Vous êtes sur la page 1sur 13

Matria: Reparo e manuteno naval Professor: Rubens Birch Acadmicos: Mrcio, Eduardo e Fabrcio

A indstria da construo naval tem papel de destaque em grande parte dos pases costeiros. Cria benefcios econmicos como a gerao de empregos e a mobilizao de uma cadeia de fornecedores, muito embora no seja uma indstria lucrativa na maior parte do tempo.

Associada atividade de construo naval quase


sempre est a atividade de reparo de navios, embora seja poucas vezes citada pela imprensa e pelos prprios estaleiros que a realizam. Essa atividade marginal construo responde por cerca 13% do

movimento financeiro total da indstria1 e, para


muitos pases, mais importante do que a primeira.

Alm dos diferentes fatores de sucesso, a atividade de reparo exige instalaes dedicadas. O dique de docagem (sempre necessrio) no comumente compartilhado com o de construo, j que os perodos de servios de manuteno so uma ordem de grandeza diferente daqueles de construo (15 dias x 10meses).

Tambm, se a construo exige grande capacidade de iamento e grandes oficinas de

produo

de

painis,

reparo

exige

equipamentos mais versteis e mais oficinas

metal/mecnicas diversificadas e flexveis a todo


o tipo de servio.

Como se ver, o reparo naval favorece


mais a construo naval do que o contrrio.

Nesse sentido, o presente trabalho


procura evidenciar essa contribuio

positiva. Sero apresentados cincos fatores


que o reparo favorece a construo naval:

A primeira relacionase ao desenvolvimento do know how permitido e motivado pela amostragem de navios reparados em uma dada localidade e que foram construdos por diferentes pases/ construtores/ projetistas. A atividade de reparo um dos principais atalhos para se evoluir tecnicamente, oferecendo a oportunidade de se conhecer os projetos, as embarcaes, os materiais e, eventualmente, at os mtodos de construo utilizados por outros.

A segunda associase a estabilidade de receitas que a atividade permite, quando desenvolvida em paralelo com a construo. A enorme ciclicalidade da construo naval no compartilhada no todo pela atividade de reparo, embora essa ltima tambm seja cclica. Os ciclos das suas no so completamente correlacionados, de modo que, em perodos de contrao de um segmento, muitas vezes o outro tenha de sustentar sozinho o estaleiro.

A terceira se relaciona ao fato de favorecer a formao/consolidao de uma cadeia de fornecedores de peas, suprimentos, sistemas e servios navais. A atividade de reparos ajuda a indstria de navipeas a se desenvolver e , no caso de alguns componentes, mais relevante para a subcadeia do que a prpria construo.

Esse fenmeno acontece, por exemplo, na indstria de autopeas, onde as empresas tm uma preferncia por fornecer no mercado de reposio pela maior lucratividade e menor exigncia de qualidade. Em essncia, o poder de barganha e a capacitao do comprador so muito menores no caso do mercado de reposio do que no caso do construtor (ou montador).

A quarta o fato de que mais fcil para


um estaleiro que j tenha adquirido certa

confiana

de

armadores

atravs

das

atividades de reparo obter clientela quando

passando a construtor.

A ltima a lucratividade dessa atividade

que bem maior do que aquela da


construo e permite um subsdio cruzado

em tempos de crise.

Relevncia dos reparos navais: O caso de sucesso de


Cingapura e oportunidades no setor para o Brasil.

Acessado

em

20/05/2013

as

18:45hrs.

http://www.veraxc.com/documentos/VX00-090825ConstrucaoNaval-RelevanciaReparos.pdf

Vous aimerez peut-être aussi