Vous êtes sur la page 1sur 10

Tema III O Processo Produtivo

Noo de processo produtivo Conjunto de operaes de natureza produtiva necessrias para transformar as matrias-primas em produto acabado. Fases de elaborao dum produto So as sucessivas alteraes que possvel observar no produto durante o seu processo de transformao. Estdio de elaborao dum produto a parte j decorrida do processo produtivo.

Fases do processo produtivo o conjunto de operaes realizadas entre duas fases sucessivas de elaborao de um produto.

Tema III O Processo Produtivo


Segmentos do processo produtivo
O processo produtivo pode idealmente ser visto e representado por um segmento de recta divisvel ou no, em segmentos menores. O processo diz-se segmentado se admite essa diviso, constituindo cada diviso o conjunto de operaes uma fase de fabrico ou fase do processo produtivo. O processo produtivo no segmentado no admite a diviso.
2

Tema III O Processo Produtivo


A estrutura do processo produtivo mostra a forma como as sucessivas operaes se combinam no decurso do processo produtivo. Neste sentido, a estrutura pode ser linear, convergente, divergente ou mista. Se o nmero de fases de fabrico for elevado, a estrutura refere-se forma como essas fases se combinam e no apenas ser operaes simples. A estrutura diz-se linear se a cada operao se sucede de forma directa uma e s uma operao, formando uma srie linear de operaes. Diz-se convergente se uma dada operao precedida de duas ou mais sries lineares de operaes. Diz-se divergente se uma dada operao se sucedem duas ou mais sries lineares de operaes Finalmente diz-se mista se consiste numa combinao de duas ou mais das estruturas anteriores.

Tema III O Processo Produtivo


Tipos de produo Considerando o nmero de produtos fabricados a produo pode ser uniforme ou mltipla. Diz-se uniforme se se fabrica um nico produto. Diz-se mltipla se se fabricam dois ou mais produtos. A produo mltipla pode ser conjunta ou disjunta.

Tema III O Processo Produtivo


Diz-se conjunta se da mesma matria-prima resultam necessariamente e em simultneo dois ou mais produtos. Se esses produtos tiveram valor econmico semelhante (preos de venda semelhantes) dizemos que, da produo conjunta resultaram co-produtos. Frequentemente um dos produtos conjuntos tem um valor econmico muito superior ao outro. Falaremos ento em produto principal e produto secundrio. Na Contabilidade Geral o produto principal contabilizado na conta 33 Produtos acabados e intermdios. O produto secundrio contabilizado na conta 34 Subprodutos, desperdcios, resduos e refugos.
5

Tema III O Processo Produtivo


Exemplos de indstrias com subprodutos: a. Indstria de extraco de leos alimentares i. matria-prima: semente de girassol, soja, amendoim, algodo (sementes oleaginosas), soja. ii. Produto principal: leo bruto iii. Subproduto: farinha (matria prima na indstria das raes) b. Indstria de refinao de leos alimentares

i. Matria-prima: leo bruto ii. Produto principal: leo refinado iii. Subprodutos: olenas (matria prima na industria de sabes) e margarinas (matria-prima na indstria de margarinas)
c. Indstria das rolhas i. Matria prima: cortia ii. Produto principal: rolhas iii. Subproduto: 1. serrim (matria prima na indstria dos aglomerados ou como combustvel para as caldeiras) 2. aparas ou lenha (matria prima na ind aglomerados), combustvel para foges, caldeiras, etc. d. Indstria da cerveja i. Matrias primas: cevada, gua, lpulo e malte ii. Produto principal: cerveja iii. Subproduto:

Tema III O Processo Produtivo


Quando h produo da qual resulta um subproduto, os
critrios normais de custeio da produo, conduzem geralmente a um custo para o subproduto superior ao seu valor de venda , o que no faria sentido em termos econmicos. Nestes casos considera-se que o subproduto tem um custo igual ao seu valor lquido de venda (preo de venda despesas de venda). O custo do produto principal obtido, subtraindo ao custo total da produo, o custo dos subprodutos obtidos, valorizados desta forma. O subproduto ento, um produto de lucro nulo, sendo todo o lucro obtido pelo produto principal.

Tema III O Processo Produtivo


Separao dos quatro tipos: subprodutos, desperdcios, resduos ou refugos.
Separam-se normalmente pelo seu valor que cada vez menor, respectivamente. Os desperdcios, resduos e refugos so outros produtos secundrios, geralmente de valor muito baixo. Os desperdcios so geralmente considerados como tendo custo nulo, sendo o seu valor de venda considerado lucro. Os resduos e refugos so tambm considerados de custos nulo, vendendo-se por vezes, mas havendo necessidade outras vezes, de pagar para serem removidos da empresa.

Tema III O Processo Produtivo


A produo diz-se disjunta se os vrios produtos fabricados so obtidos de forma independente uns dos outros, sendo portanto todos objecto do negcio normal da empresa.
Exemplo: na indstria de mveis as mesas, secretrias, camas, guarda-louas, etc. tudo o que a empresa fabrica.

Tema III O Processo Produtivo


Regimes de fabrico O regime de fabrico indica a forma como os diversos factores de produo (matrias-primas, mo-deobra directa e gastos gerais de fabrico) so imputados em cada momento produo. Neste sentido, a fabricao pode ser contnua ou descontnua. Diz-se contnua se os factores de produo esto permanentemente afectos ao fabrico de um dado produto, no havendo necessidade de interromper o fabrico de um dos produtos para se poderem produzir outros, com diferentes combinaes dos factores de produo. tpica da produo uniforme. A fabricao diz-se descontnua quando necessrio interromper a fabricao de uns produtos para se poderem produzir outros. A fabricao descontnua pode ser por sries ou por encomenda. Diz-se por sries quando os produtos fabricados se destinam geralmente ao armazm para venda posterior, sendo as caractersticas tcnicas dos produtos definidas exclusivamente pela empresa. Diz-se por encomendas quando a produo resulta de uma solicitao prvia dos clientes sendo as especificaes tcnicas dos produtos definidas apenas pelos clientes, apenas pela empresa ou pelos dois em conjunto.

10

Vous aimerez peut-être aussi