Vous êtes sur la page 1sur 1

O Bioma Amaznia

PONGE-SCHMIDT, D.C.V.; LIMA, D.S.; GOMES, G.C.D.; BUENO, L.L.


l l l l

Mais dvidas? Contacte-nos: darwinps@gmail.com A maior floresta tropical do mundo. Estima-se que 1/5 da gua doce do planeta esteja l. A vegetao absorve grande parte do carbono, processo essencial manuteno do clima no planeta. O desmatamento atualmente menos intenso, os nmeros ainda so gigantescos. 14 mil km de mata foram devastadas em 2006. O Estado, que deveria impedir tais avanos da destruio, v-se subordinado a grandes lderes madeireiros, que tm concesses por meio da corrupo.
Fontes: Aziz AbSber: problemas da Amaznia brasileira. Entrevista revista Estudos Avanados, Editora da USP, So Paulo. At onde vai a devastao da Amaznia? (SETZER, Alberto; INPE)

BACIA DO AMAZONAS Abrange todos os recursos hdricos relacionados ao Rio Amazonas. Trata-se da maior bacia hidrogrfica do mundo, numa rea de 3.303.000 km (Braga, 1979), constituda de 13 rios. Seu principal rio Solimes, que nasce na Cordilheira dos Andes. No Brasil, ele encontra-se com o Rio Negro para formar o famoso Rio Amazonas. Rio Amazonas: extenso de 7.100 km, a maior do mundo. Possui dimenses to grandes pois alimentado por afluentes de diversas origens (hemisfrios norte e sul). A Bacia do Amazonas possua o maior potencial hidreltrico do Pas.
Fonte: www.frigoletto.com.br/GeoFis/amazonia/baciaamaz onia.html

Atividades vulcnicas, intruses granticas e outros processos permitiram que a Amaznia tivesse grandes reservas de ferro, ouro, prata, estanho, urnio, etc.
Fonte: www.scielo.br/scielo.php?pid=50/03/

AMAZNIA LEGAL A demarcao do territrio da Amaznia Legal foi criado em 1953, pela Lei 1.806 de 06.01.1953.Com isso, o territrio que concernia a Amaznia Legal passou a ser uma rea estratgica de atuao poltica regional. Compreende uma rea que ocupa 59% (IPEA) do territrio brasileiro e envolve vrios Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Essa rea representa cerca de 50 milhes de km de territrio nacional. Ali est 56% da populao indgena brasileira. Vrias vezes seus limites foram alterados por consequncia de mudanas na geopoltica nacional. A populao que ali reside atinge 20 milhes de pessoas, com densidade demogrfica baixa. Se fosse nao independente, a Amaznia Legal seria o 6 maior pas do mundo e possuiria 1/3 de todas as rvores do mundo.
Fontes: www.ipea.gov.br/desafios/ www.sudam.gov.br/amazonia-legal www.amazonialegal.com.br/textos/amazonia_legal/

DEVASTAO Os registros de explorao da mata so feitos por meio de imagens de satlites. O ndice mdio de desflorestamento de 26 mil km por ano. Segundo o INPE, at agosto de 1997, 537 mil km da Amaznia Legal brasileira haviam se extinguido. Os maiores focos de incio de desflorestamento ocorrem em beiradas de rodovias federais e estaduais. Madeireiros aproveitam as facilidades de transporte e desflorestam os entornos de estradas em pequenas fileiras, que vo crescendo e conectando-se: fenmeno de espinhela-depeixe. Numa tentativa de burlar a Lei, madeireiros fazem usualmente a seleo extrativa, que consiste em extrair em uma regio apenas rvores de alto valor, processo que dificulta a fiscalizao por satlites. Para piorar, para que a extrao de madeira seja mais eficiente, queimam-se a vegetao no solo da mata, destruindo o ecossistema inteiro.

BIODIVERSIDADE As vrias mudanas geolgicas, climticas e geogrficas que a Amaznia passou nos ltimos milnios propiciou em muito a seleo natural, e a proliferao de seres com as caractersticas as mais diversas. A Floresta Amaznica, junta Mata Atlntica, fazem do Brasil o pas com maior biodiversidade do mundo. Em uma nica rvore na Amaznia podem viver at 1700 espcies de invertebrados. Apesar de ter a maior biodiversidade do planeta, apenas cerca de 30% conhecida. Concentram-se ali 60% de todas as formas de vida no planeta. 3 mil espcies s de rvores, algumas com mais de 50m de altura. A Teoria dos Refgios sugere grupos de animais vivam em ilhas de vegetao, e l especializando-se. Quando as ilhas se uniram, a biota j se formara.
Fontes: www.amazonas.am.gov.br/oamazonas/biodiversidade/veja.abril.com.br/especiais /amazonia/ www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniaideaz/in terna.php?id=15

RECURSOS NATURAIS A Floresta Amaznica possui um dos maiores potenciais minerais da Terra. Estudos geolgicos mostram que a Amaznia possui uma variedade de ambientes geolgicos. H desde minrios utilizados na indstria at metais preciosos. Sua formao geolgica recente (150 milhes de anos). Grande parte de sua superfcie surgiu ainda no Continente Gondwana. A gnese de grandes depsitos de petrleo, bauxita e gs est relacionada s mudanas estruturais e ambientais que ocorreram devido deriva continental no sul da Amrica.

CLIMA Transio da estao da seca para chuvosa ocorre em setembro e outubro, quando se verifica alta pluviosidade. O nvel pluviomtrico nos ltimos meses do ano atinge at 350mm em algumas regies, com gua vinda das Cordilheiras dos Andes. Essa poca l chamada de vero. A temperatura mdia varia entre 22C e 28C, com uma uniformidade trmica que faz com que as estaes do ano sejam imperceptveis. Segundo pesquisas da Wisconsin University, o aquecimento global far com que o clima amaznico esquente, ento a gua vinda dos andes derreter mais cedo e o vero amaznico ser mais intenso e vir mais rapidamente. Mudando assim, a constituio do bioma atual.
Fontes: www.aflorestaamaonica.blogspot.com/2008/os/clima .htmlwww.povosdaamazonia.am.gov.br/multimidia/c lima/

Vous aimerez peut-être aussi