Vous êtes sur la page 1sur 20

Programa Cidades Sustentveis

Rede Nossa So Paulo Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentveis Instituto Ethos Ncleo de Estudos do Futuro PUC SP

I believe in miracles
I believe in a better world for me and you.
RAMONES Eu acredito em milagres Eu acredito num mundo melhor para mim e para voc.

Apresentao do Projeto
Cidades Sustentveis

12 eixos
Programa Cidades Sustentveis

BENS NATURAIS COMUNS


Objetivo Geral Assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns. Objetivos Especficos

INDICADORES

EQUIDADE, JUSTIA SOCIAL E CULTURA DE PAZ


O objetivo deve ser a construo de uma sociedade... economicamente vivel; socialmente justa; ambientalmente sustentvel.
Educao de qualidade a condio primordial para promoo dos objetivos acima citados. O educador Paulo Freire afirmou que a educao pode no ser a soluo, mas, sem educao no h salvao.

GESTO LOCAL PARA A SUSTENTABILIDADE


A eficincia na gesto das polticas sustentveis depende da qualificao dos gestores, dos compromissos da equipe poltica e, especialmente, da transparncia da gesto e da participao da populao na tomada de decises.

Objetivos especficos:
Assegurar a importncia das questes de sustentabilidade nos processos de deciso nos nveis urbano e regional, assim como uma poltica de gesto de recursos baseada em critrios de sustentabilidade slidos e abrangentes.

CULTURA PARA A SUSTENTABILIDADE


Essa varivel tem relao com as razes de uma determinada populao, agregando valor para compreenso do passado e visualizao do futuro; Promoo de uma prtica cultural que respeite e valorize a diversidade, o pluralismo, o patrimnio natural, a preservao das heranas naturais e artsticas e abra espao participao dos cidados;

EDUCAO PARA A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA


EDUCAO X EDUCAO AMBIENTAL A formao de cidados esclarecidos sobre o desenvolvimento sustentvel ocorrer na medida em que a escola possa informar os alunos sobre problemas sociais e ambientais, dentro de uma viso sistmica; e uma educao de qualidade para todos. CARTA DA TERRA X CARTA DE BELGRADO O documento surgiu na ECO 92, no Rio de Janeiro.

INDICADORES

ECONOMIA LOCAL DINMICA, CRIATIVA E SUSTENTVEL


O conceito de Economia Criativa refere-se ao incentivo economia do intangvel, o que envolve a produo, distribuio, troca e uso de bens simblicos.

O incremento dessa prtica econmica se d pela atuao dos talentos criativos, ao se organizarem individual ou coletivamente para produzir bens e servios inovadores.

CONSUMO RESPONSVEL E OPES DE ESTILO DE VIDA INDICADORES

DETALHES DOS INDICADORES

DO LOCAL PARA O GLOBAL


A soluo para os problemas urbanos comea na esfera local, porque ali que as pessoas podem mais facilmente se organizar para construrem seu prprio entorno. Elas se sentem parte da soluo ao realizarem o diagnstico de determinada situao que necessite de uma interveno e, assim, apontam medidas que devem ser adotadas nesse sentido. Isso no significa que as mudanas globais sejam apenas a soma de aes locais, mas, sim, que a ao local estimula o engajamento da sociedade no processo de transformao mundial.

EXEMPLOS BEM SUCEDIDOS


Florianoplis (SC) A cidade que mais recicla leo de cozinha do mundo. Aterro Bandeirantes (SP) O lixo que vira e energia e crditos de carbono. So Francisco (EUA) Txis amarelos se transformam em verdes.

EDUCAO AMBIENTAL DE FORMA SISTEMTICA


SOCIAIS PROCESSO CONTNUO

INTERESSES
NACIONAIS

PARADIGMAS

LOCAL

PARA GLOBAL

PROMOVER CONSCINCIA

A ESCOLHA DESSE PROJETO


Processo de aprendizagem voltados para a promoo de melhorias; Os problemas no existem isoladamente; Inter-relacionamentos X Cadeias lineares de causa e efeito; Processos de mudanas X Simples fatos instantneos; Pequenas aes podem gerar grandes mudanas;

PONTOS INTERESSANTES
Como fazer?! Sites relacionados; Dicas de gesto; Benefcios dos indicadores; Objetivos; Metas.

Nunca duvide que um pequeno grupo de cidados atentos e comprometidos possam mudar o mundo. Na realidade, s assim se foi capaz de mudar o mundo at hoje.
Margaret Mead Antroploga.

Vous aimerez peut-être aussi