Vous êtes sur la page 1sur 12

O QUE SADE MENTAL?

A Organizao Mundial de Sade afirma que no existe definio oficial de Sade Mental.

sentirmo-nos bem connosco prprios e na relao com os outros. sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades. termos confiana e no temermos o futuro.

PROBLEMAS DE SADE MENTAL MAIS FREQUENTES


Ansiedade Mal-estar psicolgico ou stress continuado Depresso

Dependncia de lcool e outras drogas


Perturbaes psicticas, como a esquizofrenia Atraso mental

Estima-se que em casa 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de sade mental e que cerca de 12 tenham uma doena mental grave. A depresso a doena mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.

QUEM PODE SER AFECTADO?


Ao longo da vida, todos ns podemos ser afectados por problemas de sade mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, adolescncia, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de um familiar prximo, o divrcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbaes da sade mental.

So vrios os tcnicos que intervm ao nvel da sade mental sendo comum a confuso entre psiclogos, psiquiatras, neurologistas, psicoterapeutas e psicanalistas. Nos casos dos psiclogos, a imagem mais difundida a do psiclogo clnico, o que refora a confuo. Contudo, importa fazer uma distino entre os diferentes tcnicos de sade mental, segundo alguns parmetros: formao acadmica, objectivos, prticas e tcnicas utilizadas na interveno. Passemos, ento, a uma breve descrio dessas diferenas.

A psiquiatria estuda, diagnostia e trata perturbaes de carcter psicolgico, bem como doenas mentais. Recordemos que os psiquiatras so licenciados em medicina que se especializam em psiquiatria. Os psiquiatras podem recorrer a psicoterapias, aproximando-se, portanto, dos psiclogos clnicos.

Os psicanalistas tm formao em medicina, em psicologia, ou podem ter outro tipo de formao de base. Muitos autores no consideram a psicanlise uma terapia, estes consideram que devia ser considerada como uma experincia pessoal. Outros autores acham esta afirmao excessiva: consideram que a psicanlise no , em termos tericos, uma psicoterapia, mas que tem, de facto, efeitos teraputicos.

As psicoterapias constituem uma prctica que surge da convergncia da medicina, da psiquiatria e da psicologia. No incio do estabelecimento das psicoterapias, os diferentes tcnicos eram procurados por pessoas que apresentavam problemas no contacto com a realidade e que se manifestavam por ansiedade, fobias, comportamentos obsessivos, problemas orgnicos que tinham origem em problemas psicolgicos, etc. Actualmente os psicoterapeutas so procurados por pessoas em conflitos conjugais, nas relaes pais-filhos, no trabalho, etc. Existem vrios tipos de psicoterapia: A psicanlise As terapias cognitivo-comportamentais As terapias sistmicas Terapias Humanistas

O Psiclogo, promotor de desenvolvimento e autonomia


A actividade profissional dos psiclogos abrange, como vimos, reas diferentes: a educacional, a crinimal, a organizacional, etc. Embora trabalhem em diferentes contextos e com diferentes problemticas, os psiclogos orientam a sua ao por objectivos mais ou menos partilhados: a prevenao e a remediao da doena mental e dos distrbios comportamentais, a melhoria da adaptao das pessoas s suas experincias e relaes e ainda a promoo da autonomia e desenvolvimento pessoal. Os psiclogos devem ser agentes de mudana. Quer dizer que, quando agem profissionalmente procuram alterar um estado das coisas: pode ser um problema j identificado mas pode ser tambm um problema que pode vir a surgir e que vale a pena tentar evitar. O psiclogo pode, portanto, actuar de forma a remediar os problemas j identificados de delinquncia num jovem, assim como a prevenir o surgimento de comportamentos criminais.

Prevenes primria, secundria e terciria As prevenes primria, secundria e terciria dizem respeito a aces
preventivas que tm diferentes objectivos.

Preveno primria
O objectivo da preveno primria fazer diminuir a prevalncia de um problema numa determinada populao ou comunidade.

Preveno secundria
A preveno secundria visa a identificao precoce de problemas mentais e comportamentais. Entende-se que, se estes problemas forem identificados nas suas fases iniciais, h uma maior possibilidade de agir sobre eles de forma eficaz e assim prevenir outras perturbaes mais severas para o bem-estar das pessoas.

Preveno terciria
A preveno terciria tem como objectivo a insero social e a reabilitao de pessoas que sofrem, ou sofreram, de doenas mentais ou que apresentam, ou apresentaram, distrbios de comportamento.
No mbito da preveno terciria trabalha-se, portanto, com pessoas que sofrem de perturbaes crnicas ou que foram tratadas relativamente a problemas que apresentaram em determinada altura da sua vida. Em ambos os casos procura-se aumentar as possibilidades de estas pessoas participarem de forma activa na vida das suas comunidades e, desta maneira, melhorar o seu bem-estar e prevenir outros problemas que possam surgir derivados da situao de excluso em que o problema que tm, ou tiveram, as colocou.

Vous aimerez peut-être aussi