Vous êtes sur la page 1sur 12

CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL CURSO TCNICO EM EDIFICAES 3 MDULO

TERRAPLENAGEM
O QUE ?

Escavao:
Ato de escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota pr-determinada no projeto de construo.

Escavao com Remoo de terra


Nesta operao, a terra escavada e carregada em caminhes basculantes que transportaro o material para locais denominados Aterros ou Bota-Foras.

Escavao sem Remoo de terra


A terra escavada onde a topografia est acima das cotas do projeto, e utilizada no Aterro das reas onde o nvel do terreno est abaixo das cotas do projeto de construo. Este processo tambm conhecido como "corte e compensao".

Mquinas de Terraplenagem:

P CARRAGADEIRA

Uma mquina p carregadeira. Serve para carregar entulhos a pequenas distncias, carregar basculantes com areia, brita, terra ou at mesmo cereais

MOTONIVELADORA

Maquinrio utilizado em obras de construo civil de ampla escala, em conjunto com outros maquinrios, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares.

MINICARREGADEIRA

As mini carregadeiras so usadas para escavar e mover aterros e materiais de construo. Mas as mquinas tambm podem nivelar o solo, atuar como marteletes hidrulicos e carregar caminhes, assim como realizar muitas outras tarefas.

RETROESCAVADEIRA

um trator com uma p montada na frente e outra pequena na traseira do veiculo, diferente de um trator, que usado para puxar cargas a retro escavadeira empregada nas construes urbanas.

TRATOR DE ESTEIRA

Equipado com esteiras no lugar dos pneus, apresenta melhor aderncia e melhor distribuio de peso, principalmente em terra solta ou terrenos pantanosos. So mais utilizados na construo de estradas e outras grandes obras civis, embora tambm tenham aplicaes na agricultura, onde seu uso muito recomendado devido menor compactao do solo pelas esteiras.

ROLO COMPACTADOR

So mquinas autropropelidas ou rebocveis por um trator, podem ser de pequeno, mdio e grande porte e compactam todos os tipos de solos, asfaltos e outros. Existem diversos tipos de rolos cada qual para uma finalidade (construo de estradas, aeroportos, barragens, portos, construes industriais, aterros sanitrios, etc...)

ESCAVADEIRA PICO

A escavadeira com rompedor hidrulico um equipamento muito utilizado para os servios de demolio. adaptado na escavadeira, este Rompedor Hidrulico que um diferencial nas obras de demolio.

CAMINHO BASCULANTE

Caminho basculante um caminho grande, equipado com uma caamba inclinvel na parte traseira para despejar o material carregado. Caminho basculante muito utilizado em escavao de obras de terraplenagem, transporte de rochas, areia, minerao e outros materiais slidos.

Vous aimerez peut-être aussi