Vous êtes sur la page 1sur 14

INTER-RELAES ENTRE OS CONTEXTOS

FRANCISCO RIO N11 VTOR GUIMARES N24

INTRODUO
Quando pensas nos diferentes contextos em que vives, a tua famlia, a tua escola, a tua cidade, a tua realidade social, -te fcil compreenderes que eles se encontram profundamente interligados. Algumas das ligaes, so antes demais geogrficas, por exemplo, entre a tua escola e a tua comunidade, entre os teus vizinhos e a tua famlia.

Todos estes elementos concorrem para a conexo dos diferentes contextos de vida dos indivduos e podero, dependendo dos casos ,

contribuir para uma maior ou menor coerncia da sua influencia no


desenvolvimento de cada um.

Contextos de existncia dos indivduos segundo Urie Bronfenbrenner

MICROSSISTEMA
Relaes face a face Contextos prximos Relaes diretas No existe isolamente

CONTEXTOS EM QUE VIVES

Famlia

Escola

Cidade

Realidade Social

OS CONTEXTOS DE VIDA DE CADA UM NO EXISTEM SEPARADOS E EM CADA MOMENTO VO INFLUENCIAR-SE MUTUAMENTE A DIVERSOS NVEIS

Relao Casa/Escola Escola/Casa

Convergncias e os conflitos e modos de reagir a situaes

O CONTEXTO DE CADA UM
Sistema muito amplo

Influncias mtuas

As influncias que o contexto tem em cada um de ns so profundamente dinmicas

EXISTEM TRS TIPOS DE INTER-RELAES


Inter-Relaes no interior de cada contexto- todos os contextos so constitudos por subsistemas que interagem entre si. Cada um dos elementos que constitui um determinado contexto afeta todos os outros atravs da sua ao; Inter-relaes entre contextos- os contextos nunca se encontram isolados, existindo sempre portanto, uma interao entre estes; Inter-relaes entre o indivduo e os contextos- o indivduo afeta, com todas as suas aes, o contexto em que se insere

AS REDES SOCIAIS
O indivduo um dos mais importantes constituintes do contexto particular em que se insere, sendo que cada indivduo possui um conjunto de pessoas com quem est relacionado ou conectado. Ao conjunto destas relaes, ligaes e interaes interpessoais chama-se de rede social.

AS REDES SOCIAIS
Os indivduos que fazem parte das redes sociais podem exercer a sua influncia de vrias formas,em diferentes nveis de contextos, como por exemplo no apoio que diferentes elementos de uma rede social podem disponibilizar em certas situaes; As redes sociais tm tambm uma grande influncia no desenvolvimento dos indivduos, afetando-os de forma emocional ou afetiva, mas no s: esta influncia pode tambm servir como informao sobre o contexto, ou seja, orientam os indivduos na forma como devem lidar com os diferentes contextos.

O PAPEL DOS CONTEXTOS E COMPORTAMENTO DOS INDIVDUOS

AS CARACTERSTICAS PESSOAIS
Apesar da influncia dos variados nveis de contextos, o desenvolvimento final do indivduo depender, eventualmente, das suas caractersticas pessoais e do modo como estes interpretam e se deixam influenciar. A resilincia demonstra isso mesmo. Resilincia a capacidade encontrada por algumas pessoas de encontrarem foras e recursos no seu mundo pessoal que lhes permitem enveredar por trajetrias desenvolvimentais adaptativas e positivas, mesmo em condies adversas de privao e risco.

CONCLUSO

Vous aimerez peut-être aussi