Vous êtes sur la page 1sur 38

BIOSSEGURANA

Dra. Mirian Anne Andriolo Fisioterapeuta Dermato-Funcional, RPG, Acupuntura


E-mail: mirianandriolo@bol.com.br

MICROBIOLOGIA
Mikros = pequeno Bio = vida Logos = cincia Cincia da pequena vida

MICROBIOLOGIA
a rea da cincia que dedica-se ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscpio. Ela aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimenses reduzidas, que podem ser encontrados como clulas isoladas ou agrupadas em diferentes arranjos. Assim a microbiologia envolve o estudo de organismos procariticos (bactrias, archaeas), eucariticos (algas, protozorios, fungos) e seres unicelulares (vrus).

IMPORTNCIA DA MICROBIOLOGIA
uma rea da biologia que estuda os pequenos seres vivos, nos processos bioqumicos e moleculares para os processos industriais, para o controle de doenas, pragas, entre outros...

MICROBIOLOGIA
Esta rea do conhecimento teve seu incio com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscpios que possibilitaram as primeiras observaes de bactrias e outros microrganismos a partir da anlise de diversos espcies biolgicos. Embora van Leeuwenhoek seja considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek.

Antonie van Leeuwenhoek 24/10/1632 26/08/1723 Foi comerciante de tecidos, cientista e construtor do microscpio neerlads. Contribuies: biologia celular, foi o primeiro a descrever fibras musculares, bactrias, e o fluxo de sangue nos capilares dos peixes. Possuia a maior coleo de lentes do mundo, cerca de 250 microscpios.

Robert Hooke - 18/07/1635 03/03/1703. Britnico Desenvolveu uma bomba de ar precisa que foi utilizada pelo qumico e fsico Robert Boyle nos estudos sobre o comportamento dos Gases. Aperfeioou instrumentos como Barmetro, higrmetros, medidores de chuva, anemmetros, diafragma ris em cmaras, alem de inventar o primeiro relgio porttil de corda. Utilizou uma mola para construir um relgio de pndulo imune as perturbaes martimas que veio a ser o princpio do cronmetro martimo.

MICROBIOLOGIA
Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informaes sobre a morfologia bacteriana, estes dois pesquisadores devem ser considerados como pioneiros nesta cincia. Recentemente foi publicado um artigo discutindo a importncia de Robert Hooke para o desenvolvimento da Microbiologia.

MICROBIOLOGIA

Nas ltimas dcadas, houve uma "revoluo" na microbiologia, a qual passou e ainda vem passando por profundas modificaes, especialmente no que se refere aos conhecimentos sobre ecologia e classificao dos microrganismos.

Anteriormente, os microrganismos (principalmente os procariticos) eram considerados seres unicelulares de comportamento independente, mesmo que fossem encontrados em agrupamentos contendo diversas clulas. Assim, a maior parte dos conhecimentos foram obtidos a partir de culturas puras. Isto , o microrganismo era isolado da natureza e, aps ser "separado" dos demais microrganismos, era cultivado em laboratrio, gerando populaes contendo um nico tipo celular.

MICROBIOLOGIA

Hoje sabe-se que grande parte dos microrganismos vive em comunidades na natureza, compostas muitas vezes por inmeros gneros e espcies distintos, que cooperam entre si, como em uma cidade microbiana. Tais associaes so denominadas biofilmes e exercem importantes atividades em nosso planeta. Outra rea que sofreu intensas modificaes nas ltimas dcadas foi a classificao dos microrganismos. Esta rea ainda vem sendo muito debatida mas, para os microbiologistas, fundamental destacar um novo grupo, o qual foi por muito tempo foi considerado o "ancestral" das bactrias. Tal grupo corresponde ao domnio Archaea, que consiste em um grupo bastante peculiar de clulas procariticas. Assim, importante que tal tema seja melhor discutido.

SISTEMAS DE CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS

Linnaeus (sc. XVIII): Embora no tenha sido o primeiro a tentar classificar os seres vivos, Linnaeus considerado o "pai" da taxonomia moderna. De acordo com Linnaeus, os seres vivos podiam ser classificados em dois reinos: Animal e Vegetal. Haeckel (1866): Incluso do reino Protista, para classificar "animais" e "vegetais" unicelulares. Haeckel apresentou um esquema que representaria a rvore da vida, classificando os seres vivos em trs reinos: Plantae, Protista e Animalia.

SISTEMAS DE CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS


Em 1969 Whittaker props um novo sistema de classificao, onde os seres vivos seriam agrupados em cinco reinos, sendo separados principalmente pelas caractersticas morfolgicas e fisiolgicas: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Bactria

Fungos

Vrus

Algas

Protozorios

SISTEMAS DE CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS


Embora extremamente teis, tais sistemas de classificao no refletiam a histria evolutiva dos seres vivos, uma vez que baseavam-se essencialmente em caractersticas fenotpicas dos organismos. Sua utilizao trouxe um conceito profundamente errneo e ainda difundido atualmente que o de seres "menos evoludos" e "mais evoludos". Tais termos, quando analisados por uma perspectiva mais moderna deveriam ser extintos, uma vez que todos os seres esto em constante evoluo e estes modificam-se por diversificao e no por progresso.

Em 1985 foi descoberto um organismo, denominado Epulopiscium fischelsoni que, a partir de 1991, foi definido como sendo o maior procarioto j descrito, exibindo cerca de 500 m de comprimento. Esta bactria foi isolada do intestino de um peixe marinho (Surgeonfish, peixe barbeiro ou cirurgio), encontrado nas guas da Austrlia e do Mar Vermelho. Alm de apresentar dimenses nunca vistas, tal bactria mostrase totalmente diferente das demais quanto ao processo de diviso celular, que ao invs de ser por fisso binria, envolve um provvel tipo de reproduo vivpara, levando formao de pequenos glbulos, que correspondem s clulas filhas.

MICROBIOLOGIA NA ATUALIDADE

ESTUDO COM BACTRIAS PRIMITIVAS


Ainda em relao s novas pesquisas desenvolvidas na rea de Microbiologia, temos o cultivo de bactrias pr-histricas, visando a busca de compostos com atividade antimicrobiana ou de interesse comercial. Neste sentido, empresas foram criadas (Ambergene), especializadas na reativao de formas bacterianas latentes, isoladas de insetos preservados em mbar. Os resultados obtidos revelam a reativao de mais de 1200 espcies bacterianas, apresentando de 2 a at 135 milhes de anos.

Inseto de onde foi retirada a bactria (provavelmente Bacillus), de 135 milhes de anosAspecto das colnias crescidas em meio slido

VIDA EM MARTE
Em 1997, foram publicados relatos de expedies da NASA a Marte, sugerindo a presena de possveis microrganismos (nanobactrias) em espcimes minerais, sendo que achados semelhantes foram tambm detectados em partculas de meteoritos de Marte, que atingiram a Terra. Os meteoritos apresentavam carbono, fsforo, nitrognio, alm de presena de gua.

VIDA EM MARTE
De acordo com alguns pesquisadores, no absurdo considerar que a vida surgiu em Marte, pois estudos com o meteorito Nakhla, que caiu em 1911 no Egito, com aparentemente de 1,3 bilhes de anos, revelam a presena de elementos cocides, potenciais fsseis bacterianos, variando de 0,25 a 2,0 m de tamanho, o que seria correspondente ao tamanho mdio atual das bactrias. Curiosamente, estas formas ovais apresentam um teor maior de carbono no seu interior que nas reas ao seu redor. Alm disso, exibem tambm um elevado teor de xido de ferro, um composto comum em clulas fossilizadas.

Comparao entre possveis "microrganismos" presentes em rochas de Marte e microrganismos que compem a placa dental ho homem

UBIQUIDADE DOS MICRORGANISMOS


Acredita-se que cerca de metade da biomassa do planeta seja constituda pelos microrganismos, sendo os 50% restantes distribudos entre plantas (35%) e animais (15%). Em termos de habitat, os microrganismos so encontrados em quase todos os ambientes, tanto na superfcie, como no mar e subsolo.

UBIQUIDADE DOS MICRORGANISMOS

Em termos metablicos, temos tambm os mais variados tipos, desde aqueles com vias metablicas semelhantes a de eucariotos superiores, at outros que so capazes de produzir cido sulfrico, ou aqueles capazes de degradar compostos pouco usuais como cnfora, herbicidas, petrleo, etc. Uma vez que os microrganismos precederam o homem em bilhes de anos, pode-se dizer que ns evolumos em seu mundo e eles em nosso. Desta forma, no de se estranhar que a associao homem-microrganismo mostra-se com grande complexidade, com os microrganismos habitando nosso organismo, em locais tais como a pele, intestinos, cavidade oral, nariz, ouvidos e trato genitourinrio.

FUNES DOS MICRORGANISMOS NA NATUREZA

Os microrganismos desempenham tambm um importante papel nos processos geoqumicos, tais como o ciclo do carbono e do nitrognio, sendo genericamente importantes nos processos de decomposio de substratos e sua reciclagem. Dentre os compostos utilizados como substrato temos, alguns de grande importncia atualmente: DDT, outros pesticidas, cnfora, etc.

CARBONO
Encontra-se na atmosfera primariamente como CO2, sendo utilizado pelos organismos fotossintetizantes, para sua nutrio. Virtualmente,a energia para o desenvolvimento da vida na Terra derivada, em ultima anlise, a partir da luz solar. Esta captada pelas plantas e microorganismos fotossintetizantes (algas e bactrias), que convertem o CO2 em compostos orgnicos. CO2 + H2O = (CH2O)n + O2

Muitos compostos txicos podem ser degradados por microrganismos, dentre eles, policlorados, DDT, pesticidas. Outra abordagem que tem se mostrado de grande valia para o homem refere-se introduo de genes bacterianos em outros organismos (ditos transgnicos), tais como plantas. Assim, est em franco desenvolvimento a obteno de plantas transgnicas resistentes a pesticidas ou ao ataque de insetos.

MICRORGANISMOS COMO AGENTES DE DOENA


Eventualmente eles provocam doenas nos homens ou em outros animais e plantas. E com o consumo de medicamentos para trat-los eles vem se tornando cada vez mais resistentes as drogas. Atualmente, a Organizao Mundial de Sade vem demonstrando um grande interesse nas doenas emergentes e re-emergentes, de origem infecciosa para preveni-las.

VIAS DE TRANSMISSO DE DOENAS


Contato direto Indireto

VIAS DE TRANSMISSO DE DOENAS


Veiculo Comum Da fonte ou reservatrio para o hospedeiro gua Solues Medicamentos

VIAS DE TRANSMISSO DE DOENAS


Ar Vetores

RESERVATRIO

Solo Lquidos Objetos Diversos Pessoas

FONTES DE INFECO
Objetos Inanimados gua Alimento Equipamentos hospitalares e Industriais Animais Pessoas

PRINCIPAIS PORTAS DE ENTRADA

Boca e Trato Gastrointestinal; Trato Respiratrio; Pele; Trato Genital

Origem de uma Infeco


Exgena - Ingesto - Inalao - Picada de Inseto - Frico - Coito - No tero - Implantao Endgena Quando a flora normal se torna um patgeno oportunista. Ex. Cndida vaginal

EFEITOS DAS DOENAS NAS CIVILIZAES


Talvez um dos aspectos mais negligenciados quando se estuda a microbiologia refere-se s profundas mudanas que ocorreram no curso das civilizaes, decorrentes das doenas infecciosas. De forma geral, as doenas provocavam um abatimento fsico e moral da populao e das tropas, muitas vezes influenciando no desenrolar e no resultado de um conflito. A prpria mobilizao de tropas, resultando em uma aglomerao, muitas vezes longa, de soldados, em ambientes onde as condies de higiene e de alimentao eram geralmente inadequadas, tambm colaborava na disseminao de doenas infecciosas, para as quais no exsitiam recursos teraputicos.

Paralelamente, em reas urbanas em franca expanso, os problemas mencionados acima eram tambm de grande importncia, pois rapidamente as cidades cresciam, sendo que as instalaes sanitrias geralmente eram completamente precrias. Com a prtica do comrcio entre as diferentes naes emergentes, passou a haver a disseminao dos organismos para outras populaes, muitas vezes susceptveis a aqueles agentes infecciosos. O declnio do Imprio Romano, com Justiniano (565 AC), foi acelerado por epidemias de peste bubnica e varola. Muitos habitantes de Roma foram mortos, deixando a cidade com menos poder para suportar os ataques dos brbaros, que terminaram por destruir o Imprio.

At a dcada de 30, este era quadro, quando Alexander Fleming, incidentalmente, descobriu um composto produzido por um fungo do gnero Penicillium, que eliminava bactrias do gnero Staphylococcus, um organismo que pode produzir uma vasta gama de doenas no homem. este composto - denominado penicilina - teve um papel fundamental na desfecho da II Guerra Mundial, uma vez que passou a ser administrado s tropas aliadas, enquanto o exrcito alemo continuava a sofrer pesadas baixas no campo de batalha. Vale ressaltar a importncia das diferentes epidemias de gripe que assolaram o mundo e que continuam a manifestar-se de forma bastante intensa at hoje. Temos ainda o problema mundial envolvendo a AIDS, o retorno da tuberculose (17 milhes de casos no Brasil) e do aumento progressivo dos nveis de resistncia aos agentes antimicrobianos que vrios grupos de bactrias vm apresentando atualmente.

Vous aimerez peut-être aussi