Vous êtes sur la page 1sur 24

Energias renovveis e no renovveis

Trabalho elaborado por: Casimiro

Energias no renovveis
Os combustveis fsseis so fontes norenovveis de energia: no possvel repor o que gastamos. Em algum momento vo acabar e podem ser necessrios milhes de anos de evoluo semelhante para poder contar novamente com eles. So aqueles cujas reservas so limitadas e esto sendo devastadas com a utilizao. As principais so a energia da fico nuclear e os combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo).

Energias no renovveis O petrleo um recurso natural abundante, Petrleo porm sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. tambm actualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricao dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, leo diesel, gasolina, alcatro, polmeros plsticos e at mesmo medicamentos. J provocou muitas guerras e a principal fonte de renda de muitos pases, sobretudo no Oriente Mdio.

Energias no renovveis

Carvo mineral
O carvo mineral um combustvel fssil natural extrado do subsolo por processos de minerao. um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustvel. composto primeiramente por tomos de carbono e magnsio sob a forma de betumes. Dos diversos combustveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvo mineral o mais abundante.

Energias no renovveis

Gs natural

O gs natural uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participao superior a 70% em volume. A composio do gs natural pode variar bastante dependendo de factores relativos ao campo em que o gs produzido, processo de produo, condicionamento, processamento, e transporte. O gs natural um combustvel fssil e uma energia no-renovvel.

Energias no renovveis

Urnio
O urnio um elemento qumico de smbolo U e de massa atmica igual a 238 u apresenta nmero atmico 92 (92 protes e 92 electres). temperatura ambiente, o urnio encontra-se no estado slido. um elemento metlico radioactivo pertencente famlia dos actindeo.

Energias no renovveis
O plutnio tem aparncia de prata e adquire um aspecto amarelado quando oxidado. quimicamente reactivo. atacado por cidos como o clordrico concentrado. Apresenta seis variedades alotrpicas com diferentes estruturas cristalinas. um poderoso emissor de partculas alfa. Um pedao grande pode aquecer o suficiente para ferver gua. extremamente perigoso para a sade. S pode ser manuseado com equipamentos e proteces especiais. Precaues devem ser inclusive tomadas para evitar formao acidental de massa crtica.

Plutnio

Energias no renovveis

Impacto ambiental
O Impacto ambiental todo efeito no meio ambiente causado pelas alteraes e/ou actividades do ser humano. Conforme o tipo de interveno, modificaes produzidas e eventos posteriores, pode-se avaliar qualitativa e quantitativamente o impacto, classificando-o de carcter "positivo" ou "negativo", ecolgico, social e ou econmico.

Energias renovveis
A energia renovvel aquela que obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotveis, ao contrrio dos recursos no-renovveis. Em sua grande maioria as energias renovveis tem como origem o Sol. A energia da nossa estrela convertida de vrias formas para formatos conhecidos por ns como, a biomassa (fotossntese), a energia hidrulica (evaporao), a elica (ventos) e a fotovoltaica. So conhecidas pela imensa quantidade de energia que contm, e porque so capazes de se regenerar por meios naturais.

Energias renovveis

Energia solar
A Energia solar a designao dada a qualquer tipo de captao de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia trmica) proveniente do sol, e posterior transformao dessa energia captada em alguma forma utilizvel pelo homem, seja directamente para aquecimento de gua ou ainda como energia elctrica ou mecnica.

Energias renovveis

Trmica
A energia trmica ET uma forma de energia que est directamente associada temperatura absoluta T de um sistema, e corresponde soma das energias cinticas Eci que suas partculas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translao, vibrao ou rotao. Assume-se um referencial inercial sob o centro de massa do sistema. A energia trmica de um corpo macroscpico corresponde soma das energias cinticas de seus constituintes microscpicos. transferncia de energia trmica de um sistema termodinmico a outro se d o nome de calor.

Energias renovveis

Fotovoltaica

A energia solar atinge uma clula fotovoltaica criando electricidade. (A converso a partir de clulas fotovoltaicas classificada como directa, apesar de que a energia elctrica ,gerada precisar de nova converso - em energia luminosa ou mecnica, por exemplo - para se fazer til.)

Energias renovveis
Na actualidade utiliza-se a energia elica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia elctrica. Precisam agrupar-se em parques elicos, concentraes de aerogeradores, necessrios para que a produo de energia se torne rentvel, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmisso. possvel ainda a utilizao de aerogeradores de baixa tenso quando se trata de requisitos limitados de energia elctrica.

Energia elica

Energias renovveis
A bioenergia a energia proveniente de produtos de origem animal e vegetal, como cana-de-acar, carvo vegetal, gordura vegetal e gros que pode se tornar uma fonte de energia elctrica, e tambm uma energia alternativa. Pode ser usada tambm como combustveis automobilsticos. Ela pode se dividir em biomassa, que consiste na produo de energia elctrica atravs dos bagaos de canas ou de laranjas. O bioetanol um combustvel obtido a partir de resduos agroindustriais e representa a segunda gerao de biocombustveis. O grande diferencial que, enquanto a primeira gerao requer a utilizao de produtos agrcolas como matria-prima (biodiesel e etanol), a segunda utiliza resduos agrcolas e agroindustriais como insumo na produo de biocombustveis. As plantas tem seus leos extrados e a partir dele que se forma o biodesel, um combustvel usado para mquinas ou motores.

Bioenergia

Energias renovveis

Biomassa slida
A biomassa slida tem como fonte os produtos e resduos da agricultura (incluindo substncias vegetais e animais), os resduos da floresta e das indstrias conexas e a fraco biodegradvel dos resduos industriais e urbanos. Grande parte da biomassa slida tem origem em produtos a partir da madeira. Estes so obtidos nas operaes de retirada de lenha das florestas ou de processos da indstria madeira. No desbaste da floresta, para alm dos troncos das rvores utilizados na indstria do mobilirio e construo, so recolhidos resduos de madeira de menor qualidade.

Energias renovveis

Biocombustvel lquido
O biocombustvel lquido obtido atravs da fermentao de compostos orgnicos (cana-de-acar, milho, entre outros) pela aco de microrganismos e leveduras (Saccharomyces cerevisiae, a mesma que utilizada na produo de vinho e po). Porm, nesta situao, o substrato orgnico a sacarose (que degradada em glicose) e os produtos finais so fundamentalmente o etanol e o CO2.

Energias renovveis

Biogs
O biogs um tipo de mistura gasosa de dixido de carbono e metano produzida naturalmente em meio anaerbico pela aco de bactrias em matrias orgnicas, que so fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de humidade e acidez. Pode ser produzido artificialmente com o uso de um equipamento chamado biodigestor anaerbico. O metano, principal componente do biogs, no tem cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor desagradvel. classificado como biocombustvel por ser uma fonte de energia renovvel.

Energias renovveis

Energia hdrica
A energia hdrica a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de gua. A forma na qual ela se manifesta na natureza nos fluxos de gua, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnvel ou queda d'gua. Pode ser convertida na forma de energia mecnica (rotao de um eixo) atravs de turbinas hidrulicas ou moinhos de gua. As turbinas por sua vez podem ser usadas como accionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elctrico, com a finalidade de prover energia elctrica para uma rede de energia.

Energias renovveis

Energia geotrmica
A energia geotrmica a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a gerao de electricidade. Hoje a grande parte da energia elctrica provm da queima de combustveis fsseis, como o petrleo e o carvo mineral, porm, esses mtodos so muito poluentes.

Energias renovveis

Energia do mar
Existem trs maneiras de produzir energia usando o mar: as ondas, as mars ou deslocamento das guas e as diferenas de temperatura dos oceanos. Quando a onda se desfaz e a gua recua o ar desloca-se em sentido contrrio passando novamente pela turbina entrando na cmara por comportas especiais normalmente fechadas. Esta apenas uma das maneiras de retirar energia da ondas. Actualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida do onda para dar potncia a um mbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O mbolo pode por um gerador a funcionar. Os sistemas para retirar energia das ondas so muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bias de aviso

Energias renovveis

Energia das ondas


A energia das ondas, provm do aproveitamento das ondas ocenicas. uma energia "limpa", isto , sem quaisquer custos para o ambiente. A instalao de equipamentos tcnicos capazes de gerar este tipo de energia ocorreu pela primeira vez em Portugal no ano de 2008, no Parque de Ondas da Aguadoura, a cerca de trs milhas nuticas da Pvoa de Varzim.

Energias renovveis

Mars
A Energia das mars ou maremotriz o modo de gerao de electricidade atravs da utilizao da energia contida no movimento de massas de gua devido s mars. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cintica das correntes devido s mars e energia potencial pela diferena de altura entre as mars alta e baixa.

Energias renovveis Energia do Hidrognio


O hidrognio o mais abundante dos elementos qumicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo. As Estrelas na sequncia principal so compostas primariamente de hidrognio em seu estado de plasma. O Hidrognio elementar relativamente raro na Terra, e industrialmente produzido a partir de hidrocarbonetos presentes no gs natural, tais como, metano aps o qual a maior parte do hidrognio elementar usada "em cativeiro" (o que significa localmente no lugar de produo). Os maiores mercados do mundo fazem uso do hidrognio para o aprimoramento de combustveis fsseis e na produo de amonaco (maior parte para o mercado de fertilizantes). O hidrognio tambm pode ser obtido por meio da electrlise da gua, porm, este processo actualmente

Energias renovveis
O valor dos recursos depende largamente da capacidade, do engenho/tcnica e da experincia e cincia do homem em saber detect-los. No passado, o homem preocupava-se com a posse de minerais, de carvo e de borracha. Hoje, as necessidades humanas so um pouco diferentes. O homem j no depende apenas das fontes locais para obter os recursos, e o melhoramento de meios de transporte reduziu o custo das matrias-primas para a indstria. Apesar disso, o princpio continua a ser o mesmo: prosseguir a procura activa e contnua de novos recursos susceptveis de aproveitamento e de aplicao em larga escala, tendo em considerao o valor dos recursos renovveis, tais como os produtos animais e vegetais necessrios alimentao do homem. E com o mesmo princpio, o homem estrutura a organizao scio-econmica da sociedade centrada nos recursos energticos e o domnio dos territrios com base nessa deteno e poder, desencadeando conflitos regionais subjacentes a uma geopoltica mundial. A organizao da sociedade tambm evolui e sofre mudanas. Se as energias renovveis, que so por natureza mais equitativamente distribudas espacialmente, ocuparem o papel dominante das fsseis, tero necessariamente

Vous aimerez peut-être aussi