Vous êtes sur la page 1sur 14

Disciplina: Servios tcnicos Professora: Ana Lucia Zanovello

Histria do doente a doena


Medicina hospitalar idade mdia sculos XII e XIII;
Religio e conforto moral; Sculo XVIII hospital como depsito de indigentes,

loucos e vagabundos; Medicina legitimada como saber e cincia sculo XIX; Conflitos atuais: sade para todos pobres e ricos

Sade no Brasil
O modelo de sade adotado antes do SUS, dividia os

brasileiros em:
Os que podiam pagar pelos servios; Segurados pela previdncia social; Os que no possuam direito algum.

Sistema nico de Sade (SUS) - Criado em 1988 Programas criados em 2003:

HumanizaSUS: ; QualiSUS; UnaSUS Universidade Aberta do SUS

HumanizaSUS - 2003

Para alcanar os objetivos planejados, o HumanizaSUS oferta a gestores diversos dispositivos, entendidos como tecnologias ou modos de implementar a humanizao. Os principais so: - Acolhimento Com Classificao de Risco nas unidades de sade; - Equipe de Referncia e Apoio Matricial; - Projeto Teraputico Singular, Projeto de Sade Coletiva e ativao/constituio de redes de continuidade de ateno; - Construo coletiva da Ambincia; - Gesto compartilhada: Colegiados, Contratos de Gesto inter e intra-institucionais; - Sistemas de escuta qualificada para usurios e trabalhadores da sade: gerncia de porta aberta, ouvidorias, grupos focais e pesquisa de satisfao; - Projeto de acolhimento do familiar/cuidador: agenda com a Equipe de Referncia, Visita Aberta, Direito de Acompanhante e envolvimento no Projeto Teraputico; - Programa de Formao em Sude e Trabalho e atividades de Qualidade de Vida e Ateno Sade para os trabalhadores da sade; - Grupo de Trabalho em Humanizao (GTH).

Programa Nacional de Humanizao da ateno e da gesto na sade(PNH) - 2003


Para a implantao de uma PNH efetivamente

transversal s demais aes e polticas da sade, necessrio combinar a atuao descentralizada dos diversos atores que constituem o SUS, com a articulao e coordenao necessrias construo de sinergia e acmulo de experincias.

Programa Nacional de Humanizao da ateno e da gesto na sade(PNH) - 2003

Humanizao e Enfermagem
A humanizao se faz necessria considerando que nos

servios de sade h situaes desumanizantes; So enfatizados aspectos desumanizantes ligados especificamente com a relao com o doente como o anonimato, a despersonalizao, a falta de privacidade, a aglomerao, a falta de preparo psicolgico e de informao, bem como a falta de tica por parte de alguns profissionais as longas esperas e adiamentos de consultas e exames, ausncia de regulamentos, normas e rotinas, deficincia de instalaes e equipamentos, bem como falhas na estrutura fsica

Humanizao e Enfermagem
Humanizao emerge como necessidade no contexto

da civilizao tcnica; No contexto da enfermagem, tambm valorizado o interesse humano pelo prximo, em uma lgica caritativa. A compreenso da humanizao est relacionada a um modo de perceber o paciente no contexto dos servios de sade. Humanizao implica tambm investir no trabalhador para que ele tenha condies de prestar atendimento humanizado.

Humanizao e Enfermagem
A humanizao pouco abordada no processo de

formao. Alm disso, admite-se a dificuldade em ensinar humanizao nas relaes interpessoais, considerando as questes subjetivas que se fazem presentes como, por exemplo, a sensibilidade.

Humanizao: da perspectiva caritativa valorizao do sujeito/cidado


A temtica humanizao vem se constituindo, no contexto

de sade, desde uma perspectiva caritativa at a preocupao atual com a valorizao de sade como direito do cidado. A humanizao dos servios de sade implica em transformao do prprio modo como se concebe o usurio do servio - de objeto passivo ao sujeito, de necessitado de atos de caridade quele que exerce o direito de ser usurio de um servio que garanta aes tcnica, poltica e eticamente seguras, prestadas por trabalhadores responsveis. Enfim, essa transformao refere-se a um posicionamento poltico que enfoca a sade em uma dimenso ampliada, relacionada s condies de vida inseridas em um contexto sociopoltico e econmico.

Humanizao: um novo modismo?


A humanizao, expressa em aes fragmentadas e

numa impreciso e fragilidade do conceito, v seus sentidos ligados ao voluntarismo, ao assistencialismo, ao paternalismo ou mesmo ao tecnicismo de um gerenciamento sustentado na racionalidade administrativa e na qualidade total. Para ganhar a fora necessria que d direo a um processo de mudana que possa responder a justos anseios dos usurios e trabalhadores da sade, a humanizao impe o enfrentamento de dois desafios: conceitual e metodolgico.

Humanizao: um novo modismo?


Desafio conceitual: A redefinio do conceito de humanizao deve ganhar outra amplitude quando estamos implicados na construo de polticas pblicas de sade. Afinal, de que nos serve este esforo conceitual se isso no resultar em alterao nas prticas concretas dos servios de sade, na melhoria da qualidade de vida dos usurios e na melhora das condies de trabalho dos profissionais de sade? Neste sentido, impe-se um outro desafio, o da alterao dos modos de fazer, de trabalhar, de produzir no campo da sade.

Humanizao: um novo modismo?


Desafio metodolgico: A humanizao enquanto poltica de sade se

constri com as direes da inseparabilidade entre ateno e gesto e da transversalidade. Tais direes indicam o como fazer desta poltica que se concretiza como tecnologias relacionais. a partir da transformao dos modos de os sujeitos entrarem em relao, formando coletivos, que as prticas de sade podem efetivamente ser alteradas.

Bibliografia
Perspectivas da avaliao na Poltica Nacional de Humanizao

em Sade: aspectos conceituais e metodolgicos, autor: Serafim Barbosa Santos-Filho O Programa de Humanizao da Sade: dilemas entre o relacional e o tcnico, autora: Jaqueline Ferreira Gesto dos processos de trabalho e humanizao em sade: reflexes a partir da ergologia, autora: lida Azevedo Hennington Humanizao do atendimento em sade: Conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem, autores: Juliana Cristina Casate e Adriana Katia Crrea Humanizao na sade: um novo modismo?, autores: Regina Benedives e Eduardo Passos Site: portal.saude.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi