Vous êtes sur la page 1sur 21

Deus exige justia e no sacrifcios

Texto bsico: Ams 5:21-24

Leandro Maia Gonalves

Introduo: sobre o autor


O profeta Ams

Ams, originrio de Tecoa, que ficava a 10 km ao sul de Belm e a 18 km de Jerusalm. No era um homem da corte, como Isaas, nem sacerdote, como Jeremias. Cuidava do rebanho e das figueiras bravas. No se sabe se era dono ou empregado. Tinha percia com as palavras e conhecimento amplo. Embora morasse em Jud, foi enviado para proclamar o juzo divino contra o Reino do Norte (Israel).

Ams profetizou nos reinados de Uzias (sobre Jud, 792-740 a.C.) e de Jeroboo II (sobre Israel, 793-7530). Os dois reinos estavam desfrutando de grande prosperidade e tinham alcanado novas alturas polticas e militares (cf. 2Rs 14:23-15:7; 2Cr 26). Era tambm um perodo de idolatria, de vida excessivamente regalada no dispndio, na imoralidade, na corrupo dos processos jurdicos e na opresso dos pobres.

Mensagem contra a perverso da f de Israel


Lamento pelo Castigo do Povo

O Dia do SENHOR
Ams 5:21-27

Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; no suporto as suas assembleias solenes. Mesmo que vocs me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso no me agradar. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunho, no darei a menor ateno a elas.

Afastem de mim o som das suas canes e a msica das suas liras. Em vez disso, corra a retido como um rio, a justia como um ribeiro perene!

Foi a mim que vocs trouxeram sacrifcios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, nao de Israel? No! Vocs carregaram o seu rei Sicute, e Quium, imagens dos deuses astrais, que vocs fizeram para si mesmos. Por isso eu os mandarei para o exlio, para alm de Damasco, diz o SENHOR; Deus dos Exrcitos o seu nome. (NVI)

Comentrio
Os apstatas se utilizam dessa passagem bblica para defender seu argumento de que Deus nunca precisou e no depende de sacrifcios, nem de adorao, seja atravs de canes de louvor ou de reunies para se buscar Sua presena, e que no precisamos congregar ou festejar em nome de Deus.
Isto no verdade! interpretao do Diabo!

Verdade prtica

A verdade que Deus no recebe nada disso de ns, se no entregarmos junto o nosso corao. '' Deus, o meu sacrifcio um esprito humilde; tu no rejeitars um corao humilde e arrependido.'' (Salmos 51:17)

Entendendo o texto
5:21-23 Esses trs versculos resumem e rejeitam a prtica de f de Israel, como estava sendo conduzida naqueles dias. As instituies no eram erradas em si; o erro estava nos adoradores e nas atitudes para com o culto. O povo no tinha base para comparecer diante de Deus, porque sua conduta refletia desobedincia lei.

5:21-24 Uma vez mais e em linguagem particularmente dura, Ams condena as cerimnias e festas religiosas que os israelitas celebravam com tanto zelo e ostentao. Todas essas prticas carecem de valor se aqueles que as realizam se esquecem do mais importante: a justia e a honradez nos relacionamentos com o prximo (v. 24). Ver Am 4.4-5, n. Cf. tambm 1Sm 15.22; Pv 21.3; Jr 7.22-23; Os 6.6; Mq 6.6-8.

5:25 O relacionamento certo entre Israel e o Senhor nunca se estabelecera exclusivamente pelos sacrifcios. Acima de tudo, baseava-se na obedincia.

5:26 A linguagem desse versculo fala da idolatria dos israelitas. 5:27 Esse o castigo mximo exlio da terra dada por Deus em lugares remotos, no estrangeiro. 5:25-27 Citado em At 7.42-43 com algumas variantes nos nomes dos deuses.

Texto de Referncia
5.21-22 (Isaas 1.11-14)

O SENHOR diz: Eu no quero todos esses sacrifcios que vocs me oferecem. Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar; estou enjoado do sangue de touros novos, no quero mais carneiros nem cabritos. Quando vocs vm at a minha presena, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos ptios do meu Templo?

No adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocs queimam. No suporto as Festas da Lua Nova, os sbados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocs estragam tudo isso. As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo; j estou cansado de suport-los. (NTLH)

Concluso

Israel, na poca, sentia-se politicamente seguro e espiritualmente satisfeito consigo mesmo.. A nao sentia-se confiante, portanto de merecer o favor de Deus. No entanto, a prosperidade aumentou a corrupo religiosa e moral de Israel. Foram esquecidos os castigos que no passado Deus aplicara nao infiel, e a pacincia do Senhor estava chegando ao fim por isso enviou Ams para avisar desse fato.

No texto, assim como em todo o livro, se exige a justia social como manifestao indispensvel da verdadeira piedade. Ams era porta-voz rigoroso da justia e da retido exigidas por Deus. Ams declarava que deus estava para condenar seu povo infiel e desobediente que violava a aliana. Os santurios de Betel e outros locais de culto eram muitas vezes paganizados, e Israel tinha um conceito mundano do prprio ritual que o Senhor mesmo determinara. Achava que Deus na da exigia alm do cumprimento dos rituais e, uma vez realizados, o povo podia fazer o que bem entendesse conceito essencialmente pago.

Sem compromisso de obedincia para com a lei de Deus, no tinham nenhuma base para os padres de conduta. Ams condena todos os que se tornam poderosos ou ricos custa dos outros. Os que tinham conquistado bens , defraudando, pervertendo a justia e esmagando os pobres, perderiam tudo o que possuam.

O castigo iminente que Deus estava para aplicar a Israel no seria mero golpe punitivo a ttulo de advertncia (como muitas vezes ocorrera no passado), mas, sim, uma destruio quase total. O povo escolhido de deus estava para sofrer graves consequncias por sua desobedincia. Mesmo assim, se houvesse arrependimento, haveria esperana da misericrdia de Deus. Na realidade, Deus reservava um futuro glorioso para o seu povo, depois do juzo que estava por vir. O Deus de Israel, o Senhor da histria, no abandonaria seu povo escolhido, nem o projeto da redeno por ela traado.

Deus mais do que o Deus de Israel somente, e usa uma nao contra a outra para levar a efeito seus propsitos. o grande Rei que governa o universo. Como Soberano, detm nas mos a histria e o destino de todos os povos. Israel precisa saber que Deus o Senhor de seu futuro e que Senhor sobre tudo, e tem propsitos que ultrapassam as fronteiras de Israel. A nao eleita tem participao incomparvel, mas no exclusiva , nos planos de Deus. A nao precisava lembrar que Deus assumiu compromissos segundo a aliana com Israel, mas que tambm tinha obrigaes que assumiu diante do Senhor.

Fim

Esboo de Leandro Maia Gonalves 26 de maro de 2013

Vous aimerez peut-être aussi