Vous êtes sur la page 1sur 17

UCP UNIVERSIDADE CATLICA DE PETRPOLIS MESTRADO EM EDUCAO Disciplina: Educao: Valores e Avaliao Prof.

. Dr Vera Werneck Aluna: Magda Copello

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessrios prtica educativa Autor: Paulo Freire Editora Paz e Terra 2005

INTRODUO

Nesta obra,Freire reafirma o seu compromisso tico com os excludos e injustiados do mundo e a sua crena na libertao atravs da educao. Trata como exigncias, os saberes que considera necessrios prtica docente numa perspectiva educativo progressista a favor da autonomia da pessoa e que devem ser contedos obrigatrios formao do professor.

NO H DOCNCIA SEM DISCNCIA


Freire fundamenta todo o processo de educao na relao simbitica professor-aluno, na qual ambos se beneficiam. No h docncia sem discncia as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenas que os conotam, no se reduzem condio de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (p.23)

Ensinar exige rigorosidade metdica Ensinar no se esgota no tratamento do objeto ou do contedo superficialmente feito, mas se alonga produo das condies em que aprender criticamente possvel, exigindo a presena de educadores e educandos criativos, investigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes, persistentes.

FAZ PARTE DA TAREFA DOCENTE ENSINAR A PENSAR CERTO, O QUE ENVOLVE RIGOR METODOLGICO E PESQUISA.
Pensar certo superar o pensamento ingnuo (senso comum) pelo pensamento crtico. S quem pensa certo, mesmo que s vezes pense errado, que pode ensinar a pensar certo . Implica o respeito ao senso comum e a sua necessria superao, quanto o respeito e o estmulo capacidade criadora do educando, implica o compromisso docente com a formao da conscincia crtica o que no se faz automaticamente.

Ensinar exige estmulo curiosidade e a sua criticizao se faz no momento em que a curiosidade ingnua torna-se curiosidade epistemolgica.
Ensinar exige pesquisa: to fundamental conhecer o conhecimento existente quanto estarmos abertos a produo de novos conhecimentos. A do-discncia e a pesquisa so inseparveis na aquisio do conhecimento crtico. A curiosidade tornando-se rigorosamente metodolgica se torna curiosidade epistemolgica.

Ensinar exige reflexo crtica sobre a prtica, envolve o fazer e o pensar sobre o fazer. O pensar certo tem que ser produzido pelo prrio aprendiz em comunho com o professor formador Ensinar exige o reconhecimento e a assuno da identidade cultural. Uma das tarefas mais importantes da prtica educativo crtica propiciar as condies em que os educandos, em relao com os outros educandos e com o professor ensaiam a experincia de assumir-se. A questo da identidade cultural, de que fazem parte a dimenso individual e a classe social dos educandos, cujo respeito absolutamente fundamental na prtica educativo-crtica no pode ser desprezado. preciso que o professor tambm se assuma.

A educao se fundamenta na conscincia do inacabamento do ser humano, cheio de possibilidades, podendo intervir no mundo e na Histria e por isso mesmo educvel.
A passagem pelo mundo no pr-determinada. O destino no algo dado, mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade no posso me eximir. Por isso temos que insistir na problematizao do futuro. O homem um ser inacabado num permanente processo de busca.

A conscincia do inacabamento ou da sua inconcluso especfica do ser humano., da sua experincia vital. Onde h vida h inacabamento. E essa conscincia do inacabamento que nos torna educveis. a conscincia de nossa capacidade de aprender, no apenas para nos adaptar, ,as para transformar a realidade para nela intervir, recriando-a. Ensinar exige respeito autonomia do ser e como educador, devo estar permanentemente advertido em relao a esse respeito que implica igualmente o respeito que devo ter por mim mesmo.

O respeito autonomia e dignidade de cada um imperativo tico e no um favor que podemos ou no conceder uns aos outros. Ensinar exige a aceitao do novo e a rejeio a qualquer tipo de discriminao no posso aceitar ou negar o novo porque novo e o velho por ser velho. O velho que preserva sua validade ou encarna uma tradio ou marca uma presena no tempo continua novo.

A prtica preconceituosa de raa, de classe, de gnero ofende o ser humano e nega radicalmente a democracia

Ensinar exige tica e esttica. A formao da criticidade no deve ser feita a distncia de uma rigorosa formao tica ao lado sempre da esttica. Como seres histricos sociais, nos tronamos capazes de valorar, de intervir, de escolher , de decidir, romper e, por tudo isso, nos fazemos seres ticos. Estar longe ou fora da tica transgresso. Transformar a experincia educativa em puro treinamento tcnico amesquinhar o que h de fundamentalmente humano no exerccio educativo: o seu carter formador.

O preparo cientfico do professor deve coincidir com sua retido tica. Essa tica fundamenta o respeito ao aluno, aos seus conhecimentos e s vivncias que ele traz para a escola. essa tica que trata a educao como essencialmente formadora que leva o professor a perceber que a sua prtica no pode ser neutra, que o leva a indignar-se frente s discriminaes, injustias e misrias, que o impulsiona a lutar pela liberdade e entender o aluno como ser histrico-social capaz de buscar, intervir, de optar, de romper, transformar.

Esta tica faz com que o professor cumpra amorosamente com competncia e dedicao a sua funo, mas tambm o estimula a posicionar-se e a lutar em defesa dos seus direitos e dignidade. No podemos permitir a sua transgresso e a melhor maneira de por ela lutar viv-la em nossa prtica, testemunh-la vivaz aos educandos em nossas relaes com eles.

Ensinar exige , juntamente com a tica, a esttica, a alegria e a esperana. Docncia e boniteza sempre de mos dadas. (p32) H uma relao entre a alegria necessria atividade educativa e esperana ( 72) Ensinar envolve a alegria resultante da convico que a educao pode intervir no mundo e a esperana de que esta interveno seja para sua melhoria.

Ensinar exige dilogo e saber escutar. estar com os alunos e no sobre. O educador deixa de ser dono da palavra e passa a ouvir, pois no no silncio que os homens se fazem e sim no dilogo e na reflexo.

A desconsiderao total pela formao integral do ser humano, a sua reduo a puro treino fortalecem a maneira autoritria de falar de cima para baixo. Falta a inteno de democratizao no falar com. Os sistemas de avaliao pedaggica dos alunos e professores vm se assumindo cada vez mais verticalmente de cima para baixo.

Escutar algo que vai alm da possibilidade auditiva de cada um. Escutar, no sentido aqui discutido, significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura fala do outro, aos gestos do outro, s diferenas do outro. Ensinar exige querer bem aos educandos, o professor no deve temer a sua afetividade, mas express-la. O querer bem uma forma de selar compromisso com o educando numa prtica especfica do ser humano.

A afetividade no se acha excluda da cognoscibilidade. O que no se pode permiitir que a afetividade interfira no cumprimento tico do dever do professor , no exerccio de sua autoridade.

Ensinar exige reconhecer que a educao ideolgica. A fora da ideologia, s vezes muito maior do que pensamos. A ideologia tem a ver diretamente com a ocultao da verdade dos fatos. O professor deve estar advertido do poder do discurso ideolgico. A ideologia tem um poder de persuaso indiscutvel. Nos ameaa de anestesiar a mente, de confundir a curiosidade, de distorcer a percepo dos fatos, das coisas, dos acontecimentos. Temos que ter um mnimo de reao crtica, discursos como estes: - Maria negra, mas bondosa e competente; - em defesa de sua honra, o marido matou a mulher;

esta percepo do homem e da mulher como seres programados, mas para aprender e, portanto para ensinar, para conhecer, para intervir, que faz o autor entender a prtica educativa como um exerccio constante em favor da produo e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos.

Vous aimerez peut-être aussi