Vous êtes sur la page 1sur 62

RISCO DE ACIDENTE

QUEDAS INTOXICAES ATROPELAMENTOS INCNDIOS

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

30% + 65 anos 50% + 80 anos As quedas so a principal causa de acidentes nos idosos. 70% das mortes acidentais Consequncias das quedas: 6 causa de morte nos idosos! Consequncias: Psicossociais, traumatismos de tecidos moles e fracturas sseas, declnio funcional e morte.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Mais de 90% das fracturas da anca ocorrem devido a quedas, sendo a maioria em pessoas com mais de 70 anos. O exerccio fsico regular uma importante estratgia de preveno da osteoporose, acrescida muitas vezes da administrao de clcio, vitamina D e estrognios de substituio.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Consequncias: Psicossociais: medo, insegurana, fragilidade, desesperana, perda de controlo e receio da dependncia. Deteriorao do estado global atravs da reduo da mobilidade e diminuio das actividades sociais e recreativas. Traumatismos e fracturas, declnio funcional e morte. Custos: internamentos, cuidados domicilirios, absentismo, tratamentos dispendiosos etc.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Causas/ Factores de Risco: Idoso Ambiente Envelhecimento, doenas crnicodegenerativas e comportamentos adoptados pelos idosos. Conhecendo estes aspectos, fundamental ter pensamento preventivo! No espere por uma queda para adoptar medidas, tenha cuidados antecipados, prevenindo hoje o que poder no controlar amanh!

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco Histria de quedas anteriores Comportamentos aventureiros por parte do idoso (como subir escadotes), procure compreender as suas motivaes e necessidades e explore formas de o ajudar sem que ele se sinta inferiorizado ou menos activo!

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Diminuio sensorial Consulta de rotina anualmente ou aquando de alteraes Certifique-se que a luz em casa suficiente e adequada. Capacidades auditiva/ visual deve ser corrigida.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Perda de capacidade mental/ demncia Remover objectos em casa que possam ser perigosos e avaliar a necessidade de apoio nas vrias actividades de vida dirias.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Alteraes de mobilidade
Avaliar necessidade de auxiliares de marcha ou alteraes em casa (sanitrios baixos, cama ou banheira, luz no quarto e WC). Alteraes nos ps, unhas longas, calos e calado. Os sapatos sem saltos, tamanho correcto e sola anti-derrapante, evitar os chinelos. A roupa deve ser confortvel permitir os movimentos, evitar roupa muito comprida.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Medicao Incio de novos medicamentos. Medicao de ervanrias ou lojas semelhantes. Poli medicao/ Informar mdico. Medicamentos que causem sedao, alterao do equilbrio, hipoglicmia ou hipotenso. Informao sobre os efeitos de cada medicamento e estratgias para atenuar o risco.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Alteraes urinrias Durante a noite e nestes casos, ter uma mesa-de-cabeceira com dispositivos urinrios (urinol, arrastadeira). Se houver alteraes do controlo urinrio, pode planear-se um horrio de mico frequente e considerar o usos de fraldas (apenas quando estritamente necessrio).

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Hipotenso ortosttica Realizar mudanas de posio lentamente e iniciar a marcha apenas quando se sentir bem, sem tonturas, fraqueza, suores ou indisposio. Se este facto acontecer aps iniciar uma nova medicao, poder ser necessrio ir ao mdico, para avaliar a necessidade de ajustar a teraputica.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Consumo de lcool Mesmo em pequenas quantidades pode provocar alteraes. Influencia o equilbrio e interfere com a aco de medicamentos. Desta forma, o seu consumo deve ser evitado ou, se no estiver clinicamente contraindicado, consumido com moderao.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco Restrio da actividade O facto do idoso ter limitaes que aumentam o risco de quedas, no significa que deva permanecer o dia sentado e sem actividade! De facto, o ideal maximizar as capacidades e potencialidades, pois a restrio da actividade pode relacionar-se com as quedas, uma vez que se favorece a perda de massa muscular, flexibilidade articular e a fora.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Restrio da actividade Os idosos devem ser encorajados a andar, realizar actividades dirias, podendo mesmo solicitar um programa de exerccio adequado que melhore o equilbrio e a flexibilidade, que aumente a fora e a resistncia, bem como a coordenao (andar, danar, nadar ou Tai Chi para melhorar o equilbrio e a Flexibilidade, etc.).

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Restrio da actividade Quem tem familiares acamados deve pedir apoio a profissionais de forma a aprender tcnicas para a transferncia dos idosos, de forma a evitar quedas durante estas actividades.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Factores de Risco

Viver sozinho Aumenta no s o risco de quedas como tambm as suas consequncias, uma vez que o idoso aps a queda pode no ter possibilidade de providenciar ajuda.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Adaptar o ambiente para reduzir o risco e as consequncias das quedas A casa onde o idoso mora ou permanece frequentemente, pode ser um campo cheio de minas e armadilhas que devem ser identificadas e desactivadas.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Cho: Olhe para o cho em todas as divises. Mudar a moblia de forma a desimpedir o caminho. Retire os tapetes/ carpetes se estes no tiverem dupla face ou superfcie anti-derrapante ou se enroladas ou rasgadas. Retirar papis, brinquedos, revistas, livros, sapatos, caixas, cobertores, toalhas ou outros objectos no cho.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Cho: Deve fixar os fios e extenses elctricas na parede de forma a no tropear sobre eles. Tenha ainda em ateno se existem superfcies irregulares, como por exemplo tacos levantados. Na necessidade de encerar a casa fao-o com cera no derrapante.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Escadas e degraus: Observe as escadas dentro e fora da sua casa. Iluminao/ interruptor brilhante no topo e no fundo das escadas. Corrimo dos dois lados da escada, firmes e to longos como as escadas. Maanetas/ tiras de borracha anti-derrapantes coloridas no final do corrimo so teis como aviso do final das escadas, para os idosos com viso diminuda.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Cozinha: Observe bem a cozinha. Remover as coisas que habitualmente utiliza, para as prateleiras mais baixas. Evitar subir aos bancos e escadotes, mas se for inevitvel, no substituir o escadote por cadeiras ou bancos, preferir os escadotes com barras laterais de apoio.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Quarto: Observe o quarto. Colocar uma lmpada perto da cama que seja fcil de alcanar. Facilitar o caminho da cama at casa de banho. Luz de presena durante a noite. (automticas). Cama firme e de altura adequada que permita a entrada e sada sem grande dificuldade.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Casa de banho: Preferir o banho de chuveiro ao de banheira. Substituir a banheira por uma base mais fcil de transpor. Tapete ou outra superfcie antiderrapante e barras de suporte para entrada e sada do banho, e dos lados da sanita.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

essencial adoptar medidas que tenham em ateno as caractersticas e factores de risco de cada idoso, bem como reduzir ao mximo os factores de risco existentes em cada casa, prevenindo no s a queda, como tambm as suas consequncias. O Idoso deve ter conscincia das suas capacidades, e ser ajudado a adaptar-se s limitaes. Exerccios simples podem ajudar a manter ou recuperar actividade.

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

A famlia/ cuidadores apresentam um papel fundamental, atravs da observao de alteraes do idoso. Deve caminhar com o idoso para aperceber-se da estabilidade, fora e equilbrio. Ateno s armadilhas do ambiente. Valorizar as queixas de tonturas, fraqueza ou outras alteraes. Se necessitar de ajuda, procure resposta entre os profissionais da equipa!

RISCO DE ACIDENTE - QUEDAS

Se no posso realizar grandes coisas, posso pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza Clarc

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Intoxicao Efeito nocivo e sintomtico produzido por uma substncia txica ou no txica.

Tudo veneno e nada veneno, s a dose faz o veneno (Paracelso)


Os idosos e as crianas so mais vulnerveis intoxicao acidental. Os sintomas dependem do produto, da quantidade ingerida e da pessoa. O tratamento mais comum consiste em dar grandes doses de carvo (capacidade de absorver), antdotos entre outros.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Tipos ou Vias de Contacto


Olhos Pele Ingesto Inalao Picada de Animal

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Como actuar Identificar o txico e o contexto: Quem (idade, sexo, gravidez) O qu (medicamentos, produto, animal, planta) Quanto (quantidade de produto, tempo de exposio) Quando (h quanto tempo) Onde (em casa, no campo, no local de trabalho) Como (em jejum, com alimentos, com bebidas alcolicas) Contactar o Centro de Informao Antivenenos (CIAV - 808 250 143) ou 112 Se no conseguir, deve-se ir ao Hospital mais prximo. Levar as embalagens suspeitas e os vmitos. No se precipite, mantenha a calma mas no perca tempo.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Como actuar Intoxicao por via cutnea Encaminhar a vtima para o chuveiro e remover a roupa usando luvas. Lavar abundantemente durante 15 minutos. Em caso de picada de animal (abelha, vespa, lacrau, vbora ou peixe-aranha) imobilize a zona atingida, aplique calor no caso do peixearanha e frio nos restantes casos

Intoxicao por via ocular Lavar a vista ao intoxicado com um fio de gua corrente durante 15 minutos mantendo as plpebras afastadas. No aplicar quaisquer produtos.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Como actuar Intoxicao por via respiratria Colocar a vtima em local fresco e arejado. No colocar em risco mais pessoas. Intoxicao por via digestiva No provocar o vmito. Se os lbios ou a boca da vtima mostrarem sinais de queimaduras, arrefea-os administrando gua em pequenas quantidades. Vale mais nada fazer, do que fazer errado!

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Factores de Risco nos Idosos Idade Tomar doses extra de medicao Confundir as vias de administrao Confundir receitas de humanos com animais Ingerir substncias colocada em embalagens de comida Polimedicao M identificao qualquer sintomas num doente idoso deve ser considerado como um efeito secundrio de um frmaco at se provar o contrrio Dfices cognitivos Analfabetismo Acontecimentos de vida

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno
Explique s crianas os riscos Guarde os medicamentos e outros produtos qumicos fora do alcance das crianas e Idosos. No d embalagens vazias s crianas para brincar. No deixe as crianas comerem bagas ou sementes de plantas desconhecidas. No utilize embalagens vazias ou de alimentos para guardar outros produtos. Feche as embalagens e guarde os produtos imediatamente aps o uso.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno No ponha produtos de uso domstico junto a comidas ou bebidas. Guarde em segurana as bebidas alcolicas. No se esquea que os perfumes, guas de colnia e loes para a barba podem ser solues alcolicas. Conhea o significado dos smbolos nos rtulos. Leia as instrues de aplicao com cuidado e respeita-as. No tome nem d medicamentos s escuras e no exceda as doses prescritas.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno No misture qumicos tais como o amonaco e lixvia. Aps usar, feche as torneiras do gs e tenha sempre as instalaes em bom estado e, se possvel com dispositivos de segurana. No tenha instalaes de gs na casa de banho. No tenha plantas txicas em casa ou no jardim. No apanhe nem cozinhe cogumelos frescos, se no os distinguir com exactido. Mantenha os espaos arejados, principalmente quando o risco foi maior.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno Escolha alimentos frescos e cuja origem lhe inspire confiana No consuma ovos e carne que no estejam completamente cozinhados Lave frequentemente as mos No espirre ou tussa para cima dos alimentos No coma ou fume enquanto manipula os alimentos Lave cuidadosamente os alimentos a ser consumidos crus, bem como os utenslios de cozinha e superfcies No utilize os mesmos utenslios para alimentos crus e cozinhados Depois de confeccionados, os alimentos devem ser consumidos num curto espao de tempo.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno Fazer uma manuteno profissional regular do sistema de aquecimento e ou aquecimento de gua ou qualquer outro aparelho que queime gs, leo ou carvo. Procurar ajuda mdica imediata se suspeitar de uma intoxicao por CO, ou se sentir tonto ou com nuseas. No usar grelhadores a carvo ou gasolina, foges de campismo, fornos a gs ou similares, dentro de casa.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno Seguir as instrues do rtulo quando se d ou se toma medicamentos. Ler as etiquetas de aviso. Alguns medicamentos no podem ser tomados com outros medicamentos ou lcool. Ligar uma luz quando se d ou toma medicamentos noite para se certificar de que toma a quantidade certa do medicamento correcto. Manter os medicamentos nas suas embalagens originais. Nunca partilhe ou venda os seus medicamentos.

RISCO DE ACIDENTE - INTOXICAES

Preveno A medicao para idosos deve estar correctamente etiquetada e armazenada nas embalagens originais. Reviso da medicao actual por um mdico ou farmacutico para evitar interaces entre medicamentos ou efeitos secundrios adversos. Reduo da poli farmcia. Utilizar organizadores de comprimidos que possam ser preenchidos por profissionais ou cuidadores para evitar erros na ingesto.

RISCO DE ACIDENTE - ATROPELAMENTOS

Idoso: vtima ou culpado?


Factores de Risco Consumo de lcool, drogas e medicamentos Desrespeito pelas regras e/ou sinalizao Sono e Fadiga Mau estacionamento Utilizao errada de sistemas de reteno Excesso de Velocidade (velocidade aumenta a visibilidade diminui em tnel) Ultrapassagens perigosas Desrespeito da distncia de segurana Condies climatricas e da estrada Alteraes fisiolgicas e cognitivas do Idoso

RISCO DE ACIDENTE - ATROPELAMENTOS

das mortes na estrada so pees Plano urbanstico com pees e veculos M sinalizao Portugal entre os 10 pases com maior numero de mortes por atropelamento
Vulnerabilidade do Idoso Por vezes o Idoso pequeno, no v e no visto Campo de viso restrito Dificuldade de percepo dos perigos Dificuldade em localizar os sons Dificuldade em concentrao da ateno

RISCO DE ACIDENTE - ATROPELAMENTOS

Preveno Circule pelo lado direito passeio do lado esquerdo da estrada de frente para os veculos mas o mais afastado possvel. Se for em grupo, devem ir em fila indiana. Atravessar sempre na passadeira, junto a sinais luminosos e em local iluminados e boa visibilidade. Coloque-se do lado direito, para no se encontrar com os pees em sentido contrrio. Olhe esquerda e direita, certificando-se da segurana para a travessia. Atravesse apenas quando os veculos tiveram passado ou parado. Comunique com o condutor para perceber se seguro atravessar. De noite uso material reflector.

RISCO DE ACIDENTE - ATROPELAMENTOS

Preveno No caso de se tratar de cruzamentos, os sinais luminosos para pees e para condutores das estradas que se cruzam esto verdes. O peo dever estar atento apesar do condutor ser obrigado a dar prioridade aos pees quando mudar de direco. Quando sair do autocarro nunca atravesse pela frente ou por trs do mesmo. Deve esperar que o autocarro se afaste e s atravesse quando vir a estrada e for visto pelos condutores. A entrada e sada dos passageiros das viatura deve ser sempre efectuada do lado direito.

RISCO DE ACIDENTE - ATROPELAMENTOS

Preveno
A visibilidade de um peo com roupa escura de 20m! Com roupa clara de 50m! Um peo com material reflector visto a 150m, mais do que os mximos alcanam!

RISCO DE ACIDENTE - ATROPELAMENTOS

Viso vs Crebro!

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B34 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3O 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BN5!

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Um Incndio uma ocorrncia de fogo no controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas. A exposio a um incndio pode produzir a morte, geralmente pela inalao dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves.

A maior parte das vtimas dos incndios no morre das queimaduras, mas sim da asfixia causada pelos gases txicos e fumos respirados. Muitas vezes, as vtimas nem chegam a ver as chamas.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Classe A (Fogos secos) materiais slidos, geralmente de natureza orgnica, dos quais normalmente resultam brasas (madeira, tecidos, papel, carvo, etc.) Classe B (Fogos gordos) superfcie que resultam da combusto de lquidos combustveis ou de slidos liquificveis (alcatro, gasolina, leos, lcoois, etc.) Classe C (Fogos de gases) que resultam da combusto de gases combustveis, de uso domstico ou industrial. (Ex: butano, propano, acetileno, hidrognio, etc.) Classe D (Fogos de metais) que resultam da combusto de alguns metais alcalinos ou pirofosfricos (Ex: Fogos em sdio, potssio, urnio, alumnio, etc.) Classe E fogos com origem elctrica que podem dar origem a qualquer das outras classes de fogos de acordo com o combustvel.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Causas mais comuns na habitao Descuido ao cozinhar; Cigarros mal apagados; Deixar o aquecimento ligado; Velas, candeeiros a gs e a petrleo; Problemas na instalao elctrica e nos aparelhos elctricos; Lareiras.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

O que fazer em caso de incndio? Se vir chamas ou lhe cheirar a fumo, avise todas as pessoas da casa e chame os bombeiros atravs do 112. Faa sair toda a gente de casa e ajude os que precisarem, particularmente as crianas e os idosos. No ponha a sua vida em risco (ou a de outras pessoas) s para salvar objectos de valor. O maior valor a sua vida e a dos seus!

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Se est num compartimento com a porta fechada Nunca abra a porta se ela estiver quente; Se o fumo entrar por baixo da porta, mantenha-a fechada e procure calafet-la com toalhas molhadas; Abra a janela para sair, pedir socorro ou respirar; Se no vir fumo por baixo da porta e a parte superior no estiver quente, abra a porta lentamente. Cuidado, pode ter de a fechar de novo rapidamente se houver demasiado fumo ou fogo na diviso seguinte; Se houver fumo, proteja a boca com um pano hmido e respire atravs dele; Mantenha-se e desloque-se o mais perto possvel do cho, pois a o ar mais respirvel; Feche as portas atrs de si quando sair. Isso retardar o avano do fogo.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Se estiver num edifcio muito alto: Se o fumo comear a entrar no seu apartamento e se o trio no tiver fumo, saia imediatamente; Se o trio estiver cheio de fumo, feche todas as portas entre si e o fogo e procure calafet-las com toalhas molhadas; Chame os bombeiros imediatamente atravs do 112. Nunca utilize os elevadores. Utilize as escadas.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Como extinguir pequenos incndios no interior da habitao? Se o fogo tiver origem na instalao elctrica ou em aparelhos elctricos, a primeira coisa a fazer desligar a electricidade; se no o puder fazer, no use gua para extinguir o fogo, mas sim um extintor de incndios ou, ento, abafe as chamas com um cobertor, terra ou areia; Feche imediatamente o gs; Feche as portas e janelas, para evitar que as chamas aumentem e se propaguem a outras dependncias; Tente manter-se entre o fogo e a porta de sada, para ter possibilidade de fugir caso no consiga controlar o incndio;

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Como extinguir pequenos incndios no interior da habitao? Se possvel, afaste todos os produtos ou recipientes inflamveis; Se um objecto estiver a arder, coloque-o na pia, lavaloia ou na sanita; Se um lquido estiver a arder, no tente remov-lo. Tape o recipiente em que ele se encontrar e afaste os mveis; Se o contedo de uma frigideira estiver a arder, cubraa com uma tampa ou deite leo frio. No atire com gua para dentro da frigideira se tiver leo, azeite ou outras gorduras a arder;

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Como extinguir pequenos incndios no interior da habitao? Quando tentar extinguir pequenos fogos, lance a gua sobre a base e sua volta, de forma a evitar que o fogo se propague mais; Se a roupa que tem vestida estiver a arder, evite respirar e no corra. Cubra-se com um cobertor e rebole-se no cho. a forma mais eficaz de apagar o fogo.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

O modo de utilizao de extintores o seguinte: a) Colocar o extintor na vertical, com a sada do produto para cima. b) Tirar as cavilhas de segurana. c) Apertar o gatilho e dirigir o jacto base da chama. d) Aps a sua utilizao o extintor deve ser encaminhado para o Gestor do edifcio, afim de ser recarregado.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

As mantas so utilizadas para cobrir a roupa, equipamento e lquidos a arder. A sua utilizao a seguinte: a) Desligar a fonte de calor. b) Retirar a manta, puxando cada uma das pegas para baixo e para fora. c) Cobrir as chamas com a manta da melhor maneira possvel. Manter a manta aplicada at ao arrefecimento final. d) Se o vesturio estiver em chamas faa a vtima estender-se no cho e envolva-a com a manta, de modo a evitar que as chamas lhe cheguem cara. e) Recorra a assistncia mdica.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Preveno No coloque as pontas dos cigarros nas papeleiras. No fume nas salas de arquivo ou nas arrecadaes. Desligue todo o equipamento elctrico antes de abandonar o escritrio ou a sala de trabalho. Verifique, periodicamente, o estado de conservao dos cabos elctricos do equipamento. Nunca tape nem pendure roupas ou outros objectos nos extintores. Saiba onde se encontram os extintores e aprenda a us-los. Verifique se foi feita a inspeco. Afaste de qualquer fonte de calor (lmpadas, focos, etc.) papis ou outros materiais facilmente inflamveis. Ligue os equipamentos elctricos a tomadas com terra.

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

RISCO DE ACIDENTE - INCNCIOS

Para apagar um fogo preciso um copo de gua no primeiro minuto, um balde de gua no segundo minuto, um camio cisterna no terceiro minuto e depois... salve-se quem puder!

Vous aimerez peut-être aussi