Vous êtes sur la page 1sur 17

8.4.

Regime de Comunho Universal


Comunicao dos bens presentes (anteriores ao casamento) e futuros

Comunicao das dvidas realizadas durante o casamento

8.4.1. Bens excludos da comunho universal a) doao ou herana com clusula de incomunicabilidade: Art. 1.668. So excludos da comunho: I - os bens doados ou herdados com a clusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; - necessria clusula de incomunicabilidade - nus probatrio na sub-rogao. Smula 49 do STF: A clusula de inalienabilidade inclui a incomunicabilidade dos bens

8.4.1. Bens excludos da comunho universal b) Bens gravados de fideicomisso

Art. 1951. Pode o testador instituir herdeiros ou legatrios, estabelecendo que, por ocasio de sua morte, a herana ou o legado se transmita ao fiducirio, resolvendo-se o direito deste, por sua morte, a certo tempo ou sob certa condio, em favor de outrem, que se qualifica de fideicomissrio. fideicomitente: testador fiducirio: intermedirio fideicomissrio: beneficirio final

8.4.1. Bens excludos da comunho universal c) Dvidas particulares anteriores ao casamento: Art. 1.668. So excludos da comunho: (...) III - as dvidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; - arts. 1.643 e 1.644: presuno de dvidas comuns d) Doaes antenupciais: IV - as doaes antenupciais feitas por um dos cnjuges ao outro com a clusula de incomunicabilidade; - clusula de incomunicabilidade - ausncia de clusula expressa de incomunicabilidade: meao

8.4.1. Bens excludos da comunho universal e) Bens de uso pessoal, profissional, provento e penses V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659.

Interprestao teleolgica:
- joias; - equipamentos profissionais de alto valor - proventos - benefcios previdencirios

8.5. Administrao do Acervo Patrimonial nos Regimes de Comunho

Parcial ou Universal
A) Bens Comuns:

Art. 1.663. A administrao do patrimnio comum compete a qualquer dos cnjuges.


1o As dvidas contradas no exerccio da administrao obrigam os bens comuns e particulares do cnjuge que os administra, e os do outro na razo do proveito que houver auferido. - Teoria da Aparncia - Boa-f contratual B) Bens Pessoais: Art. 1.665. A administrao e a disposio dos bens constitutivos do patrimnio particular competem ao cnjuge proprietrio, salvo conveno diversa em pacto antenupcial.

8.5. Administrao do Acervo Patrimonial nos Regimes de Comunho Parcial ou Universal c) Alienao e disposio dos bens Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao.

Art. 1.648. Cabe ao juiz, nos casos do artigo antecedente, suprir a outorga, quando um dos cnjuges a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossvel conced-la.

8.5. Administrao do Acervo Patrimonial nos Regimes de Comunho Parcial ou Universal d) Disposio gratuita dos bens

art. 1.663. (...) 2o A anuncia de ambos os cnjuges necessria para os atos, a ttulo gratuito, que impliquem cesso do uso ou gozo dos bens comuns.

e) Vedao da constituio de sociedade na Comunho Universal

Art. 977. Faculta-se aos cnjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que no tenham casado no regime da comunho universal de bens, ou no da separao obrigatria.

8.6. Regime de Separao de Bens Separao e independncia patrimonial

8.6.1. Separao Convencional de Bens a) Pacto antenupcial b) Relativizao da incomunicabilidade dos bens: Funo social do contrato e boa-f objetiva: arts. 2035, nico e 422, CC Vedao ao enriquecimento ilcito: 884 e 885, CC Obrigao de contribuio recproca nas despesas familiares: art. 1.688 do CC

- Alimentos compensatrios

8.6.2. Separao Obrigatria de Bens (art. 1.641, CC) - pessoas que o contrarem matrimnio com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento; - maior de setenta anos; - todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. Smula 377 do STF. No regime de separao legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constncia do casamento.

8.6.3. Administrao dos bens: Liberdade e Independncia na administrao dos bens: - alienao do imvel ou constituio de nus reais independentemente da vontade do outro cnjuge; - possibilidade de pleitear sozinho acerca de direitos reais; - legalidade da fiana ou aval prestados sem a concordncia do cnjuge;

8.7. Regime de Participao Final dos Aquestos (art. 1672, CC) Aquesto a) Regime menos utilizado - desconhecimento e dificuldade na apurao dos bens - risco de fraudes na diviso dos bens comuns - Estatuto das Famlias b) Regime Hbrido: - Separao na constncia do casamento (administrao dos bens): exceo venda dos imveis, que depende da outorga uxria ou marital (art. 1.656, CC) - Comunho na dissoluo (diviso de bens)

8.7. Regime de Participao Final dos Aquestos (art. 1672, CC) c) Caractersticas: - independncia e liberdade dos cnjuges na administrao do patrimnio prprio - ingresso no patrimnio comum apenas dos bens adquiridos a ttulo oneroso: - comunicao dos proventos, aposentadorias e outras rendas (ausncia de ressalva do art. 1.659, VI e VII)

8.8. Pacto Antenupcial Art. 1.653. nulo o pacto antenupcial se no for feito por escritura pblica, e ineficaz se no lhe seguir o casamento.

8.8.1. Validade: escritura pblica e agentes capazes - nubente maior de 16 e menor de 18 anos: representantes legais - nubente menor de 16 anos: art. 1641, III do CC - pacto por procurao (art. 1.535)

8.8.2. Eficcia: condio suspensiva at o casamento


- pacto antenupcial sem casamento civil, apenas religioso?

8.8.3. Autonomia Privada no Pacto Antenupcial a) Limites autonomia de vontade das partes - Funo Social dos Contratos: art. 421 e 2035, nico do CC - Boa-f contratual: arts. 113 e 422 do CC. - Tutela Jurdica do casamento: Art. 1.655. nula a conveno ou clusula dela que contravenha disposio absoluta de lei. b) Questes patrimoniais: Diviso de bens, alimentos, ... c) Questes Pessoais Guarda, fixao de domiclio,....

8.9. Alterao do Regime de Bens (art. 1.639, 2, CC) Art. 1.639. (...) 2o admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. a) Troca de regime ou estipular regras peculiares (pacto antenupcial) b) Cnjuges casados sob o regime obrigatrio (art. 1.641, CC) c) Cnjuges casados em data anterior a entrada em vigor do CC de 2002: Art. 2.039. O regime de bens nos casamentos celebrados na vigncia do Cdigo Civil anterior, o por ele estabelecido.

8.9. Alterao do Regime de Bens (art. 1.639, 2, CC) d) Alterao Judicial: - necessidade de deciso judicial: - impossibilidade de modificao extrajudicial: incompatibilidade com o ordenamento jurdico atual (casamento e divrcio extrajudiciais, unio estvel,...) - jurisdio voluntria: consenso dos cnjuges

Vous aimerez peut-être aussi