Vous êtes sur la page 1sur 16

CONTRATO

DE

PRESTAO

DE

SERVIO.

O contrato de prestao de servios de que trata o Cdigo Civil tem carter residual, ou seja, so regulados pelas determinaes do Cdigo Civil somente queles sobre os quais no dispem leis especiais, a exemplo de contratos trabalhistas e queles regulados pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, que obedecer s suas respectivas normas prprias. Dispe o Cdigo Civil no art. 593 que a prestao de servio, que no estiver sujeita s leis trabalhistas ou a lei especial, reger-se- pelas disposies deste Captulo.

Em princpio poderia se indagar que tipos de atividade ou servio poderiam ser contratados entre o prestador e o recebedor dos servios. Sob o aspecto legal, toda espcie de servio ou trabalho lcito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuio como contraprestao ao trabalho realizado. O art. 594 do CC aduz que: toda a espcie de servio ou trabalho lcito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuio.

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS CONCEITO. E contratos afins


O contrato de prestao de servios o negcio

jurdico por meio do qual uma das partes, chamada prestador, se obriga a realizar uma atividade em benefcio de outra, denominada tomador, mediante remunerao(art.594 do CC). A proximidade do contrato de servios com o contrato de emprego evidente, diferenciando-se os dois pelo elemento subordinao jurdica, que indispensvel no segundo e ausente no primeiro.

EMPREITADA E PRESTAO DE SERVIOS

A similitude com a empreitada tambm marcante. Entretanto, nota-se, que na empreitada tem-se por meta o resultado da atividade, e no a atividade em si, como se d na prestao de servios.

Bilateral;

CARACTERSTICAS

Comutativo (art.601 e art.606 ambos do CC.); No- solene (art.595 CC); Intuito personae (art.605 do CC); Causal (art.595 do CC); Funo econmica- de atividade (art.596 do

CC); Principal e definitivo; Execuo imediata ou diferida o art.598 do CC ( h uma limitao temporal mxima de 04 (quatro) anos).

Direito ao aviso prvio


Art. 599. No havendo prazo estipulado, nem se

podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes, a seu arbtrio, mediante prvio aviso, pode resolver o contrato. Pargrafo nico. Dar-se- o aviso: I - com antecedncia de oito dias, se o salrio se houver fixado por tempo de um ms, ou mais; II - com antecipao de quatro dias, se o salrio se tiver ajustado por semana, ou quinzena; III - de vspera, quando se tenha contratado por menos de sete dias (ausncia de comunicao).

ALICIAMENTO DE MO-DE-OBRA ALHEIA


Art. 608. Aquele que aliciar pessoas

obrigadas em contrato escrito a prestar servio a outrem pagar a este a importncia que ao prestador de servio, pelo ajuste desfeito, houvesse de caber durante dois anos. Obs. esse aliciamento punvel qualquer que seja a natureza da prestao de servio.

AUSNCIA DE HABILITAO PARA A PRESTAO DE SERVIO Art. 606. Se o servio for prestado por quem no possua ttulo de habilitao, ou no satisfaa requisitos outros estabelecidos em lei, no poder quem os prestou cobrar a retribuio normalmente correspondente ao trabalho executado. Mas se deste resultar benefcio para a outra parte, o juiz atribuir a quem o prestou uma compensao razovel, desde que tenha agido com boa-f. Pargrafo nico. No se aplica a segunda parte deste artigo, quando a proibio da prestao de servio resultar de lei de ordem pblica.

Art. 482. Constituem justa causa para resciso do

EXTINO. JUSTA CAUSA

contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade; b) incontinncia de conduta ou mau procedimento; c) negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador, e quando constituir ato de concorrncia empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao servio; d) condenao criminal do empregado, passada em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena;

e) desdia no desempenho das respectivas funes; f) embriaguez habitual ou em servio; g) violao de segredo da empresa h) ato de indisciplina ou de insubordinao; i) abandono de emprego; j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; k) ato lesivo da honra e boa fama ou ofensas fsicas praticadas contra o empregador e superiores hierrquicos, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; l) prtica constante de jogos de azar. Pargrafo nico. Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado, a prtica, devidamente comprovada em inqurito administrativo, de atos atentatrios segurana nacional.

Contagem do tempo e extino do contrato


Art. 600. No se conta no prazo do contrato o

tempo em que o prestador de servio, por culpa sua, deixou de servir (CC) (grifou-se). Art. 607. O contrato de prestao de servio acaba com a morte de qualquer das partes. Termina, ainda, pelo escoamento do prazo, pela concluso da obra, pela resciso do contrato mediante aviso prvio, por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade da continuao do contrato, motivada por fora maior.

A Emenda Constitucional 45, de 2004Reforma do Judicirio Deu ao contrato de prestao de servio uma nova relevncia prtica na Justia Trabalhista. O art. 114,I, da Constituio Federal a competncia da Justia do trabalho para apreciar I - as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (...). Para parte considervel da doutrina a previso da Constituio abrange o contrato de prestao de servio, em que uma das partes negocial exerce uma atividade laborativa, de forma individual.

Divergncias- jurisprudencial A Emenda Constitucional 45/2004 acarretou uma considervel ampliao da competncia material da Justia do Trabalho (art.114, da Constituio Federal). Registre-se que no mbito jurisprudencial a questo controvertida: STJ- Smula 363 Compete Justia estadual processar e julgar a ao de cobrana ajuizada por profissional liberal contra cliente. TRT- h julgados no sentido de que a competncia da Justia Trabalhista abrange at a relao cliente e advogado. TST- incompetncia diverge nesse sentido. Vejamos:

INCOMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO AO


DE COBRANA DE HONORRIOS ADVOCATCIOS CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS JURDICOS FORMALIZADO ENTRE PROFISSIONAIS AUTNOMOS A competncia para o julgamento de causas que versem sobre a cobrana de honorrios em que entre as partes houve a devida celebrao de contrato de prestao de servios formalizada entre profissionais liberais, no foi atrada para a Justia do Trabalho. A relao existente neste caso no de trabalho e sim de cumprimento de obrigao contratual civil, atraindo a competncia da Justia Comum. (TRT 12 R. RO 03190-2008-034-12-004 2 C. Rel. Gracio Ricardo Barboza Petrone DJe 20.11.2009)

RECURSO ORDINRIO AO DE COBRANA DE HONORRIOS ADVOCATCIOS CARACTERIZAO DE RELAO DE CONSUMO INCOMPETNCIA MATERIAL DA JUSTIA DO TRABALHO Embora a Emenda Constitucional n 45/2004 tenha ampliado a competncia da Justia do Trabalho, certo que a atuao do profissional liberal destina-se ao mercado de consumo de servios. Por conseqncia, a vinculao existente entre advogado e cliente no se configura como uma relao de trabalho, mas sim como uma relao de consumo, razo pela qual no se inclui no mbito de competncia desta Justia Especializada. Recurso do reclamante desprovido. (TRT 13 R. Proc. 00277.2009.024.13.00-8 Rel Des Ana Maria Ferreira Madruga DJe 07.10.2009 p. 6)

Obs. O professor Flvio Tartuce deixa entrever que o TST e o STJ esto extrapolando as suas atribuies, uma vez que a interpretao do art.114 da Constituio Federal cabe ao Supremo Tribunal Federal ( Direito Civil- Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espcie. Vol.03.ed. Mtado. Ed.04. pg.436). O STF, em 27/01/2005, pelo Min. Nelson Jobim concedeu liminar em sede da Ao Direta de Inconstitucionalidade n 3.395/6-DF, suspendendo qualquer interpretao ao inciso I do novo art. 114 da Constituio que inclua na competncia trabalhista as causas envolvendo relao de natureza estatutria ou administrativa.

Vous aimerez peut-être aussi