Vous êtes sur la page 1sur 22

Identidades e Patrimnios Culturais DR4

Portugal e Espanha formam a Pennsula Ibrica


Desde h muitos anos a Pennsula Ibrica foi sendo habitada por vrios povos:

Iberos, Celtas, Fencios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Visigodos e rabes.

Estes povos tinham diferentes costumes e religies e, por isso deixaram muitos vestgios da sua permanncia na Pennsula Ibrica e tiveram grande influencia na forma de viver dos povos da Pennsula.

Romanos introduziram

Leis e costumes, construram monumentos, pontes, estradas, aquedutos, termas Foi da sua lngua, o latim, que derivou o portugus.

Palavras Portuguesas que derivaram do Latim:

Latim:

Portugus:

Famlia Famlia Mater Me Pater Pai Filius/a Filho/a Schola Escola Magister/Professor Mestre/ Professor Discipulus/alumnus Aluno

Palavras Portuguesas que derivaram do Latim:

Latim: Biber Historia Aqua Panis Vinum Domus Vita

Portugus: Livro Histria gua Po Vinho Casa Vida

Cidades com sabor latino Nomes de Cidades: Beja: Pax Julia Braga: Bracara Augusta Chaves: Aquae Flaviae vora: Ebora Liberalitas Julia Lisboa: Olisipo Felicitas Julia Santarm: Scalabis Praesidium Julium

Agora j sabe por que razo se chama:


escalabitanos s pessoas naturais de Santarm

flavienses s pessoas de Chaves

bracarenses s de Braga

rabes ou Mouros foram os ltimos invasores da Pennsula Ibrica. Vieram do Norte de frica e instalaram-se, a partir de 711, em quase todo o territrio. Introduziram novos costumes nas regies onde se fixaram. As populaes Crists refugiaram-se nas Astrias, no Norte da Pennsula, onde comeou a reconquista crist no ano de 718.

Com a reconquista Crist formaram-se novos reinos Cristos:

Leo; Castela; Navarra; Arago.

Afonso VI, Rei de Leo, foi auxiliado por cavaleiros na luta contra os Mouros. D. Henrique e D. Raimundo, vindos de Frana, foram dois dos cavaleiros que mais se destacaram nessa luta. Como recompensa por essa ajuda, D. Henrique recebeu do rei de Leo, em 1096, o governo do Condado Portucalense e casou com D. Teresa, filha do rei de Leo.

O Condado Portucalense no era independente. D. Henrique tinha de prestar obedincia e lealdade ao rei de Leo. D. Henrique tentou tornar o Condado independente, mas morreu sem o conseguir.

A independncia do Condado Portucalense foi conseguida por D. Afonso Henrique. Para isso D. Afonso Henrique teve de lutar contra o seu primo D. Afonso VII, rei de Leo.

1143 foi assinado o Tratado de Zamora ( tratado de paz) entre os dois primos. Afonso VII de Leo reconhece o ttulo de rei a D. Afonso Henriques e a independncia de Portugal.

Para alargar o territrio, D. Afonso Henrique teve de travar lutas contra os Mouros. Conquistou

Leiria, Santarm, Lisboa, Alccer do Sal, Beja e vora.

D. Sancho I, filho de D. Afonso Henriques, continuou a luta para alargar o territrio. Tomou aos Mouros a Cidade de Silves, no Algarve. Mas os Mouros conseguiram reconquistar muitas terras que j pertenciam aos portugueses. D. Afonso II, filho de D. Sancho I, reconquistou Alccer do Sal. D. Sancho II conquistou vrias terras no Alentejo e no Algarve.

1249, D. Afonso III conquistou definitivamente o Algarve. Portugal atingiu, assim, a fronteira que tem hoje.

A 1 Repblica
5 de Outubro de 1910, a revoluo republicana triunfou.
IMPLANTAO DA REPUBLICA queda da Monarquia.

Os Republicanos procederam rapidamente substituio dos smbolos da Monarquia, instituindo uma nova bandeira, a bandeira da Republica; um novo Hino Nacional, A Portuguesa e uma nova moeda, o escudo.

Nao
Uma Nao um povo que possui uma cultura prpria e tem um passado comum, ou seja, uma Histria com a qual se identifica. Portugal uma nao com mais de 850 anos de existncia e tal como as outras naes tem os seus smbolos a bandeira e o hino nacionais.

A bandeira portuguesa actual foi escolhida j no sculo XX, depois da Implantao da Repblica em 1910. Mas mantm elementos que faziam parte da bandeira dos reis: o escudo, os castelos e as quinas.

0 hino nacional chama-se A Portuguesa. A msica de Alfredo Keil e o poema de Henrique Lopes de Mendona.
O Hino Nacional

Heris do mar, nobre Povo, Nao valente, imortal Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memria, s armas, s armas! Ptria, sente-se a voz Sobre a terra, sobre o mar. Dos teus egrgios avs, s armas, s armas! Que ho-de guiar-te a vitria! Pela Ptria lutar Contra os canhes marchar, [marchar!

Vous aimerez peut-être aussi