Vous êtes sur la page 1sur 25

AGRICULTURA GERAL

Prof. Dra. Cristiane Miranda Martins

Introduo Agricultura
Evoluo do homem

Introduo Agricultura
Coleta caa - pesca

Homem dependente do que a terra lhe oferecia para comer.

Introduo Agricultura
Observao da germinao de plantas.

Introduo Agricultura
Impactos; Influir na disponibilidade de alimentos; Homem menos nmade e mais dependente da terra; Desenvolvimento da habilidade de produzir

Introduo Agricultura
Desenvolvimento do homem 1 fase = o homem foi selvagem. 2 fase = o homem foi nmade. 3 fase = o homem se tornou agricultor. 4 fase = o homem se civilizou.

Introduo Agricultura
Escassez de alimentos

Introduo Agricultura
Causas da escassez de alimentos: Crescimento populacional; Queda da fertilidade dos solos; Falta de estrutura no armazenamento, transporte e distribuio.

Introduo Agricultura
At meados do sculo XVIII - Produo de alimentos associado ao cultivo de rvores e arbustos nativos na forma agroflorestal.

Introduo Agricultura
At meados do sculo XVIII -Manejo do solo; -Rotao de cultivos; -Biodiversidade de cultivos; -Aplicao massiva de matria orgnica; -Plantas adaptadas s condies locais, baseados na rusticidade e resistncia s pragas, doenas e aos fatores climticos adversos.

Introduo Agricultura
Fim do sculo XVIII busca pela alta produtividade. - Primeira Revoluo Agrcola *Intensifica-se a adoo de sistemas de rotao de culturas com plantas forrageiras (leguminosas e capim); *Pecuria e agricultura se integram (uso dos excrementos dos animais nas lavouras).

Introduo Agricultura
Primeira Revoluo Agrcola: -baixa necessidade de capital ( capital); -alta demanda de mo-de-obra ( mo-de-obra); -atendimento ao mercado local; -auto consumo; -utilizao de tcnicas adequadas para manejo da matria orgnica; -crescimento de produes extensivas de alimentos (caf) para atender o mercado nacional e internacional; -controle de pragas e doenas atravs de extratos de plantas.

Introduo Agricultura
Sculo XIX -Saussure princpio da respirao das plantas; -Liebig Lei do mnimo; -Desenvolvimento da maquinaria agrcola, fertilizantes e pesticidas; -Grandes extenses de cultivos (monoculturas).

Introduo Agricultura
Segunda metade do sculo XX - Revoluo Verde *abandono da rotao de cultivos, controle biolgico, cultivares resistentes; *emprego do solo apenas como suporte das plantas, sem a preocupao da preservao do ambiente, flora e fauna; *produo agrcola altamente exigente em capital, maquinaria e tecnologia; *utilizao de defensivos modernos no controle de pragas e doenas.

Introduo Agricultura
Vantagens da Revoluo Verde: - Aumento da produtividade.

Introduo Agricultura
Desvantagens da Revoluo Verde: Compactao dos solos; Eroso; Perda da fertilidade dos solos; Perda da biodiversidade; Contaminao dos alimentos e dos consumidores; Contaminao dos solos e das guas; Intoxicaes por trabalhadores rurais; Aparecimento de pragas resistentes e novas pragas, etc.

Introduo Agricultura
Biotecnologia -1953 Descoberta da estrutura do DNA.

-1970 Descoberta da unio de fragmentos de DNA de diferentes espcies. -Transgnicos.

Introduo Agricultura
Principais definies:

Agricultura
Arte de cultivar os campos, com vistas produo de vegetais teis ao homem. Atividade desenvolvida pelo homem que o relaciona com a terra de uma forma metdica e sistemtica, tendo como objetivo a produo de alimentos.

Introduo Agricultura
Principais definies:

Agricultura extensiva
caracterizada geralmente pelo uso de tcnicas rudimentares (simples) ou tradicionais na produo. Pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomnio da mo-de-obra humana e baixa mecanizao. A falta de capital tambm um carco neste tipo de agricultura.

Introduo Agricultura
Principais definies:

Agricultura intensiva
um sistema de produo agrcola que faz uso intensivo dos meios de produo e na qual produzem grandes quantidades de um nico tipo de produto. Requer grande uso de combustvel e insumos, e pode acarretar alto impacto ambiental, pois no utilizada a rotao de terra. Grade produtividade e utilizao de maquinrio.

Introduo Agricultura
Principais definies:

Agricultura de subsistncia
um sistema de produo agrcola que visa a sobrevivncia do agricultor e de sua famlia. caracterizada pela utilizao de recursos tcnicos pouco desenvolvidos. Os instrumentos agrcolas mais usados so: enxada, foice e arado. Raramente so utilizados tratores ou outro tipo de mquina. A produo baixa em comparao s grandes propriedades rurais mecanizadas.

Introduo Agricultura
Principais definies:

Monocultura
a produo ou cultura de apenas uma especialidade agrcola.

Introduo Agricultura
Principais definies:

Policultura
Cultivo de vrios produtos agrcolas ao mesmo tempo.

Mas pra que estudar agricultura geral no curso de Agroindstria?


Consumo?? Qualidade??
Quantidade de vegetais consumidos???

Introduo Agricultura
Para casa: -Procurem em sites, jornais e revistas sobre o tema: A importncia social, poltica e econmica da agricultura. -Redija um trabalho, em apenas uma folha, sobre o tema. Caso queiram, podem acrescentar fotos, grficos e tabelas. -O trabalho pode ser digitado ou escrito a mo. Se feito a mo, com letra legvel. Trabalho com letra ilegvel ser dado ZERO. -O trabalho dever ser entregue na prxima semana em nosso horrio de aula. -Alguns alunos sero escolhidos para irem a frente da sala e explicar o que entenderam do tema, sendo questionado pela professora. Caso no saibam explicar, o trabalho escrito ganhar ZERO, pois quem fez o trabalho, sabe explicar o assunto. GRATA PELA ATENO.

Vous aimerez peut-être aussi