscincia, onde ento eles se transmutam em ideias claras e inteligveis.

FUNES DOS RECURSOS DIDTICOS

Motivar e despertar o interesse dos participantes;

Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observao;


Aproximar o participante da realidade; Visualizar ou concretizar os contedos da aprendizagem; Oferecer informaes e dados; Permitir a fixao da aprendizagem; Ilustrar noes mais abstratas; Desenvolver a experimentao concreta.

O mural didtico um conjunto de elementos subordinados um tema, para

e v i d e n c i a r um fato ou fenmeno, de maneira sugestiva e ampla. Pode ser utilizado para fornecer informaes ou funcionar como centro de interesses, a fim de ser transmitida uma mensagem por meio de ilustraes, grficos e textos curtos e expressivos, dispostos harmoniosamente com o fim de transmitir determinada mensagem.

So quadros, que podem ser fixos ou mveis; sua base ser de cortia, madeira,

papelo, eucatex, isopor, forrado com tecido, feltro, flanela, plstico etc.

O mural necessita de explicaes, comparaes e deve permanecer no local

por tempo suficiente para a aprendizagem ser recebida.

Tem como base o conceito de hierarquia das necessidades que influenciam o comportamento humano.

Conforme essa teoria, certas necessidades humanas so mais bsicas do que


outras, ou seja, algumas necessidades devem ser atendidas antes de outras.

Joo Mohana, ao escrever sobre o assunto, estabelece as necessidades

humanas bsicas como tendo trs nveis:


1. Necessidades psicobiolgicas 2. Necessidades psicossociais 3. Necessidades psicoespirituais

De acordo com Mohana os dois primeiros nveis so comuns a todos os seres vivos nos diversos aspectos de sua complexidade orgnica, mas o terceiro nvel, por enquanto e dentro dos conhecimentos atuais, caracterstica nica dos homens

NECESSIDADES PSICOBIOLGICAS So essenciais para a manuteno da vida e esto relacionadas com o equilbrio e o bom funcionamento do organismo.

Oxigenao Hidratao Nutrio Eliminao Sono e repouso Exerccios e atividades fsicas Sexualidade Abrigo Mecnica corporal Integridade cutaneomucosa

Integridade fsica Regulao: trmica, hormonal, neurolgica, hidrossalina, eletroltica, imunolgica, crescimento celular, vascular. Locomoo Percepo: olfativa, visual, auditiva, ttil, gustativa, dolorosa Ambiente Teraputica

NECESSIDADES PSICOSSOCIAS
Segurana Amor Liberdade Comunicao Criatividade Aprendizagem (educao sade) Gregria Recreao Lazer Espao Orientao no tempo e espao Aceitao Auto-realizao Auto-estima Participao Auto-imagem Ateno

NECESSIDADES PSICOESPIRITUAIS
Religiosa ou teolgica, tica ou de filosofia de vida

Atualmente, a classificao mais aceita entre os tericos de enfermagem a de Joo Mohana.

Todas estas necessidades esto intimamente inter-relacionadas, uma vez que fazem parte de um todo, o ser humano. fundamental que se integre o conceito holstico do homem, ele um todo indivisvel, no soma de suas partes. (HORTA, 1970).

Todas as funes do corpo humano demonstram uma integrao.

Quando a necessidade se manifesta, o faz por sinais e sintomas.


Esta integridade conseguida pela adaptao do homem a quatro nveis de resposta do organismo, fisiologicamente determinadas para permitir que o homem viva com seu ambiente interno e externo, sendo eles:

Resposta ao medo Resposta inflamatria Resposta ao stress = a longo prazo, caracterizada como orgnica, alteraes manifestadas por uma sndrome. Resposta sensorial = a partir das experincias individuais. Segundo a teoria holstica, a enfermagem sempre se caracterizou por seu objetivo intensamente humanstico.

O processo de enfermagem a dinmica das aes sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistncia ao ser humano. Caracteriza-se pelo inter-relacionamento e dinamismo de suas fases. (HORTA, 1970).

o roteiro sistematizado para o levantamento de dados do ser humano (significativos para o enfermeiro) que tornam possvel a identificao de seus problemas.(HORTA, 1970).

O histrico deve: Ser conciso Conter informaes que permitam dar um cuidado imediato.

Individualizado
No duplicar informaes

As sndromes de enfermagem seriam o conjunto de necessidades bsicas alteradas, inter-relacionadas, configurando um quadro caracterstico, presente em certas condies de desequilbrio do ser humano (HORTA, 1970).

Para descrever algumas sndromes que j foram identificadas:


o Sndrome deambulatorial: ser humano sem capacidade de se locomover, acamado seja qual for seu diagnstico mdico. As necessidades bsicas alteradas nesta sndrome so: locomoo; nutrio; eliminao; hidratao; oxigenao; cuidado corporal; exerccio e atividades fsica. No esquecendo do espao (fsico, psquico, social, intruso no seu espao pessoal); independncia, auto-imagem.

o Sndrome cirrgica: Esta caracterstica do paciente que vai ser submetido a um tratamento cirrgico. Esta sndrome inclui todas as necessidades que so alteradas durante o pr, o trans e o ps-operatrio.

o Sndrome EHN: a constncia das alteraes da necessidade de eliminao associada a de hidratao e nutrio, estas ltimas conjuntas ou isoladas.

O Ser humano definido por Horta (1979 p. 8) como indivduo, famlia ou comunidade [...] parte integrante do universo dinmico, e como tal sujeito s leis que o regem, no tempo e no espao [...], estando em [...] constante interao com o universo. A dinmica destas inter-relaes provoca [...] mudanas que o levam a estados de equilbrio e desequilbrio no tempo e no espao.

O Ambiente para a Terica, o [...] universo dinmico [...] no qual o ser humano est [...] sujeito a todas as leis que o regem no tempo e no espao. (HORTA, 1979, p. 28).

A Sade, para a autora : [...] estar em equilbrio dinmico no tempo e no espao (HORTA, 1979, p. 29). Este estado de equilbrio dinmico refere-se ao perodo de latncia das necessidades, deste modo, dependendo do desequilbrio instalado, as necessidades so afetadas em maior ou menor grau.

A Enfermagem : [...] a cincia e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades bsicas, de torn-lo independente dessa assistncia, quando possvel, pelo ensino do autocuidado; de recuperar; manter e promover a sade em colaborao com outros profissionais (HORTA, 1979, p. 29), pois ela parte integrante da equipe nos aspectos de manuteno, promoo e recuperao da sade.

Atravs da utilizao da teoria de Wanda Horta possvel atender o ser humano de forma integral, contemplando o estado fsico, emocional, psicolgico, espiritual e insero social do paciente, permitindo a organizao da prtica assistencial no mbito das aes de enfermagem, alcanando objetivos pr determinados.

possvel tambm atender as necessidades bsicas e promove o completo bemestar do paciente. Possibilitando o aprendizado e aplicao prtica da teoria.

possvel visualizar aplicaes da teoria e criaes de Wanda Horta nesses exemplos a cima, tanto no histrico de enfermagem, quanto no

plano assistencial e no diagnstico de enfermagem.


Nota-se que a procura do suprimento das necessidades bsicas do paciente uma das maiores funes do enfermeiro, sendo essas necessidades biolgicas, psicolgicas, sociais ou espirituais, uma vez que o ser humano deve ser visto de maneira holstica e integral.

Notamos que as teorias de horta foram fundamentais para a evoluo e

construo da enfermagem e seus processos, sendo ainda hoje


presentes para formao de novos profissionais, teorias e prticas; norteando e auxiliando o cuidado, apresentando sempre a ideia de um tratamento completo, onde o paciente avaliado e compreendido de maneira holstica, a fim de suprir todas as suas necessidades fsicas, psicolgicas, sociais e ambientais. Melhorando a qualidade e eficcia da atuao da enfermagem no processo de sade e doena como um todo.

"Esperar" Que venham, que vo. At quando? Sonhos,

realidades, virtudes, pecados,


mentiras, verdades, dios,

paixes, amores e iluses. At quando? Que vo, que

venham."Nascer" Para a vida, o


amor, a luz, para a lida. Para ver, lutar, cantar, para crescer. Para a alegria, a felicidade, a

ternura, pra a fantasia. Para


sentir, perceber, conceber, Para partir.

Wanda Horta

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2001.

HORTA, W.A. Contribuio para uma teoria em enfermagem. Rev. Bras. Enf, Rio de Janeiro (RJ); v. 23, n. 3-6, p.117-25, jul./dez., 1970.

HORTA, W. A. Processo de enfermagem. So Paulo: EPU/USP, 1979.

LUCENA, Ive Cristina Duarte de and BARREIRA, Ieda de Alencar. Revista enfermagem em novas dimenses: wanda horta e sua contribuio para a construo de um novo saber da enfermagem (1975-1979). Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.3, pp. 534-540. ISSN 0104-0707. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000300015.

Vous aimerez peut-être aussi