Vous êtes sur la page 1sur 108

MECANISMOS DE SOLUO DE CONFLITOS

O QUE CONFLITO?
Conflito

um fenmeno prprio das relaes humanas. Eles acontecem por causa de posies divergentes em relao a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. As incompreenses, as insatisfaes de interesses ou necessidades costumam gerar conflitos.

O problema que, quando as pessoas no esto preparadas para lidar com os conflitos, estes podem ser transformados em confronto, violncia. As mudanas na vida moderna so muito rpidas e instveis e talvez por conta disso, por necessidades insatisfeitas, ou porque se sentem no direito de exigir, ou por vrias dessas razes e outras mais.

A famlia a principal caixa de ressonncia desses problemas. No mundo atual, cheio de tantas novidades e mudanas, a capacidade mais importante para se dar bem na vida - alm da responsabilidade social, da educao e de uma profisso - a capacidade de resolver conflitos. O conflito pode ser resolvido com ganhos para todas as partes envolvidas.

A capacidade de resolver conflitos depende da nossa comunicao, do nosso jeito de tratar as pessoas. Quando adotamos uma comunicao positiva, as nossas discusses, os nossos conflitos tendem a ser amigavelmente resolvidos. Nem sempre possvel resolver um conflito diretamente negociando com a outra parte. H pessoas que rompem relaes ou revidam, dificultando ou impedindo um entendimento direto.

Da porque, muitas vezes, necessrio contar com o apoio de uma terceira pessoa, um facilitador ou um mediador, para recuperar o dilogo e o entendimento.

QUAIS SO OS ELEMENTOS DO CONFLITO?


1

- A pessoa: o ser humano, com seus sentimentos e crenas. 2 - O problema: as necessidades e interesses contrariados. 3 - O processo: as formas e os procedimentos adotados.

QUAIS SO OS DOIS TIPOS BSICOS DE PROCESSO?


Processos no adversariais e processos adversariais. Processos ou procedimentos no adversariais de soluo de conflitos so aqueles em que as partes no atuam como adversrias, mas como coresponsveis na busca de uma soluo. A facilitao, a mediao e a conciliao so trs procedimentos no adversariais de soluo de conflitos. Nos processos adversariais, que podem ser administrativos, judiciais ou arbitrais, um terceiro resolve o conflito.

A complexidade ou no do meio utilizado para a soluo do entrave depender de inmeros fatores, a exemplo da natureza da demanda, do direito envolvido, do acirramento dos nimos, da capacidade propositiva das partes, da possibilidade ou no de execuo da deciso, etc.

MAURCIO GODINHO DELGADO (2006, pags. 1368 e 1369) ensina que os mtodos de soluo de conflitos classificam-se em trs grandes grupos: autotutela, autocomposio e heterocomposio. Para ele, a diferenciao essencial entre tais grupos de mtodos encontram-se nos sujeitos envolvidos e na sistemtica operacional do processo de soluo do conflito.

. Ocorre autotutela quando uma das partes, por intermdio de coero ou de imposio legal, (como exemplo, na legtima defesa), impe sua prpria sistemtica de resoluo controvrsia, a despeito da vontade da outra parte. Cita, no mbito do Direito do Trabalho, a greve como importante meio de autotutela sobre a dinmica de soluo dos conflitos coletivos;

Por seu turno, explica que h autocomposio quando o conflito solucionado sem o auxlio de terceiros, atravs de renncia, aceitao (ou resignao ou, ainda, submisso) e transao (mais comumente conhecida como negociao). Aponta como exemplo de autocomposio, outra vez no mbito do Direito Coletivo do Trabalho, a negociao coletiva;

Aduz que h heterocomposio quando o conflito solucionado mediante a intermediao de um agente exterior, um terceiro junto ao conflito. Enumera como exemplo de heterocomposio, a jurisdio (praticada por um membro do Judicirio), a arbitragem (realizada por um rbitro), a conciliao e a mediao, apesar de reconhecer que a doutrina polmica quanto incluso de conciliao e arbitragem dentre os meios heterocompositivos.

DENISE ALMEIDA DE ANDRADE e ROBERTA LAENA COSTA JUC, aliceradas nas lies de JOS DE ALBUQUERQUE ROCHA (2005, pags. 94 e 95), analisam os mtodos de resoluo de conflitos sob prisma diferente. Para ambas, tudo se origina das sistemticas decorrentes da autonomia e heteronomia.

A autonomia compreende a autotutela segundo o conceito j comentado - e a autocomposio (que inclui a negociao, a conciliao e a mediao). Por sua vez, a heteronomia compreende a heterotutela (quando desenvolvida no mbito judicirio) e a heterocomposio (quando realizada por arbitragem).

No se deve deixar de considerar a insubstituvel importncia do papel dos agentes exteriores (mediador e conciliador) junto aos conflitos, tarefa que se reputa de enorme relevncia. De modo que se de um lado indubitvel que a participao do mediador no conflito tosomente de facilitador do dilogo entre as partes, ou seja, no que diz respeito proposio da soluo do conflito sua tarefa quase nula.

Por outro lado, o papel do conciliador muitas vezes sobejamente indutor e propositivo, de tal sorte que melhor soluo para a polmica telada acredita-se, seria a abstrao da mediao do rol de meios heterocompositivos, com o resguardo da conciliao no mesmo rol.

A NEGOCIAO
A

negociao a forma mais simples e tambm mais antiga de resoluo de conflitos. D-se pelas vias do dilogo direto entre as partes, sem a interferncia de um terceiro. um fenmeno to comum na vida das pessoas que sequer notado na maioria dos casos em que acontece.

negociao no escolhe tempo nem matria. Acontece sempre que se prenuncia um conflito de ordem jurdica ou moral. Por isso mesmo, quase sempre antecipa outras formas de resoluo de conflitos.

GERGIA LIMA AZEVEDO, ponderando sobre estudo de RENATA FONKET, assinala que comumente a negociao se divide em cooperativa e adversarial, sendo cooperativa se as partes utilizarem formas semelhantes de manejo de conflitos e procurarem uma soluo justa e satisfatria para todos envolvidos... (...) adversarial se as partes utilizarem estratgias competitivas e buscarem solues ganhador/perdedor(SALES, 2005, pags. 112 e 113).

Vale ressaltar que a lei, em alguns casos, prev a existncia da negociao, como o caso da negociao coletiva prevista nos arts. 8, VI, da Constituio Federal de 1988; obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho, e 513, b, da Consolidao das Leis do Trabalho; so prerrogativas dos Sindicatos: (...)

b)

celebrar convenes coletivas de trabalho. Importante lembrar, no azo de mero informe, que a negociao coletiva inerente ao Direito Trabalho, tendo sido anterior, inclusive, sua formalizao.

Sobre esta espcie de negociao ALFRED J. RUPRECHT apud JOS CLUDIO MONTEIRO DE BRITO FILHO (2005, p. 174) afirma que tem sido considerada o melhor sistema para solucionar os problemas que surgem entre o capital e o trabalho, no s para fixar salrios e estabelecer condies laborais, mas tambm para regular todas as relaes de trabalho entre empregado e empregador.

A CONCILIAO

A conciliao exige a presena de um terceiro perante o conflito. Algum que faa vezes de conciliador junto s partes, ou seja, que intervenha no mrito do problema e que proponha uma soluo para o entrave. Citando no tocante a negociao, o objetivo da conciliao tambm buscar uma sada maturada para o problema. Mas neste caso em especfico, a presena do conciliador serve para vrios fins, desde facilitar o dilogo entre as partes e conduzir passo-apasso a discusso sobre as nuances do conflito, at a sugesto para o deslinde final.

Sobre o assunto, ensinam LLIA MAIA DE MORAIS SALES e MNICA CARVALHO VASCONCELOS (SALES & VASCONCELOS, 2006, p.80): a conciliao, pela forma como conduzida, aplicada de maneira mais eficiente nos conflitos em que no existe relacionamento entre as partes ou que essa relao no seja continuada, mas espordica (como uma coliso de veculos), haja vista que, em tal procedimento, a discusso dos problemas superficial... (...) A principal finalidade da conciliao a consecuo do acordo, evitando que este conflito se estenda ao longo do tempo.

Observe-se que como diferenciais da conciliao relativamente a outras formas alternativas de resoluo de conflitos esto: a) a necessidade de uma soluo rpida, b) a no existncia de continuidade na relao entre as partes e c) a presena de um conciliador.

Em funo de tais caractersticas, a conciliao tem sido utilizada no mbito do Poder Judicirio, especialmente na Justia do Trabalho, nos Juizados Especiais, nas varas cveis, sobretudo de famlia, em varas federais, especialmente em conflitos habitacionais, e, extrajudicialmente, nas Comisses de Conciliao Prvia, nas Defensorias Pblicas, em rgos do Ministrio Pblico como, p. ex, os de defesa do consumidor, etc.

No mbito do direito processual trabalhista as tentativas de conciliao so obrigatrias, tanto que at o advento da Emenda Constitucional n. 24, promulgada em 09/12/1999, as Varas do Trabalho eram denominadas de Juntas de Conciliao e Julgamento.

Destarte, com fulcro no art. 764, da CLT: ART. 764. Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. 1. Para efeitos deste artigo, os juzes e Tribunais do Trabalho empregaro sempre os seus bons ofcios e persuaso no sentido de uma soluo conciliatria dos conflitos. 2. No havendo acordo, o juzo conciliatrio converterse- obrigatoriamente em arbitral, proferindo deciso na forma prescrita neste Ttulo.

3. lcito s partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, ainda mesmo depois de encerrado o juzo conciliatrio.

Igualmente, interessante destacar que no mbito do direito trabalhista tambm a conciliao extrajudicial encontra amparo legal, sendo o caso de citar o artigo 625-A da CLT, acrescidos legislao trabalhista pela Lei n. 9.958, de 12/01/2000 - que prev a possibilidade de existncia das Comisses de Conciliao Prvia para soluo de conflitos individuais, desde que antecipadamente consentidas pelas respectivas empresas e sindicatos.

Verbis: CLT. ART. 625-A. As empresas e os sindicatos podem instituir Comisses de Conciliao Prvia, de composio paritria, com representantes dos empregados e dos empregadores, com a atribuio de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho. (...)

De modo generalizado, tambm o Cdigo de Processo Civil nacional provisiona a conciliao no curso dos processos judiciais: CPC. Art. 125. O Juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, competindo-lhe: (...) IV tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes

A conciliao tambm est presente, judicialmente, nos procedimentos sumrios, CPC. Art. 277; O Juiz designar a audincia de conciliao a ser realizada no prazo de trinta (30) dias.... nos Juizados Especiais, Lei dos Juizados Especiais (9.099/95). Art. 22: A conciliao ser conduzida pelo juiz togado ou leigo ou por conciliador sob sua orientao - nos ritos prprios de aes de alimentos

Lei de alimentos (5478/68 ) Art. 9: Aberta a audincia, lida a petio, ou o termo, e a resposta, se houver, ou dispensada a leitura, o juiz ouvir as partes litigantes e o representante do Ministrio Pblico, propondo conciliao - de aes de separao judicial e divrcio.

Lei do divrcio e separao judicial (6515/77) Art. 2: O juiz dever promover todos os meios para que as partes se reconciliem ou transijam, ouvindo pessoal e separadamente cada uma delas e, a seguir, reunindo-os em sua presena, se assim achar necessrio - etc., assim como igualmente est presente, extrajudicialmente, nos procedimentos arbitrais

Lei de Arbitragem (9.307/96). Art.7, 2.: Comparecendo as partes audincia, o juiz tentar, previamente, a conciliao acerca do litgio. No obtendo sucesso, tentar o juiz conduzir as partes celebrao, de comum acordo, do compromisso arbitral.

A ARBITRAGEM

A palavra arbitragem vem do latim arbiter, que significa juiz, louvado, jurado. Vamos estudar a arbitragem como procedimento utilizado na resoluo de conflitos. Trata-se de um mtodo adversarial ou heterocompositivo, cuja soluo do litgio fornecida por um terceiro.

No consiste em uma autocomposio das partes onde um terceiro tem por objetivo auxili-las para que cheguem a um consenso, compatibilizando suas posies divergentes. O terceiro no ocupa postura de neutralidade, mas define a quem pertence o direito em disputa, ou seja, ele declara quem est com a razo.

Arbitragem , portanto, uma instituio pela qual as partes concedem a um terceiro (o rbitro) o dever de resolver seus litgios com imparcialidade. Solucionam-se controvrsias pela interveno de uma ou mais pessoas com poderes para uma conveno privada, sem que esta seja estatal, gerando deciso que assume eficcia de sentena judicial.

Seria, pois, um sistema alternativo de muita importncia, j que o Estado lhe confere algumas faculdades jurisdicionais, como a de outorgar s decises arbitrais a fora de coisa julgada, no havendo necessidade de homologao pelos tribunais estatais.

Assim como no Direito brasileiro, o Direito portugus defende que: A arbitragem um processo de resoluo de um litgio pelo qual as partes confiam resoluo do mesmo a um rbitro ou a vrios rbitros, organizados em Tribunal Arbitral. O litgio deve respeitar a direitos disponveis e a deciso proferida tem o mesmo valor de uma sentena judicial, podendo ser executada nos Tribunais.

As partes podem escolher - elas mesmas - os rbitros e as regras do processo ou confiar a uma entidade institucional (Centro de Arbitragem) a organizao e o funcionamento do Tribunal Arbitral. No primeiro caso a arbitragem designada por "ad hoc" e, no segundo, por arbitragem institucionalizada. As partes podem, igualmente, determinar se os rbitros devem julgar segundo a lei (Direito Constitudo) ou de acordo com a equidade (justia material aplicada ao caso concreto).

Para ser possvel a utilizao desse sistema de resoluo de conflitos, as pessoas interessadas devem ser capazes civilmente e o litgio a ser decidido dever versar sobre direitos patrimoniais disponveis. Alm disso, fundamental que ainda exista um mnimo de possibilidade de autocomposio, ou seja, as partes devem estar dispostas a se submeterem a um rbitro e a aceitarem sua deciso.

Sobre o assunto trata claramente a autora Rozane da Rosa Cachapuz (2000, p. 23) dizendo que: a arbitragem um foro privilegiado e propcio para a composio amigvel ou para a convergncia dos esforos dos litigantes no sentido de alcanarem rapidamente, sem descurar dos valores maiores que so a segurana e a justia da deciso, a soluo final da lide, tendo em vista que, quase sempre, ambos tm interesse na resoluo do conflito, que, no raras vezes, envolve quantias vultosas de dinheiro, com inmeros efeitos diretos e reflexos.

Igualmente, a arbitragem um meio de resoluo de conflitos bastante simples e objetivo. Os julgadores responsveis so tcnicos especializados na rea onde est situado o objeto do litgio.

Percebemos, destarte, que essa rapidez na resoluo dos conflitos se d por conta da irrecorribilidade das decises arbitrais e inexistncia de homologao da sentena nacional pelo Poder Judicirio, como j vimos. H, pois, uma prestao jurisdicional privada da tutela pretendida pelas partes em conjunto, j que se supe a aceitao por ambas, no momento que recorreram ao instituto em anlise.

Costuma-se dizer que quando no possvel o acordo direto entre as partes conflitantes, mas h zona de harmonia, o procedimento mais indicado a arbitragem, pois um terceiro tem a possibilidade de interferir num espao onde as partes podem vir a convergir numa deciso comum. Essa possibilidade de acordo s ocorre se for uma questo de direito disponvel.

O rbitro estaria, ento, recebendo autoridade e aval das partes para impor uma soluo. No h aqui menosprezo atividade judicial, mas ajuda, pois com a arbitragem, muitos processos podem ser resolvidos sem piorar ainda a situao judiciria que j precria. Ao utilizarmos o juzo arbitral, estamos reduzindo a demanda do juiz, que se restringiria aos casos em que o tratamento no se revelasse amistoso.

As partes podem escolher entre a arbitragem ou o judicirio, mas, havendo mtuo consentimento prefervel a primeira devido maior celeridade. Podem ainda resolver os litgios entre elas mesmas, sem auxlios, bastando homologar o acordo para que possa valer como comprovao.

A arbitragem foi inserida formalmente no ordenamento nacional atravs da Lei n. 9.307, de 23 de setembro de 1996. Caracteriza-se pela deciso das partes de transferir para um terceiro no rgo judicial (rbitro) a atribuio de resolver o conflito.

Teoricamente, so vantagens da arbitragem: a rapidez, a segurana, o sigilo, a discrio, a ambincia adequada, a desburocratizao dos procedimentos, a reduo dos custos do processo, a melhor qualidade e melhores possibilidades do provimento decisrio - j que um rbitro pode conhecer com mais profundidade dado assunto tcnico do que um magistrado, e, alm disso, pode agir mais flexivelmente a fim de fugir de decises tipo ganhador/perdedor, estipulando compensaes mtuas, etc. -, alm da eficcia.

Apesar de todas as vantagens, importante ressaltar que a insero da arbitragem na vida ptria esteve diretamente ligada a dois fatores: o primeiro j comentado anteriormente, a crise do Judicirio que proporcionou um verdadeiro caos no gerenciamento das demandas propostas ao Poder Judicante;

o segundo, uma tendncia poltica liberalizante - enraizada em preceitos emanados de pases do hemisfrio norte, especialmente dos Estados Unidos -, fortemente em curso poca da promulgao da lei, que sugeria o mximo afastamento do Estado das relaes privadas.

Sendo uma tendncia do liberalismo, certo que a arbitragem no Brasil necessita ser fiscalizada. Afinal, num Estado com tantas desproporcionalidades de riquezas resta bvio que abissal a existncia de desigualdade de foras entre aqueles que detm o poder econmico e aqueles que, na outra ponta da pirmide, so desprivilegiados, carentes de uma tutela estatal mais efetiva.

Entretanto, entendendo-se importante, abrem-se ressalvas para esclarecer que a lei brasileira estipula que aqueles interessados em submeter seus litgios s cmaras arbitrais devem formalizar conveno arbitral, art.3, que, em outras palavras, significa o acordo atravs do qual as partes decidem pela arbitragem.

A conveno arbitral, por sua vez, adquire duas formas: de compromisso arbitral, art.9 - segundo o qual as partes, em contrato, submetem um litgio cmara arbitral -, e a clusula compromissria, art.4 - segundo a qual as partes, no mesmo contrato, afirmam a inteno de submeter eventuais conflitos ao crivo arbitral. Ou seja, o compromisso arbitral trata do conflito atual e a clusula compromissria dos conflitos futuros.

No mais, importa dizer que da sentena arbitral no cabe recurso, a no ser para efeito de saneamento de erro material e saneamento de obscuridades ou pronunciamento sobre assunto no abordado, art.30, adquirindo a mesma, ao final, status de ttulo executivo, art.31.

A nulidade de uma sentena arbitral, contudo, poder ser declarada pelo Judicirio, art.33, desde que demonstrada decorrncia das hipteses previstas pela lei, art.32.

Um ltimo esclarecimento diz respeito novel arbitragem estipulada pela Emenda Constitucional n. 45/2004, para solucionar pontos controversos oriundos da negociao coletiva. Pela nova redao dada ao art. 114 da Constituio Federal de 1988 (que trata da nova competncia da Justia do Trabalho), com a incluso do 4, frustrada a negociao coletiva as partes podero eleger rbitros.

O instituto da arbitragem passa a ser de utilidade, tambm, no mbito do direito trabalhista (juzo em que, outrora, a arbitragem era exclusivamente judicial), galgando cada vez mais espao no mundo jurdico nacional.

Caractersticas e Objeto da Arbitragem: O instituto em destaque possui caractersticas peculiares: a) Ampla liberdade de contratao; b) Escolha livre, pelas partes, do rbitro; c) Escolha do procedimento pelo rbitro; d) Celeridade;

e) Economia processual; f) Sigilo do procedimento; g) Sentena arbitral tem valor de ttulo executivo judicial; h) Aplicao nos litgios de direitos patrimoniais disponveis;

As partes podem escolher livremente o rbitro, desde que possuam capacidade civil. Esse rbitro ser incumbido de decidir o litgio, por isso instituio considerada uma justia de tcnicos. A ele permitido disciplinar o procedimento a ser adotado, isso quando no h conveno entre as partes neste sentido.

Outra caracterstica que esse instituto possibilita maior celeridade na soluo dos litgios. A previso de, em mdia, seis meses, sendo facultado s partes estabelecer um prazo para a sentena arbitral. O descumprimento desse prazo pelo rbitro gera responsabilidade civil. A arbitragem determina tambm maior economia processual, j que no se utiliza dos mtodos e da burocracia judicial.

s partes facultado exigir o sigilo do procedimento arbitral, uma vez que no vigora o princpio da publicidade que exigido, em regra, na justia comum. Outra especificidade que a sentena arbitral ser transformada em ttulo executivo judicial, fazendo com que seja eficaz assim como as sentenas declaratrias ou constitutivas. Dessa forma no h necessidade de dupla homologao de sentena arbitral estrangeira, cabendo somente ao STJ esta funo.

Quando falamos em disponibilidade, percebemos a necessidade de entrar no mbito da indisponibilidade. Para sabermos quais os bens disponveis, temos antes, que saber quais so os indisponveis. So eles: os direitos personalssimos, os direitos de poder e as aes de estado, assim como as questes de famlia, de falncia, de incapazes e outras que exigem participao obrigatria do Ministrio Pblico (MP) em seus procedimentos.

Conclumos ento, que os direitos indisponveis no podem ser objeto arbitral dado a natureza de ordem pblica necessria em todos os procedimentos elencados anteriormente. Esses esto excludos do contedo patrimonial, no podendo se submeter aos procedimentos de jurisdio voluntria.

Ante o exposto, chega-se concluso de que no integram o contedo da conveno de arbitragem as relaes jurdicas de carter patrimonial e indisponvel, no havendo possibilidade alguma de solucionar pelo procedimento arbitral, as pendncias futuras derivadas destes objetos.

Como regra, a lei exclui as relaes que no versam sobre o direito privado da possibilidade ser objeto do juzo arbitral. Dessa forma, na medida em que as controvrsias tratam de direitos no disponveis pelas partes, a competncia exclusiva da jurisdio estatal.

Conveno de Arbitragem e Clusula Arbitral: A conveno consiste em um acordo feito pelas partes no qual a clusula compromissria ou arbitral sujeita os litigantes obrigao de se submeterem arbitragem quando do surgimento de litgios. O art. 1 da Lei n 9.327/96 diz que pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis.

Essa conveno deixa clara promessa de que futuramente, as partes firmaro compromisso arbitral, nomeando um rbitro para resolver suas controvrsias. Na recusa de uma das partes na instaurao do juzo arbitral, havendo clusula compromissria, a outra parte poder pleitear a concretizao de tal juzo.

Finalmente, no mbito da clusula compromissria, importante se faz a sua autonomia concedida pelo art. 8 da Lei 9.307/96. Se autonomia no existisse, argida a nulidade ou invalidade da clusula arbitral ou de instrumento na qual estivesse inserida, no mais produziria efeitos a clusula compromissria, vedando-se a atuao do rbitro, encaminhando-se ao judicirio para julgamento.

Essa autonomia atribuda pela lei permite que os rbitros julguem e decidam acerca de existncia, validade e eficcia do contrato e da conveno de arbitragem. Basta a clusula compromissria para que nasa o direito, ao, pretenso e constituio do compromisso arbitral. Nota-se que tal clusula no necessita de ato posterior ao compromisso e, sendo apta, independente, a instituir o juzo arbitral, visto que a sentena judicial substitui o compromisso que perde a caracterstica de contrato, a pedido da parte interessada.

Os rbitros: So eles, pessoas escolhidas pelas partes para resolverem determinados conflitos. Tm seus poderes determinados pelas partes interessadas, desde que em consonncia com as normas pblicas. Os rbitros, necessariamente capazes para a vida civil, devem ser pessoas naturais, competentes para decidir algo. Essa deciso implica em emisso de vontade, o que no pode ser verificado em pessoas jurdicas.

Quem pode ser e a Nomeao do rbitro: H, somente, um nico requisito exigido por lei para determinar quem pode ser rbitro, que o da capacidade civil. Inexiste outra vindicao para o exerccio dessa funo. A Lei de Arbitragem assinala em seu art. 13, que o rbitro dever ter a confiana das partes, porm isso no chega a ser um requisito, j que a opo feita pelas partes que iro escolher uma pessoa que lhes passe confiana.

O rbitro ser escolhido entre pessoas detentoras de conhecimento tcnico ou cientfico especficos para a resoluo dos conflitos, sendo ou no bacharis em direito. No importa que formaes tenham tudo vai depender da natureza do conflito instaurado. Podem ser mdicos, arquitetos, bilogos, administradores, etc.

A escolha do rbitro pelas partes, geralmente feita quando surge uma lide referente conveno de arbitragem. Isso se deve impossibilidade de identificar previamente as possveis caractersticas da lide que ainda vai acontecer.

No h nexo na escolha prvia do rbitro, j que uma das grandes vantagens da arbitragem exatamente a possibilidade de escolher rbitros que tenham capacidade tcnica especfica para resolver os conflitos de forma concreta. No se pode, ademais, saber da disponibilidade do rbitro em integrar o Tribunal Arbitral, antes do surgimento da lide.

A MEDIAO
A mediao um meio termo entre a negociao e a conciliao: difere-se da primeira, pois requer a participao de uma terceira pessoa junto ao conflito; mas distinguese da ltima, pois a atuao desta terceira pessoa no visa conduzir a sistemtica da resoluo do problema ou conciliar interesses divergentes, objetiva to-somente abrir, facilitar o dilogo para que as partes compreendam o conflito em todas as suas nuanas, a ponto de decidirem pelo melhor deslinde.

Sobre o assunto, pronuncia LLIA MAIA DE MORAIS SALES (2004, p.38): Na conciliao o objetivo o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversrias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial. Na mediao as partes no devem ser entendidas como adversrias e o acordo conseqncia da real comunicao entre as partes. Na conciliao o mediador sugere, interfere, aconselha. Na mediao, o mediador facilita a comunicao, sem induzir as partes em acordo.

Outra diferena marcante entre mediao e conciliao que esta funciona melhor em conflitos entre partes cujo relacionamento no exija continuidade, ao passo que a mediao apresenta-se mais adequada quando as partes necessitarem manter um relacionamento, p. ex. numa discusso sobre separao, penso alimentcia, briga entre vizinhos, etc

Fundamentalmente, a mediao possui quatro objetivos: o primeiro e principal objetivo a soluo imediata do conflito. Para isso, toda uma ambincia deve ser criada a fim de que o mediador com habilidade e competncia adequada para o entendimento do conflito possa iniciar o trabalho de facilitao dialgica entre as partes.

Havendo consenso das partes sobre a dinmica desenvolvida, conhecendo cada uma as razes reais do conflito, estabelecendo-se uma relao de confiana mtua, e reconhecendo um ponto de convergncia para a soluo da querela, outra porta se abrir e a mediao alcanar o seu segundo objetivo, qual seja a preveno de novos conflitos.

Os terceiro e quarto objetivos so conseqncias naturais dos anteriores: a incluso social - pois transferida s partes a responsabilidade da deciso dos prprios conflitos um novo paradigma de aprendizado passa a valer, o da compreenso sobre seus direitos e deveres -, e, por fim, a paz social - j que incentivada nova cultura de participao social e de valorizao da cidadania, imensamente til ao estabelecimento de uma convivncia geral harmoniosa.

Importante destacar que o ofcio de mediador no exclusivo daqueles que possuem formao jurdica. Pode ser mediador todo aquele que esteja apto a receber uma formao interdisciplinar, que se proponha a conhecer realmente o conflito, que se mantenha imparcial perante as partes, que saiba ser discreto e guardar sigilo, que no ouse exacerbar suas funes por vaidade ou por qualquer natureza.

Pelo ensinamento de LLIA MAIA DE MORAIS SALES (2004, p.49): O mediador deve possibilitar um dilogo construtivo, que possibilite s partes o encontro de solues para as controvrsias. O mediador auxilia, no impe.

Considerando a mediao ser (pela prpria natureza de atribuir s partes a autonomia e a liberdade necessrias conduo e resoluo do problema) o mais simples, informal, desburocratizado e barato meio alternativo de soluo de conflito, depois da negociao, alm de ser seguro, sigiloso e eficaz.

Mesmo no havendo, ainda, previso legal especfica sobre o tema, certa que a mediao pode e deve ser posta em prtica em todos os casos em que se possvel trabalhar a negociao, a conciliao e a arbitragem, podendo ser praticada, sem restrio, em quase todos os campos do direito, ressalvadas as hipteses em que a lei impede como, p.ex., na maioria das aes penais e no direito do trabalho (quando tratar de direitos indisponveis).

No direito do trabalho a mediao comumente praticada no mbito das Delegacias Regionais do Trabalho, sobretudo em querelas coletivas. Do mesmo modo, tambm o Ministrio Pblico vem aplicando cada vez mais a mediao para o fim de ajustamento de condutas. Igualmente tm agido as Defensorias Pblicas nas questes individuais. Fato que pouco a pouco rgos da sociedade civil vm massificando o uso da mediao, tudo para o fim de prevenir eventuais disputas judiciais.

De todas as formas alternativas de resoluo de conflitos, a mediao a nica a estimular e a buscar, de forma objetiva, a formao de uma nova cultura cidad. A nica a possuir uma viso verdadeiramente revolucionria, indiferente ao senso comum da seara jurdica que compreende no litgio a nica razo de existncia do Direito.

Num pas de imensas desigualdades sociais, de tamanha concentrao de renda, como o Brasil, urge que se estabelea uma cultura positiva, que entenda que o conflito real no aquele que muitas vezes aparenta. Impem-se mais do que tardia as necessidades de se propor uma formao pedaggica que permita ao facilitador do dilogo ou dirimidor do conflito uma viso interdisciplinar, baseado no apenas numa cultura jurdica, mas numa cultura humana. Da que a discusso sobre o papel do ensino jurdico sob um novo prisma, devendo ser transformador.

Os tipos mais conhecidos de mediao so: a comercial e a mediao familiar. A primeira se assemelha muito conciliao, algo com que os advogados, administradores e economistas esto mais acostumados.

J a mediao familiar, que vai ser nosso ponto de estudo no captulo seguinte, tem suas especificidades, pois voltada conduo de conflitos em nveis diversos de complexidade, onde o intrapsquico e o intersubjetivo exercem papis importantes. Na prtica, a mediao utiliza conhecimentos de vrias disciplinas, como a psicologia, a psicanlise, a teoria do conflito, o direito, a sociologia etc.

Caractersticas da mediao: So estas as caractersticas relacionadas mediao: a) Privacidade b) Economia financeira e de tempo c) Oralidade

d) e) f)

Reaproximao das partes Autonomia das decises Equilbrio das relaes entre as partes

O processo de mediao tem seu desenrolar em ambiente restrito, este somente tornar-se- pblico se for da vontade das partes. Deve o mediador trabalhar para que a privacidade seja mantida. Se o litgio for de interesse pblico, no h que se considerar tal princpio.

Percebe-se, pois, que a mediao tem inteno de aproximar as partes, trabalhando para que os problemas sejam resolvidos atravs de debate e consenso. O objetivo final , exatamente, a restaurao das relaes interpessoais entre os envolvidos. No h xito completo em um processo de mediao que no consiga reativar as relaes entre as partes, s chegando a um acordo sobre indenizaes a serem pagas.

Quando se chega a uma deciso decorrente de acordo entre os litigantes, esta j vale por si, no necessitando de homologao judicial. Compete s partes eleger o melhor para elas. Pode ocorrer, por outro lado, que uma deciso seja injusta ou imoral, apontando um erro no procedimento de mediao. Alguns entendem, havendo deciso nesse sentido, deve o mediador intervir alertando para o acontecimento.

No o mediador que fornece a soluo para o conflito em debate, mas sim orienta o processo da melhor forma possvel. de competncia de ele alertar para a ocorrncia de uma deciso que se afaste da pacificao, que objetivo da mediao. De nada adiantaria a mediao se no fosse alcanado o objetivo pacificador e reaproximador das partes, pois a falta destes geraria futuro questionamento jurisdicional sobre o mesmo tema.

O Mediador: Esta funo indispensvel para a iniciao e continuidade do processo de mediao. Pode ser qualquer pessoa, desde que indicada pelas partes, ou por rgo estatal ou privado. Deve ele possuir o conhecimento jurdico e tcnico necessrio para o exerccio da funo que lhe incumbida, o desenvolvimento do processo. O objetivo dele no , to somente, obter acordos, mas proporcionar s partes menos transtornos e discusses para restabelecer, ou manter, contato civilizado entre os litigantes.

O mediador o intermediador das relaes entre as partes envolvidas, por isso tem que ser terceiro neutro, sem ligaes prvias com nenhuma das partes. Sua forma de agir que vai determinar o xito ou fracasso do processo, j que tem ele a funo de restabelecer a comunho entre os conflitantes. No ele que impe uma soluo para o conflito, mas simplesmente facilita, abre caminho para que as prprias partes cheguem a uma soluo. Ele tem o papel de conduzir as negociaes.

No h como individualizar as funes de um mediador, pois a depender do caso concreto, sua atividade modifica-se, sendo impossvel determinar ao certo o que ser feito por ele para ajudar na resoluo do conflito. Cabe a ele supervisionar a conduta das partes envolvidas, direcionando-as da melhor forma possvel perante o curso do processo para alcanarem um acordo final. s partes s cabe a preocupao sobre as matrias em discusso.

A depender da matria abordada, h necessidade de o mediador possuir conhecimentos especficos, cabendo-lhe tambm conhecer o direito material relativo ao mrito da questo a ser discutida. A capacidade de comunicao do mediador uma caracterstica indispensvel, pois a ele incumbe zelar pelo bom andamento do processo, tendo que exprimir seus pensamentos de forma clara e simples.

Por outro lado, recebe os pensamentos provenientes das partes, cabendo-lhe interpret-los de acordo com a inteno de quem os exprimiu. Afinal, a partir dessas informaes que o mediador ser capaz de atingir as possveis solues do conflito. As partes devem, portanto, estar certas de que o profissional est apto a compreend-las quando da prestao de informaes relevantes ao caso, devendo ele assegurar tal certeza.

A MEDIAO VERSUS A ARBITRAGEM

A mediao proporciona s partes a possibilidade de, por vontade prpria, chegar a uma deciso benfica para ambos, j que o mediador no decide nada, somente ajuda nessa etapa, proporcionando os meios para que eles cheguem a um fim desejado. O resultado no gera vencedores ou vencidos, no balano entre as necessidades das partes, mesmo quando h concesses no acordo.

Todo o processo mediatrio visa exatamente manter dilogos amistosos entre os litigantes para que no haja precipitao em qualquer que seja a deciso alcanada. J na arbitragem o rbitro tem poder total de decidir, sem interveno das partes, pois em um momento anterior elas acordaram em escolher um terceiro para resolver um litgio que porventura acontecesse.

Dessa forma percebemos que por vontade das partes que o rbitro trabalha, mas elas no auxiliam ou interferem na sua deciso que dever ser aceita por ambas. Os dois institutos examinados so muito recomendados j que os litigantes tm autonomia de escolha, tanto de quem vai decidir, quanto de interveno da deciso (na mediao). O juiz prolata a sentena de acordo com as provas examinadas, sem levar em considerao o que as partes realmente querem e o que melhor para elas.

Necessria se faz, ento, a homologao judicial dos acordos realizados por intermdio dos mediadores para que estes sejam validos; no h necessidade de apreciao de provas ou de estudo do caso pelo Juiz, j que afinal foram as prprias partes que decidiram qual a melhor soluo e a menos prejudicial para seus conflitos, tendo o auxlio do mediador, advogado, psiclogo etc.

Vous aimerez peut-être aussi