Vous êtes sur la page 1sur 19

Alunos do curso de Letras Estrangeiras da U.F.P.

Problema Hiptese

Como a criana aprende a falar

Hiptese 1: Desenvolvimento Hiptese 2: imitao Hiptese 3: condicionamento Hiptese 4: construo Hiptese 5: interao Instrumentos
Observao (dirios) Experimentao (testes)

H etapas essenciais do desenvolvimento lingstico da criana:

0 a 1;0 meses balbucio vogais (03 a 06 meses) consoantes + vogais (06 a 10 meses) 0 aos 12 meses - Pr-verbal 1 aos 3 anos - Verbal bsico 3 anos em diante - Desenvolvimento lingstico(discurso narrativo)

Hiptese #3: desenvolvimento


Inatismo ou Maturacionismo (Chomsky)
defende a fora de uma capacidade inata; Chomsky (1965): o ser humano dotado de uma gramtica inata.

Racionalismo-inatista : o aprendizado da linguagem independente

da cognio e de outras formas de aprendizagem (p. ex.: estmuloresposta)

Linguagem e Pensamento

Linguagem Pensamento (Chomsky)

Linguagem

Pensamento

Perodo critico

Sinais de alerta: Se uma criana fala pouco aos 24 meses, deve considerar:
Se h problemas semelhantes na famlia; Como transcorreram a gravidez e o nascimento; Se houve ocorrncias de internaes hospitalares; Como foi o desenvolvimento geral da criana; Se a criana emitiu sons (como "gugu-dad") no primeiro ano de vida ( com tais exerccios que ela treina seu aparelho da fala); Quando disse as primeiras palavras; Como se comunica com seus pais e com outras crianas; Se h indcios de que a criana est consciente de suas dificuldades; Que palavras e frases utiliza; Quais e quantas palavras compreende.

Retrato do problema

Retrato do problema Dezoito por cento dos bebs nascidos em um mesmo ano tm problemas no aprendizado da lngua materna sem motivo aparente. Aos 2 anos, as crianas com dificuldade falam menos de 50 palavras e no formam frases. Algumas recuperam o atraso, mas 7% lutam contra uma perturbao especfica no desenvolvimento da lngua. Embora sejam crianas saudveis, precisam de tratamento especfico. Esperar no uma boa soluo. No mais tardar, aos 3 anos elas devem passar por terapia fonoaudiolgica planejada individualmente, para prevenir perturbaes que muitas vezes aparecem na fase de alfabetizao.

Para conhecer mais A origem da linguagem. Eugen Rosenstock-Huessy. Record, 2002. Causatividade: um estudo longitudinal de suas principais manifestaes no processo de aquisio do portugus por um criana. R. A. Figueira. Tese de doutorado indita IEL-Unicamp, 1985.

Hiptese #1: imitao


A criana imita o que ouve Problemas: Ex: Mee quero comer Me comer

Hiptese #2: condicionamento


As crianas aprendem por estmulos (positivos ou

negativos)

Resposta

Resposta

Resposta

Resposta

Resposta

Anlise e interpretao

Hiptese #4: construo


Cognitivismo (Piaget) Linguagem e pensamento

Linguagem e Pensamento

Linguagem Pensamento (Piaget)

Pensamento
Linguagem

PIAGET

Para Piaget, os universais lingsticos so reflexos das estruturas cognitivas universais; a linguagem porta para a cognio.

Cognitivismo construtivista

Aprendizagem
Construtivismo: o mecanismo responsvel pela aquisio da linguagem tambm responsvel por outras capacidades cognitivas (conjunto dos processos mentais usados no pensamento, na percepo, na classificao, reconhecimento, etc. Interao entre o ambiente e o organismo

Construtivismo-cognitivista : linguagem vinculada cognio; a fonte do conhecimento est na ao sobre o ambiente;

Linguagem e Pensamento

Linguagem Pensamento (relativismo lingstico)

Linguagem
Pensamento

Anlise e Interpretao

Hiptese #5: interao


Interacionismo (Vygostky)

interacionista : Vygotsky (1962) tambm defende que o desenvolvimento da fala segue as mesmas leis, o desenvolvimento de outras operaes mentais; mas destaca a funo social da fala, do interlocutor, no desenvolvimento da linguagem: LNGUA + PENSAMENTO + SOCIEDADE

Interacionismo

Internalizao
interpessoal > intrapessoal gestual-vocal x gestual-lingstico

Outro

Concluses

Algumas concluses A aquisio da linguagem fascinante! As correntes tericas vistas aqui so apenas correntes tericas e no verdades absolutas! Todas tm aspectos positivos e esclarecedores, mas, quando confrontadas com os dados de uma criana, ainda tm muitas questes por explicar!

Vous aimerez peut-être aussi