Vous êtes sur la page 1sur 20

-Apresentar o ttulo; -O que um avestruz? uma ave? um pssaro ? -Voc j viu um avestruz? Descreva-o.

-o. -O que o ttulo do texto nos sugere? O que iremos encontrar nesse texto?

- Leitura do texto para confirmao de hipteses de leitura/ explorao dos pargrafos, dvidas de vocabulrio, obteno de informaes.

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o qu? Moram em um apartamento em Higienpolis, So Paulo. E ela me mandou um email dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantao, digo, criao deles. Aquilo impressionou o garoto.
Culpado, fui at o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domiclio. E fiquei a observar a ave. Se que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato.

Mas eu estava falando da sua criao por Deus. Colocou um pescoo que no tem absolutamente nada a ver com o corpo. No devia mais ter estoque de asas no paraso, ento colocou asas atrofiadas. Talvez at sabiamente para evitar que sassem voando em bandos por a, assustando as demais aves normais. Outra coisa que faltou foram dedos para os ps. Colocou apenas dois dedos em cada p. Sacanagem, Senhor!

Depois olhou para sua obra e no sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto que, logo depois, Ado, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominvel e disse: Struthio camelus australis. Que o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoo fino em forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem at os 70 anos e se reproduzem plenamente at os 40, entrando depois na menopausa. No tm, portanto, TPM. Uma fmea de avestruz com TPM perigosssima!

Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.

Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avio, no domingo. No sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaos de ferro e madeiras. Joguinhos eletrnicos, por exemplo. Mquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de boto e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem. Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psiclogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigol de avestruz.

A crnica Avestruz um texto narrativo . Quais so os elementos da narrativa presentes no texto? Foco narrativo, personagens, enredo, tempo, espao.

Pesquisa com os alunos sobre o avestruz (alimentao, peso, altura, comportamento, reproduo, expectativa de vida), confrontando as informaes do texto.

H palavras desconhecidas no texto? O texto que voc leu apresenta uma histria engraada a respeito de uma situao do cotidiano. Voc j viveu situaes ou ouviu relatos em que algo incomum ou engraado aconteceu? Compartilhe com seus colegas essas histrias.
Na sua opinio, porque o garoto desistiu de ter o avestruz como animal de estimao?

Na segunda metade do sculo passado, muitos escritores brasileiros publicavam suas criaes literrias, inclusive romances, em jornais. Neste ambiente que misturava notcia e fico, j que muitos desses escritores eram tambm jornalistas, surgiu a crnica, que no notcia, mas em texto sobre situaes corriqueiras, em geral escritas em uma linguagem coloquial, como uma anedota. No jornal , a crnica pode fazer parte de um caderno cultural ou poltico, ou ainda, de cadernos especialmente voltados para o entretenimento.

Mrio Prata
Mario Alberto Campos de Morais Prata (Uberaba, 11 de fevereiro de 1946) um escritor, dramaturgo, jornalista e cronista brasileiro. natural de Uberaba, Minas Gerais, mas viveu boa parte da infncia e adolescncia em Lins, interior de So Paulo. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currculo 3 mil crnicas e cerca de 80 ttulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peas teatrais. Na carreira, recebeu 18 prmios nacionais e estrangeiros, com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televiso.

Textos cientficos; Vdeos, reportagens sobre a espcie; Charges; Msica: Avestruz (D Di Paula e Z Henrique ) Vdeo/ letra da msica Comparao das informaes referentes s caractersticas do avestruz com o texto de Mrio Prata. H semelhanas? Quais?

Tava cansado de viver l na roa De andar s de carroa, resolvi ento mudar Vendi meu stio, vendi vaca e galinha E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar O meu dinheiro tava num banco guardado Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz Mais que depressa peguei o meu capital Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz O paladar desse bicho aguado Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus

Avestruz hoje eu to enrolado Avestruz que bichinho esfomeado Avestruz come terra e come gado Avestruz realmente to quebrado

Pra me ajudar a tocar este negocio Arrumei foi muito scio veja s no que foi dar Cabeleireira empenhou sua tesoura Diarista a vassoura hoje vive a reclamar Tinha um amigo que dizia ser esperto Teve prejuzo certo hoje ta desesperado Foi a motoca, foi a gua e a poupana Realmente foi lambana, s deu cheque carimbado At o vov que guardava um dinheirinho Comprou quatro filhotinhos l se foi seu ordenado

Avestruz hoje eu to enrolado Avestruz que bichinho esfomeado Avestruz come terra e come gado Avestruz realmente to quebrado

Neste negcio de comprar este bichinho Fiquei falando sozinho e agora o que fazer Comeu o carro, foi tambm a camioneta S no foi a bicicleta pois no consegui vender Era feliz e vivia controlado Com a famlia do lado no devia pra ningum Na quebradeira que esse bicho me deixou Minha mulher me abandonou e meus amigos tamm To apertado igual um pinto no ovo Este bicho um estorvo, nem me fale nesse trem Avestruz hoje eu to enrolado Avestruz que bichinho esfomeado Avestruz come terra e come gado Avestruz realmente to quebrado Avestruz, comeu at minha aposentadoria!!!

Conversa, debate, posicionamento crtico acerca de animais de estimao. O desfecho da crnica acontece com o menino desistindo do avestruz e pedindo gaivotas e um urubu.O que voc acha do pedido do menino? Os pais devem atender a todos os pedidos dos filhos?

Vdeo: O ovo do avestruz- turma de PICA PAU- YouTube)

Araceli Nogueira Marisol Ap. Ferreira Limp Pisso Raquel F. F. Fortolan Rubens Mafra Cataletta

Vous aimerez peut-être aussi