Vous êtes sur la page 1sur 24

Mercado

MERCADO MONETRIO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO DE CRDITO

MERCADO CAMBIAL

CONCEITO
O Sistema Financeiro Nacional SFN um conjunto de instituies e rgos que regulam, fiscalizam e executam as operaes relativas a circulao da moeda e do crdito.

FUNO
O principal objetivo do SFN valorizar a intermediao entre a poupana e investimento, possibilitando ao setor produtivo maior eficincia.

ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


O Sistema Financeiro Nacional (SNE) dividido em 2 subsistemas: Subsistema de Superviso
Conselho Monetrio Nacional (CMN) Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) Banco Central do Brasil S.A (BACEN) Comisso de Valores Mobilirios (CVM) Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) IRB Brasil Resseguros Conselho de Gesto da Previdncia Complementar (CGPC) Secretaria de Previdncia Complementar (SPC)

Subsistema de Operativo

Instituies Financeiras Captadoras de Depsitos vista Demais Instituies Financeiras Outros intermedirios ou auxiliares financeiros Entidades ligadas aos Sistemas de Previdncia de Seguros Entidades administradoras de recursos de terceiros Sistema de liquidao e custdia -Funo do Subsistema Operativo operacionalizar a transferncia de recursos do poupador para o tomador, de acordo com as regras Estabelecidas pelas entidades integrantes do subsistema superviso.

RGOS INTEGRANTES DO SUBSISTEMA DE SUPERVISO


Conselho Monetrio Nacional (CMN)
O Conselho Monetrio Nacional (CMN), que foi institudo pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, rgo responsvel por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. 1.Integram o CMN: Ministro da Fazenda (Presidente) Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto Presidente do Banco Central do Brasil 2. Funes: Adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia; Regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos; Orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras; Propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros; Zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras; Coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria, e da dvida pblica interna e externa;

Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN)


Criado pelo Decreto N. 91152/85, o CRSFN julga, em segunda e ltima instncia administrativa, os recursos interpostos das decises relativas a penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN, pela CVM e pela Secretaria de Comrcio Exterior. Ainda tem como atribuio julgar os recursos de ofcio, interpostos pelos rgos de 1a Instncia Administrativa, das decises que conclurem pela no aplicao das penalidades. composto por: -1 representante de Ministrio da Fazenda; -1 representante do Banco Central do Brasil; -1 representante da Secretaria de Comrcio Exterior; -1 representante da Comisso de Valores Mobilirios; -4 representantes de classe dos mercados afins.

Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)


rgo responsvel por fixar as diretrizes e normas da poltica de seguros privados.
Composio: Ministro da Fazenda (Presidente), representante do Ministrio da Justia, representante do Ministrio da Previdncia Social, Superintendente da Superintendncia de Seguros Privados, Representante do Banco Central do Brasil e representante da Comisso de Valores Mobilirios. Funes do CNSP: -regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicao das penalidades previstas; -fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro; -estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguro; -prescrever os critrios de constituio das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, com fixao dos limites legais e tcnicos das respectivas operaes; -e, disciplinar a corretagem de seguros e a profisso de corretor.

Banco Central do Brasil S.A (BACEN)


Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, criada pela Lei 4.595/64. Principal executor das orientaes do CMN e responsvel por garantir o poder de Compra da moeda nacional. Objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nvel adequado; estimular a formao de poupana; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeioamento do sistema financeiro. Atribuies: -emitir papel-moeda e moeda metlica; -executar os servios do meio circulante; -receber recolhimentos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras e bancrias; -realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras; -regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis; -efetuar operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; -exercer o controle de crdito; -autorizar o funcionamento e exercer a fiscalizao das instituies financeiras; -controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas.

Comisso de Valores Mobilirios (CVM)


Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei 6.385/76. responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas. Funes: -assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; -proteger os titulares de valores mobilirios; -evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao no mercado; -assegurar o acesso do pblico informaes sobre valores mobilirios negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; -assegurar a observncia de prticas comerciais eqitativas no mercado de valores mobilirios; -estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; -promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas.

Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP)


Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda. responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguro, previdncia privada aberta e capitalizao. Atribuies: -fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; -atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetua atravs das operaes de seguro, previdncia aberta, de capitalizao e resseguro; -promover a estabilidade e o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; -zelar pela liquidez e solvncia das sociedades que integram o mercado; -disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas.

IRB Brasil Resseguros


Empresa resseguradora, constituda como sociedade de economia mista com controle acionrio da Unio, vinculada ao Ministrio da Fazenda.
Funes: regular as operaes de resseguro, cosseguro e retrocesso; promover o desenvolvimento das operaes de seguro no pas.

Conselho de Gesto da Previdncia Complementar (CGPC)


rgo colegiado que integra a estrutura do Ministrio da Previdncia Social e cuja competncia regular, normatizar e coordenar as atividades das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar (fundos de penso); julgar, em ltima instncia, os Recursos interpostos contra as decises da Secretaria de Previdncia Complementar.

Secretaria de Previdncia Complementar (SPC)


rgo do Ministrio da Previdncia Social, responsvel por fiscalizar as atividades das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar (fundos de penso). Relaciona-se com os rgos normativos do SFN na observao das exigncias legais de aplicao das reservas tcnicas, fundos especiais e provises que as entidades sob sua jurisdio so obrigadas a constituir.

RGOS INTEGRANTES DO SUBSISTEMA OPERATIVO


Instituies Financeiras Captadoras de Depsito vista
-Bancos mltiplos com carteira comercial: instituies financeiras privadas ou pblicas que realizam as operaes ativas, passivas e acessrias das diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crdito imobilirio, de arrendamento mercantil e de crdito, financiamento e investimento. A carteira de desenvolvimento somente poder ser operada por banco pblico. Deve ser constitudo com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de S/A. Na sua denominao deve constar a expresso Banco. -Bancos comerciais: instituies financeiras privadas ou pblicas que tm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral. A captao de depsitos vista, livremente movimentveis, atividade tpica do banco comercial, o qual pode tambm captar depsitos a prazo. Deve ser constitudo sob a forma de S/A

-Caixas Econmicas: A Caixa Econmica Federal criada em 186; est regulada pelo Decreto-Lei 759/69 empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda. Instituio assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depsitos vista, realizar operaes ativas e efetuar prestao de servios. Prioriza a concesso de emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assistncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com CDC, financiar bens de consumo durveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e cauo de ttulos ; tem os monoplios do emprstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignao e da venda de bilhetes de loteria federal; centraliza o recolhimento e posterior aplicao dos recursos oriundos do FGTS, integra o SBPE e o SFH. -Cooperativas de crdito: observam, alm da legislao e normas do SFN, a Lei 5764/71, que define a poltica nacional de cooperativismo. Atua nos setores rural e urbano; podem se originar da associao de funcionrios de uma mesma empresa ou grupo de empresas, de profissionais de determinado segmento, de empresrios ou mesmo adotar a livre admisso de associados em uma rea determinada de atuao, sob certas condies. Os eventuais lucros so repartidos entre os associados. Devem adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social, a expresso Cooperativa, vedada a palavra Banco; possuir o nmero mnimo de vinte cooperados.

Esto autorizadas a realizar operaes de captao por meio de depsitos vista e a prazo somente de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras e de doaes. S podem conceder crdito a associados, por meio de desconto de ttulos, emprstimos, financiamentos e realizar aplicao de recursos de mercado financeiro. -Bancos cooperativos: voltados para a concesso de crdito e prestao de servios bancrios aos cooperados, quase sempre produtores rurais.

Demais Instituies Financeiras


-Bancos mltiplos sem carteira comercial: deve ter, no mnimo, duas das seguintes carteiras, sendo uma obrigatoriamente de investimento: de investimento ou desenvolvimento, a ltima exclusiva para bancos pblicos; de crdito imobilirio; de crdito, financiamento e investimento; de arrendamento mercantil (leasing financeiro).

-Bancos de investimento: so instituies financeiras privadas, especializadas em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. No possuem contas correntes e captam recursos via depsitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e vendas de cota de fundos de investimento por eles administrados.

-Bancos de desenvolvimento: instituies financeiras controladas pelos governos estaduais; tm como objetivo precpuo proporcionar o suprimento dos recursos necessrios ao financiamento, a mdio e a longo prazos, de programas e projetos que visam promover o desenvolvimento econmico e social do respectivo Estado. As operaes passivas so depsitos a prazo, emprstimos externos, emisso ou endosso de cdulas hipotecrias, emisso de cdulas pignoratcias, de debntures e de Ttulos de Desenvolvimento Econmico. As operaes ativas so emprstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. -Sociedades de crdito, financiamento e investimento(Financeiras); foram institudas pela Portaria do Ministrio da Fazenda 309/59. So instituies financeiras privadas que tm como objetivo bsico a realizao de financiamento para a aquisio de bens, servios e capital de giro. Captam recursos por meio de aceite e colocao de Letras de Cmbio e Recibos de Depsito Bancrios. -Sociedade de crdito imobilirio: instituies financeiras criadas pela Lei 4.380/64, para atuar no financiamento habitacional. Constituem operaes passivas dessas instituies os depsitos de poupana, a emisso de letras e cdulas hipotecrias e depsitos interfinanceiros. Suas operaes ativas so: financiamento para construo de habitaes, abertura de crdito para compra ou construo de casa prpria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construo.

-Companhias hipotecrias: instituies financeiras que tem por objeto social conceder financiamentos destinados produo, reforma ou comercializao de imveis residenciais ou comerciais aos quais no se aplicam as normas do SFH. Suas principais operaes passivas so: letras hipotecrias, debntures, emprstimos e financiamentos no pas e no exterior. Suas principais operaes ativas so: financiamentos imobilirios residenciais ou comerciais, aquisio de crditos hipotecrios, refinanciamento de crditos hipotecrios e repasses de recursos para financiamentos imobilirios. Tem como operaes especiais a administrao de crditos hipotecrios de terceiros e de fundos de investimento imobilirio. -Associaes de poupana e emprstimo: constitudas sob a forma de sociedade civil, de propriedade comum de seus associados. Suas operaes ativas so, basicamente, direcionadas ao mercado imobilirio e ao SFH. As operaes passivas so constitudas de emisso de letras de cdulas hipotecrias, depsitos de cadernetas de poupana, depsitos interfinanceiros e emprstimos externos. Os depositantes dessas entidades so considerados acionistas da associao e, por isso, no recebem rendimentos, mas dividendos.

Outros intermedirios ou auxiliares financeiros


-Bolsas de mercadorias e de futuros (BMF): associaes privadas civis, com objetivo de efetuar o registro, a compensao e a liquidao, fsica e financeira, das operaes realizadas em prego ou em sistema eletrnico. Para tanto, devem desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econmicos efetuarem operaes de hedging (proteo) de commodities agropecurias, ndices, taxas de juro, moedas e metais. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa e so fiscalizadas pela Comisso de Valores Mobilirios. -Bolsas de valores: so sociedades annimas ou associaes civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado realizao de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, fiscalizado por seus membros e pela Comisso de Valores Mobilirios. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

-Sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios: so constitudas sob a forma de S/A ou por cotas de responsabilidade limitada. Dentre os seus objetivos esto:

Operar em bolsas de valores, subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado;


Comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros; Encarregar-se da administrao de carteiras e da custdia de ttulos e valores mobilirios; Exercer funes de agente fiducirio; Instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento;

Emitir certificados de depsitos de aes e cdulas pignoratcias de debntures;


Intermediar operaes de cmbio, praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; Praticar operaes de compra e venda de metais preciosos, no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; Operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros; So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

Fundos de Investimento: administrados por corretoras ou outros intermedirios financeiros, constitudos sob a forma de condomnio e representam a reunio de recursos para a aplicao em carteira diversificada de ttulos e valores mobilirios, com o objetivo de propiciar aos condminos valorizao de quotas, a um custo global mais baixo. A normatizao, concesso de autorizao, registro e a superviso, so de competncia da CVM. Sociedades de arrendamento mercantil: as operaes passivas dessas sociedades so emisses de debntures, dvida externa, emprstimos e financiamentos de instituies financeiras. Suas operaes ativas so constitudas por ttulos da dvida pblica, cesso de direitos creditrios e, principalmente, por operaes de arrendamento mercantil de bens e imveis, de produo nacional ou estrangeira, e bens imveis adquiridos pela entidade arrendadora para fins de uso prprio do arrendatrio. So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil. Constitudas sob a forma de S/A. Sociedades corretora de cmbio: constitudas sob a forma de S/A ou por quotas de responsabilidade limitada. Tem por objeto social exclusivo a intermediao em operaes de cmbio e a prtica de operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes. So supervisionadas pelo BACEN. Agentes autnomos de investimento: a pessoa natural ou jurdica uniprofissional, que tenha como atividade a distribuio e a mediao de ttulos e valores mobilirios, quotas de fundos de investimento e derivativos, sempre sob a responsabilidade e como preposto das instituies integrantes do sistema de distribuio de valores mobilirios.

Entidades ligadas aos Sistemas de Previdncia e Seguros


Entidades fechadas de previdncia privada (fundos de penso): organizadas sob a forma de fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos e acessveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores pblicos (denominados patrocinadores), ou aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial (denominadas instituidores). Entidades abertas de previdncia privada: so entidades constitudas unicamente sob a forma de S/A e tem por objetivo instituir e operar planos de benefcios de carter previdencirio concedidos em forma de renda continuada ou pagamento nico, acessveis a quaisquer pessoas fsicas. Sociedades seguradoras: entidades especializadas em pactuar contrato, por meio do qual assumem a obrigao de pagar ao contratante (segurado), ou quem este designar, uma indenizao, no caso em que advenha o risco indicado e temido, recebendo, para isso, o prmio estabelecido.
Sociedades de capitalizao: entidades que negociam contratos (ttulos de capitalizao) que tem por objeto o depsito peridico de prestaes pecunirias pelo contratante, o qual ter, depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prmios em dinheiro.

Sociedades administradoras de seguro-sade: instituies que atuam na intermediao da venda de servios de profissionais e empresas da rea de sade e o pblico interessado, reduzindo os custos para o pblico interessado e garantindo fluxo de pagamento para os prestadores dos servios.

Entidades administradoras de recursos de terceiros


Fundos mtuos: constitudos sob a forma de condomnio aberto ou fechado; representam a reunio de recursos de poupana, destinados aplicao em carteira diversificada de ttulos e/ou valores mobilirios, com o objetivo de propiciar aos seus condminos valorizao de cotas, a um custo global mais baixo, ao mesmo tempo que tais recursos se constituem em fonte de recursos para investimento em capital permanente das empresas.
Clubes de investimento: grupos de pessoas fsicas que se juntam para investir na bolsa, com auxlio e intermdio de uma corretora, distribuidora de ttulos ou banco. Carteiras de investidores estrangeiros: deve ser registrada na CVM, por intermdio de um administrador credenciado no Pas. Podem fazer parte da carteira de investidores estrangeiros as pessoas fsicas ou jurdicas residentes ou domiciliadas no exterior, bem como fundos e outras entidades de investimento coletivo constitudas no exterior. No h limite para a diversificao de riscos nas aplicaes da carteira de investidores estrangeiros.

Administradores de consrcio: prestadora de servios com a finalidade de administrar o dinheiro recolhido dos participantes para a aquisio dos bens, de acordo com os interesses comuns dos consorciados nos termos do contrato e das decises das assemblias. A administradora no tem plena autonomia; sua gesto dever estar em sintonia com as normas que regem o sistema de consrcio. Se deixar de atender os mnimos requisitos do contrato de adeso, das decises da assemblia ou das normas especiais, estar sujeita a indenizar os participantes dos grupos prejudicados.

Sistema de liquidao e custdia


Sistema especial de liquidao e custdiaSELIC: um sistema informatizado em que so registradas, em tempo real, e com liquidao imediata, a titularidade de ttulos pblicos, federais, estaduais e municipais (emitidos at 1992) e as reservas disponveis de todas as instituies que dele participam. Aps fecharem o negcio o sistema se encarrega de transferir o registro dos ttulos para a instituio compradora e de fazer o crdito do valor na conta da instituio vendedora. Tem acesso ao sistema apenas as instituies credenciadas no mercado financeiro.

Central de custdia e de liquidao financeira de ttulosCETIP: um sistema informatizado no qual registrada a titularidade de ttulos privados e de ttulos pblicos estaduais e municipais emitidos aps 1992. Registra tambm as reservas disponveis que possam ser utilizadas no pagamento das negociaes.
Caixa de liquidao e custdia-CBLC: rgo ou instituio mantida com a finalidade de garantir o cumprimento de todos os negcios realizados nas bolsas de valores. Pode ser operada por um departamento interno da bolsa de valores ou por uma organizao independente.

Vous aimerez peut-être aussi