Vous êtes sur la page 1sur 34

POLUIO DA GUA E AR

Alunas: Evellyn; Geisiane; Jessica

POLUIO DO AR
A poluio do ar deve ser definida como a presena ou o lanamento de substncias no ambiente atmosfrico, em certas concentraes, que acabam interferindo na sade na segurana e no bem estar do homem, dos vegetais, animais ou materiais. A destruio da camada de oznio na estratosfera devido poluio do ar tem sido h muito tempo reconhecida como uma ameaa sade humana e ao ecossistema do planeta.

Os primeiros episdios de poluio do ar estiveram relacionados com o fumo existente nas cavernas que os nossos antepassados liberavam quando faziam o uso do fogo. A poluio do ar se tornou evidente aps a revoluo industrial no sculo XVIII, por causa da queima do carvo mineral, que despejava nas cidades europeias toneladas de poluentes. A partir da tivemos que conviver com as consequncias do progresso nas indstrias. Cidades como So Paulo, Tquio, Nova Iorque e Cidade do Mxico esto na lista das mais poludas do mundo.

Os contribuintes para esta poluio so os combustveis fsseis como o carvo mineral e tambm os derivados do petrleo que o diesel e a gasolina. A queima desses produtos tem lanado uma grande quantidade de monxido de carbono e dixido de carbono (gs carbnico) na atmosfera. Estes dois combustveis so responsveis pela gerao de energia que alimenta os setores industrial, eltrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deix-los de lado atualmente extremamente difcil.

Fontes de poluio do ar

Fontes fixas ou estacionrias


Qualquer instalao, equipamento ou processo natural ou artificial, estacionrio, que libere ou emita matria ou energia para a atmosfera de forma concentrada em ponto geogrfico especfico e bem delimitado em seu alcance.

Fontes mveis ou difusas


Qualquer instalao, equipamento ou processo natural ou artificial em movimento, que libere ou emita matria ou energia para a atmosfera.

Fontes Naturais
Originada por fenmenos biolgicos e geoqumicos.
Erupes vulcnicas: poeiras, cinzas, enxofre. Incndios: CO, CO2, cinzas.

Fontes antrpicas
Causadas pelo Homem.
Origem industrial e urbana. Emisso Veicular Processos de Incinerao Incndios florestais Queima domstica de lenha, carvo, ou outros combustveis para cozinhar ou para aquecimento. Resduos em aterro libertam metano.

Consequncias

Pode causar a degradao do ecossistema devido a inmeras substncias, radioativas, cidas, recalcitrantes etc. Essa poluio do ar pode causar efeito estufa. Pode causar tambm alteraes climticas, diminuio da qualidade do ar, e tambm problemas de sade.

Efeito estufa
Quando a Terra recebe a luz do Sol, ela reflete parte do calor de volta ao espao. Se a atmosfera estiver poluda com acmulo de dixido de carbono, esse calor no consegue ultrapass-lo. o chamado 'efeito estufa' , que deixa entrar o calor do Sol mas no deixa que parte dele seja irradiado de volta para o espao. A temperatura mdia na Terra fica mais alta devido a esse calor excedente.

Nos humanos a poluio atmosfrica pode causar danos que afetam o sistema respiratrio, que podem ser agravados causando problemas crnicos como asma, bronquite crnica, infeco nos pules, enfisema pulmonar, doenas do corao. Cidades ao redor do mundo com alta poluio atmosfrica apresentam a possibilidade de que as crianas desenvolvam, devido a isso, asma, pneumonia e outras infeces respiratrias. Uma vez que as crianas costumam ficar muito tempo ao ar livre e tm maior volume de ar respirado por minuto, elas so mais susceptveis aos perigos da poluio do ar.

Tipos de poluio do ar
Existem diferentes causas de contaminao do ar: O fumo que sai pelas chamins das fbricas; O fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte; A incinerao dos lixos a cu aberto ( quer dizer, queimar lixos); O uso, em demasia, de inseticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfetantes do ambiente, etc); A poluio do ar pode fazer com que o ar que nos respiramos nos torne doentes. Quando respira-se ar poludo com frequncia, as partculas presentes podem depositar-se nos pulmes. A poluio do ar pode provocar dor de cabea ou irritar a garganta e pode tambm fazer os olhos lacrimejarem e irrit-los. A poluio do ar causa prejuzo s plantaes e os animais tambm podem ficar doentes por causa dela.

Chuva cida
A chuva cida um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esse fenmeno muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluio atmosfrica decorrente da liberao de xidos de nitrognio (NOx), dixido de carbono (CO2) e do dixido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvo mineral e de outros combustveis de origem fssil. E importante ressaltar que a chuva contm um pequeno grau natural de acidez, no entanto, no gera danos natureza. O problema que o lanamento de gases poluentes na atmosfera por veculos automotores, indstrias, usinas termeltricas, entre outros, tem aumentado a acidez das chuvas. A chuva cida ocorre quando existe na atmosfera um nmero muito grande de enxofre (SO2) e xidos de nitrogno (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrognio em forma de vapor, formam cidos como o cido ntrico (HNO3), ou o cido sulfrico (H2SO4). Estima-se, embora no haja dados concretos, que o fenmeno da chuva cida tenha surgido com a Revoluo Industrial e a crescente queima de combustveis fsseis

A chuva cida tambm causa a acidificao do solo tornandoo improdutivo e mais suscetvel eroso. A acidez do solo, inclusive, um dos principais fatores para a diminuio da cobertura vegetal em diversos pases. Estudos recentes publicados pelo WWF apontam que a chuva cida j um dos principais responsveis pelo desmatamento na Mata Atlntica.

Com relao poluio do clima no fazem nada, mas algumas indstrias tomam medidas de segurana para no contaminar o solo, ar, agua, para no levar multa, mas h impunidade e a maioria provoca desastres ecolgico. Muitas indstrias de papel plantam mudas de rvores no lugar das extradas. Indstrias so os que mais poluem o meio ambiente, por causa da ganncia.

A humanidade e a reduo da poluio


Existem inmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema de poluio Estipular limites dos nveis de poluio nos ambientes urbanos e rurais. Critrios rigorosos quanto s normas de emisso de gases. Monitoramento peridico das fontes poluidoras. Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes. Uso de equipamentos que reduzem os nveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chamins das indstrias, alm de outros. Monitorar constantemente lugares onde so depositados resduos slidos, para que no haja incndios. Controle dirio da qualidade do ar.

Promover o reflorestamento de reas degradadas. Elaborao de projetos de carter preventivo contra possveis poluies atmosfricas de grande proporo. Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas). Evitar o uso de agrotxicos, dando preferncia para o controle biolgico.

Preservao de florestas naturais.


Implantao de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criao e expanso de reas verdes nas reas urbanas, como praas arborizadas, parques ecolgicos, jardins, etc.

Poluio da Agua

Causas da poluio da Agua


As principais causas de deteriorizao dos rios, lagos e dos oceanos so: poluio e contaminao por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuzo natureza, atravs dos lixos, esgotos, dejetos qumicos industriais e minerao sem controle. Em funo destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a explorao de aqferos (grandes reservas de gua doce subterrneas). Na Amrica do Sul, temos o Aqfero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das guas deste aqfero situa-se em subsolo brasileiro.

Transmisso de doenas
A gua poluda pode causar diversos efeitos prejudiciais sade humana, tais como: febre tifide, clera, disenteria, meningite e hepatites A e B. Pode ser igualmente por vectores de contaminao por doenas transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malria, doena do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escasses da gua pode gerar ou potenciar doenas como a lepra, tuberculose, ttano e difteria. As guas poludas por efluentes lquidos industriais podem causar contaminao por metais pesados que geram tumores hepticos e de tiride, alteraes neurolgicas, dermatoses, rinites alrgicas, disfunes gastrointestinais, pulmonares e hepticas. No caso de contaminao por mercrio, podem ocorrer anria e diarreia sanguinolenta

Dicas para ajudar a diminuir a poluio da agua


oNo jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. oNo descartar leo de fritura na rede de esgoto. No utilizar agrotxicos e defensivos agrcolas em reas prximas fontes de gua. oNo lanar esgoto domstico em crregos. oNo jogar produtos qumicos, combustveis ou detergentes nas guas.

A poluio causada pelas indstrias


Mesmo havendo leis que probam, muitas indstrias, continuam a lanar resduos txicos em grande quantidade nos rios. Na superfcie da gua, comum formar-se uma pequena espuma cida, que, dependendo da fonte de poluio, pode ser composta principalmente de chumbo e mercrio. Essa espuma pode causar a mortandade da flora e da fauna desses rios. E esses agentes poluidores contaminam tambm o organismo de quem consome peixes ou quaisquer outros produtos dessas guas.

Acidente no rio dos Sinos onde milhares de peixes morreram pela contaminao do rio com dejetos qumicos lanados pelas empresas, Rio Grande do Sul, outubro, 2006

Fontes de poluio da gua


A gua tem vrias fontes de poluio. A maior delas est nas cidades. A falta de saneamento bsico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indstrias seja jogado nos rios e crregos. Os lixos dos aterros municipais quando vazam acabam indo para as guas subterrneas. Produtos qumicos usados nas casas e apartamentos como solventes de tinta e limpadores de forno so jogados no lixo ou no esgoto. A chuva cida outra das grandes fontes de poluio da gua. Sua capacidade de destruio to grande que chega a acabar com a vida aqutica. Os produtos agrotxicos usados nas lavouras infiltram-se no solo e escorrem para os rios, lagos e at s guas subterrneas.

Os rios mais poludos do Brasil


1 - Rio Tiet: ( So Paulo ) 2 - Rio Iguau : (Paran) 3 - Rio Ipojuca: (Pernambuco) 4 - Rio dos Sinos: (Rio Grande do Sul) 5 - Rio Gravata: (Canoas de Porto Alegre.) 6 - Rio das Velhas (Belo Horizonte) 7 - Rio Capibaribe: a poluio causada, principalmente, por resduos urbanos de cerca de 40 cidades pernambucanas. 8 - Rio Ca: (norte de Porto Alegre) 9 - Rio Paraba do Sul: rio que passa pelo territrio de trs estados (So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) 10 - Rio Doce: (Minas Gerais)

Vous aimerez peut-être aussi