Vous êtes sur la page 1sur 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE FACULDADE DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM OBSTTRICA, GINECOLGICA E NEO NATAL

PATOLOGIAS DO LQUIDO
AMNITICO

PATOLOGIAS DO LQUIDO AMNITICO

Atividade curricular: Enfermagem obsttrica, ginecolgica e


neonatal. Prof Esp. Laura Imbeloni Acadmicas

Lorena Souza Luanna Pereira Vaneza Viana Verediana Ucha Belm-Pa 2013

1. INTRODUO
O lquido amnitico provm dos organismos materno e fetal, em propores variveis de acordo com a idade gestacional. Entre as suas principais funes destaca-se o crescimento externo simtrico do embrio, barreira contra infeces, impedindo tambm a aderncia entre o embrio e o mnio, protegendo o embrio de traumatismos sofridos pela me, ajudando a controlar a temperatura corporal do embrio e permitindo que o feto se mova livremente, contribuindo assim para o desenvolvimento

muscular. (CAMPANA, 2003).


Alteraes em seu volume, presena de agentes infecciosos,

possveis infeces em seu meio ou nas membranas ovulares, podem desencadear processos patolgicos que definem o destino da gravidez, podendo implicar na interrupo da gestao.

2. OBJETIVOS:
o Identificar as principais patologias e os distrbios do lquido amnitico;

o Discutir e fundamentar os fatores de risco, diagnstico e tratamento;


o Propor a SAE em quadros clnicos indicativos de disturbios e patologias do lquido amnitico

3. JUSTIFICATIVA:
Visto a importncia de ser mantido em sua totalidade, quantidade e qualidade o lquido amnitico, e as conseqncias acarretadas de suas disfunes no ciclo gravdico, faz se necessrio discutir a cerca dos processos patolgicos e suas conseqncias para o concepto, assim como para me, proporcionando uma viso obsttrica preventiva e alerta para possveis e / ou futuros casos.

4. FISIOLOGIA DO LIQUDO AMNITICO


O lquido amnitico desempenha importante papel no evoluir da gravidez: protege o feto dos traumatismos e das infeces, por sua ao bacteriosttica; proporciona condies para a movimentao fisiolgica do concepto,

fundamental para o seu desenvolvimento msculo-esqueltico; contribui para a


evoluo pulmonar e previne compresses do cordo umbilical e da placenta. Ele de extrema importncia para o equilbrio trmico, alm de ser um ambiente estril ideal para o desenvolvimento do beb. ( captulo 23 procurar refer)

4.1 ASPECTOS FISIOLGICOS DO LA


Colorao clara ou branco acinzentado; O LA provm do fluido tecidual materno; O feto produz LA atravs da urina e do fluido pulmonar; Existe um equilbrio entre a produo e a absoro do LA atravs da deglutio fetal, via transmembranosa e via intramembranosa . (ca23

Fonte: www.nacerycrecer.com

Fonte: www.jornaldeuberaba.com

5. DISTRBIOS DO LQUIDO AMNITICO


Ruptura Prematura de Membranas Ovulares Infeco Intra-amnitica (Corioamnionite) Polidramnia Oligodramnia

Fonte: www.grupoescolar.com

5.1 ROTURA PREMATURA DE MEMBRANAS OVULARES

Conceito: A ruptura prematura de membranas (RUPREME), a ruptura do

mnio que ocorre antes do incio do trabalho de parto, independente da IG.


REFERNCIA?

Causas: Na gestao a termo, faz parte do processo fisiolgico e decorre de modificaes bioqumicas na superfcie das membranas e em virtude da presena de contraes. Quando ocorre na gestao pr-termo, est frequentemente associada infeco intra-amnitica. REFERENCIA?

Fatores de risco: antecedente de parto prematuro; tabagismo; hemorragia anteparto; doena falciforme; incompetncia istmo cervical; vaginose bacteriana; baixo IMC; hiperdistenso uterina (gestao mltipla, polidrmnio).REFERENCIA?

Diagnstico: Anamnese, exame fsico, exame especular (deve ser realizado de forma que diminua os riscos de infeco). REFERNCIA?

Consequncias: Prematuridade; Infeco; Hipxia e asfixia; Hipoplasia pulmonar; Sndrome de compresso fetal. REFERNCIA?

Condutas: estabelecimento correto da IG; identificao do trabalho de parto (dilatao cervical); diagnstico da vitalidade fetal e rastreamento da infeco intra-uterina (febre, secreo cervical purulenta, palpao uterina dolorosa e observao do leucograma materno). REFERNCIA?

Fonte: http://misodor.com/AMNIORREXE.php

ROTURA PREMATURA DAS MEMBRANAS OVULARES

Infeco ausente Feto hgido

Infeco presente Sofrimento fetal

< 24 semanas

24 32 semanas

> 32 semanas

Interromper a gestao

Conduta conservadora

Interromper a gestao

Em dependncia da aprovao dos pais aps exposio dos riscos.

Acelerar a maturidade fetal, monitorar infeco e vitalidade fetal, s inibir trabalho de parto por, no mximo, 48 hs.

Induo do parto. Operao cesariana indicada por rgidos critrios.

5.2 INFECO INTRA-AMNITICA

Conceito: A infeco intra-amnitica (IIA) ou infeco ovular refere-se infeco do lquido amnitico, das membranas, da placenta e/ou do tero,

atingindo clinicamente o feto e a me ao mesmo tempo. Pode ser tambm


chamada de Corioamnionite, Amnionite, Infeco do lquido amnitico (LA) e Infeco intraparto. REFERNCIA?

Causas: Deve-se possivelmente adoo de condutas expectantes em gestao pr-termo com ruptura prematura de membranas ovulares (RUPREME). REFERNCIA?

Fatores de risco: nuliparidade, LA meconial, monitorao fetal interna, flora vaginal alterada (vaginose bacteriana) e trabalho de parto prolongado. REFERNCIA?

Diagnstico: O diagnstico torna-se eminentemente clnico, baseado na presena de hipertemia e de pelo menos duas das seguintes condies: leucocitose materna; taquicardia materna; taquicardia fetal; hipertonia e sensibilidade uterina aumentada; odor ftido do LA. REFERNCIA?

Consequncias: A IIA responsvel por graves sequelas neonatais, incluindo a leucomalacia periventricular, a paralisia cerebral, sofrimento respiratrio e a displasia broncopulmonar, a enterocolite necrosante, involuo do timo, risco de sepse neonatal, convulso e APGAR < 3. REFERNCIA?

Condutas: Feito o diagnstico de IIA, a indicao da interrupo da


gestao indiscutvel. REFERNCIA?

CORIOAMNIONITE
A corioamnionite uma infeco do lquido amnitico e das membranas fetais que ocorre antes, durante ou imediatamente aps o parto.

Ela ocorre aproximadamente 1-5% das gestaes de termo e 25% daquelas de


pretermo. (REZENDE/2009)

Fonte: http://mrrsinc.medicalillustration.com/generateexhibit.php?ID=27541

5.3 POLIDRAMNIA

Conceito:

polidramnia

caracterizada quando o volume do lquido amnitico excede 2.000 ml

em

gestaes

acima

de

30
Fonte: www.midianews.com

semanas.

Causas:

FETAL

MATERNA

PLACENTRIA

Infeces congnitas;
Hidropsia fetal no-imune; Malformaes fetais.

Diabetes

Sndrome

da

Doena hemoltica perinatal; mellitus

transfuso gmelogemelar; Transfuso fetomaterna.

Classificao: Quanto ao seu volume, a Polidramnia pode ser classificada


em leve, moderada e acentuada, e, quanto instalao, em aguda e crnica.

Diagnstico: clnico, ultra-sonografia e ao exame fsico observam-se: Sndrome da hipotenso supina; medida do fundo de tero maior do que a esperada para a IG; crescimento exagerado da circunferncia abdominal; distenso uterina com palpao fetal difcil; dificuldades na ausculta dos

batimentos cardacos do concepto. REFERNCIA?

Condutas: Buscar a causa da Polidramnia para que se estabelea o prognstico e se possvel o tratamento da doena responsvel pelo

distrbio no volume do lquido amnitico. Demais disso o profissional


tem que estar atento para possveis complicaes, como a prematuridade, a ruptura prematura de membranas, o descolamento da placenta e o prolapso de cordo. REFERNCIA?

5.4 OLIGODRAMNIA

Conceito:

Volume

do

lquido

amnitico inferior a 400 ml, no terceiro trimestre da gestao.


Fonte: www.misodor.com FETAIS Sofrimento fetal crnico de qualquer etiologia; Malformaes do sistema urinrio fetal; Anomalias cromossmicas; Infeces congnitas.

Causas:

MATERNAS
Sndromes hipertensivas; Diabetes mellitus em suas formas que cursam com vasculopatias; Colagenoses; Uso de drogas lcitas ou ilcitas como o lcool e a cocana.

ANEXIAIS
Aminiorrexe prematura; Insufiincia placentria de qualquer etiologia; Transfuso gmelogemelar.

Classificao: Pode ocorrer de forma aguda ou crnica. A forma aguda tem como causa principal a amniorrexe e a forma crnica, a insuficincia

placentria e o sofrimento fetal crnico. REFERNCIA?

Diagnstico: Clnico, ultra-sonografia, ao exame fsico obsevam-se : medida do fundo de tero menor do que a esperada para a IG;

diminuio da circunferncia abdominal e partes fetais facilmente palpveis. REFERNCIA?

Condutas: A molde da Polidramnia, a Oligodramnia tambm exige a procura do diagnstico etiolgico, para tratamento da doena de base. O profissional h que atentar para a necessidade de interrupo da gestao pela frequente associao da Oligodramnia com o sofrimento fetal. REFERNCIA?

6 DIAGNSTICOS DE ENFERMAGEM

Risco de infeco, relacionado Ruptura prematura de membranas; Padro de sono prejudicado; Risco de dade me/feto perturbado;

Padro respiratrio ineficaz relacionado compresso do diafragma


pelo tero, secundrio Polidrmnio;

Volume de lquidos excessivo relacionado alteraes nos processos de

produo e/ou absoro do LA, secundrio Polidrmnio;

Volume de lquidos deficiente relacionado alteraes nos processos de produo e/ou absoro do LA, secundrio Oligodrmnio;

Dor aguda;
Conforto prejudicado. (NANDA, 2010)

7 QUESTES
1- A colorao do lquido amnitico pode definir caractersticas
fisiolgicas ou patolgicas. Baseado nisto, descreva as coloraes a nvel fisiolgico e patolgico. 2- Cite as causas predeterminantes para a ruptura prematura de membranas .

3- A polidramnia caracterizada quando o volume do lquido amnitico


excede 2.000 ml em gestaes acima de 30 semanas. As causas podem ser maternas, fetais e/ou placentrias. Cite uma causa provvel de cada um fator.

7 CONCLUSO
As patologias do lquido amnitico podem ser classificadas pelo aumento, diminuio do LA e infeces causadas tambm nas membranas ovulares. Rupturas prematuras das membranas ovulares e outros fatores pr disponentes podem acometer e prejudicar o ciclo gravdico. O diagnstico precoce fator determinante para a tomada de providncias adequadas a cada gestao, dependendo da idade gestacional. A SAE bem definida, de acordo com o diagnstico clnico e laboratorial, permite que essa tomada de providncias resultem em um acompanhamento obsttrico fundamental para proporcionar as melhores condutas e que beneficiem da melhor forma possvel o processo gravdico, a me e o neonato.

8 REFERNCIAS
CAMPANA, Sabrina Gonalves; CHAVEZ, Juliana Helena and HAAS, Patrcia. Diagnstico laboratorial do lquido amnitico. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2003, vol.39, n.3, pp. 215-218. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v39n3/16998.pdf

NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION - Diagnsticos de


enfermagem da NANDA: Definies e Classificao, 2009-2011. Ed.1 Artmed, 2010.

FREITAS, Fernando Martins Costa, Srgio H. Ramos., Jos Geraldo Lopes., Jos Antnio Magalhes., Rotinas em Obstetrcia. 2011, Artmed Editora.

REZENDE, Jorge de; MONTENEGRO, Carlos Antnio Barbosa. Obstetrcia fundamental. 11. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

http://mrrsinc.medicalillustration.com/generateexhibit.php?ID=27541. Acesso em: 31 de Maio s 18:47 hs.

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/amniorrexe-prematura-ou-ruptura-prematuradas-membranas-rpm.html. Acesso em : 31 de Maio s 18:08 hs.

http://www.misodor.com/PRENATAL.html. Acesso em: 31 de Maio s 18:00 hs.

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=8&cid=116317. Acesso em: 31 de Maio s 19:00 hs.

http://198.106.42.1/?MENU=CadernoB&SUBMENU=Saude&CODIGO=3065 . Acesso em: 31 de Maio s 17:45 hs.

http://nacerycrecer.com.ve/tag/liquido-amniotico/. Acesso em: 31 de Maio s 17: 30 hs.

Vous aimerez peut-être aussi