Vous êtes sur la page 1sur 22

REAS PROTEGIDAS

A actual legislao portuguesa respeitante a


reas Protegidas consagra cinco figuras classificatrias:

Parque Nacional,
Parque Natural, Reserva Natural, Monumento Natural e Paisagem Protegida.

CATEGORIAS PARQUE NACIONAL rea com ecossistemas pouco alterados pelo homem, amostras de regies naturais caractersticas, paisagens naturais ou humanizadas, locais geomorfolgicos ou habitats de espcies com interesse ecolgico, cientfico e educacional.

PARQUE NATURAL rea que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de integrao harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou regio natural.
RESERVA NATURAL rea destinada proteco de habitats da flora e fauna.

PAISAGEM PROTEGIDA rea com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interaco harmoniosa do homem e da Natureza que evidencia grande valor esttico ou natural.
MONUMENTO NATURAL Ocorrncia natural contendo um ou mais aspectos que, pela sua singularidade, raridade ou representatividade em termos ecolgicos, estticos, cientficos e culturais exigem a sua conservao e a manuteno da sua integridade.

PARQUE NATURAL DE MONTESINHO


rea planltica, sem cumes abruptos, cortada por vales fluviais, por vezes profundos, que ajudam a distinguir a "serra" da "ribeira". Solos essencialmente xistosos aflorando o calcrio em Cova da Lua e Dine. Manchas granticas nas alturas da serra de Montesinho e em Pinheiros.

PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE Do monte de So Loureno domina-se a faixa costeira entre a foz do Cvado e a Aplia, um horizonte raso onde, durante muito, as fainas do mar se confundiram com o trabalhar da terra. Parte destes areais do litoral minhoto foram colonizados graas ao sargao colhido no mar e empregue como fertilizante do solo.

PARQUE NATURAL DO ALVO O Alvo, macio essencialmente grantico, culmina no Alto das Caravelas, ponto cimeiro da imponente escarpa rochosa que se precipita sobre os vales do Corgo e do Cabril.

PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL

De rio de guas violentas o Douro, graas s barragens, fez-se um vasto e tranquilo espelho de gua aprisionado entre muralhas a prumo sendo notrio o contraste entre a estreita garganta por onde corre e o ondulado das superfcies adjacentes.

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA


A Estrela apresenta-se como um monolto visivelmente destacado das terras mais baixas que a rodeiam. As suas vertentes caem abruptamente sobre a Cova da Beira e vale do Mondego.

PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS A secura, acentuada pela ausncia de cursos de gua superficiais, marca uma paisagem a que falhas, escarpas e afloramentos rochosos conferem um trao vigoroso.

PARQUE NATURAL DO TEJO INTERNACIONAL


O troo fronteirio internacional do rio Tejo, bem como os vales e reas aplanadas confinantes, uma das zonas menos povoadas e menos frequentadas do continente portugus.

PARQUE NATURAL DA SERRA DE S. MAMEDE

A Serra de So Mamede o mais importante dos relevos alentejanos. Aos granitos, a geologia acrescenta outras rochas que, ao longo do macio adquirem, por vezes, formas curiosas, caso das cristas quartzticas, a sugerirem, o dorso de seres pr-histricos.

PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS


O macio de Sintra contrasta com a zona de colinas baixas que o rodeiam. Alongando-se no sentido leste-oeste a serra mergulha no mar de forma quase abrupta.

PARQUE NATURAL DA ARRBIDA

O macio litoral da Arrbida estende-se do Outo ao cabo Espichel. A costa alta e alcantilada, caindo abrupta no oceano. Mais para o interior, a serra faz-se vale: Palmela, Picheleiro, Rasca... A pedra da Anixa, um despojo fendido a meio e ancorado na enseada do Portinho, testemunha um litoral desaparecido.

PARQUE NATURAL DO SW ALENTEJANO E COSTA VICENTINA


Faixa litoral marginada por um planalto costeiro com falsias abruptas e muito recortadas que escondem pequenas praias de areia. Acrescentem-se troos de arriba baixa, cordes dunares, um infindvel cortejo de ilhotas e recifes, a ilha do Pessegueiro, o esturio do Mira, o cabo Sardo, o promontrio de Sagres... Os xistos de Arrifana e Odeceixe e os calcrios de Sagres contrastam com sistemas dunares to diversos quanto os de Milfontes ou do Sardo. H um estranho recife de coral na Carrapateira.

PARQUE NATURAL DO VALE DO GUADIANA Em torno do rio estende-se uma plancie ondulada pautada por uma ou outra elevao de diminuta altitude, caso das serras de So Baro e de Alcaria, em que sobressaem os vales encaixados dos seus afluentes, parte do ano pobres em gua.

PARQUE NATURAL DA RIA FORMOSA


Ria polvilhada de sapais, salinas, bancos de vasa ou de areia, ilhotas, praias, dunas e inmeros canais e em que as ilhas barreiras traam um estranho limite uma extensa rea lagunar. As pennsulas do Anco e da Manta Rota separam a Ria Formosa do mar.

PARQUE NATURAL DAS DUNAS DE S. JACINTO


Outrora, locais como Ovar, Estarreja, Aveiro ou Mira confrontavam-se, directamente, com o oceano. Uma ampla baa antecedeu a laguna contempornea que adquiriu a sua configurao actual a partir do sculo X.

PARQUE NATURAL DA SERRA DA MALCATA Paredes meias com Espanha, a Malcata terra de horizontes, suavemente, ondulados sem qualquer acidente evidente a quebrar-lhe a forma. Nas vertentes mais sombrias ou em depresses mais profundas surgem bosquetes de carvalho e florescem giestas, medronheiros e urzes.

PARQUE NATURAL DO PAUL DE ARZILA


Antes do seu encanamento artificial, o rio Mondego apresentava um curso caprichoso espraiando-se atravs de um emaranhado de ramificaes por toda a lezria.

PARQUE NATURAL DAS BERLENGAS A ilha um possante bloco grantico ancorado a poucas milhas da costa, a noroeste do Cabo Carvoeiro. O tempo infligiu-lhe visvel corroso. Os carreiros do Mosteiro e dos Caes estrangulam-na de forma evidente sugerindo a existncia de duas ilhas.

PARQUE NATURAL DO PAUL DE BOQUILOBO


Situado nas imediaes da Goleg, a Quinta do Paul do Boquilobo, foi pertena das Ordens do Templo e de Cristo, sendo doada pelo rei D. Joo I ao seu filho Henrique.

PARQUE NATURAL DO ESTURIO DO TEJO

PARQUE NATURAL DO ESTURIO DO SADO


Formao estuarina de grandes dimenses com margens baixas e alagadias, comunica com o mar atravs de uma estreita garganta.

PARQUE NATURAL DAS LAGOAS DE SANCHA E DA SANCHA


As lagoas costeiras de Santo Andr e da Sancha, ambas situadas no litoral alentejano, a norte de Sines, bem como a faixa martima adjacente - zona de substrato arenoso com uma largura de 1,5 km e abundante em aneldeos e bivalves que servem de alimento a vrias espcies pisccolas - constituem uma Reserva Natural criada no incio deste sculo.

PARQUE NATURAL DO SAPAL DE CASTRO MARIM V.R.S.A.


Desse belo mirante que o castelo de Castro Marim, mandado erguer por Afonso III em 1242 e em torno do qual cresceu a vila, pode admirar-se o curioso reticulado da paisagem, misto de esturio, sapais, corpos de gua salobra, salinas, pastagens, charcos, esteios e extenses sem vegetao.

PAISAGEM PROTEGIDA DAS LAGOAS DE BERTIANDOS E S. PEDRO DE ARCOS

A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro dArcos desenvolve-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estoros num espao dividido em duas zonas: a zona das tapadas, onde se inserem as lagoas e o rio Estoros com galerias de vegetao ripcola e a zona das veigas: a veiga de Bertiandos e a veiga de Sobreiro. PAISAGEM PROTEGIDA DE CORNO DO BICO Enquadrada por uma envolvente essencialmente montanhosa esta rea Protegida integra as cabeceiras dos trs principais cursos de gua do Alto Minho - Labrujo, Coura e Vez - e possui uma extensa mancha florestal com predomnio do carvalho-alvarinho.

PAISAGEM PROTEGIDA DA ALBUFEIRA DO AZIBO

Albufeira com evidente valor ambiental e paisagstico, marginada por formaes de sobreiro e manchas de carvalho-negral e carvalho-cerquinho. Em termos de fauna regista-se a ocorrncia do lagostim-do-rio. Interessante variedade avifaunstica. Dominncia da agricultura na envolvente da albufeira.

PAISAGEM PROTEGIDA DA SERRA DO AOR No Aor, domnio do xisto, as dobras e fracturas originam um tipo de relevo caracterstico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nvel, linhas de gua encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geolgicos, caso das quedas de gua da Fraga da Pena.

PAISAGEM PROTEGIDA DA SERRA DE MONTEJUNTO


Erguendo-se abruptamente entre o litoral e o vale do Tejo, a Serra de Montejunto demarca-se da paisagem envolvente pela altitude e pelas suas caractersticas naturais. Numa regio caracterizada por intensa actividade agrcola o Montejunto apresenta-se como um refgio para muitas plantas - a serra alberga considervel diversidade florstica tendo sido identificadas cerca de 400 espcies de plantas em que se incluem alguns endemismos das zonas calcrias - e animais. Destes ltimos destacam-se as aves, aqui nidificando mais de 70 espcies, e os quirpteros, que aproveitam a existncia de cavidades para a hibernar e se reproduzir.

PAISAGEM PROTEGIDA DA ARRIBA FSSIL DA COSTA DA CAPARICA

A Costa da Caparica corresponde a uma extensa faixa arenosa associada a um cordo dunar sendo acompanhada, em toda a sua extenso, por uma arriba, ora relativamente prxima, ora mais afastada do mar, a que se segue uma plataforma litoral, a Arriba Fssil, que atinge a centena de metros nos Capuchos.

MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSURIOS DE OURM/TORRES NOVAS

Trabalho Elaborado por : Lus Manuel N17 9A

Vous aimerez peut-être aussi