Vous êtes sur la page 1sur 71

Cincias Naturais

7 ano

Professora: Isabel Afonso Escola Bsica de Mafra

Lio n 1 e 2
Sumrio:

15/09/2011

Apresentao; Teste de Diagnostico; Indicao do programa da disciplina.

Lio n 3 e 4
Sumrio:

22/09/2011

As condies da Terra que permitem a existncia de vida; O Sistema Solar; A importncia da camada de ozono e do efeito de estufa.

As condies da Terra que permitem a existncia de vida


A proximidade a que o nosso planeta se encontra do Sol um fator determinante. A distancia que separa o Sol do nosso planeta permite uma temperatura amena e a existncia de gua em estado liquido, condies estas que permitem a existncia de vida. A presena de atmosfera outro fator importante. A sua existncia deve-se ao facto de a massa da Terra permitir gravidade suficiente para reter gases em seu redor.

Sistema Solar

A importncia da Camada de Ozono


A existncia da camada de ozono , tambm, fundamental para a existncia de vida. A sua concentrao significativa na atmosfera funciona como barreira passagem das radiaes ultravioletas emitidas pelo Sol, que so mortais para os seres vivos.

A importncia do Efeito de Estufa


A existncia de determinados gases na atmosfera permite a reteno da radiao trmica emtica pelo Sol. Desta reteno resulta o aquecimento da superfcie terrestre, fenmeno que designado por Efeito de Estufa. Embora o aumento da concentrao dos gases responsveis pelo efeito de estufa constitua atualmente um problema ambiental, a existncia do efeito de estufa essencial vida pois a sua ausncia implicaria a temperatura media de - 15C, o que impossibilitaria a vida de muitos seres vivos.

Lio n 5 e 6
Sumrio:

29/09/2011

Observao microscpica de clulas vegetais; Elaborao de um relatrio cientfico.

Lio n 7 e 8
Sumrio:

06/10/2011

As clulas procariticas e eucariticas; As clulas animais e vegetais; Noo de sistema; Os subsistemas terrestres.

Constituio da Clula
A clula delimitada pela membrana celular, que a individualiza e possibilita a troca de substncias entre intra e extra celular e que confere a rigidez e proteco s clulas vegetais. No interior da clula esto varias estruturas dispersas no citoplasma (onde se encontra os organitos) entre os quais se destaca o ncleo, responsvel pelo controlo da atividade celular.

Clulas procariticas e eucariticas


Os primeiros seres vivos eram seres unicelulares, ou seja, seres constitudos apenas por uma clula. As tais clulas seriam muito simples, de reduzidas dimenses e sem ncleo individualizando Clulas Procariticas. Depois as clulas evoluam para outras mais complexas, j com ncleo individualizando Clulas Eucariticas. As clulas procariticas so caractersticas das bactrias. As clulas eucariticas so encontradas em seres vivos como plantas, animais, fungos, etc.

Clulas animais e vegetais


Animal Ausncia de parede celular; Ausncia de cloroplastas; Presena de alguns vacuolos em grande numero. Vegetal Presena de parede clulas; Presena de cloroplastas; Presena de pequenos vacuolos e em grande numero de clulas jovens

Noo de Sistemas
Um sistema um conjunto de elementos que interagem e que se defendem uns dos outros, de tal forma que basta que um se altere para o conjunto se modifique. Os sistemas podem ser: Abertos, se efectuam trocas de matria e energia com o exterior. Fechado, se apenas possvel fazer a troca de energia com o exterior, no se verificando troca de matria. Isolado, se no existe troca de matria nem de energia com o exterior.

Os subsistemas terrestres
Os subsistemas terrestres so: Atmosfera (Ar) Hidrosfera (gua) Biosfera (Vida) Litosfera (Rochas) Os sistemas biolgicos so considerados abertos, pois efectuam trocas de matria e energia com o exterior.

Lio n 9 e 10
Sumrio:

13/10/2011

A cincia como produto da atividade humana; Modelos geocntricos e heliocntricos.

A Cincia como produto da atividade humana


No se sabe bem quando ter surgido a Cincia. No entanto, sendo feita pelo homem, ter surgido com o inicio da humanizao.

Modelo Geocntrico
No sculo II d.C., Cludio Ptolomeu, astrnomo e matemtico grego, props ser a terra o centro do universo conhecido, naquela altura. De acordo com este cientista, a terra encontrava-se fixa e em ser redor giravam os outros planetas e o Sol. Essa hiptese foi bem aceite durante sculos, tendo ficando conhecida por Modelo Geocntrico.

Modelo Geocntrico

Modelo Heliocntrico
No sculo XVI, Nicolau Coprnico, astrnomo polaco, props outro modelo para o Sistema Solar, que ficou conhecido por Modelo Heliocntrico, por se considerar que o Sol se encontrava no centro do Sistema Solar e no a Terra.

Modelo Heliocntrico

A Cincia e o Conhecimento do Universo


Desde o sculo XVI at atualidade vrios modelos surgiram para representar o Sistema Solar e o Universo. Atualmente sabe-se que o Sistema Solar faz parte do Universo e que est inserido numa das maiores galxia que o constituem A Via Lctea. Os modelos aceites esto constantemente a ser reformulados a partir de novas descobertas, mostrando que a Cincia vai evoluindo merc de interesses sociais e econmicos e dos avanos tecnolgicos que se vo sucedendo.

A tecnologia na Cincia
Tem sido fundamental o contributo que a tecnologia tem dado Cincia para o conhecimento do Universo. De facto , so vrios os equipamentos que tem sido construdos com vista observao de astros e de fenmenos a eles associados.

Observatrio

Telescpio de Newton

A tecnologia na Cincia

Radiotelescpio

Satlite

Nave Espacial

Estao espacial Skylab

Sonda Espacial Mars Pathfinder

Lio n 11 e 12
Sumrio:

20/10/2011

Exerccio de Aplicao de Conhecimentos; A origem dos fosseis.

Fsseis
Os fosseis so vestgios de organismos que viveram no passado e que foram preservados nas rochas. A cincia que estuda os fosseis a Paleontologia. Os cientistas que estudam os fosseis so os paleontlogos.

Etapas de formao dos Fsseis


Morte do Ser-Vivo Deposio de sedimentos finos sobre os restos dos Ser-Vivo Substituio da matria mineral Passagem de muito tempo para formar o fssil e expolo superfcie.

Condies para a Fossilizao


Existncia de partes duras na constituio Rapidez no soterramento dos restos mortais por sedimentos Tipos de sedimentos que cobrem os restos mortais Habitat Temperatura e humidade baixas dificultam a decomposio.

Lio n 13 e 14
Sumrio:

27/10/2011

Entrega e correco do Exerccio de Aplicao de Conhecimentos; Os tipos de fossilizao.

Tipos de Fossilizao
Conservao total ou mumificao Preservao total do individuo ou parte dele. O individuo envolvido numa substancia como o mbar e o gelo, que permite a sua conservao; Moldagem Reproduo das partes duras do organismo. Podem ser moldes internos (reproduo da estrutura interna) ou ser moldes externos (reproduo da estrutura externa);

Tipos de Fossilizao
Mineralizao A matria orgnica do ser vivo substituda por minerais. Os sedimentos que envolvem o ser vivo sofrem compresso devido ao peso dos depsitos; Incarbonizao Os organismos so, lentamente, enriquecidos em carbono, podendo at formar carvo.

Lio n 15 e 16
Sumrio:
A importncia dos fosseis; Resoluo de exerccios.

03/11/2011

Importncia dos Fosseis


Os fosseis so vestgios da atividade dos seres vivos e do informaes sobre o modo de vida dos seres vivos. Os fosseis vivos so seres vivos que existem desde h muitos milhares de anos. Mantiveram as caractersticas ao longo do tempo, pois adaptaram-se bem s diversas etapas da historia da Terra. Atualmente existem fosseis e, tambm, exemplares vivos.

Importncia dos Fosseis


Fosseis de ambiente: Permitem estudar a evoluo da vida na Terra . Fosseis de idade: Permitem datar as rochas e determinar ambientes antigos.

Lio n 17 e 18
Sumrio:
Datao relativa e absoluta; As etapas da historia da Terra; Resoluo de exerccios.

10/11/2011

Datao relativa e absoluta


Relativa: Feita atravs dos fosseis de idade. Absoluta: Estabelece a idade das rochas em milhes de anos (m.a). feita atravs de elementos radioactivos.

Etapas na historia da Terra


Eon
Estende-se dos 545 M.a. at atualidade Aparecimento de muitos organismos

Principais caractersticas
Cenozico Estende-se dos 65 M.a. atualidade Aparecimento do Homem, dos mamferos e das aves. Estende-se dos 250 at aos 65 M.a. Existncia de dinossauros, amonites, belemnites, plantas e aves.
Estende-se dos 545 M.a. Aos 250 Existncia de trilobites, plantas, peixes, anfbios e repteis.

Fanerozico

Mesozico

Paleozico

Etapas na historia da Terra


Eon Principais caractersticas

Proterozico Arcaico

Estende-se dos 2500 aos 545 M.a. Existncia de organismos unicelulares de dimenses reduzidas.

Estende-se desde a origem da Terra h cerca de 4600 M.a., at 2500 M.a. Aparecimento da vida

Lio n 19 e 20
Sumrio:

17/11/2011

Exerccio de Aplicao de Conhecimentos; A hiptese da deriva continental.

A hiptese da deriva continental


H 250 M.a., os continentes estiveram unidos. A posio que tm, atualmente, no a mesma que no passado, mas sofreram movimentaes. Existiu primeiro um supercontinente, a pangea, constitudo por uma zona sul (Gondwana) e por uma zona norte (Laursia), que estava rodeadi por um superoceano, a pantalassa. Era uma teoria de Alfred Wegener, era geo-fsico e meteorologista e era formado em astronomia.

A hiptese da deriva continental


Argumentos morfolgicos: Os limites dos continentes encaixavam como um puzzle. Argumentos geolgicos: Montanhas, cordilheiras , ect. (relevo) idnticas/o em diferentes continentes. Argumentos paleontolgicos: Fosseis de animais terrestre idnticos em diferentes continentes. Argumentos paleoclimaticos: Climas idnticos em diferentes continentes.

Lio n 21 e 22
Sumrio:

24/11/2011

A morfologia dos fundos ocenicos; Datao das rochas; Teoria da tectnica.

A morfologia dos fundos ocenicos


Os fundos ocenicos tm diversas formas de relevo como: - Plataformas continentais - Taludes continentais - Plancies abissais - Dorsais mdio-ocenicas - Fossas ocenicas - Riftes - Zonas de subduco

Datao das rochas


A colheita das rochas dos fundos vulcnicos permitiu saber que as rochas mais recentes esto na regio dos riftes.

Teoria da tectnica de placas


A superfcie do planeta (litosfera) est dividida em placas litosfricas ou tectnicas, que encaixam umas nas outras como um puzzle e que esto em constante movimento, deslizando sobre a astenosfera, podendo colidir, afastar-se ou deslizar sobre si mesmas. Sob a litosfera, o magma forma correntes de conveco que so responsveis pelo movimento das placas tectnicas. As correntes de conveco fazem deslocar as lacas tectnicas por arrastamento.

Teoria da tectnica de placas


A partir deste modelo podemos verificar que existem diferentes limites de placas tectnicas: - Limites divergentes: As placas afastam-se e h expanso dos fundos ocenicos (nova crosta). - Limites convergentes: As placas colidem e h destruio da crosta. - Limites transformantes: As placas deslizam, ao longo uma da outra e no h nem formao nem destruio da crosta.

Lio n 23 e 24
Sumrio:
Entrega e correo do Exerccio de Aplicao de Conhecimentos; Revises; Auto-avaliao.

15/12/2011

Lio n 25 e 26
Sumrio:
Falhas e dobras.

05/01/2012

Falhas e Dobras
As falhas so ruturas que ocorrem nas rochas quando estas so sujeitas a foras que ultrapassam a sua resistncia. Estas ruturas so sempre acompanhadas de movimento de blocos rochosos e podem ser horizontais ou verticais. As dobras so enrugamentos provocados nas rochas que apresentam alguma plasticidade, quando estas so sujeitas a movimentos de compresso isto , quando do apertadas. Como ser de prever, as dobras esto associadas essencialmente a limites convergentes.

Lio n 27 e 28
Sumrio:
Vulcanismo e os tipos de atividade.

12/01/2012

Vulcanismo
A cincia que se dedica ao estudo dos fenmenos de vulcanismo a vulcanologia e os cientistas que se dedicam ao estudo destes fenmenos so os vulcanlogos. - Magma -> Material total e parcialmente fundido em determinadas zonas do interior da terra. - Lava -> Magma parcialmente desgaseificado (material) que perdeu parte dos seus constituintes.

Erupes e atividade vulcnica


Materiais expelidos durante uma erupo: - Materiais slidos Piroclastos (Bombas vulcnicas, lapilli, areias vulcnicas e cinza vulcnica) - Gases vulcnicos (Vapor de gua, dixido de carbono, dixido de enxofre, hidrognio e azoto). Tipos de atividade vulcnica: - Explosiva - Efusiva - Mista

Lio n 29 e 30
Sumrio:

19/01/2012

Visionamento do filme Caadores de vulces. As manifestaes de vulcanismo atenuado.

Vulcanismo atenuado
Tipos de vulcanismo atenuado: Fumarolas Emanaes de vapor de gua, frequentemente associadas a outros gases. Nascentes termais Nascentes de gua quente, mineralizadas, que podem ser utilizadas para fins medicinais. Giseres Repuxos intermitentes de gua em ebulio, em geral com grande concentrao em substancias minerais, que origina a formao de depsitos superfcie.

Lio n 31 e 32
Sumrio:

26/01/2012

A preveno da atividade vulcnica; Os benefcios da atividade vulcnica; Exerccios.

A preveno da atividade vulcnica


Para prevenir a atividade vulcnica necessrio identificar os vulces potencialmente perigosos. Para isso importante proceder a alguns estudos geolgicos, como: a cartografia geolgica da regio vulcnica; a datao radiomtrica das atividades vulcnicas ocorridas no passado; a monitorizao da atividade ssmica e dos fenmenos de vulcanismo atenuado; a inspeo peridica do vulco.

Os benefcios da atividade vulcnica


Os terrenos vulcnicos oferecem vantagens como: Solos frteis para a agricultura; Possibilidade de produo de energia eltrica e de aquecimento para habitaes; Paisagens de beleza extraordinria, o que favorece o turismo (e o desenvolvimento econmico da regio) Materiais com interesse econmico; Fonte de informao privilegiada no que diz respeito ao estudo do interior da Terra.

Lio n 33 e 34
Sumrio:

02/02/2012

Exerccio de Aplicao de Conhecimentos. Ficha de trabalho

Lio n 35 e 36
Sumrio:

09/02/2012

Correo do Exerccio de Aplicao de Conhecimentos.

Lio n 37 e 38
Sumrio:
Concluso da ficha de trabalho; Exerccios.

16/02/2012

Lio n 39 e 40
Sumrio:
Os sismos; Os maremotos; O hipocentro e o epicentro.

23/02/2012

Sismos e maremotos
Os sismos so movimentos bruscos e de curta durao, na crosta terrestre e que acompanhada pela libertao da crosta. Os maremotos so sismos que ocorrem em zonas ocenicas e que originam ondas gigantes.

O hipocentro e o epicentro
O hipocentro o local no interior da terra onde o sismo tem origem. O epicentro o local superfcie terrestre que fica localizado na vertical do hipocentro. As ondas ssmicas so manifestaes de energia, que se propagam em todas as direes, acabando por atingir a superfcie terrestre.

Lio n 41 e 42
Sumrio:

01/03/2012

Os sismgrafos e os sismogramas; Os abalos premonitrios e as rplicas; A intensidade e a magnitude de um sismo.

Sismgrafos e sismogramas
Os sismgrafos so aparelhos que registam os abalos ssmicos. O sismograma o registo dos abalos ssmicos.

Os abalos premonitrios e as rplicas


Os abalos premonitrios so abalos que antecedem um grande sismos. As rplicas so abalos que sucedem um grande sismo.

Lio n 43 e 44
Sumrio:

08/03/2012

Exerccio de Aplicao de Conhecimentos; Escala de Mercalli e de Richter; As isossistas.

Lio n 45 e 46
Sumrio:

15/03/2012

Entrega e correo do Exerccio de Aplicao de Conhecimentos; Os fatores que condicionam a intensidade ssmica; A preveno dos sismos.

Lio n 47 e 48
Sumrio:

22/03/2012

Visualizao do filme Anatomia de um terramoto; Auto-Avaliao

Lio n 49 e 50
Sumrio:

12/04/2012

Como atuar antes, durante e depois de um sismo. Os mtodos diretos e os mtodos indiretos para o estudo do interior da Terra.

Lio n 51 e 52
Sumrio:

19/04/2012

Como atuar antes, durante e depois de um sismo. Os mtodos diretos e os mtodos indiretos para o estudo do interior da Terra.

Lio n 53 e 54
Sumrio:

26/04/2012

Exerccio de Aplicao de Conhecimentos;

Vous aimerez peut-être aussi