Vous êtes sur la page 1sur 32

QUESTES CONTROVERTIDAS DO PROCESSO PENAL MILITAR

CPPM Art. 3 Os casos omissos neste Cdigo sero supridos:

a) pela legislao de processo penal comum, quando aplicvel ao caso concreto e sem prejuzo da ndole do processo penal militar;
b) pela jurisprudncia; c) pelos usos e costumes militares; d) pelos princpios gerais de Direito; e) pela analogia.

CPPM Art. 30. A denncia deve ser apresentada sempre que houver: a) prova de fato que, em tese, constitua crime; b) indcios de autoria.

CPPM Art 254. A priso preventiva pode ser decretada pelo auditor ou pelo Conselho de Justia, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico ou mediante representao da autoridade encarregada do inqurito policialmilitar, em qualquer fase deste ou do processo, concorrendo os requisitos seguintes: a) prova do fato delituoso; b) indcios suficientes de autoria.

CPPM Art 64. O ofendido que for tambm acusado no mesmo processo no poder intervir como assistente, salvo se absolvido por sentena passada em julgado, e da em diante.

CPP Art. 270. O co-ru no mesmo processo no poder intervir como assistente do Ministrio Pblico.

CPPM Art. 146. O rgo do Ministrio Pblico poder alegar a incompetncia do juzo, antes de oferecer a denncia. A argio ser apreciada pelo auditor, em primeira instncia; e, no Superior Tribunal Militar, pelo relator, em se tratando de processo originrio. Em ambos os casos, se rejeitada a argio, poder, pelo rgo do Ministrio Pblico, ser impetrado recurso, nos prprios autos, para aquele Tribunal.

CPPM Art. 312. As declaraes do ofendido sero feitas na presena do acusado, que poder contradit-las no todo ou em parte, aps a sua concluso, bem como requerer ao juiz que o ofendido esclarea ou torne mais precisa qualquer das suas declaraes, no podendo, entretanto, repergunt-lo.

LOJM (Lei n 8.457/92) Art. 30. Compete ao Juiz-Auditor: (...)


VI - formular ao ru, ofendido ou testemunha suas perguntas e as requeridas pelos demais juzes, bem como as requeridas pelas partes para serem respondidas por ofendido ou testemunha;

No Brasil, a Justia Militar foi constitucionalizada em 1934, estando contemplada em todas as Cartas subseqentes. Dispomos de um Cdigo Penal Militar (CPM) e de um Cdigo de Processo Penal Militar (CPPM) que em certos aspectos estiveram mais avanados teoricamente do que a legislao comum. (cf. ZAFFARONI, NILO
BATISTA, ALAGIA e SLOKAR, Direito Penal Brasileiro I. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2003, p. 310)

O novo desenho constitucional, que restringe a competncia da Justia Militar ao processo e julgamento dos crimes militares cujo conceito, especialmente na convivncia com os crimes comuns, constitui o grande problema tcnico do direito penal militar avanou na superao daquela crise de legitimidade. Inscrito na Constituio e por ela regido, o direito penal militar exprime um direito penal especial e implica portanto um saber especial, vertido para a sua interpretao. Sem embargo de iniciativas pontuais, como as referidas na ltima nota, a doutrina brasileira no tem dedicado a este campo de investigao dogmtica sumamente interessante uma reflexo constante e densa. (cf. ZAFFARONI, NILO BATISTA, ALAGIA e SLOKAR, ob. cit., pgs.310-311)

CPM Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: (...)


II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados:

a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado;

CP Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural.

CPPM - Art. 37. O juiz no poder exercer jurisdio no processo em que: a) como advogado ou defensor, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar de justia ou perito, tiver funcionado seu cnjuge, ou parente consangneo ou afim at o terceiro grau inclusive; b) ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha; (...) Art. 57. No pode funcionar no processo o membro do Ministrio Pblico: a) se nele j houver intervindo seu cnjuge ou parente consangneo ou afim, at o terceiro grau inclusive, como juiz, defensor do acusado, autoridade policial ou auxiliar de justia; b) se ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes;

CPP Art. 258. Os rgos do Ministrio Pblico no funcionaro nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cnjuge, ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que Ihes for aplicvel, as prescries relativas suspeio e aos impedimentos dos juzes.

CJM (Decreto-Lei n 925/1938) Art. 50. Considera-se suspeito o juiz que: (...) e) tiver dado parte oficial do crime, houver deposto ou ter o dever de depor como testemunha .
Art. 53. Aos membros do Ministrio Pblico so extensivas as prescries dos artigos precedentes no que lhes for aplicvel.

CPPM - Art. 18. Independentemente de flagrante delito, o indiciado poder ficar detido, durante as investigaes policiais, at trinta dias, comunicandose a deteno autoridade judiciria competente. Esse prazo poder ser prorrogado, por mais vinte dias, pelo comandante da Regio, Distrito Naval ou Zona Area, mediante solicitao fundamentada do encarregado do inqurito e por via hierrquica.

Constituio da Repblica Art. 5 (...) LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

CPP-Art. 310. Quando o juiz verificar pelo auto de priso em flagrante que o agente praticou o fato, nas condies do art. 19, I, II e III, do Cdigo Penal, poder, depois de ouvir o Ministrio Pblico, conceder ao ru liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos do processo, sob pena de revogao. Pargrafo nico. Igual procedimento ser adotado quando o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, a inocorrncia de qualquer das hipteses que autorizam a priso preventiva (arts. 311 e 312).

CPPM Art 254. A priso preventiva pode ser decretada pelo auditor ou pelo Conselho de Justia, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico ou mediante representao da autoridade encarregada do inqurito policial-militar, em qualquer fase deste ou do processo, concorrendo os requisitos seguintes: a) prova do fato delituoso; b) indcios suficientes de autoria. Art. 255. A priso preventiva, alm dos requisitos do artigo anterior, dever fundar-se em um dos seguintes casos: a) garantia da ordem pblica; b) convenincia da instruo criminal; c) periculosidade do indiciado ou acusado; d) segurana da aplicao da lei penal militar; e) exigncia da manuteno das normas ou princpios de hierarquia e disciplina militares, quando ficarem ameaados ou atingidos com a liberdade do indiciado ou acusado.

CPPM
Art. 441 (...) 1 Se a sentena for absolutria, por maioria de votos, e a acusao versar sobre crime a que a lei comina pena, no mximo por tempo igual ou superior a vinte anos, o acusado continuar preso, se interposta apelao pelo Ministrio Pblico, salvo se se tiver apresentado espontaneamente priso para confessar crime, cuja autoria era ignorada ou imputada a outrem.

CPPM Art. 532. A apelao da sentena absolutria no obstar que o ru seja imediatamente posto em liberdade, salvo se a acusao versar sobre crime a que a lei comina pena de recluso, no mximo, por tempo igual ou superior a vinte anos, e no tiver sido unnime a sentena absolutria.

STM Smula n 10: No se concede liberdade provisria a preso por desero, antes de decorrido o prazo previsto no art. 453 do CPPM.

CPPM Art. 453. O desertor que no for julgado dentro de sessenta dias, a contar do dia de sua apresentao voluntria ou captura, ser posto em liberdade, salvo se tiver dado causa ao retardamento do processo.

Lei n 9.099/95 Art. 90-A. As disposies desta Lei no se aplicam no mbito da Justia Militar. (Artigo includo pela Lei n 9.839, de 27.9.1999)

CPM Art. 9. (...) Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum.

CPPM-Art. 82. O foro militar especial, e, exceto nos crimes dolosos contra a vida praticados contra civil, a ele esto sujeitos, em tempo de paz: (...) 2 Nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justia Militar encaminhar os autos do inqurito policial militar justia comum. (Pargrafo includo pela Lei n 9.299, de 7.8.1996)

CPM - Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: (...) b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; (Redao dada pela Lei n 9.299, de 8.8.1996) d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; (...)

Constituio da Repblica Art. 124. Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei.

CPM Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; (...)

CPM Art. 176. Ofender inferior, mediante ato de violncia que, por natureza ou pelo meio empregado, se considere aviltante: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

CPM Art. 47. Deixam de ser elementos constitutivos do crime: I - a qualidade de superior ou a de inferior, quando no conhecida do agente; (...)

Vous aimerez peut-être aussi