Vous êtes sur la page 1sur 30

Filosofia e Budismo na perspectiva dos filsofos ocidentais: Hegel, Schopenhauer e Nietzsche

Prof. Dr. Deyve Redyson Universidade Federal da Paraba

O que o Budismo?
O budismo uma religio no-testa, isto , no h um deus que dirige o universo e est configurado numa srie de convenes e ensinamentos baseados na mensagem de Siddharta Gautama, o Buda. (O Iluminado, O Desperto) que nasceu por volta de 622 a.C. em Kapilavastu, na ndia. Buda em pli ou em snscrito se escreve Buddha, no um nome prprio, mas sim um ttulo. Este ttulo lhe foi atribudo por que despertou de um profundo sono de ignorncia, que significa o mundo, e indicou o caminho no qual as verdades podem ser contempladas e vividas, o Dharma.

Buda Shakyamuni
A figura histrica do Buda A figura das vidas passadas do Buda (Jataka) Siddharta Gautama provavelmente viveu entre 622 e 543 a. C, pertencia ao cl dos Shakyas, por isso chamado de Shakyamuni (sbio das Shakyas), filho do monarca Suddhodhana, sua me foi Maha-Maya e faleceu sete dias aps o nascimento de Siddharta Aps este feito o Buda viveu ainda por quarenta anos andando pelo Vale do Ganges ensinando o Dharma (a lei, a verdade). O passamento final, o parinirvana, se deu com a idade de oitenta anos em Kusinara e seu corpo foi cremado sete dias depois. O que o budismo? A resposta clssica: ser budista buscar refgio nas trs realidades salutares supremas: o Buda (como seu mestre), o Dharma (como seu ensinamento) e o Sangha (como a comunidade budista). Os trs so considerados as trs jias que esto alm de todo preo. Encontrar refgio nas trs jias o que diferencia os budistas dos no-budistas. O Buda que alcanou a iluminao no ltimo de seus muitos nascimentos efetivou uma grande tradio no cultivo da clareza do bem-estar.

A lngua do Buda foi o Pli, lngua indo-europeia muito prxima ao snscrito, lngua mais importante na ndia antiga, porm o pli no deriva do snscrito, tem seus elos de aproximao e tambm tem de distanciamento. A palavra pli significa texto dessa forma a lngua do texto Este cnone chamado de Tipitaka em pli, que contm os ensinamentos originais do Buda e que esto reunidos no cnone pli: Este cnone chama-se tambm Tipitaka (em snscrito Tripitaka), isto , As trs Corbelhas por dividir-se em trs grupos, que se apresenta da seguinte forma: Vinaya Pitaka (Livros de Disciplina), Sutta Pitaka (Livros da Doutrina) e Abhidhama (Livros Psicolgicos).

A configurao do Budismo os trs veculos


Os trs veculos principais so: Escolas mais antigas (Hinayana/Theravada), Escolas Mahayana e Escolas Vajrayana. Escolas Hinayana (Theravada): Ch'eng-shih, Chu-she, Jjitsu, Kusha, L-tsung, Mahasanghika, Pudgalavada, Ritsu, Sarvastivada, Sautrantika, Sthaviravada, Theravada e Vaibhashika; Escolas Mahayana: Ch'an (Zen), Ching-t'u, Chittamatra, Fahsiang, Hoss, Hua-yen, Ji-sh, Jnanavada, Jdo, Jdo Shin, Kegon, Madhyamaka, Madhyamika, Nichiren, Nieh-p'an, Sanlun, Sanron, Tathagatagarbha, Ti-lun, Won, Yogachara, Ynchi e Zen; Escolas Vajrayana: Nyingma, Gelug, Sakya, Kagy, Jonang, Kadam, Mi-tsung, Shingon, Tendai e T'ien-t'ai.

De acordo com o Buda e seu registro no cnone pli, o budismo se fundamenta no que conhecido por as Quatro nobres verdades (cattari ariya-saccni): A nobre verdade acerca do sofrimento (dukkham ariya-saccam) Nascimento doloroso; velhice dolorosa; morte dolorosa; mgoa, lamentao, dor, angstia e desespero so dolorosos tambm; associao com o desagradvel dolorosa; separao do que caro dolorosa; desejar algo e no obt-lo tambm doloroso; sucintamente, os cinco agregados da personalidade (objetos) do apego, so (insatisfatrios e) dolorosos; A nobre verdade acerca da origem do sofrimento (dukkhasamudayam ariya-saccam) Justamente essa sede que conduz existncia renovada, ligada ao prazer e paixo, e que encontra deleite ora aqui ora acol, a saber: a sede sensual, a sede pela existncia e a sede pela (auto-)aniquilao;

A nobre verdade acerca da cesso do sofrimento (dukkhanirodham ariya-saccam) Justamente a completa impassividade , e a cessao dessa sede, a renncia a ela e seu abandono, a libertao e a independncia dela; A nobre verdade acerca da via que leva cessao do sofrimento (dukkha-nrodha-gmini-patipad ariya-saccam) Justamente este nobre Caminho ctuplo, a saber: viso correta, propsito (ou inteno) correto, fala correta, ao correta, meio de vida correto, esforo correto, plena mentao correta e concentrao correta.

O nobre caminho ctuplo est para a quarta nobre verdade do Buda, o caminho e a indicao para o fim do sofrimento. Os oito caminhos partem de uma verdade, isto , uma sentena verdadeira (correta ou devidamente samyak (samm) que so apresentados em trs grupos:

prajna (adhipann-sikkha) a sabedoria superior que purifica a mente, permitindo atingir uma viso espiritual da natureza e de todas as coisas; 1) Viso correta (samm-ditthi) ver a realidade como ela , no apenas como parece ser, isto , entender as quatro nobres verdades; 2) Propsito correto (samm-sankappa) propsito de abnegao, de renncia a liberdade e a inocuidade, no ter m vontade e estar livre da crueldade; - sila (adhisila-sikkha) a moralidade superior, a absteno de atos novios; 3) Fala correta (samm-vc) absteno da fala mentirosa e preservao da fala no ofensiva, abandono da calnia; 4) Ao correta (samm-kammanta) agir de maneira no prejudicial, absteno de agredir ser vivo, roubar e m conduta sexual; 5) Meio de vida (samm-jiva) obter a subsistncia por meios que no sejam prejudiciais aos seres vivos; - samadhi (adhicitta-sikkha) mentalidade superior, meditao; 6) Esforo correto (samm-vyma) evitar maus estados mentais e super-los, fazer esforo sempre para melhorar; 7) Plena mentao correta (samm-sati) contemplao do corpo, sentimento, mente e objetos mentais 8) Concentrao correta (samm-samdhi) concentrao sob um nico objeto de maneira a induzir a certos estados especiais de conscincia em meditao aprofundada.

A tradio do budismo aponta dentro dos vastos cnones (pli, snscrito, tibetano, chins) os textos que so reconhecidos como sutras: Os mais conhecidos seriam: o Maha-prajn-pramita Hdraya Sutra (O Sutra da essncia da perfeio da sabedoria, conhecido como o Sutra do Corao), o Vajracchedika (Sutra do Diamante), o Surangama Sutra, o Sutra de Amithaba , Sadharma-Pundarika Sutra(Sutra do Ltus) e o Lankavatara Sutra (Sutra do Caminho de Lanka)

G. W. F. Hegel e o Budismo

A) Religies da Natureza 1. Religio imediata, natural: magia Religies da conscincia dividida em si mesma (religies da 2. substncia) Religio da medida (China) Religio da fantasia (brahmanismo) Religio do ser em si (budismo) Religies da substncia livre 3. Religio do bem e da luz (Persa) Religio do sofrimento (Sria) Religio do mistrio (Egito) B) Religies da Individualidade espiritual Religio do sublime (judasmo) Religio da beleza (grega) Religio da finalidade (romana) C) Religio da finalidade absoluta Cristianismo

Encontramos o budismo nas lies de Hegel que vo de 1820 e 1830. Inicialmente em suas Lies sobre Filosofia da Histria (Vorlesungen ber die Philosophie der Geschichte) e em seguida nas Lies sobre Filosofia da Religio (Vorlesungen ber die Philosophie der Religion) e por fim nas Lies sobre Histria da Filosofia (Vorlesungen ber die Geschichte der Philosophie). O terceiro e pequeno capitulo da Filosofia da Histria todo dedicado ao budismo onde Hegel demonstra uma imagem depreciativa do budismo, seguindo o raciocnio que tem das outras religies orientais como o hindusmo, o que demonstrava seu pouco conhecimento desta religio. No incio do capitulo, Hegel situa seu leitor, pblico j bem conhecedor do cristianismo, o que o budismo segundo suas consideraes a partir de alguma literatura que tinha a disposio. Percebe-se que Hegel conhece as origens do budismo e sua situao geogrfica. Os elementos responsveis pela equivocada interpretao de Hegel sobre o budismo comeam na sua fonte de leitura e em seguida a partir de sua visualizao do tema.

A principal fonte utilizada por Hegel para os seus desenvolvimentos, em toda a sua obra, sobre o budismo foi o artigo de Francis Buchanan On the religion and literature of the Burmas publicado no volume 6 do Asiatic Researches que expe a natureza do budismo em sua genealogia histrica, atravs das histrias do nascimento do Buda Shakyamuni, passando pelos principais conceitos sobre o sofrimento e termina por entronizar que existem escolas budistas diferentes que desenvolvem estruturas diferentes, como o Tibete, por exemplo. O texto de Buchanan levanta questes fulcrais para a compreenso do budismo, at por que, como veremos, Schopenhauer deve acesso as mesmas leituras e teve uma interpretao bastante diferente. Hegel, em muitas passagens acaba por depreciar diversos conceitos do budismo e extrair deles pr-conceitos no to verdadeiros como observaremos.

Hegel, ainda nas Lies sobre a Filosofia da Histria identifica Fo como a representao do Buda na China e nos d traos de sua expanso. Na tentativa de expressar sua doutrina, Hegel insere o budismo entre as religies da interioridade e demonstra sua no substancialidade: Nessa religio, que na verdade deve ser caracterizada como a religio da interioridade, a elevao da falta de espiritualidade para a subjetividade acontece de duplo modo, sendo um do tipo negativo e o outro do tipo afirmativo. Para Hegel, o budismo prega uma interioridade contemplativa sem espiritualidade e na relao de sua subjetividade transportase para uma efetiva inter-subjetividade. HEGEL, Filosofia da Histria. Braslia, Editora da UNB, 2008, p. 145-146.

O que Hegel quer demonstrar como o cristianismo superior a esta prtica no espiritual: A elevao negativa a concentrao do esprito ao infinito, que precisa ocorrer, primeiramente, em determinaes religiosas. Ela reside no dogma fundamental de que o nada o princpio de todas as coisas, de que tudo surge do nada e para l retorna... Tudo somente uma alterao de forma. O grande problema de Hegel se encontra no seu conceito de religio. A religio tema que atravessa toda a obra de Hegel, ou seja, seu sistema da cincia (System der Wissenschaft). A religio ou as figuras emblemticas do cristianismo ocupam grande parte de seu percurso filosfico e nos lanam na empreitada de verificar onde a filosofia da religio hegeliana quer chegar e quer ser.

Schopenhauer e o Budismo

Com poucas referncias e poucos materiais a disposio, Schopenhauer teve um verdadeiro insight oriental para que no cometesse desvios ou incongruncias, como tantos fizeram. Schopenhauer se aproxima do budismo, mantendo um dilogo de proximidade e semelhana entre a sua tica e a sua metafsica. No decorrer da obra de Schopenhauer encontramos diversas passagens que nos trazem o budismo como uma religio de predileo do filsofo alemo, em diversas passagens so tratados conceitos e expresses usuais no budismo primitivo e at mesmo no budismo mais moderno. Schopenhauer no conviveu e nem teve diante de si nenhum integrante de alguma tradio budista diretamente, dessa forma como chegou a conhecer o budismo e anunci-lo como uma religio de excelncia e verdade

Encontramos em toda a obra de nosso filsofo mais de duzentas referncias ao budismo, somente em sua obra capital existem mais de sessenta. Sua obra mxima, O Mundo como vontade e como representao demostra claramente isto, e evoca um homem que conhece at certo ponto o budismo e suas tradies. Giuseppe de Lorenzo concorda que Schopenhauer recebeu uma influncia direta do budismo e que em seu pensamento h uma profunda semelhana com o pensamento de Buda. J Abelsen insiste que a doutrina do budismo influenciou Schopenhauer na juventude e que grande parte de seu pensamento estava norteado pela doutrina de Buda. Nnjivako acredita que uma leitura entre Schopenhauer e o budismo pode ser feita atravs de comparaes que pode comear a ser visualizadas desde seu primeiro contato com a ndia e segue-se pelas tradies budistas, incluindo, por exemplo, o prajna-paramita, citado pelo filsofo. Enquanto isso, Urs App defende a ideia de que Schopenhauer se aproxima primeiramente do hindusmo atravs de seus mitos e consequentemente percebe que muito do que pensava j estava escrito nas palavras de Buda, isto o faz reconhecer a grandeza desta religio e a querer melhor entend-la.

Com esta importante passagem, Schopenhauer nos informa da precariedade de estudos sobre o budismo em sua poca na Europa e de quanto foi importante suas poucas e no claras aproximaes com esta religio: Pois quando em 1818 veio a luz minha obra, as notcias na Europa que poderiam ser encontradas sobre o budismo eram muito escassas, sumariamente incompletas e pobres, limitando-se quase todas a alguns artigos nos primeiros volumes do Asiatic researches que se referiam principalmente ao budismo dos birmanos. Somente depois fomos obtendo, pouco a pouco, maior notcia dessa religio, principalmente atravs dos profundos e ilustrativos tratados do acadmico de So Petersburgo J. J. Schmidt em seus ensaios de sua academia, logo depois atravs de diversos eruditos ingleses e franceses, de modo que pude oferecer um ndice bastante numeroso dos melhores escritos sobre essa crena em minha obra Sobre a vontade na natureza no captulo sinologia. Infelizmente Csoma Krsi, esse grande hngaro que passou muitos anos no Tibete e sobre tudo nos mosteiros budistas com o fim de estudar a linguagem e os escritos sagrados do budismo, foi arrebatado para a morte justamente quando comeava a elaborar o resultado de suas investigaes.

O objetivo do Buda para Schopenhauer seria o objetivo do Buda Shakyamuni, libertar o caroo da casca, era limpar a grande doutrina de todas as figuras e divindades, tornando seu contedo puro acessvel e compreensvel at mesmo pelo povo. Nisto foi maravilhosamente bem sucedido, e por isto sua religio a mais adequada e representada pelo maior nmero de adeptos na Terra (Glubigen vertretene auf Erden). Schopenhauer teve conhecimento das quatro nobres verdades atravs da obra de Burnouf, a elas chamava de verdades fundamentais (Grundwahrheiten): O budismo... converso e esperana de salvao deste mundo de sofrimento, essa sansara, nasce do conhecimento de quatro verdades fundamentais (Grundwahrheiten): 1) dolor, 2) doloris ortus, 3) doloris interitus, 4) octopartita via ad doloris sedationem Dhammapadam. A explicao destas quatro verdades se encontra em Burnouf. Esta citao se encontra no volume dois de sua grande obra O Mundo como vontade e como representao publicada em 1844, tipicamente o primeiro momento onde Schopenhauer se preocupa em descrever as quatro nobres verdades quando fala de sofrimento e dor, com elas, pensa na forma de justificao de sua grande doutrina. A partir destas realidades apresentadas pelo Buda, analisemos cada uma das nobres verdades e sua consonncia com o pensamento de Schopenhauer a luz do budismo.

prajnaparamita
Schopenhauer teve conhecimento de prajn pramit e de sua densidade na vacuidade. Nossa perspectiva parte da noo de verdade e de forma que o filsofo de Dantzig tinha, provavelmente a grande incurso do pensamento kantiano deve ter oferecido a nosso filsofo uma interpretao bem metafisica desta perspectiva, pois aqui, Schopenhauer est elaborando uma teoria de compreenso do nada. Ao encerrar sua obra magna O Mundo como Vontade e como Representao, Schopenhauer cita: Para aqueles a quem a vontade ainda os anima, aquilo que resta, aps a supresso total da vontade, efetivamente o nada. Mas, ao contrrio, para aqueles que se converteram e aboliram a Vontade, o nosso mundo atual, este mundo to real como todos os seus sis e todas as suas vias lcteas, que o nada.

O elemento que poder, previamente, responder-nos, o fato de que na terceira edio de O Mundo como Vontade e como Representao, Schopenhauer em 1859 acrescenta a tal citao uma nota de rodap onde remete a leitura do prajn pramit. A nota diz: Isso tambm o Pradschna-paramita dos budistas, o alm de todo o conhecimento, ou seja, o ponto onde sujeito e objeto j no existem (vide Isaac Jacob Schmidt), Sobre Mahayna e o pradschna-paramita). Atravs deste trecho, podemos verificar que Schopenhauer conheceu o prajn pramit atravs do livro de Schimdt e que seu conhecimento deste texto o levou a entender que o sutra de linhagem mahayana trata da vacuidade e a este termo relacionou a sua noo de vazio que est delimitada pelo conceito de vontade. Segundo App e Abelson, Schopenhauer conheceu o prajn pramit tambm por outros dois textos, o de Robert Spencer Hardy Eastern Monachism de 1850 e Carl Friedrich Koeppen Die Religion des Buddha und ihre Entstehung de 1857, este ltimo nos fala de uma hierarquia de lamasmo no Tibete.

Nietzsche e o Budismo

O primeiro elementos que podemos considera nesta interpretao que o conhecimento de Nietzsche sobre o budismo tem duas fontes: a viso/interpretao de Schopenhauer e a leitura e troca de correspondncia com Paul Deussen. Nietzsche no teve tanto interesse, como Schopenhauer teve, de procurar livros que pudessem auxiliar a leitura sobre o budismo ou se aproximar de algum pensador budista. Essa constatao nos leva a perceber que Nietzsche tambm teve uma interpretao incorreta do budismo e que em muitas das vezes, leva esta compreenso reduzida do budismo a uma afronta, para ele mais importante, com o cristianismo. A dualidade entre Cristo e Buda, parecem ser para Nietzsche o ideal da percepo de que o cristianismo falhou como processo de paz e harmonia e o budismo logrou xito neste mesmo ideal. Na h, em Nietzsche, uma preocupao histrico, sistemtica ou filosfica de como o budismo poderia ser compreendido, isso se d, efetivamente, a partir da noo de que, Nietzsche no estava espiritualizado e nem o pretendia ser atravs do budismo.

Em Aurora, Nietzsche expe que o surgimento do Buda na ndia representa o surgimento de uma religio que se conserva como religio auto redentora, demonstra que Nietzsche entende os meios pelos quais o budismo elabora sua lei de originao interdependente, isto , os meios causais que tornam o homem capaz de alcanar sua iluminao. Nos diz Nietzsche: Mas um passo adiante, e j no havia necessidade dos sacerdotes e intermedirios, e apareceu Buda, o mestre da religio da auto-redeno: - como a Europa ainda se acha distante desse estgio da cultura

Ser em sua obra O Anticristo onde encontraremos as principais representaes de Nietzsche sobre o budismo. Aqui surge, para ele, a diferena entre o cristianismo e o budismo. Com minha condenao do cristianismo no quero ser injusto com uma religio a ele aparentada, que pelo nmero de seguidores at o supera: o budismo. O budismo mil vezes mais realista que o cristianismo ele carrega a herana da colocao fria e objetiva dos problemas, ele vem aps sculos de contnuo movimento filosfico, o conceito de deus j foi abolido quando ele surge. O budismo a nica religio realmente positivista que a histria tem a nos contar, at mesmo em sua teoria do conhecimento, ele j no fala em combater o pecado, mas sim, fazendo inteira justia realidade, em combater o sofrimento... Ele se encontra usando minha linguagem alm do bem e do mal. Aqui percebemos o quanto Nietzsche est envolvido na crtica ao cristianismo e que tem interesse no budismo e que conhece seus fundamentos iniciais, pois Nietzsche nos fala da eliminao do sofrimento e no da preciso em se combater o pecado e seu gerador. Nietzsche continua: O budismo uma religio para homens tardios, para raas bondosas, brandas, que se tornavam superespirituais, que facilmente sentem dor ( - a Europa est longe de ser madura para ele ). Nietzsche reconhece que a Europa demasiadamente antiquada, pois o budismo para homens do alm, homens mais. Talvez por isso ele seja o buda da Europa.

O conhecimento de Nietzsche sobre o budismo pequeno, sabemos apenas o pouco que ele poderia ter lido e como o entendeu a partir das leituras, sabemos sim que sua perspectiva est fundada nos fundamentos iniciais da doutrina budista, ainda presa, aqui, que Nietzsche tem uma necessidade de depreciar o cristianismo com o budismo: O budismo no promete, mas cumpre, o cristianismo promete tudo, mas nada cumpre Para Nietzsche o budismo permanece em um estgio de passividade, entendendo o budismo como um niilismo, Nietzsche no estaria somente afirmando que o ensinamento do Buda seria apenas vazio, a noo do vazio e da vacuidade dentro do budismo, como j vimos, muito importante e fundamental. O grande problema em Nietzsche ser a forma de entender o budismo como um niilismo, isto , uma doutrina que no acredita em nada.

Vous aimerez peut-être aussi