Vous êtes sur la page 1sur 9

Resilincia se refere ao processo dinmico de adaptao positiva em contexto de significativa adversidade.

Originria do latim a palavra resilio significa retornar a um estado anterior, sendo utilizada na engenharia e na fsica para definir a capacidade de um corpo fsico voltar ao normal, depois de haver sofrido uma presso sobre si. Nos humanos, entendida como processo dinmico, multidimensional ou ecossistmico constitudo pela dade homem-meio. (Luthar,2000; Waller, 2001)

Resilincia um conceito fcil de entender mas difcil de definir e impossvel de ser medido ou calculado exaustivamente. (Rodriques, 2005) Os estudos e pesquisas acerca da resilincia humana buscam compreender porque diante das mesmas condies entendidas como adversas, alguns indivduos se desenvolvem satisfatoriamente ou crescem, sobrepujando-se, aparentemente aos limites da condio humana, enquanto outros sucumbem, desenvolvendo patologias ou se vitimando.

Grotberg exemplifica Algumas pessoas so transformadas por uma experincia de adversidade. Um filho assassinado por um motorista alcoolizado e a me inicia uma campanha para prender motoristas alcoolizados e consegue mudar as leis do Pas. Este exemplo pode ser compreendido pela interface existente entre a criatividade, em que indivduos ou grupos encontram recursos criativos para o enfrentamento da adversidade e a soluo criativa se transforma em conduta resiliente.

Resilincia um conceito construdo sciohistoricamente, impregnado de valores e significados prprios de cada cultura. Estudiosos associam a resilincia a uma subjetividade criativa, autnoma, ativa disposta inovao e mudana. Na resilincia encontra-se a plasticidade emocional
Adaptao positiva + adversidade condio para a resilincia.

Fatores de risco e de proteo podem ser diferentes para diferentes populaes. Fatores de Proteo: Caractersticas de personalidade; coeso familiar; auto-estima; auto-eficcia; sensao de ser amado; oportunidades apresentadas s pessoas em situao de risco; redes de apoio social e recursos de autocorreo. (Masten; Garmezy, 1985) A f pode ser um fator de proteo frente a adversidade.

Fatores de Risco - Eventos estressantes; situao de perigos; sofrimentos intensos; condies que levam vulnerabilidade e fragilidade dos vnculos familiares. O neuropsiquiatra francs Cyrulnik, contesta a idia de que pessoas que passaram por grandes traumas ou carncias tero seu desenvolvimento limitado para sempre. A nossa histria no o nosso destino. Afirma que possvel sobreviver criativamente aos traumas e redescobrir alegria de viver, desde que tenha experimentado na infncia uma boa relao afetiva.

Wagnid e Young aplicou uma Escala de Resilincia em 24 mulheres encontrando cinco componentes como fatores de resilincia: serenidade, perseverana, autoconfiana, sentido de vida e auto-suficincia.

Inflexo possibilita ao indivduo a passagem da condio de vtima condio de Senhor da situao atravs de projeto pessoal e interno, momento que se pode identificar a resilincia. (Assimakopoulos, 2001)

Liberdade Interior e o sentido de vida que possibilitam ao ser Humano permanecer uma pessoa humana. Conservando sua dignidade, mesmo diante do insuportvel. Logoterapia. A Terapia do sentido da Vida. (Victor Frankl, 1905-1997)

Fonte: Lisete Barlach. Dissertao de Mestrado site: http//www.teses usp br//acesso em 09-02-10). Os filmes Frida exemplo de resilincia - A Vida Bela falsa resilincia.

Vous aimerez peut-être aussi