Vous êtes sur la page 1sur 48

FCM

TANATOLOGIA

TANATOLOGIA

CONCEITO:Parte da Medicina legal que estuda a morte e o morto. (Frana)

MORTE

a cessao das atividades cerebrais, circulatrias e respiratrias.

Cessao completa e irreversvel de todas as funes vitais.

Critrios de Morte Enceflica

Lei dos Transplantes de rgos e Tecidos(Lei n 9434 de 04/02/1997)


DECRETO N 2.268, DE 30 DE JUNHO DE 1997: Regulamenta a Lei dos Transplantes RESOLUO CFM N 1.480/97: Diagnstico de Morte Enceflica

Transplantes de rgos e tecidos

LEI N 9.434, DE 4 DE FEVEREIRO DE 1997 Art. 1 A disposio gratuita de tecidos, rgos e partes do corpo humano, em vida ou post mortem, para fins de transplante e tratamento, permitida na forma desta Lei. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Lei, no esto compreendidos entre os tecidos a que se refere este artigo o sangue, o esperma e o vulo.

Transplantes de rgos e tecidos

Art. 3 A retirada post mortem de tecidos, rgos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento dever ser precedida de diagnstico de morte enceflica,constatada e registrada por dois mdicos no participantes das equipes de remoo e transplante, mediante a utilizao de critrios clnicos e tecnolgicos definidos por resoluo do Conselho Federal de Medicina.

DECRETO N 2.268, DE 30 DE JUNHO DE 1997

Art. 16 1 O diagnstico de morte enceflica ser confirmado, segundo os critrios clnicos e tecnolgicos definidos em resoluo do Conselho Federal de Medicina, por dois mdicos, no mnimo, um dos quais com ttulo de especialista em neurologia reconhecido no Pas.

Morte Enceflica RESOLUO CFM n 1.480/97

Causa conhecida; processo irreversvel, clinicamente justificado por coma aperceptivo, ausncia da atividade motora supra-espinhal e apnia, e complementada por exames que comprovem a ausncia da atividade eltrica cerebral, ou ausncia das atividades metablicas cerebrais ou ausncia de perfuso sangnea cerebral.

TANATOLOGIA MDICO-LEGAL
Direitos sobre o cadver

FAMLIA E ESTADO

A vontade expressa em vida deve ser respeitada aps a morte.

Destinos do Cadver

REMOO DE RGOS PARA TRANSPLANTES NECROPSIA CLNICA E MDICO-LEGAL

Inumao Cremao Estudo ou Pesquisa

Inumao

LEI DOS REGISTROS PBLICOS LEI N6.015/1973: Art. 77 Nenhum sepultamento ser feito sem certido de Oficial de Registro do lugar do falecimento, extrada aps a lavratura do assento de bito, em vista do atestado de mdico, se houver no lugar, ou, em caso contrrio, de duas pessoas qualificadas que tiveram presenciado ou verificado a morte.

Cremao:

LEI DOS REGISTROS PBLICOS LEI N6.015/1973: Art. 77 -2a cremao de cadver somente ser feita daquele que houver manifestado a vontade de ser incinerado, ou no interesse da sade pblica, e se o atestado de bito tiver sido firmado por dois mdicos ou por um mdico legista, no caso de morte violenta, depois de autorizada pela autoridade judiciria.

Necropsia Mdico-legal

Fundamentos legais: CDIGO DE PROCESSO PENAL: Art. 158 Quando a infrao deixar vestgios ser indispensvel o exame de corpo de delito... Art. 6-Logo que tomar conhecimento da prtica de infrao penal, a autoridade policial dever: VII Determinar, se for o caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias.

Necropsia Mdico-legal

Mortes violentas: Acidentes, homicdios e suicdios. Mortes suspeitas: Sbitas, inesperadas e sem uma causa natural aparente. Suposio de erro mdico.

Necropsia Clnica

PORTARIA N 1.405 DE 29 DE JUNHO DE 2006:


Institui a Rede Nacional de Servios de Verificao de bito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO)

Necropsia Clnica

Mortes naturais sem assistncia. Autorizao da famlia. Imperativos de ordem pblica Epidemias ou doena com potencial disseminao. Autorizao ou ordem judicial.

Estudo ou Pesquisa LEI N8.501, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1992

Art.1Esta lei visa disciplinar a destinao de cadver no reclamado junto s autoridades pblicas ,para fins de ensino e pesquisa. Art.2O cadver no reclamado junto s autoridades pblicas,no prazo de trinta dias,poder ser destinado s escolas de medicina,para fins de ensino e de pesquisa de carter cientfico.

CAUSA JURDICA DA MORTE

NATURAL: onde no h responsabilidade a apurar.


VIOLENTA e SUSPEITA: onde necessrio esclarecer circunstncias e apurar responsabilidades HOMICDIO SUICDIO ACIDENTE

Causas Jurdicas da Morte

Diagnstico da causa jurdica da morte: Exame do corpo de delito: Percia criminal: Local de crime.
Percia mdico-legal: Corpus criminis Cadver

CAUSA JURDICA DA MORTE

Observar detalhes para permitir as concluses:


leses de defesa leses provocadas pelo agressor local, nmero mudana de local da vtima e leses associadas

Diagnstico do tempo da morte

Sinonmia:
Tanatocronodiagnose; Cronotanatognose; Diagnstico cronolgico da morte.

Cronotanatognose

O tempo da morte determinado de forma aproximada atravs dos fenmenos cadavricos:


I . Fenmenos Abiticos Imediatos II. Fenmenos Abiticos Consecutivos III . Fenmenos Transformadores IV . Fenmenos Conservadores

DIAGNSTICO DA REALIDADE DA MORTE

I . Fenmenos Abiticos Imediatos Perda da conscincia, Perda da sensibilidade, Imobilidade, Perda do tnus muscular, Ausncia de respirao, Ausncia de circulao.

DIAGNSTICO DA REALIDADE DA MORTE

II. Fenmenos Abiticos Consecutivos


Evaporao Tegumentar: apergaminhamento cutneo; queda de tenso do globo ocular; perda do brilho das mucosas e crnea. Resfriamento Corporal: 1,5 C/h Rigidez Cadavrica: na 1 hora, progride at 8 hora e se desfaz em 24h

Livores de Hipstase: na 1 hora, fixos aps a 12 hora, irremovveis aps esta hora mesmo com a mudana de posio

Opaficao da crnea

Livores de Hipstase

DIAGNSTICO DA REALIDADE DA MORTE


III . Fenmenos Transformadores Autlise


Putrefao fase cromtica: em 24h-mancha verde 1 semana fase gasosa: em 24h-mximo em 96h 3-5semanas fase coliquativa: 1 semana alguns meses fase de esqueletizao: 3-4 semana meses-anos Macerao

Mancha verde abdominal

Fase gasosa

Fase coliquativa

Fase de esqueletizao

DIAGNSTICO DA REALIDADE DA MORTE


IV . Fenmenos Conservadores
Mumificao Saponificao (adipocera) Corificao Petrificao (Litopdio)

Necropsia Mdico-legal

Conceito:
o exame detalhado e metdico do cadver, com vistas a determinar a causa mdica e a causa jurdica da morte.

Necropsia Mdico-legal

Sinonmia:
Necroscopia, exame necroscpico, tanatoscopia, necrotomopsia, exame cadavrico, autpsia.

ARTIGO 162 DO CDIGO PENAL

A autpsia ser feita pelo menos seis horas depois do bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo o que declararo nos autos.

Necropsia Mdico-legal

Tcnica:
Requisitos: Ambiente fsico adequado; Profissionais bem treinados; Suporte laboratorial; Material cirrgico; Equipamentos de proteo individual.

Necropsia Mdico-legal

DESCRIO MINUCIOSA documentao vestes exame externo exame interno RX (tiros, carbonizados, putrefeitos) laboratrio (coleta de secrees) PAFs coletados e identificados separadamente

Necropsia Mdico-legal
LESES INTRA-VITAM e POST-MORTEM Sinais macroscpicos Reao vital Hemorragia, coagulao sangnea Retrao de tecidos Reao inflamatria Reao vascular - eritema e flictenas Marcas de Jellinek, eletricidade industrial

Necropsia Mdico-legal
LESES INTRA-VITAM e POSTMORTEM

Provas microscpicas

Necropsia Mdico-legal

TCNICA NECROSCPICA:

INDICADA DE ACORDO COM A CIRCUNSTNCIA

Necropsia Mdico-legal

ERROS Exame externo sumrio ou omisso Interpretaes por intuio Falta de ilustrao Entendimento errado dos fenmenos post mortem Necropsias incompletas Exames noite Falta de exames subsidirios Impreciso e dubiedade da causa mortis e das respostas aos quesitos Incises desnecessrias Obscuridade descritiva

Necropsia Mdico-legal

EXUMAO Solicitao feita em carter especial com objetivos criteriosamente justificados e quesitos especficos para averiguar algum detalhe da exata causa da morte,identificao ou grave contradio.

Necropsia Mdico-legal

PERCIA DA EXUMAO
dirigida aos objetivos a serem esclarecidos; localizao prvia e precisa do tmulo; auxlio da autoridade para isolar o local; presena da autoridade solicitante; descrever detalhes; concluso : elaborao de laudo ps-exumao

PERCIA DA EXUMAO

PERCIA DA EXUMAO

PERCIA DA EXUMAO

PERCIA DA EXUMAO

BOA NOITE

Vous aimerez peut-être aussi