Vous êtes sur la page 1sur 9

Dicas no uso de Fantoches

Primeira Igreja Batista no Bairro Botafogo

Voc sabe como manipular fantoches para que eles ganhem vida e encantem as crianas? Pois aqui vo algumas dicas!! Antes de tudo se disponha a fazer o servio do Pai com alegria. Creia que voc pode todas as coisas naquele que te fortalece (Filipenses 4:13) muito importante a criao de um personagem, especialmente no que se refere a sua personalidade. E tambm no podemos deixar de mencionar o que no devemos fazer com os bonecos.

10 PASSOS PARA CRIAR UM PERSONAGEM


1. Desenvolva cuidadosamente seu perfil; 2. Crie um temperamento; 3. Adote um chavo; 4. Crie uma voz coerente com o personagem; 5. Estabelea um visual; 6. Caracterize um sotaque; 7. Adote um comportamento; 8. Se exercite em frente ao espelho; 9. Mantenha seu modo de vestir e falar; 10. No esquea de lhe dar um bom nome.

10 COISAS QUE NO DEVO FAZER


1. Transport-lo sem cuidado; 2. Mudar a identidade; 3. Mudanas radicais no visual; 4. Faltar manuteno do boneco; 5. Mudana de comportamento; 6. Nunca movimente o boneco alm do necessrio; 7. Deixar que as crianas manuseiem; 8. Permitir que ele seja visto antes da performance; 9. Deixar o boneco jogado atrs da casinha; 10. Trocar a voz.

CUIDADOS COM A MANIPULAO


1. No deixar o brao do manipulador aparecer; 2. Certifique-se de que o boneco parea estar olhando para o pblico; 3. Se o boneco for uma menina, ou cabeludo, cuide para que o cabelo no atrapalhe o desempenho; 4. Observe o pescoo do boneco, pois se estiver enrugado, vai deformar a postura do mesmo; 5. Cuide para que os braos do boneco estejam bem posicionados; 6. No permita que a cabea do manipulador aparea; 7. Movimente sempre o boneco, mesmo que ele no esteja falando; 8. O sincronismo das palavras com o movimento da boca um dos fundamentos mais importantes da manipulao; 9. Tente aperfeioar tanto a entrada, como a sada do boneco.

10 Passos Para uma Boa Histria


1. Tenha o texto na ponta da lngua; 2. No faa uma histria muito longa; 3. Diversifique os personagens; 4. Comece com histrias da Bblia; 5. Use sempre msica; 6. Se possvel, use uma trilha de fundo; 7. Para cantar, a afinao no to importante; 8. importante que a histria tenha comeo, meio e fim; 9. No comeo use historinhas prontas; 10. Tenha sensibilidade para saber se a histria escolhida adequada para o seu pblico.

Consideraes E Cuidados Com A Voz


1. Cada manipulador pode fazer no mximo duas vozes; 2. Usar a voz numa regio confortvel; 3. Nunca usar um timbre que venha prejudicar as cordas vocais; 4. Muito cuidado com a dico. Ela fundamental na comunicao; 5. Evitar gritos; 6. As cordas vocais so para a voz como as cordas para um instrumento; 7. O gelo deve ser evitado, mas principalmente aps o uso intensivo da voz; 9. O descanso um princpio de Deus e vale tambm para a voz; 10. Na medida em que voc se exercita corretamente, voc consegue melhorar a extenso da voz; 11. Os limites de extenso de voz de cada pessoa devem ser respeitados.

Daqui a cem anos, no importar o tipo de carro que dirigimos, o tipo de casa em que moramos, quanto tnhamos depositado no banco, nem que roupas vestimos. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque ns fomos importantes na vida de uma criana.

Vous aimerez peut-être aussi