Vous êtes sur la page 1sur 33

ANDRE RODRIGUES BORGES ALEX WILIAM GONALVES

De que constituda a matria

MATRIA : e todos os materiais que formam o universo A MATRIA possui massa e ocupa um lugar no espao. Tudo que slido, lquido ou gasoso uma forma de matria. A MATRIA FORMADA DE TOMOS.

Mas

o que tomo?

TOMO. Demcrito achava que toda a matria existente era o resultado da combinao de tomos de quatro elementos : terra, ar, fogo e gua.
QUE ELE CHAMOU DE

SEGUNDO O FILSOFO GREGO DEMCRITO, SE PEGARMOS UM OBJETO E O DIVIDIRMOS EM FRAGMENTOS CADA VEZ MENORES, O RESULTADO DESSA DIVISO SERIA UM FRAGMENTO INDIVISVEL

Antes do modelo de tomo que conhecemos hoje existiram vrios modelos Modelo de Isaac Newton, o tomo era considerado uma esfera muito pequena, rgida, indivisvel e indestrutvel

Esse modelo foi a base para o desenvolvimento da teoria cintica dos gases. Outros modelos foram sendo criados medida que determinados experimentos revelaram a natureza eltrica do tomo.

1-Modelo de Dalton
Dalton sugeriu um modelo no qual o tomo seria uma partcula rgida e indivisvel. Ele acreditava que o tomo seria a partcula elementar, a menor unidade da matria. Esse modelo ficou conhecido como Bola de Bilhar.

2-Modelo de Thomson

Sugeriu um modelo no qual os eltrons com cargas negativas estariam distribudos uniformemente em um grande volume de carga positiva, tornando o tomo eletricamente neutro. Esse modelo foi chamado de Pudim de Passas.

Thomson pesquisou os raios catdicos, verificou que eles poderiam ser interpretados como sendo um feixe de partculas carregadas negativamente. A essas partculas ele chamou de eltrons. A atribuio da carga negativa ao eltron foi arbitrria.

Esperimento com raios catodicos

Concluses dos experimentos de 1897 1. Raios catdicos so partculas carregadas (chamou de corpsculos) 2. Estas partculas so constituintes do tomo (controvertida) 3. Estas partculas so as nicas constituintes dos tomos (Errado!)

3-Modelo de Rutherford
O modelo atmico foi baseado nos resultados da experincia que ele e seus colaboradores realizaram. Experincia esta que consistia no bombardeamento de uma lmina finssima de ouro com partculas alfa (que possuem carga positivas). Rutherford e seus colaboradores verificaram que apenas uma partcula alfa das 10.000 emitidas sofria desvio ou reflexo ao incidir na lmina de ouro. Concluram ento que o raio do tomo era 10.000 vezes maior que o raio do ncleo .

No modelo atmico de Rutherford, ele admite os eltrons gravitando em torno do ncleo

ncleo eletrosfera ou coroa

Representao do modelo de Rutherford

eltron

O ncleo era constitudo de prtons (de carga positiva) e de nutrons. Os eltrons (de carga negativa) giravam em volta do ncleo ocupando uma grande regio conhecida como eletrsfera. Esse modelo era chamado de Planetrio. Esse modelo era chamado de Planetrio devido a sua semelhana com o nosso sistema solar.

Mas havia um problema com o modelo de Rutherford. De acordo com a teoria eletromagntica, os eltrons, ao girarem em torno do ncleo, emitem continuamente energia, j que se trata de uma carga em movimento acelerado. Com a perda da energia, os eltrons se aproximam gradualmente do ncleo em trajetria espiral, at se chocarem com ele, acarretando um colapso da matria.

4- Modelo de Bohr O dinamarqus Niels Bohr conseguiu "solucionar" os equvocos cometidos por Rutherford, baseando-se na teoria quntica: I Um eltron em um tomo se move em rbita
circular em torno do ncleo sob influncia da atrao coulombiana entre o eltron e o ncleo, obedecendo s leis da mecnica clssica

II Em vez da infinidade de rbitas que seriam possveis segundo a mecnica clssica, um eltron s pode se mover em uma rbita na qual seu momento angular orbital L um mltiplo inteiro da constante de Planck dividida por 2.
Constante de Planck 6,63x10-34 J.s = 4,14x10-15 eV.s

Orbita proibida

Orbita permitida

III - Apesar de estar constantemente acelerado, um eltron que se move em uma dessas rbitas possveis (estados estacionrios) no emite e nem absorve radiao eletromagntica. Portanto, sua energia total permanece constante.

As rbitas circulares so denominadas nveis de energia. E os eltrons que nelas se localizam constituem uma camada eletrnica.

K L M N O P Q 2 8 18 32 32 18 4

O eltron um tipo de partcula subatmica denominada lpton, acreditando-se que uma das partculas fundamentais, isto , que no pode ser dividida em constituintes menores.

O eltron tem uma carga eltrica negativa de 1.6 1019 coulomb e uma massa de 9.10 1031 kg (0.51 MeV/c), que aproximadamente 1/1836 da massa do prton.

o fton a partcula elementar responsvel pelo fenmeno eletromagngtico. Ele media as interaes eletromagnticas e constri todas as formas de luz. O fton tem massa invariante nula (mais detalhes a seguir) e viaja, no espao vazio, velocidade constante c=299.792.458 m/s. Em presena de matria, ftons so freiados ou mesmo absorvidos

Calor e luz So fontes de energia obtidas a partir de radiaes eletro magnticas, so provenientes dos ftons

O em condies normais esta no seu estado fundamental(1) Aps receber interferncias do meio ( calor, luz) o tomo entra no estado de excitao (2) Aps passar algum tempo os eltrons volta a sua condio, volta sua orbita original (3) Libera energia que denominada de fton(4)

1
tomo no estado fundamental tomo no estado excitaao

Possui comportamento dual (duplo comportamento) Se comporta como matria e tambm como energia quando lhe conveniente No possui massa, mas possui energia e a famosa equao E = mc

Os ftons caracterizar-se atravs de grandezas usadas da ondulatria Equao

Prisma ptico funciona como um filtro separando As ondas eletromagnticas e convertendo em cores diferentes E cada cor tem sua frequncia

comp. de onda (em metros) tam. de um comp. de onda nome comum da onda
ondas de rdio

longo
campo de futebol
bola de baseball casa raios-x duros clula bactria vrus protena molcula de gua

curto

infravermelho

ultravioleta

visvel

micro-ondas

raios-x moles

raios gama

fontes
rdio FM rdio AM cavidade rf forno micro-ondas radar

pessoas lmpadas

ALS

elementos mq. de radiativos raios-x

freqncia (Hz) energia de um fton (eV) baixa alta

Constante de Planck h=6,62x10-4 J.s

http://pdg.lbl.gov/2005/tables/gxxx Fisica Vol II Keller,F et.al Makron Books


Nelson Studart, A Radioatividade e os Modelos Atmicos, em Notas de Aula de Fsica Moderna, (UFSCar, So Carlos, 2000).

http://en.wikipedia.org/wiki/Photon

OBRIGADO!

Vous aimerez peut-être aussi