Vous êtes sur la page 1sur 15

CIDADANIA

O que ser cidado?


No sentido etimolgico da palavra, cidado deriva da palavra civita, que em latim significa cidade e que tem o seu correlato grego na palavra politikos aquele que habita na cidade.

Ser cidado ter direito vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: ter direitos civis.

tambm participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos polticos. O direito educao, ao trabalho justo, sade, a uma velhice tranquila.

e CIDADANIA ?

"Cidadania" tem origem etimolgica no latim civitas, significando "cidade". Designa um estatuto de pertena de um indivduo a uma comunidade politicamente articulada que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigaes.

Evoluo do conceito

Na Grcia antiga, a cidadania tinha um valor extraordinrio, o cidado participava activamente em todos os aspectos da vida na comunidade. Porm, nem todos eram iguais e, s os cidados gozavam de direitos.
No Imprio Romano, o estatuto legal de cidadania era concedido no s aos habitantes de Roma, mas tambm aos indivduos que habitavam os territrios conquistados.

Foi com a Revoluo Francesa, no sculo XVIII, que se desenvolveu a cidadania moderna. Os ideais desta Revoluo LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE iniciaram uma mudana que viria a transformar o mundo Ocidental.

O Tratado da Unio Europeia (TUE), ao conferir a cidadania aos nacionais de todos os Estados-Membros, tem como objectivo tornar o processo de integrao europeia mais relevante para os cidados, incrementando a sua participao, reforando a proteco dos seus direitos e promovendo a ideia de uma identidade europeia.

A Constituio da Repblica Portuguesa consagrou o art. 4 cidadania portuguesa. Nos termos deste artigo, "(...) so cidados portugueses todos aqueles que como tal sejam considerados pela lei ou por conveno internacional", usufruindo dos direitos e estando sujeitos aos deveres consignados na Constituio.
Na sua interligao com a Unio Europeia, a Constituio Portuguesa consagra alguns pontos cidadania da Unio: art. 7, ponto 5; art. 15, ponto 5; art. 33, ponto 5.

A cidadania comporta, genericamente, trs dimenses:

Civil: direitos inerentes liberdade individual, liberdade de expresso e de pensamento; direito de propriedade e de concluso de contratos; direito justia;

Poltica: direito de participao no exerccio do poder poltico, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituies de autoridade pblica;

Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econmico e social, desde a segurana at ao direito de partilhar do nvel de vida segundo os padres prevalecentes na sociedade.

Como exercemos a cidadania?

Exercer a cidadania plena ter direitos civis, polticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. a qualidade do cidado de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades polticas, scio econmicas do seu pas, estando sujeito a deveres que lhe so impostos.

Relaciona-se, portanto, com a participao consciente e responsvel do indivduo na sociedade, zelando para que os seus direitos no sejam violados.

Cidadania
O direito que cada cidado tem de exigir que os outros respeitem os seus direitos, que compreendam que o respeito pela vida em grupo mais importante que os interesses pessoais e que cumpram todas as regras que esto escritas na lei; O dever que cada cidado tem de respeitar os outros e a vida em comunidade;

Sabermos que pertencemos a um Estado com regras que devemos respeitar (Estado organizado) e que todos ns temos responsabilidade de contribuir para melhorar a vida de todas as pessoas.

MAS
Exercer CIDADANIA, vai para alm disto, reportando-se Solidariedade entre os CIDADOS.

Podemos, por exemplo, fazer parte de associaes, isto , de grupos de cidados que trabalhem para os mais pobres, como por exemplo, dando abrigo e refeies quentes s pessoas que vivem nas ruas.

Podemos ajudar os mais novos a perceberem que a droga no sada para nenhum problema e sensibilizar aqueles que esto juntos de ns para tomarem precaues em relao ao contgio da Sida, que se faz por via sexual ou atravs do sangue infectado. Tudo isto ser Cidado".

Cidadania e Profissionalidade: Direitos e Deveres, Complexidade e Mudana e Reflexividade e Pensamento Crtico.

Cidadania e Profissionalidade: Identidade e Alteridade, Convico e Firmeza tica e Abertura Moral.

Cidadania e Profissionalidade: Argumentao e Assertividade e Programao.

Vous aimerez peut-être aussi