Vous êtes sur la page 1sur 25

TICA PROFISSIONAL

Regramento

tico Estatutrio

-Estatuto da Advocacia (EAOAB Lei 8.906/94) -Cdigo de tica e Disciplina (CED) (art. 33, V e 54,
Lei 8.906/94)

-Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB (RGEAOAB) (art. 54, V e 78, Lei 8.906/94) -Provimentos do Conselho Federal da OAB

Estatuto

da Advocacia (EAOAB Lei 8.906/94)

- Da atividade da advocacia (arts. 1 ao 5) - Direitos do advogados (arts. 6 e 7 e incisos) - Da inscrio (arts. 8 ao 14) - Da sociedade de advogados (arts. 15 ao 17) - Do advogado empregado (arts. 18 ao 21) - Dos honorrios advocatcios (arts. 22 ao 26) -Das incompatibilidades e impedimentos (arts. 27 ao 30) -Da tica do advogado (arts. 31 ao 33) -Das infraes e sanes disciplinares (arts. 34 ao 43)

Estatuto

da Advocacia (EAOAB Lei 8.906/94)

- Da Ordem dos Advogados do Brasil Dos fins e da organizao (arts. 44 ao 50) Do Conselho Federal (arts. 51 ao 55) Do Conselho Seccional (arts. 56 ao 59) Da Subseo (arts. 60 ao 61) Da Caixa de Assistncia dos Advogados(art62) Das eleies e dos mandatos (arts. 63 ao 67) -Do processo na OAB Disposies gerais (arts. 68 e 69) Do processo disciplinar (arts. 70 ao 74) Dos recursos (arts. 75 a 77) -Das disposies gerais e transitrias (arts. 78 ao 87)

Cdigo

de tica e Disciplina (CED) (art. 33 e 54, V Lei 8.906/94)


- O advogado obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no Cdigo de tica e Disciplina. - Postulados: legalidade, justia, retido, verdade, boa-f, altivez, independncia, probidade pessoal. - O CED regula os deveres do advogado para com a comunidade, o cliente, o outro profissional e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocnio, o dever de assistncia jurdica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares.
- Cabe ao Conselho Federal editar e alterar o Regulamento Geral, o CED, e os provimentos que julgar necessrios.

Atividades privativas da advocacia 1. Noes Gerais Previso constitucional: art. 133, CF: O advogado
indispensvel administrao da justia.

Previso legal: art. 1, EAOAB.


Postulao na Justia do Trabalho art. 791, CLT 425, TST: o jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791, CLT, limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia do TST.

Postulao nos Juizados Especiais Estaduais e


Federais art. 9 , Lei 9.099/95 art. 10, Lei 10.259/2000 as partes podero designar, por escrito, representantes para a causa, advogado ou no. (ADIn 3168/2004) Juizados Especiais Criminais (ADIN 3168) obrigatria e indispensvel a presena do advogado.

Inventrios, separaes e divrcios extrajudiciais


- Habeas Data, Mandado de Segurana e Reviso Criminal.

Vedao da divulgao de advocacia em conjunto com outra atividade (art. 1, par. 3, EAOAB).
- Art. 28, CED: O advogado pode anunciar os seus servios profissionais, individual ou coletivamente, com discrio e moderao, para finalidade exclusivamente informativa, vedada divulgao em conjunto com outra atividade. - Provimento 94/2000 do Conselho Federal. - Infrao tica passvel de censura (art. 36, II e III, EAOAB) - Publicidade CED, artigos 28 a 34.

2. Caractersticas essenciais da advocacia (art. 2, EA)


a) b) c) d)

Indispensabilidade Inviolabilidade Funo social Independncia

3. Sujeitos que exercem a atividade da advocacia


Art. 3, pargrafo 1 Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta Lei, alm do regime prprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da Unio, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das Procuradorias e Consultorias Jurdicas dos Estados, do DF, dos Municpios e das respectivas entidades de Administrao Indireta e Fundacional.

Magistrados, promotores de justia e serventurios do Poder Judicirio.

Mandato Judicial
Conceito: ato pelo qual o outorgante (cliente) nomeia e
constitui o outorgado (advogado) para represent-lo judicial ou extrajudicialmente.
a) escrito b) procurao pblica ou particular (art. 38, CPC)

Previso legal (art. 5, EAOAB e 8 ao 24, CED)


- prova do mandato: procurao (nome e qualificao do outorgante e outorgado, poderes outorgados, a data e assinatura do outorgante)

Requisitos
- outorgante (art. 7 ao 13, CPC) capacidade e legitimao - outorgado (advogados ou estagirio, inscritos na OAB) vedao de outorga de poderes diretamente sociedade de advogados (art. 15, pargrafo 3, EAOAB e art. 15, CED)

os advogados scios de uma mesma sociedade profissional


no podem representar em juzo clientes de interesses opostos (art. 15, pargrafo 6)

estagirio de direito inscrito na OAB (art. 29 p. 1,


Regulamento). Atos praticados isoladamente, sob responsabilidade do advogado. - retirar e devolver autos - peties de juntada de documentos - obteno de certides de peas ou autos do processo - exerccio de atividades extrajudiciais

Nulidade dos atos privativos de advogado praticados por pessoa no inscrita na OAB e atos praticados por advogado impedido, suspenso, licenciado ou que passa a exercer atividade incompatvel com a advocacia (art. 4, EAOAB)

Natureza mista (prestao de servios advocatcios, contrato


de mandato e contrato de honorrios advocatcios)

Incio do mandato
- Assinatura da procurao (prova do mandato) - Art. 11, CED veda que o advogado aceite procurao de quem j tenha patrono constitudo nos autos, sem prvio conhecimento deste, salvo por justo motivo ou para adoo de medidas judiciais urgentes e inadiveis, sob pena de sano de censura (art. 36, II, EAOAB)

Prazo - 15 dias o advogado pode atuar sem procurao, afirmando


urgncia. Deve apresentar a prova do mandato neste prazo, prorrogvel por igual perodo (art. 37, CPC e 5, EAOAB). presuno legal de veracidade dispensa a prova.

Poderes da procurao a) ad judicia para o foro em geral autoriza a prtica de todos os atos processuais, em qualquer juzo ou instncia, com exceo daqueles que exijam poderes especiais. (art. 5, pargrafo 2, EAOAB) b) ad judicia et extra autoriza a prtica de atos que exijam poderes especiais. Ex: confisso, transao, oferecimento de queixa, representao criminal, desistncia da ao, quitao, reconhecimento da procedncia do pedido.

Extino do mandato
a) revogao ato unilateral do outorgante que revoga os poderes outorgados ao advogado. requisito de eficcia cincia inequvoca do advogado. Art. 14, CED A revogao do mandato judicial por vontade do cliente no o desobriga do pagamento das verbas honorrias contratadas, bem como no retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorria de sucumbncia, calculada proporcionalmente, em face de servio prestado.

b) renncia advogado no tem mais interesse em permanecer na causa. Pode ocorrer a qualquer tempo, por imperativo tico ou convenincia. - omisso do motivo - comprovao da cincia inequvoca do cliente (art. 6, RGEAOAB) Art. 5,pargrafo 3, EAOAB: O advogado que renunciar ao mandato continuar, durante os dez dias seguintes notificao da renncia, a representar o mandante, salvo se for substitudo antes do trmino desse prazo. c) concluso da causa ou arquivamento do processo (nestes casos, presumem-se o cumprimento e a cessao do mandato art. 10, CED) d) substabelecimento sem reserva de poderes: ocorre quando o advogado transfere os poderes recebidos pelo cliente a outro advogado (art. 24, pargrafo 1, CED). Exige prvio e inequvoco conhecimento do cliente.

Extino do mandato por decurso do tempo (art. 16, CED) Riscos do mandato (art. 8 CED)

Prestao de contas (direito-dever recusa injustificada art. 34, XXI, EAOAB)


Conflito de interesses entre os clientes patrocinados pelo mesmo advogado. (art. 18, CED) Postulao contra ex-cliente e ex-empregador (art. 19, CED) Sigilo profissional.

Previso legal:
- Art. 15 ao 19, RGEAOAB - Art. 1 ao 7, CED - Art. 7 e incisos seguintes, EAOAB.

Art. 7 e incisos seguintes, EAOAB.


- direitos e prerrogativas (direito-dever) - reprimenda criminal (crime de abuso de poder/autoridade Lei 4.898/65)

Art. 7 e incisos seguintes, EAOAB.

I exercer, com liberdade, a profisso em todo o territrio nacional.


- Liberdade - direito fundamental (art. 5 CF) - Liberdade profissional (art. 5, XIII, CF) norma de eficcia contida aplicabilidade imediata sujeita imposio de restries livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer.

- Liberdade em todo o territrio nacional inscrio principal e inscrio complementar

II a inviolabilidade de seu escritrio ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondncia escrita, eletrnica, telefnica e telemtica, desde que relativas ao exerccio da advocacia.
inviolabilidade e liberdade liberdade de defesa e sigilo profissional quebra do direito inviolabilidade (pargrafos 6 e 7)

III comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procurao, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares,ainda que considerados incomunicveis.
direito de assistncia de advogado (art. 5, LXIII,CF). descumprimento da regra pode resultar em abuso de autoridade.

IV ter a presena de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exerccio da advocacia, para lavratura do auto respectivo, sob pena de nulidade e, nos demais casos, a comunicao expressa seccional da OAB.
a priso do advogado em flagrante delito excepcionalidade pargrafo 3 (crimes inafianveis. (ADIN 1.127-8) descumprimento da regra pode resultar em abuso de autoridade.

V no ser recolhido preso, antes de sentena transitada em julgado, seno em sala de Estado Maior, com instalaes e comodidades condignas, assim reconhecidas pela OAB, e, na sua falta, em priso domiciliar.
ADIN 1.127-8 inconstitucional a expresso assim reconhecidas pela OAB

VI ingressar livremente: a) nas salas de sesses dos tribunais, mesmo alm dos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados; b) nas salas e dependncias de audincias, secretarias, cartrios, ofcios de justia, servios notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prises, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presena de seus titulares;

VI ingressar livremente:
c) em qualquer edifcio ou recinto em que funcione repartio judicial ou outro servio pblico onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informao til ao exerccio da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado; d) em qualquer assemblia ou reunio de que participe ou possa participar o seu cliente, ou perante a qual este deva comparecer, desde que munido de poderes especiais;

Vous aimerez peut-être aussi