Vous êtes sur la page 1sur 20

AQUISIO E PERDA DA POSSE

1. Modos aquisitivos 2. Perda posse

1. Modos aquisitivos da posse


1. DA AQUISICAO DA POSSE Nosso Cdigo, fiel teoria de Ihering (art. 1196), no fez enumerao dos modos de aquisio, procurou apenas fixar o momento exato da aquisio, principalmente para os efeitos de usucapio; Art. 1204 Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possvel o exerccio, em nome prprio, de qualquer dos poderes inerentes propriedade.

Logo, assim que a pessoa puder exercer, em nome proprio, os poderes inerentes da propriedade, ela a adquire. A aquisicao da coisa da-se pela obtencao do poder de ingerencia socioeconomica da coisa. A apropriacao da coisa, tendo condicoes de dela dispor, usar ou gozar de suas vantagens, livremente e ira excluir a acao de terceiro mediante o emprego dos interditos possessorios.

Ou seja, a aquisio pode se dar por qualquer dos modos em geral, mas sempre a partir de um determinado momento, como, v.g., a apreenso, o constituto possessrio ou outro negcio jurdico, a ttulo gratuito ou oneroso, inter vivos ou causa mortis;
FORMAS DE AQUISICAO ORIGINARIA 1) Apreenso consiste na apropriao unilateral da coisa sem dono, quer abondonada (res derelicta), quer de ningum (res nullius); modo aquisitivo originrio da posse, i., no h relao de causalidade entre a posse atual e a anterior; Ocorre tambm a apreenso quando a coisa retirada de outrem sem sua permisso, embora com violncia ou clandestinidade.

A apreenso se revela em relao aos bens mveis pela ocupao (art. 1263), e quanto aos imveis pelo uso; 2) o exerccio do direito que consiste na manifestao externa do direito que pode ser objeto da relao possessria. Exemplo clssico o da servido. Se constituda pela passagem de um aqueduto por terreno alheio, adquire a sua posse se o dono do prdio serviente permanece inerte pelo prazo de ano e dia; O exerccio incontestado e contnuo de uma servido aparente por 10 anos pode conduzir usucapio (arts. 1379 c.c.1242); Enfim, ter o exerccio do direito poder us-lo gozando de suas vantagens.

DERIVADA A aquisio derivada da posse requer a existncia de uma posse anterior, que transmitida ao adquirente, em virtude de um ttulo jurdico, com anuncia do possuidor primitivo, sendo, portanto, bilateral (ex. atos jurdicos gratuitos ou onerosos, como a compra e venda); Nesta forma de aquisio, haver transferncia da posse do antigo para o novo possuidor;

Logo, podendo a posse derivada ser adquirida por qualquer ato jurdico, adquirir-se- pela tradio, que entrega ou transferncia da coisa, pressupondo um acordo de vontades, nas sua trs modalidades: real, simblica e ficta; Exige-se, ainda, para aquisio desta posse, a aplicao do CC, art. 104 (c.c. art. 107 e 108): capacidade do agente, objeto lcito e forma prescrita ou no defesa em lei.

O constituto possessrio (art. 1267, pargrafo nico) ou clusula constituti (que no se presume) ocorre quando o possuidor de um bem, que o possui em nome prprio, passa a possu-lo em nome alheio; trata-se de hiptese de tradio ficta; Art. 1.267. A propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Pargrafo nico. Subentende-se a tradio quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessrio; quando cede ao adquirente o direito restituio da coisa, que se encontra em poder de terceiro; ou quando o adquirente j est na posse da coisa, por ocasio do negcio jurdico.

A tradicao consiste na entrega do bem movel ao adquirente com a intencao de lhe transferir o dominio em razao do titulo translativo de propriedade. Contudo, valera como tradicao, produzindo os mesmos efeitos desta, a cessao que lhe fizer o alienante de seu direito a restituicao da coisa que se encontrar na posse de terceiro. Ex. A vende seu automovel a B, que esta emprestado a C, logo, A cede a B o direito de receber o bem de volta, que esta com C e podera reclamar de C a entrega do bem, em virtude do negocio realizado.

Hipotese em que a posse indireta equivale a tradicao. O constituto possessorio pode ser compreendido como a situacao em que ha um ato representativo da transferencia do bem, mas que o transmitente fica na posse da coisa alienada, nao mais em seu nome, mas em nome do adquirente. E a chamada Tradicao ficta (cuidado). Ha dois negocios juridicos simultaneos um opera a transferencia da posse de um antigo para um novo possuidor e outro de conservacao da posse pelo dono antigo.

Adquire-se tambm a posse pela acesso, modo pelo qual a posse pode ser continuada pela soma de tempo do atual possuidor com o de seus antecessores, como na sucesso e unio; Na transmisso causa mortis os herdeiros ou legatrios tomam o lugar do de cujus, continuando a sua posse, com os mesmos caracteres. ( Vide artigos. 1203 c.c. 1207);

A unio se d na hiptese da sucesso singular (compra e venda, doao, dao, legado), ou seja, quando o objeto constitui coisa certa ou determinada; Importante: o adquirente constitui para si uma posse nova, embora receba uma posse de outrem. Isto porque a posse do sucessor singular pessoal, nascendo, portanto, desligada da posse do seu antecessor;todavia, se quiser, poder unir sua posse do seu antecessor (art. 1207, 2 parte). Em regra, o direito de somar posses visa adquirir a propriedade pela usucapio. Art. 1.207. O sucessor universal continua de direito a posse do seu antecessor; e ao sucessor singular facultado unir sua posse do antecessor, para os efeitos legais.

1.1 Quem pode adquirir a posse


Art. 1.205. A posse pode ser adquirida: I - pela prpria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificao.

a) pela prpria pessoa que a pretende, desde que se encontre no pleno gozo de sua capacidade de exerccio ou de fato e que pratique o ato gerador da relao possessria, instituindo a exteriorizao do domnio; b) por representante legal (pais tutor ou curador) ou procurador, munido de mandato com poderes especiais, do que quer ser possuidor, caso em que se requer a concorrncia de duas vontades: a do representante e a do representado; j na representao legal, a vontade do representado est implcita;

c) por terceiro sem procurao ou mandato, caso em que a aquisio da posse fica na dependncia da ratificao da pessoa em cujo interesse foi praticado o ato; tal ratificao ter efeito ex tunc; A posse do imvel faz presumir a das coisas mveis que nele estiverem (art. 1209); trata-se da aplicao do princpio segundo o qual o acessrio segue o principal; a presuno juris tantum e estabelece a inverso do nus da prova.

2. Perda da posse
Considere o seguinte: sendo a relao possessria a visibilidade do domnio, perdida estar a posse sempre que o possuidor no exera ou no possa exercer poder inerente exteriorizao do domnio; Nesse sentido, diz o art. 1223: perde-se a posse quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem, ao qual se refere o art. 1196.

Essa norma de carter geral est em sintonia com a teoria de Ihering. No h necessidade de especificar, casuisticamente, os casos e modos de perda da posse; As situaes devero ser analisadas, caso a caso, judicialmente; Como exemplo, citamos: a) o abandono (renncia voluntria, bem como a negligncia do possuidor induz perda da posse); b) a tradio (quando h a inteno definitiva de transferir a posse a outrem);

c) pela destruio e/ou perda da prpria coisa (como a morte de um animal valioso pelo raio, o imvel que foi invadido permanentemente pelo mar, a jia que caiu no fundo do mar ou o pssaro valioso que escapou da gaiola);
d) por sua colocao fora do comrcio (porque se tornou inaproveitvel ou inalienvel); e)pela posse de outrem (ainda que contra a vontade do possuidor ou pela sua inrcia); f) pelo constituto possessrio (que altera a relao possessria, isto , perde-se a posse de dono).

2.1 Perda da posse dos direitos


a) pela impossibilidade de seu exerccio (art. 1196), isto porque a impossibilidade fsica ou jurdica de possuir um bem leva impossibilidade de exercer sobre ele os poderes inerentes ao domnio (art. 1223), por exemplo, quando se perde o direito de posse de uma servido de passagem se o prdio dominante ou serviente foi destrudo; b) pelo desuso, quando, por exemplo o desuso de uma servido predial por 10 anos consecutivos pe fim posse do direito (art. 1389, III).

2.2 Perda da posse do possuidor que no presenciou o esbulho (art. 1224)


a) ocorrer quando, tendo notcia do esbulho, o possuidor se abstm de retomar o bem, abandonando seu direito; b) quando, tentando recuperar a sua posse, fazendo uso, p. ex.,do desforo imediato (art. 1210, 1), for, violentamente, repelido por quem detm a coisa e se recusa a entreg-la. Apesar de frustrada esta tentativa de retomada da posse, o esbulhado poder valer-se da reintegrao de posse para recuper-la.

Vous aimerez peut-être aussi