Vous êtes sur la page 1sur 19

Tadao Ando

UFF Universidade Federal Fluminense Prof: Glauco Alunos: Andreia Henrique Rodrigo Vasquez

Sobre a vida de Tadao

Nascido em Osaka em 1941, Tadao Ando constitui um caso invulgar, na medida em que um autodidata no domnio da Arquitetura, em grande parte graas s suas viagens aos Estados Unidos, Europa e frica (1962-69). Fundou a empresa Tadao Ando Architect & Associates em Osaka, em 1969. Quando Ihe perguntam como nasceu o seu interesse pela arquitetura, responde: Acontece que se faziam construes no stio onde eu morava, quando eu tinha quinze anos, e eu travei conhecimento com alguns carpinteiros. Mais ou menos na mesma poca, encontrei num alfarrabista um livro sobre a obra completa de Le Corbusier. Copiei alguns dos seus desenhos, e diria que foi assim que comecei a interessar-me ela arquitetura.

Recebeu a Medalha Alvar Aalto, da Associao de Arquitectos Finlandeses (1985), a Medalha de Ouro da Academia Francesa de Arquitetura (1989),

Prmio Carlsberg (1992) e o Prmio Pritzker (1995), o Premium Imperiale (1996) e a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (1997). Foi professor em Yale (1987), em Colmbia (1988) e em Harvard (1990). Trs elementos presidem s construes de Ando: o amor da geometria, o desejo de fazer intervir a natureza e a sua preferncia por materiais autnticos, sobretudo o beto. A sua abordagem da arquitetura inclui o uso de materiais tradicionais e regionais e uma orientao tcnica de princpios modernos.

Algumas obras

Casa Azuma, em Osaka,Japo (1975); Casas Rokko, em Kobe, Japo (1983-93); Capela no Monte Rokko, Kobe, Japo, (1985-86);Sede da Raika, Osaka, Japo (1986-89);Igreja na gua, em Hocado (1988); Museu de Arte Contempornea de Naoshima, em Naoshima, Japo (1988-92); Templo HompukuJi,em Awajishima, Japo (1989-90); Pavilho do Japo na Expo'92, Sevilha, Espanha (1992); Museu da Floresta de Tmulos, em Kumamoto, Japo (1992); Centro de Seminrios e de Estudo Vitra, Weil am Rhein, Alemanha, (1992-93);o Museu Suntory, em Osaka, Japo (1994); Espao de Meditao, UNESCO Paris, Frana, (1994-95); Edifcio de Seminrios Toto, Tsuna-gun, Hyogo, Japo (1996).

Espao de meditao, Unesco Paris, Frana, 1994-95

A estrutura de Ando um cilindro de beto com 6,5 metros de altura e apenas 33 metros quadrados de superfcie. O seu pavimento feito de granito irradiado pela bomba de 1945.

Museu de Arte Contempornea de Naoshima, Naoshima, Japo, 1988-92

Mais de metade do volume do edifcio subterrneo com o intuito de no perturbar a paisagem circundante. A galeria de exposies tem dois andares de altura, 50 metros de comprimento e 8 de largura.

Centro de Seminrios e de Estudo Vitra, Weil am Rhein, Alemanha, 1992-93

Esta pequena estrutura, com um rsdo-cho de 420 metros quadrados, um primeiro andar de 218 metros quadrados e uma cave de 202 metros quadrados, feita de beto, carvalho americano e vidro.

Igreja na gua, Hokkaido, Japo

Localizada numa plancie da zona baixa da provncia de Hokkaido, esta igreja tem uma planta formada por dois quadrados sobrepostos, de diferentes tamanhos. Uma das fachadas est virada para um lago artificial, criado por um riacho que passa perto. Um pequeno declive do terreno sobe at a rea superior, onde dentro existe um espao fechado por vidro, mas aberto para o cu. Essa sala possui quatro grandes cruzes dispersas em cada canto, que quase se tocam nos eixos horizontais. A partir deste ponto, o visitante desce um escura escadaria, emergindo na traseira da igreja. A parede por detrs do altar completamente vidrada, proporcionando um panorama do lago, no qual o grande crucifixo visto na superfcie da gua. Quando se chega parte baixa da igreja, o olhar atrado para a cruz que se encontra no meio do lago. Isto acontece devido ao fato de Tadao Ando ter colocado a cruz no ponto de fuga de todas as arestas do edifcio. A parede mais prxima do lago, oposta do altar, pode deslizar, abrindo o interior da igreja natureza circundante.

Vous aimerez peut-être aussi