Vous êtes sur la page 1sur 24

PODER CONSTITUINTE

O poder constituinte a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. o poder constituinte o instituidor do Estado, criador de uma estrutura poltica que possibilita a convivncia do homem em sociedade.

1 - Conceito:

O poder constituinte o poder de elaborar ou reformar uma Constituio. (Ari Queiroz). O poder constituinte a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. (Alexandre de Moraes).

Distino

Poder constituinte X poderes constitudos.

O poder constituinte est acima dos poderes constitudos, no devendo ser confundido com nenhum deles.

Origem

A idia de uma Constituio como fruto de um poder distinto, que elabora uma nova ordem constitucional para o Estado, do Abade Sieys, que s vsperas da Revoluo Francesa, escreveu o panfleto O que o terceiro

Estado?

A concepo de poder constituinte para abade Sieys na Frana est associada idia de poder originrio, autnomo e onipotente. Esse poder constituinte surge como forma de realizar uma luta contra o regime monrquico absolutista que existia no pas. Nesse sentido, a nao titular do exerccio desse poder constituinte e, alm disso, esse poder originrio e soberano. Assim, a nao estaria livre para criar uma Constituio, j que no se sujeitaria a formas, limites e condies preexistentes.

Espcies de Poder Constituinte:


2.1 Originrio, de 1 grau ou genuno o poder que elabora uma nova Constituio. Estabelece uma nova ordem jurdica fundamental para o Estado em substituio anteriormente existente. A vontade da maioria pode ser expressada por eleies ou por uma revoluo;

Explica uma nova ordem fundamental, jurdica, poltica de uma sociedade; O poder constituinte originrio ilimitado, no se subordina a qualquer regra jurdica anterior;

um poder soberano.
absoluto

Natureza Jurdica:

Poder de fato; No est condicionado a qualquer limitao de ordem jurdica; No se resume ao direito positivo.

Caractersticas
O poder constituinte originrio : a) Inicial d origem a uma nova ordem constitucional; b) Ilimitado ou autnomo no se submete a nenhuma ordem jurdica, podendo dispor sobre qualquer assunto; c) Incondicionado no tem frmula preestabelecida para sua manifestao.

3.1 - Titularidade
Titularidade: Povo, que elabora uma nova Constituio por intermdio de representantes legitimamente eleitos. Agente: Assemblia Constituinte

Poder Constituinte Derivado, de 2 Grau, Secundrio ou Limitado:


Conceito: o poder de modificao da Constituio, bem como o poder do Estado-Membro de uma Federao de elaborar sua prpria Constituio. Abrange tanto o poder constituinte de reforma como o poder constituinte decorrente.

Natureza: trata-se de um poder de direito, pois institudo pelo poder constituinte originrio. Deve manifestar-se de acordo com as limitaes previstas na Constituio.

Caractersticas: a) Subordinado b) Condicionado c) Secundrio d) Limitado

Espcies:

Poder constituinte derivado de reforma ou reformador o poder de modificao das normas constitucionais. A atual Constituio brasileira estabelece duas formas de alterao, por intermdio de emendas Constituio e pela reviso

constitucional.

O poder de reviso, no caso do Brasil, previsto no Art. 3 do ADCT, possibilitou alteraes na CF/88 pelo quorum da maioria absoluta. norma exaurida.

Art. 60 da CF as emendas so

modificaes de certos dispositivos constitucionais, exigindo-se para a aprovao maioria de 3/5 em ambas as casas do Congresso Nacional, em dois turnos de votao.

Brasil - podem propor emendas:


1/3 de deputados ou senadores; Presidente da repblica; Mais da metade das assemblias legislativas do Pas, Para aprovar: Art. 60, 2 Voto de 3/5 dos deputados e senadores dupla votao em cada casa; Promulgar - 3 do art. 60; Clusulas ptreas - 4 do art. 60;

Natureza Jurdica:

Poder constituinte reformador de direito - previsto na prpria constituio

Agente: Congresso Nacional.

Limitaes:
- Formais ou temporais certas Constituies no podem ser modificadas durante determinado perodo aps a sua promulgao ou s admitem a aprovao de alterao de tempos em tempos; - Circunstanciais - certas Constituies no podem ser alteradas em determinadas situaes de instabilidade poltica; Interveno federal a qualquer Estado-membro; Art. 34 CF; Estado de stio; Art. 136 CF; Estado de defesa.Art. 137.

- Materiais: Determinadas matrias no podem ser objeto de modificao; (Art. 60, 4) Forma federativa de Estado Art. 1; Voto direto, secreto, universal e peridico Art. 14; Separao dos poderes Art. 2; Direitos e garantias individuais Art. 5

- Procedimentais a prpria Constituio estabelece o rito para a sua alterao.

Poder constituinte Decorrente:

o poder exercido pelos Estadosmembros de uma Federao de elaborar sua prpria Constituio; Art. 25 C.F;

decorrente da forma federativa de Estado.

Aos municpios cabe elaborar a Lei Orgnica Art. 29 obedecendo os princpios da Constituio Federal e da Constituio Estadual. Distrito Federal Art. 32 Lei Orgnica - tem competncia legislativa reservadas aos Estados e Municpios.

Poder Constituinte Difuso

Mutaes Constitucionais processos informais de modificao da prpria Constituio. Sem alterar o enunciado formal, a letra do texto constitucional, modifica-se o entendimento da norma constitucional. A titularidade permanece do povo, mas exercido pelos rgos do poder constitudo por meio de interpretao administrativa ou judicial.

4 Diferenas entre as formas de modificaes da Constituio:


Emenda - a materializao da reforma constitucional; Reforma alteraes feitas, observando o procedimento estabelecido pelo poder originrio; Reviso procedimento preventivo, conforme estabelecido pelo poder originrio, que pode ser modificada ou no; Mutao processo feito pelos tribunais na interpretao da norma constitucional, no altera o texto e sim o entendimento.

5 - CONJUNTO DE VALORES DA CONSTITUIO:


A Constituio no pode ser compreendida e interpretada, se no tivermos em mente essa estrutura, considerada como conexo de sentido, como tudo aquilo que a integra.

Vous aimerez peut-être aussi