Vous êtes sur la page 1sur 20

PROCESSAMENTO DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS

Prof. Msc. Vinicius A Maciel Junior


Engenheiro Agrnomo UFU Bacharelando em Direito FAFRAM/Ituverava-SP Mestrado Agronomia UNESP/Jaboticabal Especializao em Plantio Direto Unb Braslia Analista de Projetos FGV Gesto Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel - FGV

Definio de Processamento de Imagem

Processamento de imagens engloba as vrias operaes realizadas sobre uma imagem com o objetivo de otimizar a extrao de informaes e, portanto, ajudar a interpretao da imagem, que envolve a deteco e reconhecimento de elementos ou caractersticas da superfcie terrestre registradas numa imagem e a sua classificao.

Definio de Imagem Digital


Imagem digital pode ser descrita
como uma matriz bidimensional de nmeros inteiros que corresponde a medidas discretas de radincia espectral de uma rea. Cada ponto desta matriz chamado de picture element ou, abreviadamente, pixel.

Percepo visual
O projetista e usurio de algoritmos de processamento de imagem e de visualizao tem de considerar as caractersticas do sistema visual humano.

Para a interpretao visual importante saber como o olho humano v uma imagem para determinar o melhores parmetros de realce e visualizao.

Objetos ou padres s podem ser detectados quando eles podem ser distinguidos da sua vizinhana (fundo) com respeito aos parmetros psicofsicos.

Elementos de Fotointerpretao
Tonalidade e Cor

O primeiro elemento a considerar a tonalidade (incluindo cores) que consiste no brilho relativo (ou cor) de um objeto na fotografia. Numa foto em branco e preto, a tonalidade varia do completamente branco at o preto, passando pelas vrias tonalidades de cinza (claro, mdio, escuro).

O olho humano pode discernir menos do que 100 tons de cinza discretos, e o filme preto e branco pode tipicamente reproduzir na ordem de 50 tons de cinza ou menos.

Elementos de Fotointerpretao

Manaus - Confluncia dos rios Negro e Solimes

Elementos de Fotointerpretao

Composio colorida das bandas TM3(B), TM4(G) e TM5(R) do Landsat.

Elementos de Fotointerpretao

Composio colorida das bandas TM2(B), TM3(G) e TM4(R) do Landsat

Elementos de Fotointerpretao
Forma
Ao analisarmos as formas em uma fotografia area ou imagem de satlite devemos lembrar que a forma que aparece a de uma vista area, vertical. As formas dos objetos construdos pelo homem freqentemente so regulares, apresentando traados retos e uniformes nas fotos e imagens (casas, estradas, cercas, etc). Geralmente as formas so o elemento de reconhecimento de mais fcil percepo, porm podem facilmente enganar o intrpetre , especialmente se o mesmo esquecer de considerar outros elementos bsicos como tamanho e/ou conjunto de formas.

Elementos de Fotointerpretao
Textura
a freqncia de mudanas tonais na imagem, produzida por um arranjo espacial ou agregao de objetos ou feies que so pequenos demais ou indistintos para serem reconhecidos individualmente tais como as folhas de uma rvore ou sombras das folhas. Este arranjo das tonalidades determina se a textura de um dado objeto ou rea lisa (fina) ou rugosa (grosseira).

Elementos de Fotointerpretao
Padro
a combinao de tons ou texturas que tem um arranjo espacial distinto, caracterizando-se pela unio ou extenso das formas, e podendo ser reconhecido individualmente e potencialmente classificado. Alguns padres so facilmente reconhecidos, como os aspectos retilineos e axadrezados das cidades (devido as ruas), os de uma de rede de drenagem formada por rios e crregos e as fileiras formadas por plantaes.

Elementos de Fotointerpretao
Padres de Drenagem
Os padres de drenagem so importantes e teis para todas as disciplinas que usam fotointerpretao pois revelam muito das caractersticas do terreno, o qual est ligado aos tipos de rochas, sua composiao e estrutura, aos diferentes tipos de solos, a vegetao, os rios e a utilizao humana dos recursos naturais e do meio ambiente.

Elementos de Fotointerpretao
Densidade
a freqncia (por rea - km2 ou hectare) com que as formas, padres, etc, que possuem caractersticas similares ocorrem na natureza. Densidades de drenagem

Densidade de aves

Elementos de Fotointerpretao

Tamanho
O tamanho de um objeto funo do tamanho da sua imagem na fotografia area ou imagem, e este depende exclusivamente da escala da fotografia.

Elementos de Fotointerpretao
Sombra
A sombra de um objeto de valor para a fotointerpretao, no somente por fornecer uma impresso da altura do objeto, mas tambm por contribuir na identificao do mesmo.

Elementos de Fotointerpretao
Sombra
As sombras esto relacionadas com a hora em que a fotografia foi tirada, a latitude da rea fotografada e a luminosidade (irradincia) solar do dia em que a fotografia foi tomada. Uma utilidade das sombras a impresso do relevo que elas proporcionam.

Histograma de imagem

Composio Colorida
Esta tcnica de realce, que provavelmente a mais comum pela sua utilidade e facilidade de implementao, consiste em combinar trs imagens diferentes que foram coloridos por cores primrias para produzir uma composio colorida.

Composio colorida falsa-cor

usada para visualizar imagens multiespetrais com bandas espectrais no restritas a parte vsivel do espectro.

Cmaras mtricas de fotografia area

Telescpio

LEICA RC30
GPS G P S Clculo de coordenadas da foto

Objetiva

Caixa do
filme

Vous aimerez peut-être aussi