Vous êtes sur la page 1sur 17

Lio

. 06

O ESPRITO SANTO UMA PESSOA DA TRINDADE


LEITURA DIRIA
Domingo Mt 3.13-17 Segunda Mt 28.19 Tera At 13.1-3 Quarta At 2.1-13 Quinta Rm 8.1-11 Sexta Rm 8.12-17 Sbado Gl 5.16,17

TEXTO BSICO: JO 14.16-17; 25,26 TEXTO UREO: JO 14.17 TEXTO DEVOCIONAL: RM 8.26,27

INTRODUO
O conceito de pessoa est ligado ideia de um ser moral, que tem individualidade, que possui personalidade. Langston escreveu: Dirigimos a nossa ateno primeiramente para aquelas passagens em que se fala do Esprito Santo de um modo que nos deixa sentir que Ele claramente distinto de Jesus: E rogarei ao Pai, e ele vos dar outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco (Jo 14.16)

INTRODUO
Cristo foi um Advogado, o Esprito Santo outro que, de certo modo, substitui a Cristo aqui na terra, no seu trabalho de Advogado. Esta colocao nos remete considerao de que o Esprito Santo no pode ser designado como uma fora ou influncia, to somente. Est claro na Bblia, nossa suprema autoridade de f, que o Esprito Santo uma pessoa divina, porque tem personalidade.

INTRODUO
O que caracteriza uma pessoa no o fato de possuir um corpo material, e, sim, de expressar uma vontade, ter um intelecto, exprimir uma emoo e ter capacidade para se comunicar.

I. O ESPRITO SANTO DEFINIDO COMO UMA PESSOA 1. As Escrituras dizem que o Esprito uma pessoa. Ele possui discernimento, mente definida. O que diz Rm 8.27? E aquele que sonda os coraes sabe qual a mente do Esprito, porque segundo a vontade de Deus que ele intercede pelos santos. Portanto, ele pensa e isto prprio de quem tem uma personalidade.

I. O ESPRITO SANTO DEFINIDO COMO UMA PESSOA O Esprito tem o ministrio da santificao. uma atividade especfica de quem tem uma vontade, com um propsito. Isto caracteriza uma pessoa. Observemos a saudao do apstolo Pedro em 1Pe 1.2: eleitos, segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo.

I. O ESPRITO SANTO DEFINIDO COMO UMA PESSOA Tambm o apstolo Paulo tinha conscincia do campo minado onde tinha de andar. Sabia do poder da orao na preservao dos santos. Conhecia a misericrdia de Deus no atendimento splica da sua igreja. Ento, rogou aos seus irmos de Roma que orassem em seu favor. Neste pedido, invocou o amor do Esprito (Rm 15.30). Por que o fez? Sem dvida, porque o Esprito, como pessoa, dotado de sentimento.

I. O ESPRITO SANTO DEFINIDO COMO UMA PESSOA 2. Lies preciosas para ns.

a. O Esprito Santo se entristece (Ef 4.30). Ele capaz de sentir. Antecedendo o texto, reparem, temos uma declarao forte: No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente o que for boa para edificao, conforme a necessidade, e assim transmita graa aos que ouvem. No temos entristecido o Esprito Santo nesta rea?

I. O ESPRITO SANTO DEFINIDO COMO UMA PESSOA 2. Lies preciosas para ns. b. O Esprito sabe as coisas de Deus (1Co 2.11). O crente renascido tem a capacidade de tudo discernir bem (1 Co 2.15). Ele sabe, atravs do Esprito, o que agrada e o que no agrada a Deus, na sua conduta, no seu procedimento.

I. O ESPRITO SANTO DEFINIDO COMO UMA PESSOA 2. Lies preciosas para ns. c. Por isso, devemos andar no Esprito. Nestes tempos difceis, de assolao na vida de tantos crentes e lderes, cabe, dentro da natureza do nosso estudo, a advertncia do apstolo s igrejas da Galcia: Andai no Espirito, e jamais satisfareis concupiscncia da carne. Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito contra a carne... (Gl 5.16,17)

II. O ESPRITO REALIZA OBRA DE UMA PESSOA


1. O Esprito toma iniciativa. Somos objeto da sua vontade, como nos dons espirituais. A ministrao e prtica nesta rea no um exerccio da vontade do homem, seja l qual for sua titulao. A iniciativa e o comando so do Esprito. O portador do dom apenas um canal da graa de Deus. Meditemos em 1 Co 12.8-10. A iniciativa est no Esprito Santo. Um pouco mais adiante, vemos claramente que o Esprito quem realiza (v.11). Ele distribui como lhe apraz.

II. O ESPRITO REALIZA OBRA DE UMA PESSOA


2. O Esprito Realiza. Ele opera porque dotado de personalidade. Glria a Deus! Comunica-se conosco de forma inconfundvel. O Esprito fala, conversa com o homem, para declarar a sua vontade. Na igreja de Antioquia, Barnab, Simeo, o Nger (ou Negro), Lcio e Manam, ouviram o Esprito Santo dizer: Separai-me agora a Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13.2). E o que est escrito no livro do Apocalipse? O Esprito fala s igrejas! (Ap 2.7, 11, 17 ,29; 3.6, 13, 22). No realmente maravilhoso?

II. O ESPRITO REALIZA OBRA DE UMA PESSOA 3. O Esprito Ensina. Jesus prometeu o ensino do Esprito Santo (Jo 1426). E os crentes somos edificados pelo Esprito. Um procedimento que continua. Graas a Deus! Por volta do ano 90 d.C., o apstolo Joo disse que suas ovelhas tinham recebido a uno do Santo (referindo-se ao Esprito), para o conhecimento da verdade (1Jo 2.20). A instruo do povo de Deus prioridade bsica. Permaneamos na uno do Esprito, para obtermos a perfeita instruo.

II. O ESPRITO REALIZA OBRA DE UMA PESSOA 4. O Esprito Capacita. O Esprito desceu sobre Jesus, no seu batismo (Mt 3.16,17), para revesti-lo de poder. A uno que recebeu foi completa (Jo 3.34). E Mt 28.19, o Esprito trabalha como pessoa da Trindade. Jesus deu trs nomes ao Esprito: Consolador (Jo 14.16), Esprito da Verdade (Jo 14.17) e Esprito Santo (Jo14.26). Eis tudo!

APLICAES
1. O Esprito Santo uma pessoa da Trindade, sendo distinto do Pai e do Filho. 2. O Esprito, como pessoa, ama e distribui amor. 3. Misses mundiais, obra iniciada em Antioquia, foi uma iniciativa do Esprito Santo. 4. A capacitao do crente para trabalhar no Reino vem do Esprito Santo.

PERGUNTAS DA LIO
1. 2. 3. 4. 5. Qual a mensagem bsica de Jo 14.16,17? O que diz Rm 15.30. O Esprito Santo tem vontade? Justifique. Voc j ouviu a voz do Esprito? Que qualidades caracterizam um ser como pessoa?

Vous aimerez peut-être aussi