Vous êtes sur la page 1sur 11

Gesto da Qualidade Total Conceito de Produtividade

Produzir cada vez mais e melhor com cada vez menos

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Conceito de Sobrevivncia

A produtividade cresce com a qualidade dos produtos, imprimindo maior competitividade empresa e garantindo a sua sobrevivncia no mercado.
Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Fundamentos de Gesto Fundamentos de Excelncia - PNQ 2008


Pensamento sistmico: entendimento das relaes de interdependncia entre os diversos componentes de uma organizao, bem como entre a organizao e o ambiente externo. Aprendizado organizacional: busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organizao por meio da percepo, reflexo, avaliao e compartilhamento de experincias. Cultura da inovao: promoo de um ambiente favorvel criatividade, experimentao e implementao de novas idias que possam gerar um diferencial competitivo para a organizao.

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Fundamentos de Gesto Fundamentos de Excelncia - PNQ 2008


Liderana e constncia de propsitos: atuao de forma aberta, democrtica, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelncia, promoo de relaes de qualidade e proteo dos interesses das partes interessadas. Orientao por processos e informaes: compreenso e segmentao do conjunto das atividades e processos da organizao que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decises e execuo de aes deve ter como base a medio e anlise do desempenho, levando-se em considerao as informaes disponveis, alm de incluir os riscos identificados.

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Fundamentos de Gesto Fundamentos de Excelncia - PNQ 2008


Viso de futuro: compreenso dos fatores que afetam a organizao, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenizao.
Gerao de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organizao pelo aumento de valor tangvel e intangvel de forma sustentada para todas as partes interessadas. Valorizao das pessoas: estabelecimento de relaes com as pessoas, criando condies para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competncias e espao para empreender.
5

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Gesto da Qualidade Total

o controle exercido por todas as pessoas para a satisfao de todas as pessoas. a busca da satisfao de todas as pessoas que se relacionam com a organizao stakeholders (partes interessadas) de forma simultnea.

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Gesto da Qualidade Total

o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientes satisfeitos, empregados com responsabilidade e autoridade, maior faturamento e menor custo (Juran) uma estratgia de fazer negcios que objetiva maximizar a competitividade de uma empresa atravs da melhoria contnua da qualidade dos seus produtos, servios, pessoas, processos e ambiente (Goetsch)

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Elementos da Gesto da Qualidade Total


Valores
Foco no Cliente Comprometimento & Envolvimento Foco em processos Abordagem cientfica Melhoria contnua Educao & Treinamento QFD DOE/Taguchi

Mtodos

Benchmarking CEP FMEA

Seis Sigma
PDCA

Ferramentas
Grficos de Controle

SGQ ISO

Pareto

Causa e Efeito Histograma

Matriz de Relaes

Diagrama de Afinidades Diagrama rvore


Gerisval Pessoa Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Gerenciamento Pelas Diretrizes - GPD


Sistema de Gerenciamento no qual a Alta Administrao determina diretrizes e lidera sua implantao, promovendo desdobramento de metas e medidas a serem, respectivamente, atingidas e executadas por todos nveis gerenciais. um mtodo projetado para captar e concretizar os objetivos estratgicos, as perspectivas futuras e tambm desenvolver os meios para transform-los em realidade.

Ou seja,
um processo que fornece, atravs de fatos e dados, uma estrutura para mover toda a empresa na direo desejada.

Gerisval Pessoa

Reviso 03

Gesto da Qualidade Total Diretriz: Conceito So temas importantes para a gesto dos negcios, cujas metas a serem atingidas esto determinadas pela Alta Administrao. Exemplos: Aumentar a produtividade da Empresa Aumentar o Retorno sobre o Capital Empregado (ROCE) Aumentar o Valor Econmico Agregado (EVA) Aumentar o EBITDA Aumentar o CFROGI Reduzir os ndices de Acidentes
Gerisval Pessoa Reviso 03

10

Gesto da Qualidade Total Diretriz: Conceito

Uma Diretriz consiste de uma META e das MEDIDAS prioritrias e suficientes para se atingir esta meta.

Gerisval Pessoa

Reviso 03

11

Vous aimerez peut-être aussi