Vous êtes sur la page 1sur 15

A Sociologia de Durkheim

Tentativa de emancipar a sociologia das demais teorias da sociedade ( bases cientficas); Procura definir o objeto de estudo, o mtodo e as aplicaes das cincias sociais; Busca no positivismo o esprito cientfico ( inspirao );

N o seu livro : As regras

do mtodo sociolgico define o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim, so os fatos sociais.

FATOS SOCIAIS
Para Durkheim o fato social experiementado pelo indivduo como realidade independente e preexistente. Caractersticas bsicas que distinguem os fatos sociais:

1) a Coero Social ;
2) fatores exteriores ao indivduo;

3) a generalidade

1) COERO SOCIAL :
FORA QUE OS FATOS EXERCEM SOBRE OS INDVDUOS; os indivduos se conformam com as regras da sociedade ( essa fora se d atravs da lngua, das leis, das regras morais ) A FORA COERCITIVA SE TORNA EVIDENTE PELAS SANES LEGAIS OU ESPONTNEAS
Sanes Legais: prescritas pela sociedade atravs de leis ( penalidade e infrao definidas) Ex.: multas de trnsito, roubo... Sanes Espontneas : Resposta a uma conduta inadequada. olhar de reprovao das pessoas, pois est ferindo os bons costumes...

O comportamento desviante num grupo social pode no ter penalidade prevista por lei, mas o grupo pode espontaneamente reagir castigando quem no se comporta de forma discordante em relao a determinados valores e princpios. A reao negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento , muitas vezes, mais intimidadora do que lei.

Educao:
Para Durkheim tem um papel importante na conformao do indivduo sociedade em que vivem, seja e educao formal ou informal. A educao tem o papel de ajudar a internalizar as regras sociais.

Ex.: uso de determinada lngua, gosto culinrio, determinados padres de arte...

A arte tambm representa um recurso capaz de difundir valores e adequar as pessoas a determinados hbitos. Exemplo de adequao : riso uma forma de sano social, na encenao ou na vida real.

2) Fatores exteriores ao indivduo:


Esses fatores atuam sobre o indivduo independentemente de sua vontade ou de sua adeso consciente.

Exemplo:
Ao nascermos j encontramos as regras sociais , costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismo de coero social, como a educao. Obs.: Voc no tem escolha. (hehehehe)

Os fatos sociais so ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existncia exterior s conscincias individuais.

3) a generalidade
social todo fato que geral, que se repete em todos os indivduos ou, pelo menos, na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo. Por generalidade, os acontecimentos manifestam sua natureza coletiva, sejam eles os costumes, os sentimentos comuns ao grupo, as crenas ou os valores. Formas de habitao, sistemas de comunicao e a moral existente numa sociedade apresentam essa generalidade.

Objetividade do fato social:


O pesquisador deve manter distanciamento e neutralidade em relao aos fatos, sendo o mais objetivo possvel;

o pesquisador deve, segundo Durkheim, deixar de lado pr-conceitos, valores e sentimentos pessoais; ( busca de uma verdade, conhecimento verdadeiro )
Conselho de Durkheim para os cientistas sociais : encarar os fatos sociais como coisas (objeto); Durkheim orienta o socilogo a ater-se queles acontecimentos mais gerais e repetitivos e que apresentam caractersticas exteriores comuns. Ex.: os crimes;

Suicdio para Durkheim:

Para Durkheim o suicdio um fato social por sua presena universal;


fatores exteriores completamente independente aos suicidas. Durkheim verificou que o suicdio depende de leis sociais e no da vontade dos sujeitos. Ao estudar as taxas de suicdio percebeu a variao de acordo com o contexto histrico.

Sociedade : um organismo em adaptao:


Para Durkheim , a sociologia tinha por finalidade no s explicar a sociedade como tambm encontrar solues para a vida social. Encara a sociedade como um organismo que pode estar em estado normal ou patolgico; Para Durkheim um fato social normal generalidade garante a normalidade representado atravs de um consenso social vontade coletiva; Quando um fato pe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptao e a evoluo da sociedade, estamos diante de um acontecimento mrbido e de uma sociedade doente. Portanto, normal aquele fato que no extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade... Patolgico aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patolgicos , como as doenas, so considerados transitrios e excepcionais.

A Conscincia coletiva:
Para Durkheim os fatos sociais independem daquilo que indivduo pensa e faz em particular; conscincia individual X conscincia coletiva Conscincia Coletiva: conjunto das crenas e dos sentimentos comuns medida dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com a vida prpria Obs.: A conscincia coletiva no se baseia na conscincia de indivduos singulares ou de grupos especficos, mas est espalhada por toda sociedade. A conscincia coletiva define o que imoral ou criminoso.

Morfologia social: as espcies sociais:


Para Durkheim toda sociedade havia evoludo de uma forma social mais simples para uma mais complexa. Baseando se nessa idia diz que o motor da evoluo das sociedades era a passagem da solidariedade mecnica para a solidariedade orgnica.
Solidariedade Mecnica: Predominava em sociedades pr-capitalistas, onde os indivduos se identificavam por meio da famlia, da religio, da tradio e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autnomos em relao diviso social do trabalho. A conscincia coletiva exerce aqui todo seu poder de coero sobre os indivduos. Solidariedade orgnica: tpico da sociedade capitalista, em que, pela acelerada diviso do trabalho social, os indivduos se tornavam inter-dependentes. Essa inter-dependncia garante a unio social, em lugar dos costumes e das tradies ou das relaes sociais estreitas, como ocorre nas sociedades contemporneas. Nas sociedades capitalistas, a conscincia coletiva se afrouxa, ao mesmo tempo em que os indivduos tornam-se mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal.

A luta continua... ( hehehehehehehehe )

Vous aimerez peut-être aussi