Vous êtes sur la page 1sur 22

EXAME CLNICO

Dra ANELISE RIBEIRO PEIXOTO ALENCAR


ART & IMAGEM

Erros de ortografia mais comuns: Ultil til; Pertubao Perturbao; Atravez Atravs; Orgo rgo; Dona Doena; Sociadamente Associadamente; Indentificar Identificar; Desfeixo Desfecho.

de responsabilidade do Cirurgio Dentista o estudo diagnstico, preveno e freqentemente o tratamento nas seguintes reas: 1. Doenas dos tecidos mineralizados e no

mineralizados dos dentes;


2. Doenas dos tecidos de suporte e proteo dos dentes; 3. Doenas limitadas aos lbios, lngua, mucosa bucal e glndulas salivares;

4. Leses bucais e dos rgos contidos na boca como


parte de estados mrbidos generalizados. (Tommasi)
ART & IMAGEM

a) Primordialmente o dentista deve capacitar-se a preservar a sade oral e tratar as enfermidades, alteraes e anomalias da boca, e saber correlacionar as enfermidades locais e gerais; b) Ser preparado para integrar equipes de trabalho, no sentido de melhorar a qualidade e diminuir o custo do servio prestado; c) Ser capacitado a exercer a profisso tendo em conta as relaes sociais, econmicas e ticas; d) Ser capacitado a exercer funes como homem de sade pblica, compondo equipes para prestar servios preventivo e social; e) Ser preparado para compreender as necessidades e estar constantemente revendo e ampliando seus conhecimentos; f) Ser capacitado a atuar eficazmente na vida da coletividade.
ART & IMAGEM

EXAME CLNICO Coleta de Dados


Identificao do paciente Queixa principal Entrevista - Anamnese Subjetivo Histria da molstia atual

HP. Mdica e Odontolgica


Histria Pessoal e Social Inventrio de Sade

Exame Fsico Objetivo

Exame fsico extra-oral Exame fsico intra-oral


ART & IMAGEM

Deve ser feito usando-se de tcnicas que facilitem a obteno de sinais e sintomas (Semiotcnica);

Fases: Anamnese e Exame Fsico (Podem ser separados ou superpostas)

Interrogatrio direcionado a obter-se a "histria da doena" desde os primrdios at a data da consulta (Curso clnico).

ART & IMAGEM

SUBDIVISES DO EXAME CLNICO


1. Identificao do Paciente

2. Queixa Principal - Histria da Doena atual


3. Histria Mdica e Buco-Dental Antecedentes Dentais 4. Antecedentes Familiais: Doenas Herdadas, Hipersensibilidades 5. Hbitos: Higiene, Tabagismo, Alcoolismo, Drogas e outros 6. Histria Social: Estudo, Esportes, Trabalho, Amigos, Lar 7. Inventrio de Sade Doenas Sistmicas e Reviso por rgos ou Sistemas: Cardiovascular Respiratrio Endcrino Hematopoitico Gastrointestinal Neurolgico Esqueleto
ART & IMAGEM

ENTREVISTA Fornecer o maior nmero possvel de informaes sobre a doena e a pessoa doente, a fim de se obter a histria clnica do paciente e um quadro do seu atual estado de sade. Estas informaes sero de suma importncia na elaborao do diagnstico e conseqentemente do prognstico, do plano de tratamento e do seguimento (follow up) do paciente. Os dados obtidos devem ser transcritos para a ficha do paciente que por sua vez constitui-se em documento de valor jurdico. O tratamento ser orientado de acordo com as informaes obtidas no interrogatrio.
ART & IMAGEM

O pronturio dever ser arquivado por um perodo


de 10 anos;

A entrega de exames complementares, radiografias


ou mesmo do prprio pronturio, s dever ser realizada aps o paciente, ou responsvel pelo mesmo, assinar protocolo de recebimento, no qual dever est especificado detalhadamente, todo material recebido pelo paciente;

No caso do pronturio em particular recomenda-se a


entrega de cpia autenticada

Todas as informaes sero transcritas caneta; Evitar rasuras; Conter a assinatura do paciente ou responsvel;
ART & IMAGEM

A Documentao Odontolgica utilizada na identificao de cadveres carbonizados ou em adiantado estado de ART & IMAGEM decomposio

Exemplo: Qual o anestsico a ser usado. Necessidade de liberao paciente seja atendido. mdica para que o

Medicamentos a serem prescritos. Medicamentos a serem evitados (alergias, medicamentos no indicados ao tratamento da patologia em questo). Nmero e durao mxima das sesses (diabticos e hipertensos): sesses de 30 minutos, evitar ao mximo dor e stress.
ART & IMAGEM

IDENTIFICAO DO PACIENTE Incio do processo de conhecimento e afinidade, confiana na relao profissional-paciente.

Fornecer informaes que sero utilizadas para o diagnstico.


Nome, idade, sexo, cor, estado civil, profisso, residncia e naturalidade.

ART & IMAGEM

Cncer em lbio de paciente tabagista crnico

ART & IMAGEM

Paracoccidioidomicose em trabalhador rural


ART & IMAGEM

Dentes natais e neonatais

Lquen plano em pac. do sexo feminino, acima de 40 anos, professora e em processo de separao litigiosa

ART & IMAGEM

ANAMNESE
Palavra de origem grega que significa:

Ana Trazer de volta, recordar


Mnese Memria Trazer de volta a memria todas as informaes relacionadas doena e a pessoa doente. QUEIXA PRINCIPAL: Sintoma (s) descrito (s) pelo paciente e em suas prprias palavras, com relao a presena de uma condio anormal.

SIC Segundo informaes do cliente.


ART & IMAGEM

HISTRIA DA MOLSTIA ATUAL: Obter o mximo de informaes possveis relacionadas doena: sintoma guia, quando, onde, como, perodo de exacerbao ou regresso se a leso recorrente ou no. Teve apresentar comeo, meio e fim. HISTRIA DA MDICA E ODONTOLGICA: Verificao de doenas pr-existentes, uso de medicamentos e possvel correlao da leso com doena sistmica. Hemorragias, alergias e internaes prvias.

ART & IMAGEM

HISTRIA FAMILIAR: Verificao dos antecedentes


familiares (avs, pais, irmos e filhos), possvel correlao entre leso e doenas de carter hereditrio (hemofilia, diabetes, cncer, asma e cardiopatias). HISTRIA SOCIAL E PESSOAL: Verificao dos hbitos nocivos (fumo, lcool, drogas,

hbitos ocupacionais)

ART & IMAGEM

INVETRIO DE SADE REVISO DE SISTEMAS


Fornece ao examinador uma lista de sintomas necessrios para a avaliao da doena do paciente. Seqncia lgica de perguntas sobre as maiores reas anatmicas do corpo. Investigar particularmente os seguintes aspectos:
CARDIOVASCULAR: hipo e hipertenso, angina ou enfarte, defeitos cardacos, febre ou doena cardaca reumtica. RESPIRATRIOS: Doenas pulmonares, ritmo respiratrio.

ENDCRINO: Diabetes, distrbios especialmente da tireide e supra renais.


ART & IMAGEM

GASTRINTESTINAL E HEPTICO: lceras, distrbios digestivos, hepatite, ictercia e cirrose heptica. HEMATOPOITICA: Anemias, distrbios de coagulao. GENITURINRIO: Anticoncepcionais, gravidez, doenas venreas ulceraes em genitais. NEUROLGICOS: Convulses, uso de medicamentos anticonvulsivantes, tratamento psicoterpico, uso de tranqilizantes.

ESQUELTICOS: dores articulares, fraturas, deformaes.

ART & IMAGEM

RECOMENDAES TEIS
Ouvir mais do que falar Dirigir perguntas de escolaridade do doente acordo com o grau de

Obter informaes sobre as doenas comuns na comunidade do paciente Sempre que possvel fazer anamnese com paciente desacompanhado Registrar todas as informaes teis ao diagnstico de forma ordenada, clara e objetiva.
ART & IMAGEM

CONCLUSO

O exame clnico
apresenta como um dos

seus principais objetivos


fornecer ao profissional

tranqilidade, confiana
e conseqentemente um

tratamento adequado e
seguro ao paciente.
ART & IMAGEM

Vous aimerez peut-être aussi