Vous êtes sur la page 1sur 32

POLO DE EDUCAO A DISTNCIA DE TABIRA-PE PROFESSORA MARIA CELESTE VIDAL

LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGICA


DISCIPLINA: HISTRIA DA BIOLOGIA

ALUNA: ROSA CATARINA FERREIRA DOS SANTOS DALLAGNOL

origem do homem estudada atravs de armas, desenhos, e ossos, isso porque no existia a escrita, sendo que o perodo da prhistria por volta do ano 4000 a.C.

1.

Paleoltico: conhecido tambm como a idade da pedra lascada dividido em Paleoltico superior e inferior, que vai de 500.00 30.000 a. C 30.000 8.000 a.C. 2. Neoltico: conhecido tambm como a nova idade da pedra, vai do ano 8.000 5.000 a.C. 3. idade dos metais: vai do ano 5.000 4.000 a.C.

O termo humano refere-se ao gnero Homo, mas os estudos da evoluo humana incluem outros homindeos, como os australopitecus. Estima-se que o gnero Homo se afastou dos Australopitecos entre 2,3 e 2,4 milhes de anos na frica. Diversas espcies de Homo evoluram e agora esto extintas. Estas incluem o Homo erectus, que habitou a sia, e o Homo neanderthalensis, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrs.

opinio dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos a "Hiptese da origem nica",(1),(2)que argumenta que o Homo sapiens surgiu na frica e migrou para fora do continente em torno 50-100,000 anos atrs, substituindo as populaes de H. erectus na sia e de H. neanderthalensis na Europa.

moderna rea da paleoantropologia comeou com o descobrimento do Neandertal e evidncias de outros "homens das cavernas" no sculo 19. A ideia de que os humanos eram similares a certos macacos era bvia para alguns h algum tempo. A ideia de evoluo biolgica das espcies em geral no foi legitimizada at publicao de A Origem das Espcies por Charles Darwin em 1859.

Viveu

entre cerca de 2,4 a 1,8 milhes de anos atrs (MAA). H. habilis, a primeira espcie do gnero Homo, evoluiu no sul e no leste da frica no final do Pliocenoou incio do Pleistoceno, 2,52 MAA, quando divergiu do Australopithecines. H. habilis tinha molares menores e crebro maior que os Australopithecines, e faziamferramentas de pedra e talvez de ossos de animais.

Viveu

entre cerca de 1,8 (incluindo o ergaster) ou de 1,25 (excluindo o ergaster) a 0,70 MAA. No Pleistoceno Inferior, 1,51 MAA, na frica, sia, e Europa, provavelmente Homo habilis possua um crebro maior e fabricou ferramentas de pedra mais elaboradas; essas e outras diferenas so suficientes para que os antroplogos possam classific-los como uma nova espcie, H. erectus.

Um

exemplo famoso de Homo erectus o Homem de Pequim; outros foram encontrados na sia (notadamente na Indonsia), frica, e Europa. Muitos paleoantroplogos esto atualmente utilizando o termo Homo ergaster para as formas no asiticas desse grupo, e reservando a denominao H. erectus apenas para os fsseis encontrados na regio da sia e que possuam certas exigncias esquelticas e dentrias que diferem levemente das do ergaster.

Viveu

entre cerca de 1,8 a 1,25 Milhes de anos. Tambm conhecido como Homo erectus ergaster.

Homem de Heidelberg viveu entre cerca de 800 a 300 mil anos atrs. Tambm conhecido como Homo sapiens heidelbergensis e Homo sapiens paleohungaricus.

Viveu

h cerca de 12 mil anos (anunciado em 28 de Outubro de 2004 no peridico cientfico Nature). Apelidado de hobbit por causa de seu pequeno tamanho.

Viveu entre 250 e 30 mil anos atrs. Tambm conhecido como Homo sapiens neanderthalensis. H um debate recente sobre se o "Homem de Neanderthal" foi uma espcie separada, Homo neanderthalensis, ou uma subespcie de H. sapiens. Enquanto o debate continua, a maioria das evidncias, adquiridas atravs da anlise do DNA mitocondrial e do Y-cromosomal DNA, atualmente indica que no houve nenhum fluxo gentico entre o H. neanderthalensis e o H. sapiens, e, consequentemente, eram duas espcies diferentes.

Em

1997 o Dr. Mark Stoneking, ento um professor associado de antropologia da Universidade de Penn State, disse: "Esses resultados [baseados no DNA mitocondrial extrado dos ossos do Neanderthal] indicam que os Neanderthais no contriburam com o DNA mitocondrial com os humanos modernos os Neanderthais no so nossos ancestrais." Investigaes subsequentes de uma segunda fonte de DNA de Neanderthal confirmaram esses achados.

Estudos

pareciam indicar que pouco (ou nada) do patrimnio gentico dos neandertais subsistira no DNA do homem atual. Mas, em 7 de Maio de 2010 um estudo do Projecto do Genoma do Neandertal foi publicado na revista Science. Tal estudo afirma que realmente ocorrera cruzamento entre as duas espcies.

Surgiu

h cerca de 200 mil anos. No perodo interglacial do Pleistoceno Mdio entre a Glaciao Riss e a Glaciao Wisconsin, h cerca de 250 mil anos, a tendncia de expanso craniana e a tecnologia na elaborao de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidncias da transio do H. erectus ao H. sapiens.

As

evidncias sugerem que houve umamigrao do H. erectus para fora da frica, ento uma subseqente especiao para o H. sapiens na frica. (H poucas evidncias de que essa especiao ocorreu em algum lugar). Ento, umasubseqente migrao dentro e fora da frica eventualmente substituiu o anteriormente disperso H. erectus. Entretanto, a evidncia atual no impossibilita a especiao multiregional. Essa uma rea calorosamente debatida da paleoantropologia.

Um estudo gentico de um grande nmero de populaes humanas atuais, feito desde 2003 por Sarah A. Tishkoff da Universidade da Pensilvnia[18] sugere que o "bero da humanidade" ficaria na regio dos Khoisan (antes chamados de Hotentotes), mais exatamente na rea do Kalahari mais prxima do litoral da Fronteira Angola-Nambia. A foi encontrada a maior diversidade gentica, baseada num gene traador que, comparado com a de outras populaes, indica a possvel migrao das populaes ancestrais para o norte e fora da frica, h cerca de 250geraes.

Segundo Aristteles, autor desta teoria, e influenciado pela teoria platnica da existncia de um mundo das imagens, afirmava que as espcies surgem por gerao espontnea, ou seja, existiam diversas frmulas que dariam origem s diferentes espcies. Isto , segundo ele, os organismos podem surgir a partir de uma massa inerte segundo um princpio ativo. (Por exemplo, nascer um rato da combinao de uma camisa suja e de um pouco de milho). A gerao espontnea permaneceu como ideia principal do surgimento das espcies devido influncia que as crenas religiosas incutiam na civilizao ocidental, principalmente.

Fixismo

era uma doutrina ou teoria filosfica bem aceita no sculo XVIII. O fixismo propunha na biologia que todas as espcies foram criadas tal como so por poder divino, e permaneceriam assim, imutveis, por toda sua existncia, sem que jamais ocorressem mudanas significativas na sua descendncia. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francs Georges Cuvier.

O criacionismo a crena religiosa[1] de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo so a criao de um agente sobrenatural. No entanto, o termo mais comumente usado para se referir rejeio, por motivao religiosa, de certos processos biolgicos, particularmente a evoluo. Desde o desenvolvimento da cincia evolutiva a partir do sculo XVIII, vrios pontos de vista criados tiveram como objetivo conciliar a cincia com a narrativa de criao do Gnesis.[3

Lamarck,

naturalista francs, foi o primeiro a propor uma teoria sinttica da evoluo. Sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia Zoolgica. Ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir da matria inanimada por gerao espontnea e progridem a um estgio de maior complexidade e perfeio.

Em

sua teoria, Lamarck sustentou que a progresso dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificaes, os organismos procuram adaptar-se a ele. Nesse processo de adaptao, um ou mais rgos so mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes rgos alterariam caractersticas do corpo, e estas caractersticas seriam transmitidas para as prximas geraes. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espcies.

Lei

do uso ou desuso: no processo de adaptao ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem; Lei da transmisso dos caracteres adquiridos: alteraes no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso so transmitidas aos descendentes.

Um exemplo clssico da lei do uso e do desuso o crescimento do pescoo da girafa. Segundo Lamarck: Devido ao esforo da girafa para comer as folhas das arvores mais altas o pescoo do mesmo acabou crescendo.

O mecanismo de Seleo Natural, proposta por Charles Darwin, tem como princpio a adequao de uma caracterstica sugestiva ao meio ambiente. A prevalncia da caracterstica torna-se favorvel, medida que, hereditariamente, so transmitidas para as geraes seguintes. Atuando diretamente sobre o fentipo, a Seleo Natural permite mais nfase aos aspectos favorveis, resultando em adaptao do mesmo. Assim, as variaes bem sucedidas intensificam a sobrevivncia do organismo portador, tornando-o mais apto reprodutivamente, podendo ocasionar o surgimento evolutivo de uma nova espcie. o processo de Seleo Natural, no necessariamente potencializa sua atuao de forma deletria, produzindo mudana gentica, excluindo ou mantendo uma caracterstica. Mas pode limitar uma variao fenotpica conforme a interferncia do meio

1.

http://www.sciencemag.org/cgi/content/ summary/sci;308/5724/921g 2. http://www.nature.com/nature/journal/ v423/n6941/full/423692a.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7% C3%A3o_humana

Vous aimerez peut-être aussi