Vous êtes sur la page 1sur 46

Universidade Estadual de Gois

Professora: Rosangela do Nascimento Costa 1 ano de Letras

Quirinpolis 2013

Foi um linguista e filsofo suo, nasceu em Genebra, no dia 26 de novembro de 1857. Faleceu na cidade de Morges, em 22 de fevereiro de 1913. Iniciou nos estudos da Lingustica com incentivos do fillogo Adolphe Pictet. Era estudioso em Fsica e Qumica, cursando essas matrias na Universidade de Genebra. Ingressou na Sociedade Lingustica de Paris; em Leipzig estudou as lnguas europeias. Lecionou em Genebra e em Paris. Filho de famlia abastada, desde pequeno j estudava ingls, grego, alemo, francs e snscrito. Aos 21 anos, publicou Memria sobre as Vogais IndoEuropeias. Em 1880, defendeu a tese de doutorado Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Snscrito. Em Genebra lecionou snscrito e Lingustica histrica. Em 1906, comeou a ensinar Lingustica Geral. As suas proposies concederam lingustica uma autonomia e nova delineao de estudo. Lecionou na Universidade de Genebra at o dia de sua morte. Teve como discpulos Charles Bally e Albert Sechehaye. Em seus estudos definiu a estrutura do significante e do significado. O significante a imagem acstica e o significado o conceito, o contedo da imagem acstica.

Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de gua que ele fazia; cortado, a gua se quebra em pedaos, em poos de gua, em gua paraltica. Em situao de poo, a gua equivale a uma palavra em situao dicionria: isolada, estanque no poo dela mesma, e porque assim estanque, estancada; mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a sintaxe desse rio, o fio de gua por que ele discorria.

O curso de um rio, seu discurso-rio, chega raramente a se reatar de vez; um rio precisa de muito fio de gua para refazer o fio antigo que o fez. Salvo a grandiloquncia de uma cheia lhe impondo interina outra linguagem, um rio precisa de muita gua em fios para que todos os poos se enfrasem: se reatando, de um para outro poo, em frases curtas, ento frase a frase, at a sentena-rio do discurso nico em que se tem voz a seca ele combate. Joo Cabral de Melo Neto

Incio do Sculo XX: lngua como instrumento de comunicao (Saussure) Concepes anteriores: lngua como representao do pensamento consequncias da Lingustica saussureana: principalmente entre os funcionalistas como Malmberg ou Jakobson, foi a introduo do exame da comunicao no quadro das preocupaes Lingusticas.

Fonte de informao

Transmissor

Receptor

Destinatrio

Fonte de rudo

Modelo de comunicao: Shannon

(a) simplificao excessiva da comunicao, ou seja, esses esquemas da comunicao simplificam muito a questo da comunicao verbal; (b) modelo linear da comunicao, isto , a comunicao, no mbito da teoria da informao, concebida linearmente e diz respeito apenas, ou de preferncia, ao plano da expresso ou dos significantes (mensagem como sequncia de sinais); e (c) carter mecanicista do modelo, ou seja, as propostas da teoria da informao praticamente no levam em considerao questes "extralingusticas" ou do contexto sociohistrico e cultural.

Roman Jakobson

Vemos abaixo os componentes do processo de comunicao e a relao entre eles. Na comunicao oral ou escrita, normalmente, um dos elementos mais enfatizado que outros.

Contexto
funo referencial

Emissor
funo emotiva

Mensagem
funo potica

Receptor
funo apelativa

Canal
funo ftica

Cdigo
funo metalingustica

Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- contedo transmitido pelo emissor Cdigo conjunto de signos usado na transmisso e recepo da mensagem Referente contexto relacionado a emissor e receptor Canal meio pelo qual circula a mensagem

Obs: as atitudes e reaes dos comunicantes so tambm referentes e exercem influncia sobre a comunicao.

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, ou convencer algum a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma funo, que so as seguintes: Funo Referencial Funo Conativa Funo Emotiva Funo Metalingustica Funo Ftica Funo Potica

Obs: em um mesmo contexto, duas ou mais funes podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra sobre o que ele sente ao escrever poesias tem as linguagens potica, emotiva e metalingustica ao mesmo tempo.

Quando o objetivo do emissor informar, ocorre a funo referencial, tambm chamada de denotativa ou de informativa. So exemplos de funo denotativa a linguagem jornalstica e a cientfica.

Ex: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, duas laranjas, dois limes, uma ma vermelha e uma pera.

Centralizada no referente. Quando o emissor procura oferecer informaes da realidade. Objetiva. Direta. Denotativa. Prevalecendo a 3 pessoa do singular. Linguagem usada nas notcias de jornal e livros cientficos.

Ocorre a funo conativa, ou apelativa, quando o emissor tenta convencer o recepto a praticar determinada ao. comum o uso do verbo no Imperativo, como Compre aqui e concorra a este lindo carro.

Compre aqui... a tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ao de comprar ali.

Centraliza-se no receptor. O emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, comum o uso de tu e voc, ou nome da pessoa, alm dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermes e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opinies ou sensaes a respeito de algum assunto ou pessoa, acontece a funo emotiva, tambm chamada de expressiva.

Ex: Ns o amamos muito, Romrio!!

Centralizada no emissor, revelando sua opinio, sua emoo. Nela prevalece a 1 pessoa do singular, interjeies e exclamaes. a linguagem das biografias, memrias, poesias lricas e cartas de amor.

a utilizao do cdigo para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

Ex: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idias para o papel, sinto-me realizada...

Centralizada no cdigo, usando linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua funo e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente dicionrios so repositrios de metalinguagem.

Obs: em um mesmo texto podem aparecer vrias funes da linguagem. O importante saber qual a funo predominante no texto, para ento definilo.

A funo ftica ocorre, quando o emissor testa o canal de comunicao, a fim de observar se o receptor o entendeu. So perguntas como no mesmo?, voc est entendendo?, c t ligado?, ou frases como al!, oi.

Ex: Al Houston! A misso foi cumprida, ok? Devo voltar nave? Algum me ouve? Al!!

Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou no o contato com o receptor, ou testar a eficincia do canal. Linguagem das falas telefnicas, saudaes e similares.

a linguagem das obras literrias, principalmente das poesias, em que as palavras so escolhidas e dispostas de maneira que se tornem singulares.

Ex:
CLMAX No peito a mata aperta o pranto do olhar do louco pra meia-lua. (...)

Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas, etc.

Qual a funo?

Nesse eu confio.
Esse eu garanto.

Beba Coca-cola
Esponja 3M. Agora com anti-bactrias

Shhhhhhh! Psiu!
Voc sabe o que injeo eletrnica?

A introduo das questes de variao lingustica no modelo de comunicao, por meio dos cdigos e subcdigos e de suas interseces na relao entre remetente e destinatrio; O reconhecimento de que os homens se comunicam com diferentes fins, tendo em vista a variedade de funes da linguagem que ocorrem no processo de comunicao, e de que essas funes no so nicas ou excludentes, mas se organizam hierarquicamente como funes predominantes ou no; O exame das funes metalingusticas e, principalmente, potica, que contribuiu fortemente para o estudo dos textos poticos na perspectiva dos estudos da linguagem.

Carter mecanicista dos da teoria da informao, ou seja, no examina adequadamente as relaes scio-histricas e ideolgicas da comunicao; No trata da reciprocidade caracterstica da comunicao humana; A comunicao continuou a ser um fazer-saber, isto , a transmisso de um saber sobre o mundo, sobre as emoes do remetente, sobre o cdigo, sobre o plano da expresso da mensagem.

Os modelos lineares tratam da transmisso da mensagem de um emissor a um receptor, sem ocupar-se da reciprocidade ou da circularidade caracterstica da comunicao humana. j a partir dos anos 1950, estudos, entre outros, de B. Bateson, E. Hall e E. Goffman, que propuseram um modelo "circular" para a comunicao. Surgiu assim a teoria da nova comunicao, com as noes de base de feedback ou de retroao e realimentao.

Os estudos de Benveniste (1966) sobre a categoria de pessoa apontam j para a questo da reversibilidade ou da reciprocidade da comunicao; Bakhtin (1981) foi o pioneiro nos estudos da interao ou do dilogo entre interlocutores. O autor russo procurou mostrar que a interao verbal a realidade fundamental da linguagem. Goffman (1967 e 1973) examina, com essas preocupaes, os procedimentos de preservao da face, na comunicao.

No processo de comunicao, os falantes se constroem e constroem juntos o texto; A questo das imagens ou dos simulacros que os interlocutores constroem na interao; A questo do carter contratual ou polmico da comunicao; A questo de que ao considerar a relao entre comunicao e interao no mais possvel colocar a mensagem apenas no plano dos significantes ou da expresso; A questo do alargamento da circulao do dizer na sociedade.

2) MODELO CIRCULAR

-Este o modelo do dilogo.

-A comunicao um processo complexo que no pode ser limitado a um modelo linear marcado com um incio e um fim.

-Os interlocutores assumem as posies alternadamente no processo.

-A linearidade se torna circularidade.

2) MODELO CIRCULAR

-Influncia da ciberntica (40s): novos conceitos como feedback (realimentao, retorno, resposta).

-Este modelo considera as interaes entre os elementos, ampliando o modelo de Shannon.

*Ciberntica: estudo dos mecanismos de comunicao e de controle nas mquinas e nos seres vivos.

2) MODELO CIRCULAR

Autoria: Schramm (1954-55) Autoria: Osgood (1954)

Crtica aplicao direta do modelo de Shannon comunicao humana: pessoas so diferentes de mquinas. Aprendizado humano probabilidades matemticas. DIFERENAS: -Feedback e fluxo contnuo de informao. -Viso interacionista. -Experincia em comum.

2) MODELO CIRCULAR

Modelo concebido em termos de interao atravs do feedback e fluxo contnuo de informao compartilhada.

MODELO NO-LINEAR

-Enfatiza a produo e a troca de significados. -Analisa o comportamento da aquisio de conhecimento. -Significado de acordo com o contexto (cultura e sociedade) -Mais complexo e global.

Greimas (1979 e 1990), no mbito da teoria semitica, aponta a necessidade de situar a comunicao no quadro mais amplo das atividades humanas. As atividades humanas desenvolvem-se segundo dois eixos principais: o eixo da produo ou da ao do homem sobre as coisas, por meio da qual o homem transforma a natureza; o eixo da comunicao ou da ao do homem sobre outros homens, criadora das relaes intersubjetivas, fundadoras, por sua vez, da sociedade.

Os sujeitos no podem ser pensados como caixas; A comunicao confunde-se, dessa forma, com a manipulao e tm ambas a mesma estrutura. O destinador exerce, portanto, dois fazeres: o fazer emissivo, de que j falamos bastante, e o fazer persuasivo, Duas questes merecem destaque:

em primeiro lugar, a da relao entre lngua (enquanto sistema lingstico) e ideologia; em segundo lugar, a dos nveis de determinao ideolgica do discurso, ou seja, de que forma e em que nvel de organizao lingstica( discursiva se d a relao entre linguagem e ideologia.

Vous aimerez peut-être aussi