Vous êtes sur la page 1sur 13

Seminrio Internacional sobre RNI, Sade e Ambiente - 18 e 19 de maio de 2009

RNIS E OS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAES


FRANCISCO ANTNIO BRUM CORRA Diretor Executivo Regional do SINTTEL/RS Coordenador Geral da CUT Regional/RS

O SINTTEL/RS preocupa-se no s com a proximidade das fontes irradiantes sobre residncias, hospitais, escolas e locais com grande concentrao da populao, mas tambm tem uma enorme preocupao com os trabalhadores em telecomunicaes que por necessidade laboral, permanecem cotidianamente expostos a CEMs sem que medidas de preveno sejam adotadas pelas empresas de telecomunicaes e operadoras de telefonia fixa e celular.

Os possveis danos a sade dos trabalhadores gerados por CEMs, remontam desde os anos 60, e vem aumentando at dias atuais com o incremento de novas tecnologias.
A exposio ocorre no exerccio de atividades de instalao, operao e manuteno de rdios de alta,mdia e baixa capacidades(mini-links),com seus respectivos sistemas irradiantes (cabos de RF, guias de onda e antenas) utilizados nas telefonias fixa e celular, operando em freqncias desde de 1 Ghz at 34 Ghz.

A exposio de trabalhadores a CEMs nas empresas de telecomunicaes e operadoras de telefonia, incluindo os terceirizados, se d muito prxima aos sistemas transmissores de telefonia fixa e de ERBs, por longos perodos de tempo.

Quanto a legislao, temos alguns avanos tmidos como a promulgao de leis municipais e estaduais que restringem as instalaes de ERBs, obrigando o compartilhamento das torres j existentes. A obrigatoriedade do compartilhamento preserva de certa forma a populao em geral, mas no caso dos trabalhadores em telecomunicaes, este fato significou um aumento das fontes irradiantes num mesmo local de trabalho.

Mesmo diante das exposies prolongadas, do aumento no nmero sistemas irradiantes, e da operao de sinais com frequencias cada vez mais altas, operadoras de telefonia celular no concordam em desligar as ERBs, nem quando h instalao de um novo sistema, nem durante a manuteno dos sistemas j em operao, sendo que tal procedimento pode reduzir consideravelmente os nveis de CEMs.

Essa expanso tecnolgica contribu para o aumento de denncias por parte dos trabalhadores, quanto a provveis efeitos sade, conforme relatos de: 1) Cansao fsico exagerado; 2) Perda de concentrao e distrbios neurolgicos inexplicveis diante de um quadro clnico aparentemente normal;
3) Danos cromossmicos aos trabalhadores do sexo masculino ocasionando a predominncia do cromossoma X em relao ao Y, gerando desta forma bebs do sexo feminino; 4) Nmero significativo de trabalhadores com que desenvolveram diversos tipos de cnceres.

Como exemplo, no Estado do Paran, dentre denncias dos trabalhadores que se tornaram pblicas, h um aposentado por invalidez e 07 bitos decorrentes de cnceres. Esses casos podem estar relacionados com a prolongada exposio ocupacional a CEMs dos sistemas irradiantes. Processos instaurados por alguns Ministrios Pblicos do Trabalho para averiguar a correlao entre essas exposies e os efeitos sade dos trabalhadores, indicam que medidas urgentes devem ser tomadas tendo por base o Princpio de Precauo.

Assim como no h provas incontestes que comprovem os reais efeitos adversos das radiaes no-ionizantes a sade humana, no h tambm provas que as isentem totalmente, ou h? Gostaria de enfatizar que o SINTTEL/RS no contrrio ao progresso das novas tecnologias. Seria um contrasenso que um sindicato de trabalhadores fosse contrrio a uma tecnologia que gera postos de trabalho e desenvolvimento tecnolgico.

Seria um contrasenso que um membro de sindicato que trabalhou por mais de 30

anos no setor de telecomunicaes fosse


contrrio a essa tecnologia. Precauo com ao quando se trata da

de sade dos trabalhadores o que


defendemos, a causa pela qual lutamos.

H necessidade imperiosa de cumprir as Normas Regulamentadoras existentes, como por exemplo, a NR 09 que obriga

as empresas a instaurarem o PPRA


(Programa de Preveno a Riscos Ambientais), com participao dos seus

trabalhadores.

Dentre vrias providncias a serem adotadas, est a criao de resolues

obrigando o desligamento dos

sistemas irradiantes.
Esta deve ser uma condio expressa para que as diversas atividades possam ser efetuadas nos locais de trabalho, sem expor os trabalhadores em telecomunicaes a riscos ainda incertos e desconhecidos.

OBRIGADO PELA ATENO!


CONTATOS:
chiquinho@sinttelrs.org.br Fone: (053) 3222-2662

Vous aimerez peut-être aussi