Vous êtes sur la page 1sur 25

Centro Acadmico de Servio Social Almira Fernandes - CASSAF

3 Calourada do IESC
Eliflan Gomes Pereira Katiuscia da Costa Oliveira

Servio Social
uma profisso de curso superior cujo objeto de interveno so as expresses multifacetadas da questo social. O Servio Social uma profisso de carter sciopoltico, crtico e interventivo, que se utiliza de instrumental cientfico multidisciplinar das Cincias Humanas e Sociais para anlise e interveno nas diversas refraes da questo social.

Caractersticas profissionais:
Aa formao do (da) Assistente Social de cunho humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenas e potencialidades, sem discriminao de qualquer natureza, O compromisso com a Liberdade, a Justia e a Democracia. Postura profissional crtica/reflexiva para compreender a problemtica e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicao e expresso oral e escrita, articulao poltica para proceder encaminhamentos tcnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento terico, capacidade para mobilizao e organizao.

Quais so as principais entidades representativas do Servio Social brasileiro?


o Conselho Federal de Servio Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS), Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em

Servio Social (ABEPSS)


Executiva Nacional de Estudantes de Servio Social (ENESSO).

Origem da ENESSO:
Durante a histria do MESS, a ENESSO se denominou de vrias formas. Antes de ser fechada pela ditadura militar em 1968, era chamada de ENESS. Aps a reorganizao passou a ser a Secretria Executiva Nacional at 1988, quando torna-se SESSUNE (Subsecretria de Estudantes de Servio Social da UNE). Mais tarde, em 1993, rebatizada de ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Servio Social).

O que ?
ENESSO a instancia mxima de representao dos/as estudantes de Servio Social do pas, sem fins lucrativos, tendo suas coordenaes regionais e nacional, eleitas anualmente no Encontro Regional de estudantes de Servio Social (ERESS) e no Encontro Nacional (ENESS), respectivamente.

O que faz?
A ENESSO garante sua autonomia estimulando, unificando e fortalecendo a luta de tod@s @s estudantes de Servio Social por uma educao de qualidade, continuando a luta pela defesa da universidade pblica, gratuita, democrtica, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e conjuntamente com outros movimentos.

Sua Organizao:

Diviso Regional das Escolas:

Como funcionam seus encontros?


No deliberativos:
Seminrio Regional de Formao Profissional e Movimento Estudantil em Servio Social (SRFPMESS). Seminrio Nacional de Formao Profissional e Movimento Estudantil em Servio Social (SNFPMESS); Encontro Local de Movimento Estudantil em Servio Social (ELESS)

E encontros deliberativos:
1)CORESS- Conselho REGIONAL de Entidades Estudantis de Servio Social: Um encontro anual que rene representantes das entidades estudantis (CAs/DAs) Tem como Objetivo discutir e definir a PAUTA DO ERESS; 2)ERESS Encontro Regional dos estudantes de Servio Social: Rene os estudantes de S.S. de toda Regio, sendo a instncia mxima de discusso e deliberao de cada REGIO. Discuti os eixos de Conjuntura, Mov. Estudantil, Universidade, Cultura e Formao Profissional e Opresses.

3)CONESS - Conselho NACIONAL de Entidades Estudantis de Servio Social: Um encontro anual que rene representantes das entidades estudantis de todo o pas. Tem como objetivo discutir e definir a PAUTA DO ENESS; 4)ENESS - Encontro NACIONAL dos estudantes de Servio Social: Rene os estudantes de S.S. de todo o pas , sendo a instancia mxima de discusso e deliberao da ENESSO. Aqui que se aprova propostas de atuao da ENESSO, alm de eleger sua nova coordenao bem como definir os locais dos prximos encontros. As discusses e propostas seguem os seguintes eixos: Conjuntura, Mov. Estudantil, Universidade, Cultura, Formao Profissional e opresses

Agenda MESS
Fevereiro: CORESS = UFS MARO: CONESS = 14 A 17/03/2013 PUC/SP MAIO: ERESS = 30/05 A 03/06/2013 SALVADOR JULHO : ENESS = CUIBA/MATO GROSSO SETEMBRO : ELESS = FITS/MACEI NOVEMBRO : SNFPMESS = SANTA CATARINA

O QUE CASSAF?
uma entidade de base, representativa, autnoma, enfim ele um movimento social. Dentro da organizao do Movimento Estudantil - M.E, a instncia de representao especfica dos estudantes do curso. Defender seus interesses e os envolvendo nas tarefas do dia-a-dia, no sentido de somar esforos para o crescimento do M.E conquistas de melhores condies de ensino como: campo de estgios qualificados com superviso; ensino de qualidade com professores avaliados e atualizados, a defesa do trip social da Universidade Ensino, Pesquisa e Extenso, uma formao profissional sintonizada com o Projeto-tico Poltico do Servio Social construdo pelas entidades nacionais dos estudantes e profissionais ENESSO, CFESS/CRESS e ABEPSS, a busca do ensino pblico e gratuito a todos e por uma sociedade justa e igualitria.

papel do C.A e D.A tambm fomentar e estimular discusses acerca da conjuntura nacional e internacional e seus desdobramentos em nosso cotidiano e tambm de organizao aes e motivar a participao dos estudantes para alm dos muros da escola. Sua autonomia garantida, tendo como compromisso, a luta para fazer valer os interesses dos(as) estudantes junto a demais entidades estudantis, no tendo nenhum vnculo orgnico como, por exemplo; DIREO GERAL.

PARTICIPAO DO CASSAF EM EVENTOS?


2012
ERESS, Semana do/a Assistente Social do CRES/Al, ENESS, Planejamento Estratgico da Regio 3, ELESS, Seminrio Estadual de Direitos Humanos;

2013
CORESS

ATIVIDADES REALIZADAS PELO CASSAF NO IESC?


Assembleia Geral Construo do CASSAF Palestra sobre o Contexto do Movimento Estudantil no Brasil; Duas Calouradas; Trs notas de repdio; Um nota reivindicatria; Uma notar de esclarecimento falta entregar; II Semana do/a Assistente Social do IESC Pr-ENESS; I Ato do IESC I Seminrio sobre Tabagismo XV SRFPMESS

Ser militante acima de tudo uma pessoa que participa ATIVAMENTE da vida poltica de uma organizao defendendo as ideias e bandeiras de luta.
Mara Farias

Email: fran_130688@hotmail.com Facebook: Fran Pereira Contato: 9949-6334/8803-1919

Vous aimerez peut-être aussi