Vous êtes sur la page 1sur 15

FACULDADES PARASO DO CEAR - FAP Curso de Direito

Jamila Cndido Janecleide dos Santos Lacerda

REPRESENTAO POLTICA
Juazeiro do Norte CE 2013.1

Esclarecer como o regime autoritrio desenvolveu diversos artifcios para criar a imagem de um governo democrtico.

Vamos iniciar refletindo sobre:


O QUE DEMOCRACIA?

Governo do Povo e para o Povo.

Fontes alternativas de informao e elegibilidade nos cargos pblicos;


Liberdade de formar ou aderir a organizaes polticas; Direito de lderes polticos disputarem apoio e votos; Liberdade de expresso; Direito de voto.

Uma das dificuldades na institucionalizao da democracia na Amrica Latina, especialmente no Brasil, foi a de que muitas lideranas polticas proclamam para si o direito de decidir nem sempre objetivando o bem da sociedade.

No Brasil durante 21 anos de governo ditatorial, os militares no poder, para justificarem a violncia desmedida contra os cidados, criaram o inimigo comunista, atacando qualquer cidado ou opositor que protestasse.

O falso argumento de criar mais democracia, mas eliminando as liberdades, foi uma gravssima condio na qual o Brasil perdeu na consolidao de suas instituies.

Alguns setores conservadores ou cidados pouco informados acreditam que, pelo fato da ditadura militar no Brasil ter permitido eleies, se vivia num ambiente democrtico.
Como se observou antes, a violncia, a censura e a represso contra os cidados, tornaramse parte da poltica do estado.

Atualmente, a legislao eleitoral brasileira e a Constituio, promulgada em 1988, permitem a existncia de vrias agremiaes polticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar, vrios partidos polticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar.

Tomado como organizao em defesa de interesse de um grupo social, os partidos podem ser encontrados ao longo da histria. Mas, a viso moderna de partido, criada e desenvolvida em meados do sc. XIX.

Um corpo de homens que se unem, para colocar seus esforos comuns a servio do interesse nacional, sobre a base de um princpio ao qual todos aderem"
EDMUND BURKE

CLASSIFICAO DO PARTIDOS POLTICOS:


Quanto organizao interna: -Partidos de Quadros: Preferem atrair pessoas notveis - Partidos de Massa: Preocupa-se com o numero de filiados Quanto organizao externa: -Partido nico: S possui um partido (Cuba) - Bipartidrio: Dois grandes partidos dominam, podendo haver outros partidos pequenos, mas de pouca expresso (Estados Unidos) - Pluripartidrio: Vrios partidos (Brasil)

Quanto ao mbito de atuao dos partidos, encontram-se as seguintes espcies: Partidos de vocao universal, quando pretendem atuar alm das fronteiras dos Estados Partidos vocao nacional: atuam em todo o Estado Partidos vocao regional: atuam determinada regio do Estado

Partidos vocao local: atuao municipal.

Aspectos favorveis e contrrios aos partidos polticos:

Impe a liberdade de opinies, muitas vezes convergentes, as quais, orientam o povo e o governo quanto a identificao de ideologias receptivas.

Em razo do desinteresse popular pelas ideologias dos partidos, os mesmos converteram-se em meros instrumentos para a conquista do poder, uma vez que a atuao de seus membros no condiz com os enunciados nos programas partidrios.

Vous aimerez peut-être aussi